Sobre o KC-390

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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WalterGaudério
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Re: Sobre o KC-390

#1816 Mensagem por WalterGaudério » Qui Out 14, 2010 11:08 am

SEnhores, mais uma boa notícia, para o KC. É a Malásia que está interessada no nosso "aviãozinho", mais notícias em fevereiro qdo. está prevista uma visita do rei deles a Brasília e a S J dos Campos... 8-] 8-] 8-] 8-]




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Re: Sobre o KC-390

#1817 Mensagem por guilhermecn » Qui Out 14, 2010 11:29 am

WalterGaudério escreveu:SEnhores, mais uma boa notícia, para o KC. É a Malásia que está interessada no nosso "aviãozinho", mais notícias em fevereiro qdo. está prevista uma visita do rei deles a Brasília e a S J dos Campos... 8-] 8-] 8-] 8-]
ÓTIMO :D

O Kc-390 já é um produto de sucesso 8-] . Imagina quanto for efetivamente lançado(quando estiver funcionando e com a linha de produção a todo o vapor)




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Re: Sobre o KC-390

#1818 Mensagem por thelmo rodrigues » Qua Out 20, 2010 9:34 pm

O efeito KC-390 no Programa F-X2
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Nelson During
Editor-Chefe DefesaNet
O ministro do da Defesa Nelson Jobim tem declarado que após a eleição do segundo turno presidencial será definido o Programa F-X2 com o eleito no dia 31 de Outubro.

Estas declarações têm sido recebidas com ceticismo pelos mais próximos e envolvidos no Programa F-X2, incluindo os competidores diretos e mais interessados. O foco é de que não seria um período dos mais tranqüilos para este anúncio.

O que surgiu mais forte para que o ministro faça este anúncio de forma repetida é a decisão tomada pela FAB de transformar o projeto KC-390 como o mais importante e relevante projeto industrial em que a Força e a EMBRAER participarão.

A presença de relevantes autoridades na conferência de imprensa em Farnborough, na qual participaram o Comandante da FAB, Brigadeiro Juniti Saito, o Presidente da Embraer, Frederico Curado, VP da Área de Defesa Orlando José Ferreira Neto, o VP Financeiro e também o Diretor do Projeto Paulo Gastão tinha um significado muito além do anúncio da intenção de compra pela FAB de 28 unidades do avião em desenvolvimento.



Dimensões do KC-390 como apresentadas em Julho de 2010
Evolução das dimensões do KC-390

Dimensões
Abril 2009 Julho 2010
Envergadura
33,94 35,06

Altura
11,43 10,26

Comprimento
33,43 33,81

Foi também de sinalizar aos grandes que o Projeto KC-390 era maior e que isso significava uma reavaliação em muitos conceitos tanto pela EMBRAER como para a FAB. E que estava dissociado do Programa F-X2 e mais importante era um Projeto FAB-EMBRAER.

O Projeto KC-390 começou de forma a ser um substituto um por um para o cargueiro tático da americana Lockheed Martin Hercules C-130 . Tão logo os requisitos de projeto foram recebidos pela EMBRAER ficou claro que eram tímidos e acanhados após os contatos iniciais com potenciais parceiros e clientes Nem as demandas do Exército Brasileiro atendia, que era transportar com folga viaturas de uma bateria de foguetes ASTROS II. Em um Hercules é necessário desmontar a rampa de lançamento da viatura lançadora. Para demonstrar a exigüidade de espaço, o motorista ia como que embarcado à força na cabine de comando, pois não consegue sair pela porta, somente pela escotilha do teto ou vidro dianteiro.

Outro ponto era a capacidade de transporte. Todos os veículos blindados de moderna geração usam ou têm a opção de kits de blindagens adicionais (add-on armour). O que aumenta significativamente o peso, a maioria em condições de combate está na faixa de 20 a 25 toneladas, para veículos 8x8, como é caso do sul-africano Hoefyster (Patria AMV), sem falar nas dimensões lateriais. A África do Sul é um potencial participante do Projeto KC-390.

Outra era a exigência de um parceiro certo, o Chile, de que o avião deveria operar nas pistas de gelo da Antártida.



O resultado foi que a FAB, um tanto patrolada pelos acontecimentos, vem sistematicamente alterando as especificações s para adequá-las às perspectivas de mercado. Em parte puxadas pela própria EMBRAER, como pelos parceiros, que estão entrando no Programa KC-390 (Chile, Colômbia, Portugal, República Tcheca e Argentina).

Um fato mais notável tem sido o total re-projeto do avião, que incluiu: o aumento do compartimente de carga permitindo maior manuseio de cargas volumosas, tais como veículos blindados e viaturas do Sistema de Foguetes ASTROS II.

Isto permitirá que o que é chamado de “entry forces”, unidades de emprego direto desde os primeiros momentos na área de batalha não necessitam de terem montados equipamentos, sistemas ou proteção logo após o desembarque o que as poria em risco.

Assim discretamente o KC-390 passou de capacidade de carga de 19,0 t para 23.0 t ou 23,4t com máximo de combustível nas asas. Porém não parou aí. Na apresentação feita em Farnborough foram mostradas imagens de composição de carga possível que dão a clara indicação de que a capacidade máxima de carga será bem maior do que o atual 23,4t. Há uma indicação de que poderá chegar a 26 ou chegue até 28 t.



Isso levou a uma virada dos conceitos estratégicos e inverteu a lógica do processo para a FAB.Ainda apresentado como o sucessor do C-130 Hercules no mercado internacional o KC-390 passou a ser observado com outros olhos, tanto por Boeing como Airbus Military. Não mais um mero sucessor ao C-130, mas um complicador ao Airbus A400M Grizzly e até o Boeing C-17 Globemaster III.

Outros competidores poderão ver seus projetos tornarem-se obsoletos antes mesmo do primeiro vôo como é o caso do russo-indiano Multirole Transport Aircraft (MTA).

O mundo abriu-se para a EMBRAER e sua área de defesa, mas não somente esta e inclui, por diversos fatores, a área de aviação comercial.

Novas tecnologias em desenvolvimento no mundo como os biofuels, motores ecologicamente mais amigáveis, sistemas de comando e navegação de última geração estão sendo incorporados ao Projeto KC-390.

Agora, o que a FAB procura não é um caça e com isto usuários do Programa KC-390 como parte da estratégia de contrapartidas comerciais (já anunciadas pela Suécia e França), mas sim fiadores do Projeto KC-390.

Discretamente a FAB emitiu um RFP(Request for Proposal) para aviões multifunção (cargueiro, passageiro e reabastecedor), direcionado para a Boeing e a Aribus Military, no mês de setembro. Os modelos seriam o Airbus A330 Multi Role Tanker Transport (MRTT) e o Boeing KC-767. São dois aviões participantes do Programa KC-X da USAF. No dia 6 de setembro, alta fonte da FAB não confirmou que fosse lançado o RFP ainda nesse ano. O que ocorreu dias após. O Plano estratégico da FAB prevê a compra de 4 destes aviões.

As duas empresas foram contadas, porém negaram-se a responder qualquer item sobre o assunto. A FAB contatada, em 27 Setembro, não se pronunciou até o momento desta matéria ser publicada.

O RFP tem uma curiosidade que é ser direcionado para aviões novos e de última geração.

Assim a equação KC-390 tornou o cronograma do programa F-X2 mais viável do que anteriormente. Se a inversão da equação irá alterar o resultado do Programa F-X2 é o que teremos de esperar.



http://www.defesanet.com.br/06_air/kc-390_3.htm




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Re: Sobre o KC-390

#1819 Mensagem por Brasileiro » Qui Out 21, 2010 12:03 am

Isso quer dizer que o KC-390 pode ser oferecido como 'barganha' na hora de decidir o FX-2 ou de negociar os preços?



abraços]




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Re: Sobre o KC-390

#1820 Mensagem por Booz » Qui Out 21, 2010 2:17 am

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É! Parece que nosso "carrinho de mão" vai atropelar o despeito do ministro francês. [004]




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Re: Sobre o KC-390

#1821 Mensagem por Carlos Lima » Qui Out 21, 2010 4:14 am

Estava lendo uma matéria sobre o estado atual dos transall...

Sei não... acho que logo logo veremos a França com alguns KC-390... :wink:

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Re: Sobre o KC-390

#1822 Mensagem por prp » Qui Out 21, 2010 11:34 am

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




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Re: Sobre o KC-390

#1823 Mensagem por WalterGaudério » Qui Out 21, 2010 1:28 pm

cb_lima escreveu:Estava lendo uma matéria sobre o estado atual dos transall...

Sei não... acho que logo logo veremos a França com alguns KC-390... :wink:

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Perfeito meu amigo. Acho :roll: :roll: :lol: que o pessoal da EMBRAER leu minhas críticas ao projeto no início deste tópico referentes a capcidade de carga do KC 390. Então esperto que lçeiam minhaas crpiticas em relação ao trem de pouso principal(que atualmente tem apenas 2 eixos, e em relação as Winglets na ponta das asas.

No entanto o aumento da carga paga, ensejará a revisão da faixa de potência das turbinas. Acho que agora terá que ser algo mais que 27000hp por turbina...

E a FAB agora poderá deslocar unidades de cavalaria leve(com a VBTP-MR) para um campo de pouso bem na frente das refinarias tomadas pelo Evo lá na Bolívia... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




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Re: Sobre o KC-390

#1824 Mensagem por Carlos Lima » Qui Out 21, 2010 6:28 pm

Pois é meu amigo,

Os franceses precisam de um substituto para as jacas Transal deles para ontém, e o A400 vai muito além $$$$$ do que eles necessitam e os C295/235 C-27 são "aquem" do que eles querem...

Sendo assim... não me surpreenderia se vissemos KC-390 frances para revo e um ou dois "Sadral 2.0" (versão Elint) :wink:

Vamos aguardar...

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Re: Sobre o KC-390

#1825 Mensagem por jumentodonordeste » Qui Out 21, 2010 8:12 pm

Do jeito que eles estão cortando gastos, é melhor não confiar muito na Europa...

Não tão cedo.




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Re: Sobre o KC-390

#1826 Mensagem por Glauber Prestes » Sex Out 22, 2010 4:48 am

Os C-160 não estão (ainda) no limite. Mas ele chega logo, e a disponibilidade vai na chón. Se a França trocar seus 51 Transall, e cortar a frota pela metade, ainda serão 25 KC-390.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
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Re: Sobre o KC-390

#1827 Mensagem por Carlos Lima » Sex Out 22, 2010 4:56 am

glauberprestes escreveu:Os C-160 não estão (ainda) no limite. Mas ele chega logo, e a disponibilidade vai na chón. Se a França trocar seus 51 Transall, e cortar a frota pela metade, ainda serão 25 KC-390.
Pois é meu amigo... pelo que estava lendo o limite chega exatamente no momento em que o KC390 vai ganhar os ares... :)

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Re: Sobre o KC-390

#1828 Mensagem por Penguin » Sex Out 22, 2010 8:57 am

cb_lima escreveu:
glauberprestes escreveu:Os C-160 não estão (ainda) no limite. Mas ele chega logo, e a disponibilidade vai na chón. Se a França trocar seus 51 Transall, e cortar a frota pela metade, ainda serão 25 KC-390.
Pois é meu amigo... pelo que estava lendo o limite chega exatamente no momento em que o KC390 vai ganhar os ares... :)

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O planejamento francês comtempla a dupla A400M+CN235.
Hoje possui tb 14 C-130H:
Thales to Upgrade French C-130H Avionics
31-Jan-2008 15:41 EST
http://www.defenseindustrydaily.com/tha ... ics-04700/

Thales and Sabena Technics have won a EUR 40+ million (about $60 million) contract from the French DGA procurement agency to design, develop and deliver avionics upgrades to France’s 14 C-130H Hercules military transport aircraft. France doesn’t talk much about its C-130s, preferring to stress locally-designed aircraft like the similar 2-engined C-160 Transall, and the forthcoming Airbus A400Ms. With airlift requirements increasing given deployments in Africa and Central Asia, however, upgrades to the existing fleet are a must.

These upgrades will ensure the Hercules’ continued compliance with ICAO regulations, allowing unlimited use of European and international airspace (rather than restricted flight zones and special permits) from 2010. This comprehensive upgrade also includes standardization of system ergonomics to bring them more in line with the current “glass cockpit” standard on other aircraft. Thales and Sabena Technics will design, develop and integrate a new avionics architecture on a prototype C-130 aircraft, which will be qualified by Atelier Industriel de l’Aeronautique (AIA). Once qualified, Thales and Sebena will supply the kits, and AIA will handle installation on the rest of the French C-130 fleet. Thales will provide through-life support for the new avionics suite to 2013.

With Boeing’s C-130 Avionics Modernization Program experiencing rising costs, Thales sees this project as a “springboard to the global market of more than 200 C-130 Hercules transport aircraft that will require avionics upgrades in the next few years.” Thales release.




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Re: Sobre o KC-390

#1829 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Out 22, 2010 9:02 am

A FAP está como todos sabem interessada no KC-390, no entanto vai modernizar os seus C-130 H. Por isso não estou a ver que o facto da França modernizar os seus vá a ser problema para um possível aquisição de KC-390 por eles.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

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Re: Sobre o KC-390

#1830 Mensagem por Penguin » Sex Out 22, 2010 9:23 am

cabeça de martelo escreveu:A FAP está como todos sabem interessada no KC-390, no entanto vai modernizar os seus C-130 H. Por isso não estou a ver que o facto da França modernizar os seus vá a ser problema para um possível aquisição de KC-390 por eles.
Não estabeleci essa relação.
O fato é que a França além de operar os C160 tb opera C130H.
O problema para aquisições militares é a crise e as necessidades de reformas.




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