Frota atual de F-5EM/FM.

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Adriano Mt
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Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#121 Mensagem por Adriano Mt » Seg Dez 07, 2009 4:21 pm

Ninguém gosta disto, pelo contrario, acho uma baita perda de Time, ficar tentando refletir quem por acaso em um combate hipotético iria acabar com um f5M, no 1x1, putz.
Imagino o que um piloto da FAB iria pensar deste debate, não digo que não pode acontecer, mas a FAB hoje tem uma doutrina, que se acontecer um 1X1 com alguém, é por que tudo deu errado, mas se caso ocorrer, o que vai decidir vai ser o momento, porque ambos sabem de suas capacidades, habilidades e Equipamentos. :wink:




Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.
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Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#122 Mensagem por G-LOC » Seg Dez 07, 2009 6:58 pm

Carlos Mathias escreveu: Porque a coisa começou com uma pergunta simples, o 1 X 1. :wink:
As elocubrações creio que já foram todas esmiuçadas aqui nestes 15 anos de FX.

Mas podemos imaginar como seria o E-99+F-5M+Derby tendo que perseguir os SU-30 venezuela adentro. Sim, todos juntos, porque se separar, como fica?
Todas as operações terão sempre um E-99 na região, no ar e no momento do combate?
Os venezuelanos não tiveram nenhuma instrução sobre anti-AWACS da Rússia? Se tiveram, conhecemos as táticas russas neste aspecto?

Enfim, é assunto para umas mil páginas, e por isso a pergunta de fórum 1 X 1, dessas bem fuleiras mesmo, que pessoas mais esclarecidas nem perdem tempo em responder. :wink:
Pelo jeito o pessoal nao fica esmiuçando nada por aqui pois vc acaba de colocar uam situação onde a FAB estaria em desvantagem sendo que o objetivo é tentar ficar em vantagem.

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Adriano Mt
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Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#123 Mensagem por Adriano Mt » Seg Dez 07, 2009 9:25 pm

:lol: :D :roll: :lol:




Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.
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Carlos Mathias

Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#124 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Dez 07, 2009 10:01 pm

Pelo jeito o pessoal nao fica esmiuçando nada por aqui pois vc acaba de colocar uam situação onde a FAB estaria em desvantagem sendo que o objetivo é tentar ficar em vantagem.

G-LOC
Como eu disse antes:

"Enfim, é assunto para umas mil páginas, e por isso a pergunta de fórum 1 X 1, dessas bem fuleiras mesmo, que pessoas mais esclarecidas nem perdem tempo em responder.

Que força aérea é essa que procura ficar em desvantagem?




binfa
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Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#125 Mensagem por binfa » Seg Out 25, 2010 7:18 pm

Mais caças F-5EM para a Força Aérea Brasileira

Seg, 25 de Outubro de 2010 16:56

Fontes militares da Força Aérea Brasileira (FAB) ouvidas pela reportagem de T&D neste domingo (24), confirmaram que os onze aviões de combate Northrop F-5E/F-5F Tiger II adquiridos usados da Jordânia recebidos no ano passado serão modernizados para o padrão F-5EM/FM.

Durante o tradicional Domingo Aéreo no Parque, evento aeronáutico ocorrido ontem nas instalações do PAMA-SP (Parque de Material Aeronáutico do Estado de São Paulo), localizado no Aeroporto Campo de Marte, zona norte da capital paulista, puderam ser vistas as fuselagens de dois F-5F (bipostos) do lote recebido do país árabe em avançado estágio de revitalização. Segundo fontes ouvidas no local, os nove exemplares restantes (oito F-5E e um F-5F) também passarão pelo mesmo processo de revisão geral (IRAN - Inspection and Repair as Necessary) e posteriormente enviados para a unidade da Embraer instalada em Gavião Peixoto, interior de SP, para serem submetidas à modernização.

A reportagem de T&D apurou ainda que a aceleração da revitalização e modernização dessas onze aeronaves de combate tem ligação com os planos de desativação dos doze Mirage 2000C (F-2000) em operação no 1º GDA, marcada para acontecer em 2013. A retirada precoce dos caças franceses do serviço ativo na FAB tem como principal motivo as dificuldades verificadas nas operações de manutenção de seus motores (parceria estratégica :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: [081] [081] [081] .

Os onze F-5EM/FM modernizados provenientes do lote jordaniano deverão servir como tampão até que o 1º GDA receba um novo modelo de avião de combate para substituí-lo.

O programa de modernização dos F-5 EM/FM da Força Aérea Brasileira já envolveu 46 aeronaves de sua frota, sendo que projeções feitas por especialistas que trabalham no processo indicam que os primeiros sejam desativados somente no final da próxima década.

http://www.tecnodefesa.com.br/index.php ... &Itemid=55




att, binfa
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Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#126 Mensagem por PRick » Seg Out 25, 2010 7:30 pm

binfa escreveu:Mais caças F-5EM para a Força Aérea Brasileira

Seg, 25 de Outubro de 2010 16:56

Fontes militares da Força Aérea Brasileira (FAB) ouvidas pela reportagem de T&D neste domingo (24), confirmaram que os onze aviões de combate Northrop F-5E/F-5F Tiger II adquiridos usados da Jordânia recebidos no ano passado serão modernizados para o padrão F-5EM/FM.

Durante o tradicional Domingo Aéreo no Parque, evento aeronáutico ocorrido ontem nas instalações do PAMA-SP (Parque de Material Aeronáutico do Estado de São Paulo), localizado no Aeroporto Campo de Marte, zona norte da capital paulista, puderam ser vistas as fuselagens de dois F-5F (bipostos) do lote recebido do país árabe em avançado estágio de revitalização. Segundo fontes ouvidas no local, os nove exemplares restantes (oito F-5E e um F-5F) também passarão pelo mesmo processo de revisão geral (IRAN - Inspection and Repair as Necessary) e posteriormente enviados para a unidade da Embraer instalada em Gavião Peixoto, interior de SP, para serem submetidas à modernização.

A reportagem de T&D apurou ainda que a aceleração da revitalização e modernização dessas onze aeronaves de combate tem ligação com os planos de desativação dos doze Mirage 2000C (F-2000) em operação no 1º GDA, marcada para acontecer em 2013. A retirada precoce dos caças franceses do serviço ativo na FAB tem como principal motivo as dificuldades verificadas nas operações de manutenção de seus motores (parceria estratégica :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: [081] [081] [081] .

Os onze F-5EM/FM modernizados provenientes do lote jordaniano deverão servir como tampão até que o 1º GDA receba um novo modelo de avião de combate para substituí-lo.

O programa de modernização dos F-5 EM/FM da Força Aérea Brasileira já envolveu 46 aeronaves de sua frota, sendo que projeções feitas por especialistas que trabalham no processo indicam que os primeiros sejam desativados somente no final da próxima década.

http://www.tecnodefesa.com.br/index.php ... &Itemid=55

Que notícia fajuta, será que esse pessoal não percebe o lobie solto dos jornalistas ou de suas fontes. 8-] 8-]

1- A modernização dos F-5 da jordania está prevista faz tempo, e para mim deverão substituir algumas células dos F-5M atuais, como aquela que perdeu o canopi.

2- Os M-2000 sempre foram considerados tampões, e por isso a FAB não investiu em sua manutenção local, então, nada haver o papo de manutenção. Por sinal, sempre o mesmo lobie bobo.

3- Como caças tampões os M-2000 devem sair de serviço com a chegada dos primeiros FX-2. Agora duvido que isso ocorra em 2013.

4- O programa do F-5M está atrasado até não poder mais, não sei que significa acelerar ele... 8-] 8-]

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Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#127 Mensagem por Justin Case » Seg Out 25, 2010 7:40 pm

binfa escreveu:Mais caças F-5EM para a Força Aérea Brasileira

Seg, 25 de Outubro de 2010 16:56

Fontes militares da Força Aérea Brasileira (FAB) ouvidas pela reportagem de T&D neste domingo (24), confirmaram que os onze aviões de combate Northrop F-5E/F-5F Tiger II adquiridos usados da Jordânia recebidos no ano passado serão modernizados para o padrão F-5EM/FM.

Durante o tradicional Domingo Aéreo no Parque, evento aeronáutico ocorrido ontem nas instalações do PAMA-SP (Parque de Material Aeronáutico do Estado de São Paulo), localizado no Aeroporto Campo de Marte, zona norte da capital paulista, puderam ser vistas as fuselagens de dois F-5F (bipostos) do lote recebido do país árabe em avançado estágio de revitalização. Segundo fontes ouvidas no local, os nove exemplares restantes (oito F-5E e um F-5F) também passarão pelo mesmo processo de revisão geral (IRAN - Inspection and Repair as Necessary) e posteriormente enviados para a unidade da Embraer instalada em Gavião Peixoto, interior de SP, para serem submetidas à modernização.

A reportagem de T&D apurou ainda que a aceleração da revitalização e modernização dessas onze aeronaves de combate tem ligação com os planos de desativação dos doze Mirage 2000C (F-2000) em operação no 1º GDA, marcada para acontecer em 2013. A retirada precoce dos caças franceses do serviço ativo na FAB tem como principal motivo as dificuldades verificadas nas operações de manutenção de seus motores (parceria estratégica :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: [081] [081] [081] .

Os onze F-5EM/FM modernizados provenientes do lote jordaniano deverão servir como tampão até que o 1º GDA receba um novo modelo de avião de combate para substituí-lo.

O programa de modernização dos F-5 EM/FM da Força Aérea Brasileira já envolveu 46 aeronaves de sua frota, sendo que projeções feitas por especialistas que trabalham no processo indicam que os primeiros sejam desativados somente no final da próxima década.

http://www.tecnodefesa.com.br/index.php ... &Itemid=55
Amigos,

Se for mesmo decidido INICIAR a revitalização e CONTRATAR a modernização desses aviões F-5 adicionais, duvido que eles estejam disponíveis antes de 2015. Há dificuldades até para completar a modernização do lote inicial, que era para ter sido concluída em 2006. Considerem o pouco tempo restante para aproveitar o resultado da modernização desses adicionais.

Gastando muito menos daria para elevar em 10% a disponibilidade dos F-5 já existentes e chegar no mesmo número de F-5 operacionais.

Quanto a parar os Mirage 2000 em 2013, só se a FAB quiser fazer isso. Necessidade não há, pois Mirage 2000 voam pelo mundo e apresentam apenas os problemas normais de aeronaves de sua idade.

O custo para voar o Mirage 2000 com boa disponibilidade até que cheguem os F-X é muito menor do que o requerido implantar qualquer TAMPAX. Ou será que estão pensando em escolher um F-X que possa chegar somente em 2018/2020? Ficaremos só com F-5 ou equivalentes até lá?

Antes que esqueça: TAMPAX de TAMPAX é dose! Ô pobreza de vontade de decidir.

Abraços,

Justin




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Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#128 Mensagem por PRick » Seg Out 25, 2010 7:49 pm

Justin Case escreveu:

Amigos,

Se for mesmo decidido INICIAR a revitalização e CONTRATAR a modernização desses aviões F-5 adicionais, duvido que eles estejam disponíveis antes de 2015. Há dificuldades até para completar a modernização do lote inicial, que era para ter sido concluída em 2006. Considerem o pouco tempo restante para aproveitar o resultado da modernização desses adicionais.

Gastando muito menos daria para elevar em 10% a disponibilidade dos F-5 já existentes e chegar no mesmo número de F-5 operacionais.

Quanto a parar os Mirage 2000 em 2013, só se a FAB quiser fazer isso. Necessidade não há, pois Mirage 2000 voam pelo mundo e apresentam apenas os problemas normais de aeronaves de sua idade.

O custo para voar o Mirage 2000 com boa disponibilidade até que cheguem os F-X é muito menor do que o requerido implantar qualquer TAMPAX. Ou será que estão pensando em escolher um F-X que possa chegar somente em 2018/2020? Ficaremos só com F-5 ou equivalentes até lá?

Antes que esqueça: TAMPAX de TAMPAX é dose! Ô pobreza de vontade de decidir.

Abraços,

Justin
Agora me pergunto como um jornalista engole a declaração de fontes assim? Ou a dedução é do jornalista, ou melhor, que interesses tem atrás dessa notinha, disfarçada de notícia? E ainda tem leitor que engole esse tipo de desinformação... :? :?

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Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#129 Mensagem por wagnerm25 » Seg Out 25, 2010 9:31 pm

PRick escreveu: Agora me pergunto como um jornalista engole a declaração de fontes assim? Ou a dedução é do jornalista, ou melhor, que interesses tem atrás dessa notinha, disfarçada de notícia? E ainda tem leitor que engole esse tipo de desinformação... :? :?

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Jornalismo acabou mais ou menos ali em 99, 2000. A partir daí só Google search e ctrl+c/ctrl+v.

Tanto é que nem diploma precisa.




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Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#130 Mensagem por Túlio » Seg Out 25, 2010 9:47 pm

Sei não, sei não...

Se sair na VEJA que um Rafale abateu TODOS os F-22 Raptor num exercício e a Dilma é uma pessoa que só merece elogios o PRICK vai dizer que "enfim, a revista ficou séria". Mas se anotícia não sair "nos conformes", daí é lobby...

Eu queria ver se o nosso colega tivesse um jornal, revista e/ou tv: seria um modelo de imparcialidade, né? :roll: :twisted: [003]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#131 Mensagem por PRick » Seg Out 25, 2010 9:48 pm

wagnerm25 escreveu:
PRick escreveu: Agora me pergunto como um jornalista engole a declaração de fontes assim? Ou a dedução é do jornalista, ou melhor, que interesses tem atrás dessa notinha, disfarçada de notícia? E ainda tem leitor que engole esse tipo de desinformação... :? :?

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Jornalismo acabou mais ou menos ali em 99, 2000. A partir daí só Google search e ctrl+c/ctrl+v.

Tanto é que nem diploma precisa.
Olha, ter diploma ou não, não faz uma pessoa ser competente ou ter ética, moral, etc... Afinal, cultura, inteligência e ética não são coisas que se adquirem através de um diploma, infelizmente.

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Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#132 Mensagem por PRick » Seg Out 25, 2010 9:51 pm

Túlio escreveu:Sei não, sei não...

Se sair na VEJA que um Rafale abateu TODOS os F-22 Raptor num exercício e a Dilma é uma pessoa que só merece elogios o PRICK vai dizer que "enfim, a revista ficou séria". Mas se anotícia não sair "nos conformes", daí é lobby...

Eu queria ver se o nosso colega tivesse um jornal, revista e/ou tv: seria um modelo de imparcialidade, né? :roll: :twisted: [003]
Não existe imparcialidade, porém, uma matéria pode ser parcial, mas ser inteligente, ter informação, etc.. O que podemos ver acima, não é só comprometimento, mas algo de baixa qualidade, que parece feito por uma pessoa sem qualque noção do fatos, um jornalista que não conhece sobre o que está falando, será usado pela fonte. Agora, pode se pior, apenas lobie em forma de notícia. Enfim, o desastre é tão grande que não tem salvação essa notinha.

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Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#133 Mensagem por Túlio » Seg Out 25, 2010 10:20 pm

Vamos ver, vamos ver...

Só acredito com o contrato ASSINADO, até lá é F-5 4EVER!!!




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
PRick

Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#134 Mensagem por PRick » Seg Out 25, 2010 10:23 pm

Túlio escreveu:Vamos ver, vamos ver...

Só acredito com o contrato ASSINADO, até lá é F-5 4EVER!!!
Mas Tulio a nota não fala nada sobre FX-2, pelo menos diretamente. Porém, começamos a ver de novo um monte de "novas" notícias rondando o assunto FX-2, será só coincidência? O pessoal está se agitando a toa?

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Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#135 Mensagem por Túlio » Seg Out 25, 2010 10:32 pm

TRÊS perguntinhas, PRICK:


Será que somos só nos aqui do DB que estamos ansiosos pelo fim da novela FX?

Jornalistas não são humanos?

Por que toda notícia que não te agrada é necessariamente plantada, lobby, mentira, etc?




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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