Importantíssimo: segurança dos carros nacionais

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6182
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 432 vezes

Importantíssimo: segurança dos carros nacionais

#1 Mensagem por Matheus » Seg Out 18, 2010 8:59 pm

Começaram a serem realizados testes de impacto em veículos nacionais. Os resultados são preocupantes...um dos motivos que nunca comprei carro sem air bag....pena que aqui no Brasil, preferem pagar 5 mil numa roda "orbital" aro 18 a pagar dois num kit de airbag e abs.

Vejam os vídeos:

http://www.youtube.com/user/Protestebrasil




Mateus Furlan
Júnior
Júnior
Mensagens: 40
Registrado em: Dom Jun 27, 2010 3:38 pm

Re: Importantíssimo: segurança dos carros nacionais

#2 Mensagem por Mateus Furlan » Seg Out 18, 2010 11:45 pm

Gol decepcionou... VW fez propaganda da plataforma nova, que era do polo etc... E tirou a mesma média do Palio de 1996
Os outros nem comento... Estamos mal heim...




Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8399
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: Importantíssimo: segurança dos carros nacionais

#3 Mensagem por Glauber Prestes » Seg Out 18, 2010 11:46 pm

Eu tô preocupado com os resultados do Celta. Meu Siena deu pepino, e eu só consegui comprar aquela lata de sardinhas...




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: Importantíssimo: segurança dos carros nacionais

#4 Mensagem por Bourne » Seg Out 18, 2010 11:51 pm

No Brasil tem carro de papel comparados com Europa, EUA e Japão até Coréia. As montadoras vão se defender dizendo "os projetos cumprem a legislação local".

Sem contar que os carros populares e nem tanto são uma porcaria e caros.




Avatar do usuário
tflash
Sênior
Sênior
Mensagens: 5426
Registrado em: Sáb Jul 25, 2009 6:02 pm
Localização: Portugal
Agradeceram: 31 vezes

Re: Importantíssimo: segurança dos carros nacionais

#5 Mensagem por tflash » Ter Out 19, 2010 12:05 am

Mas por outro lado são mais baratos do que os nossos. As marcas só põem as coisas quando são obrigadas. Ainda me lembro do Opel Corsa A (chevrolet aí) só trazer o espelho retrovisor esquerdo porque era o que a lei exigia na altura.

É um facto que a Europa tem os melhores carros. Até marcas americanas como a Ford e a Gm vendem carros melhores na Europa do que nos seus países de origem. Pelo que eu leio nos comentários da popular mechanics, muitos norte-americanos gostavam de ver esses modelos a ser vendidos no seu país.




Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61277
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: Importantíssimo: segurança dos carros nacionais

#6 Mensagem por Túlio » Ter Out 19, 2010 12:24 am

Mil vezes alguém que saiba o que está fazendo num Fusca do que um inconsequente num Volvo... :wink: 8-]

O MCD até pode me dar uma queimada - e uma multa - mas creio que aquela peça que fica atrás do volante faz toda a diferença...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8399
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: Importantíssimo: segurança dos carros nacionais

#7 Mensagem por Glauber Prestes » Ter Out 19, 2010 2:01 am

Túlio escreveu:Mil vezes alguém que saiba o que está fazendo num Fusca do que um inconsequente num Volvo... :wink: 8-]

O MCD até pode me dar uma queimada - e uma multa - mas creio que aquela peça que fica atrás do volante faz toda a diferença...
Aí é que tá... Sinceramente, eu confio no meu taco, não vou bater em ninguém. Mas você confia nos outros?? Imagina se alguém mete uma bela porrada na lateral do teu Gol? Vai pagar pra ver porque não tem side bags? Vai ficar preso nas ferragens porque a deformação não é das melhores? É melhor que todo mundo ande em Volvos, só pra garantir a segurança de todo mundo. Dos bons e dois braços...




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Importantíssimo: segurança dos carros nacionais

#8 Mensagem por Bolovo » Ter Out 19, 2010 4:04 am

O Brasil tá virando um lugar sério. Sempre senti falta desses testes por aqui, só tinha os dos EUA e Europa! Agora o nível vai ter que subir, principalmente a partir de 2014, com airbag e abs de série.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
tflash
Sênior
Sênior
Mensagens: 5426
Registrado em: Sáb Jul 25, 2009 6:02 pm
Localização: Portugal
Agradeceram: 31 vezes

Re: Importantíssimo: segurança dos carros nacionais

#9 Mensagem por tflash » Ter Out 19, 2010 11:44 am

O que muda dos modelos europeus feitos na Europa para os feitos no Brasil é apenas o índice de automação das fábricas e o motor?
Nesse caso é ver o que é que dizem deles nos testes euro-ncap. Os chineses da Gelly tentaram vender modelos deles na europa e eram tão maus que se não me falha a memória, num jipe que eles tinham, os passageiros morriam numa batida a 60kmh.

No que toca a resistência dos carros, este video é o que mais me impressiona:





Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: Importantíssimo: segurança dos carros nacionais

#10 Mensagem por Bourne » Ter Out 19, 2010 1:02 pm

O assustador foi descobrir que a o Peugeot 207 foi o pior avaliado entre Palio e Gol por que a empresa usa aço de pior qualidade do que na Europa. Assim, comprometendo a resistência da carroceria. Acho que não vou comprar mais um 207 zero como eram meus planos originais. Vou pegar um Punto que deve ser melhorizinho.

Imagino o resultado do teste para um Celta. Aquilo parece que a lataria é feita de latinha.




Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: Importantíssimo: segurança dos carros nacionais

#11 Mensagem por Bourne » Ter Out 19, 2010 1:07 pm

glauberprestes escreveu:
Túlio escreveu:Mil vezes alguém que saiba o que está fazendo num Fusca do que um inconsequente num Volvo... :wink: 8-]

O MCD até pode me dar uma queimada - e uma multa - mas creio que aquela peça que fica atrás do volante faz toda a diferença...
Aí é que tá... Sinceramente, eu confio no meu taco, não vou bater em ninguém. Mas você confia nos outros?? Imagina se alguém mete uma bela porrada na lateral do teu Gol? Vai pagar pra ver porque não tem side bags? Vai ficar preso nas ferragens porque a deformação não é das melhores? É melhor que todo mundo ande em Volvos, só pra garantir a segurança de todo mundo. Dos bons e dois braços...
Nem só os outros. Se tu se distraí e não consegue freiar a tempo de desviar de um carro ou caminhão acidentado logo a frente. Ou se dirigindo em uma estrada e outro veículo vindo na mão contrária perde o controle e bate na sua frente. Não tem como evitar o acidente. Então é melhor estar em um Volvo que posso sai vivo do que um 207 que se despedaça.

Semelhante ao automobilismo em que a idéia é não bater, mas se ocorrer o acidente permitir que o piloto saia vivo e tão saudável quanto antes. Na época pré-1980 qualquer corrida era uma maquina de moer carne. Sempre tinha gente morrendo por que a segurança nos carros era mínima e, qualquer coisa, virava um acidente fatal. Por exemplo, o piloto de F1 Ricardo Palletti morreu em Montreal na corrida de 1982. O acidente foi estúpido, confusão normal de largada. Palletti acertou um carro a menos de 200 km/h machucou o toráx, ficou preso no carro desmaiado. Quando o resgate chegou o carro começou a pegar fogo e não tinha como apagar ou tirar o cara. Casos semelhantes do caso dos pilotos da Ferrari Gilles Villeneuve e Didier Pironi. Gilles morreu na Bélgica no circuito de Zolder devido a um choque com retardatário em que o chassis da Ferrari se desmanchou. Os dois estavam estavam rodando na pista em condição de treino. Pironi quase morreu na Alemanha. Sofreu um acidente tão grave que abandonou a F1.

Hoje em dia dificilmente acontece. Na Indy o carro bate e a célula de sobrevivência fica intacta. Na F1 os pilotos ficam escondidos dentro da célula de sobrevivência, apenas parte do capacete fica exposto bem diferente de antes que andava até com os braços de fora. Ou o carro pega fogo na velocidade e facilidade que pegava na década de 1980 e, mesmo o macacão, é de material anti-chamas. Nos últimos 10 anos foram dois os que morreram Dale Earnhardt (piloto de Nascar) em 2001 e, mais recentemente, o Surttes (piloto da F2). Os acidentes não ficaram menos espetaculares. Só lembrar do voo do Webber em Valência, a destruição do carro do Di Grassi em Suzuka, o carro do Tony Kannan ter incendiado em corrida, na nascar esse ano vi bater tão forte que perdeu o motor e por aí vai. Quase todos saem andando ou com ferimentos leves.




Editado pela última vez por Bourne em Qua Out 20, 2010 1:53 am, em um total de 4 vezes.
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: Importantíssimo: segurança dos carros nacionais

#12 Mensagem por Bourne » Ter Out 19, 2010 1:35 pm

tflash escreveu:O que muda dos modelos europeus feitos na Europa para os feitos no Brasil é apenas o índice de automação das fábricas e o motor?
Nesse caso é ver o que é que dizem deles nos testes euro-ncap. Os chineses da Gelly tentaram vender modelos deles na europa e eram tão maus que se não me falha a memória, num jipe que eles tinham, os passageiros morriam numa batida a 60kmh.

No que toca a resistência dos carros, este video é o que mais me impressiona:

[youtube]
Não. Na verdade muitos modelos são totalmente diferentes. Uns adaptados para o mercado brasileiro e, tantos outros, pensados para o mercados brasileiro. Por exemplo, o celta é um projeto da GM brasileira e o Fox da VW. Feitos para o mercado nacional. O "novo" uno da Fiat é outro projeto em relação ao europeu, como também, o Ka da Ford

Quando fui visitar a Renault ano passado entendi muito do que é uma fábrica de automóveis, a estratégia de inserção no mercado e as dificuldades. Existem técnicas e procedimentos que são feitas apenas naquela fábrica e depois são transferidas para outras unidades. O cara que estava explicando que chefiou a equipe que programou os robôs para soldagem do clio. Há alguns anos a linha de produção foi transferida para a Argentina e, no Brasil, ficou o Sandero (um modelos de carro mundial), Megane e Logan.




Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6182
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 432 vezes

Re: Importantíssimo: segurança dos carros nacionais

#13 Mensagem por Matheus » Qua Out 20, 2010 1:01 am

É claro que depende da peça que fica atrás do volante, mas como os outros falaram, não depende só dela. O inesperado ocorre a todo momento em todas as partes do globo. Por isto, quanto maior a segurança dos carros menores serão os efeitos colaterais. Os acidentes de trânsito tiram da economia cerca de 20 bilhões de reais anualmente, e uma boa parte desta quantia é pela incapacitação (temporária ou permanente) dos condutores e passageiros para o trabalho.

Quero ver o antigo Uno, Gol G4 e Celta nisto aí, deve ser o show de horrores...tá faltando vergonha na cara das montadoras e seletividade nos consumidores nesta empurroterapia de sucata cara. Para ter uma idéia, o Celta usa a mesma plataforma do Opel Corsa de 94! O Punto por aqui (na Europa é nova) usa a plataforma do Pálio...a Hyundai ao invés de aposentar a Tucson pela nova Tucson, aqui virou um novo carro, a Ix35, e claro, 20 mil mais cara que sua antecessora (no primeiro mundo já que aqui continuam a produzir a antiga Tucson). E assim vai com vários modelos.

Espero que com estes testes, os brasileirtos passem a ser mais seletivos na compras de seus carros, não confiando apenas na propaganda "carro forte, forte mesmo..."




Hader

Re: Importantíssimo: segurança dos carros nacionais

#14 Mensagem por Hader » Qua Out 20, 2010 7:40 am

A legislação brasileira neste aspecto é muito falha, uma das piores que eu conheço. Não temos qualquer tipo de normatização para uma série de aspectos capitais de segurança. Perguntem para um fabricante de autopeças que exporta e verão como as regras são frouxas aqui.

[]'s




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39152
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2776 vezes

Re: Importantíssimo: segurança dos carros nacionais

#15 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Out 20, 2010 7:41 am

Carro Brasileiro/Chinês/Russo, não obrigado! :twisted: 8-]




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Responder