Projeto VANT
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Re: Projeto VANT
No caso do suposto número de VANTs táticos, foi algo que ouvi lá, e espero que não seja verdade e/ou se concretize.
- Penguin
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Re: Projeto VANT
Avião citado por Dilma não voa há 60 dias
Em debate na TV, projeto Vant foi apresentado pela candidata do PT como revolução para patrulhar fronteiras. De acordo com policiais, equipamentos ópticos usados para captar imagens estão em um galpão, desmontados
Mário César Carvalho
Apresentado por Dilma Rousseff (PT) no debate como uma revolução nos modos de patrulhar fronteiras, o único Vant (Veículo Aéreo Não Tripulado) existente no país está parado num galpão no aeródromo em São Miguel do Iguaçu (PR), a cerca de 40 km de Foz de Iguaçu. O aparelho não voa há pelo menos dois meses, segundo os policiais ouvidos pela Folha sob a condição de que seus nomes não fossem citados. Os equipamentos ópticos usados para captar imagens estão desmontados.
Mais: a aeronave em teste não pertence ao governo brasileiro, mas a uma empresa israelense. O primeira equipamento comprado só deve chegar no ano que vem.
O Vant funciona por controle remoto e possui um sofisticado sistema de captação de imagem, com câmeras e sensores. Cada avião custa cerca de R$ 8 milhões, tem 9,3 metros de comprimento e a envergadura das asas atinge 16,6 metros. O primeiro teste foi realizado em julho de 2009.
Em dezembro, o Ministério da Justiça gastou R$ 655 milhões no projeto. O pacote inclui a compra de 12 aeronaves, treinamento de técnicos para operá-los e transferência de tecnologia -o plano do governo é produzir esses aparelhos. A implantação do programa está prevista para durar até 2014.
Policiais da fronteira relataram à Folha que cerca de 20 agentes brasileiros foram treinados por técnicos israelenses. Quando os israelenses deixaram o país, há 60 dias aproximadamente, nenhum brasileiro foi autorizado a colocar no ar o avião. De acordo com esses relatos, o programa de controle aéreo da fronteira está tão incipiente que a PF ainda não criou o que os policiais chamam de doutrina de uso.
Num exemplo hipotético, se um avião avistar um barco carregado de cocaína num rio, o que o técnico em terra deve fazer? Os exércitos que usam Vants têm procedimentos detalhados de uso para evitar problemas. Não há, também, o detalhamento das bases terrestres para operar os aviões.
http://www.fab.mil.br/portal/capa/index ... a_notimpol
Em debate na TV, projeto Vant foi apresentado pela candidata do PT como revolução para patrulhar fronteiras. De acordo com policiais, equipamentos ópticos usados para captar imagens estão em um galpão, desmontados
Mário César Carvalho
Apresentado por Dilma Rousseff (PT) no debate como uma revolução nos modos de patrulhar fronteiras, o único Vant (Veículo Aéreo Não Tripulado) existente no país está parado num galpão no aeródromo em São Miguel do Iguaçu (PR), a cerca de 40 km de Foz de Iguaçu. O aparelho não voa há pelo menos dois meses, segundo os policiais ouvidos pela Folha sob a condição de que seus nomes não fossem citados. Os equipamentos ópticos usados para captar imagens estão desmontados.
Mais: a aeronave em teste não pertence ao governo brasileiro, mas a uma empresa israelense. O primeira equipamento comprado só deve chegar no ano que vem.
O Vant funciona por controle remoto e possui um sofisticado sistema de captação de imagem, com câmeras e sensores. Cada avião custa cerca de R$ 8 milhões, tem 9,3 metros de comprimento e a envergadura das asas atinge 16,6 metros. O primeiro teste foi realizado em julho de 2009.
Em dezembro, o Ministério da Justiça gastou R$ 655 milhões no projeto. O pacote inclui a compra de 12 aeronaves, treinamento de técnicos para operá-los e transferência de tecnologia -o plano do governo é produzir esses aparelhos. A implantação do programa está prevista para durar até 2014.
Policiais da fronteira relataram à Folha que cerca de 20 agentes brasileiros foram treinados por técnicos israelenses. Quando os israelenses deixaram o país, há 60 dias aproximadamente, nenhum brasileiro foi autorizado a colocar no ar o avião. De acordo com esses relatos, o programa de controle aéreo da fronteira está tão incipiente que a PF ainda não criou o que os policiais chamam de doutrina de uso.
Num exemplo hipotético, se um avião avistar um barco carregado de cocaína num rio, o que o técnico em terra deve fazer? Os exércitos que usam Vants têm procedimentos detalhados de uso para evitar problemas. Não há, também, o detalhamento das bases terrestres para operar os aviões.
http://www.fab.mil.br/portal/capa/index ... a_notimpol
Editado pela última vez por Penguin em Ter Out 19, 2010 9:50 am, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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Re: Projeto VANT
Para patrulhar as fronteiras a utilização de VANTs + ações da PF me parece ser muito melhor idéia que a criação de uma GN, que talvez virasse uma PF paralela. E a Dilma não quis dizer que já estariam em uso.
[]'s
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Alberto -
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Re: Projeto VANT
GN.AlbertoRJ escreveu:Para patrulhar as fronteiras a utilização de VANTs + ações da PF me parece ser muito melhor idéia que a criação de uma GN, que talvez virasse uma PF paralela. E a Dilma não quis dizer que já estariam em uso.
[]'s
Uma hora quer estado mínimo. Outra, uma outra PF.
Não bastasse colocar PM e Civil brigando, agora quer um outra para se contrapor a PF, que hoje prende até governador.
Mas enfim..temos que coalhar nossas fronteiras com este aviões e propor algo mais rentável que plantação de coca para os bolivianos....mandar um corações e mentes por lá..bem realizado mesmo, afinal aquele país tem uma riquezas interessantes..
- Penguin
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Re: Projeto VANT
Eu tb concordo.
Mas não basta "apenas" comprar os aviões.
É necessário planejamento, doutrina e coordenação (principalmenten com as FAs).
[]s
Mas não basta "apenas" comprar os aviões.
É necessário planejamento, doutrina e coordenação (principalmenten com as FAs).
[]s
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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Re: Projeto VANT
Pessoal, esse link de video que está postado abaixo, tem pouco mais de dois anos , mais eu não o havia assistido até hoje mais cedo.Caso o já tenham o assistido me desculpem posta-lo de novo.
http://tvuol.uol.com.br/#view/id=novo-v ... 5mnadmj5c/
Ps: A parte interessante é a partir de 1:07 m.
Eu não sabia que ela tinha PC.
http://tvuol.uol.com.br/#view/id=novo-v ... 5mnadmj5c/
Ps: A parte interessante é a partir de 1:07 m.
Eu não sabia que ela tinha PC.
- Marino
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Re: Projeto VANT
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
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- Marino
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Re: Projeto VANT
Avião não tripulado do Exército faz 1ª missão
Feito no Brasil, Vant VT-15 participou de manobra militar em São Paulo Tropas brasileiras já haviam experimentado outros tipos de aviões sem piloto em combates reais na missão do Haiti
LUIS KAWAGUTI
Três anos após experiências de uso de aeronaves não tripuladas na missão de paz no Haiti, o Exército fez ontem o primeiro teste em larga escala de seu Vant (Veículo Aéreo Não Tripulado), em uma missão simulada de defesa do território nacional.
Ele é um avião de controle remoto usado para reconhecer terreno e identificar alvos para armas de artilharia, segundo o major Ademir Rodrigues Pereira, do CTEx (Centro Tecnológico do Exército).
Ontem três Vants simularam este trabalho no Exercício Agulhas Negras, a maior manobra realizada pelo Exército no Sudeste em 2010. Nela, 4.500 militares simularam a defesa da região contra um hipotético exército de invasão estrangeiro.
Diferente da Polícia Federal, que comprou um Vant produzido em Israel para patrulhamento de fronteiras, o avião do Exército foi desenvolvido no Brasil.
O primeiro projeto começou em 2004 e foi coordenado pelo Ministério da Defesa.
Mas, no início de 2007, o Vant ainda não estava pronto para missões reais.
Por isso, as tropas brasileiras da ONU adaptaram câmeras de vídeo em aeromodelos para sobrevoar a favela de Citè Soleil - que abrigava o último grupo rebelde do Haiti.
Os aviões fizeram dezenas de missões de identificação de atiradores, barricadas e fossos antitanque.
"Eles tinham também um compartimento acionado por controle remoto que usávamos para jogar panfletos de propaganda que davam avisos e explicavam para a população o trabalho da ONU", disse o coronel da reserva Cláudio Barroso Magno, que comandou do batalhão brasileiro da ONU no Haiti.
Esses aviões "artesanais" não possuíam grande autonomia de voo ou sistemas de GPS e de piloto automático.
"Não eram aviões operacionais militares. Nós os usávamos para obter um resultado psicológico, para eles [rebeldes e criminosos] saberem que os estávamos observando", disse o general Carlos Alberto dos Santos Cruz, comandante da Segunda Região Militar.
Segundo ele, a primeira geração do Vant desenvolvida pelo Exército ficou pronta ainda em 2007 e exemplares chegaram a ser usados em testes no Rio Grande do Sul e também no Haiti -porém, quando não havia mais grandes combates no país.
VT-15
Já a nova geração do Vant, batizada de VT-15 e usada ontem, começou a ser desenvolvida em 2008 pelo CTEx com a empresa ACS.
"Há uma variedade muito grande de Vants no mercado internacional, é possível comprar, mas também nos interessa o desenvolvimento tecnológico, para que não haja dependência", disse o general Santos Cruz.
O desempenho do Vant na missão será avaliado. Se o resultado for bom, o Exército pode começar a produzi-lo em escala.
Feito no Brasil, Vant VT-15 participou de manobra militar em São Paulo Tropas brasileiras já haviam experimentado outros tipos de aviões sem piloto em combates reais na missão do Haiti
LUIS KAWAGUTI
Três anos após experiências de uso de aeronaves não tripuladas na missão de paz no Haiti, o Exército fez ontem o primeiro teste em larga escala de seu Vant (Veículo Aéreo Não Tripulado), em uma missão simulada de defesa do território nacional.
Ele é um avião de controle remoto usado para reconhecer terreno e identificar alvos para armas de artilharia, segundo o major Ademir Rodrigues Pereira, do CTEx (Centro Tecnológico do Exército).
Ontem três Vants simularam este trabalho no Exercício Agulhas Negras, a maior manobra realizada pelo Exército no Sudeste em 2010. Nela, 4.500 militares simularam a defesa da região contra um hipotético exército de invasão estrangeiro.
Diferente da Polícia Federal, que comprou um Vant produzido em Israel para patrulhamento de fronteiras, o avião do Exército foi desenvolvido no Brasil.
O primeiro projeto começou em 2004 e foi coordenado pelo Ministério da Defesa.
Mas, no início de 2007, o Vant ainda não estava pronto para missões reais.
Por isso, as tropas brasileiras da ONU adaptaram câmeras de vídeo em aeromodelos para sobrevoar a favela de Citè Soleil - que abrigava o último grupo rebelde do Haiti.
Os aviões fizeram dezenas de missões de identificação de atiradores, barricadas e fossos antitanque.
"Eles tinham também um compartimento acionado por controle remoto que usávamos para jogar panfletos de propaganda que davam avisos e explicavam para a população o trabalho da ONU", disse o coronel da reserva Cláudio Barroso Magno, que comandou do batalhão brasileiro da ONU no Haiti.
Esses aviões "artesanais" não possuíam grande autonomia de voo ou sistemas de GPS e de piloto automático.
"Não eram aviões operacionais militares. Nós os usávamos para obter um resultado psicológico, para eles [rebeldes e criminosos] saberem que os estávamos observando", disse o general Carlos Alberto dos Santos Cruz, comandante da Segunda Região Militar.
Segundo ele, a primeira geração do Vant desenvolvida pelo Exército ficou pronta ainda em 2007 e exemplares chegaram a ser usados em testes no Rio Grande do Sul e também no Haiti -porém, quando não havia mais grandes combates no país.
VT-15
Já a nova geração do Vant, batizada de VT-15 e usada ontem, começou a ser desenvolvida em 2008 pelo CTEx com a empresa ACS.
"Há uma variedade muito grande de Vants no mercado internacional, é possível comprar, mas também nos interessa o desenvolvimento tecnológico, para que não haja dependência", disse o general Santos Cruz.
O desempenho do Vant na missão será avaliado. Se o resultado for bom, o Exército pode começar a produzi-lo em escala.
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
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Re: Projeto VANT
Qual é a autonomia dele?
Alguem aqui sabe?
Seria como o nome dele dá a entender VT-15,(!5KM) de alcançe?
Alguem aqui sabe?
Seria como o nome dele dá a entender VT-15,(!5KM) de alcançe?
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Re: Projeto VANT
Ai gente achei um material interessante sobre o Seminário Internacional de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT).O seminário foi realizado nos dias 27, 28 e 29 de outubro de 2010, em São José dos Campos.
Eu vou postando aos poucos, primeiro é um PDF já bem manjado aqui no DB, mas com algumas novidades, deem uma olhada.
http://www.dcabr.org.br/download/evento ... raripe.pdf
Eu vou postando aos poucos, primeiro é um PDF já bem manjado aqui no DB, mas com algumas novidades, deem uma olhada.
http://www.dcabr.org.br/download/evento ... raripe.pdf
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Re: Projeto VANT
Mais alguns.thicogo escreveu:Ai gente achei um material interessante sobre o Seminário Internacional de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT).O seminário foi realizado nos dias 27, 28 e 29 de outubro de 2010, em São José dos Campos.
Eu vou postando aos poucos, primeiro é um PDF já bem manjado aqui no DB, mas com algumas novidades, deem uma olhada.
http://www.dcabr.org.br/download/evento ... raripe.pdf
http://www.dcabr.org.br/download/evento ... 0Brand.pdf
http://www.dcabr.org.br/download/evento ... kardin.pdf
http://www.dcabr.org.br/download/evento ... Maciel.pdf
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Re: Projeto VANT
Legal mesmo!
Obrigado por colocar essas informações aqui!
[]s
CB_Lima
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Re: Projeto VANT
stou baixando, e depois eu leio.
http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
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Re: Projeto VANT
Esses são o que eu achei mais interessante.cb_lima escreveu:
Legal mesmo!
Obrigado por colocar essas informações aqui!
[]s
CB_Lima
Mas está ai o endereço com resto dos trabalhos.
http://www.dcabr.org.br/eventos/eventos ... -2010.aspx
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Re: Projeto VANT
Acabei de ler as que você disponibilizou (na verdade, vou ler tudo de tudo), e vou mostrar a um amigo da faculdade, que está montando comigo, um VANT movido a energia solar.
http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
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