NOTÍCIAS DO RAFALE

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Justin Case
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#6616 Mensagem por Justin Case » Seg Out 11, 2010 10:48 pm

Santiago escreveu:
soultrain escreveu: Justin e Alberto,

Realmente têm razão, ouvi que a tecnologia era RISC e SPARC e julguei que se manteve assim. De qualquer maneira as premissas desse documento mantêm-se e foi continuado, ou seja, a arquitectura continua a ser aberta: http://www.power.org, um dos fabricantes é STMicroelectronics (5 series) que tem como principal accionista a AREVA, uma empresa do ESTADO Francês. O modelo usado no Rafale no entanto, não sei se é o fabricado pela STM. As boards são as Kontron‘s (Alemã) 6U VME PowerNode5.

Estes processadores são intensamente usados na industria Automóvel e na Wii por exemplo, assim é só comprar wii's em barda...;) (bricadeira, ok?)

Curiosidades: O Rafale tem actualmente quase o dobro da capacidade de processamento do F-22 e o time plan de refresh de tecnologia de processamento no Rafale é de cerca 5~6 anos.

[[]]'s
Qual a fonte desta informação?

[]s
Amigos,

Antes e depois?

http://www.militaryaerospace.com/index/ ... rades.html

http://www.raytheon.com/capabilities/products/f22_cip/

Abraços,

Justin




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#6617 Mensagem por Penguin » Seg Out 11, 2010 11:05 pm

Justin Case escreveu:
Santiago escreveu: Qual a fonte desta informação?

[]s
Amigos,

Antes e depois?

http://www.militaryaerospace.com/index/ ... rades.html

http://www.raytheon.com/capabilities/products/f22_cip/

Abraços,

Justin
--------------------------------------

Em nenhuma desses links há a informação de que o Rafale possui o dobro da capacidade de processamento do F-22.
O 1o link é de 2001. O F-22 entrou em operação em 2005.

[]s




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#6618 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Out 11, 2010 11:07 pm

O F-22 tem mil vezes mais capacidade que o Rafale.
O gen. francês falou, saiu na revista A e no Área militar.




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#6619 Mensagem por soultrain » Ter Out 12, 2010 7:54 am

O Rafale usa uma arquitectura que começou a ser desenhada pela ASAAC (Allied Standards Avionics Architecture Council) que deu lugar à norma STANAG 4626. É o que no Rafale é chamado MDPU (Modular Data Processing Unit). Modular porque o Software é independente do processamento, ou seja, a qualquer altura pode-se aumentar a capacidade de processamento sem ser necessário alterar código.

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#6620 Mensagem por Penguin » Ter Out 12, 2010 9:50 am

soultrain escreveu:O Rafale usa uma arquitectura que começou a ser desenhada pela ASAAC (Allied Standards Avionics Architecture Council) que deu lugar à norma STANAG 4626. É o que no Rafale é chamado MDPU (Modular Data Processing Unit). Modular porque o Software é independente do processamento, ou seja, a qualquer altura pode-se aumentar a capacidade de processamento sem ser necessário alterar código.

[[]]'s
A ASAAC ( http://en.wikipedia.org/wiki/Allied_Sta ... re_Council ) definiu um conjunto de padrões de arquitetura no campo do IMA (Integrated Modular Avionics).

O IMA é usado como padrão desde a decada de 90 no campo militar e civil.

O F-22 e os caças de 4a geração empregam essa filosofia de arquitetura.

No Rafale o IMA-Integrated Modular Avionics se chama MDPU, no F-22 CIP, no F-16 MMC, no 777 AIMS, no 787 Common Core System, na familia Falcon EASy-Enhanced Avionics System e assim por diante.

Com relação a norma da OTAN STANAG 4626:
STANAG 4626 is a NATO standard which define a set of Open Architecture Standards for Avionics Architecture, particularly in the field of Integrated Modular Avionics. The purpose of this standard is to establish uniform requirements for the architecture for Integrated Modular Avionics (IMA) systems as defined by the ASAAC program.
[edit]History

This STANAG was proposed by the UK Ministry of Defence, and originated from the ASAAC effort. As for ASAAC, many major European Avionics companies participate in its definition, such as:
BAE Systems
GE Aviation Systems (formerly Smiths Aerospace)
Dassault Aviation
Thales Group
EADS
ESG Elektroniksystem- und Logistik-GmbH
It is believed that the IMA concept originated with the avionics design of the fourth generation jet fighters. It has been in use in fighters such as Lockheed Martin F-22 and F-35, or Dassault Aviation Rafale since the beginning of the '90s. Standardization efforts were ongoing at this time (see ASAAC or STANAG 4626), but no final documents were issued then.
It must be noted that there is no overall hardware or software standard that defines all the mandatory components used in an IMA architecture. However, parts of the API involved in an IMA network has been standardized, such as:
- ARINC 653 for the software avionics partitioning constraints to the underlying Real-time operating system (RTOS), and the associated API
- AFDX for the data network bus.
ARINC 653 (Avionics Application Standard Software Interface) is a software specification for space and time partitioning in Safety-critical avionics Real-time operating systems. It allows to host multiple applications of different software levels on the same hardware in the context of a Integrated Modular Avionics architecture.
Como vc pode afirmar que a capacidade de processanento do Rafale é o dobro do F-22? Especulação? Realmente continuo curioso.

[]s

OBS.:

Gripen NG:

Design for Flexibility and Security
Gripen NG takes advantage of the latest
ARINC 653 integrated modular avionics
standard
that provides for the separation
of critical functions onboard the aircraft.
ARINC 653 sets out new design rules for
safety, security and the integration of both
common and user-specific capabilities.

Modular object-orientated software architecture
allows system changes to be
made, verified and certified in an efficient
manner. Each ARINC 653 partition can
isolate an individual customer’s specific
data. This makes it possible to host several
software criticality levels in the same
computer. Most significantly it allows
critical and non-flight critical application
software to be kept completely apart.
With many current avionics systems almost
every avionics change forces the user to
reverify the entire aircraft each time, to
ensure that flight safety functions have
not been affected. With Gripen NG, those
critical functions are never touched when
a user adds new operational capabilities to
the aircraft. This makes the upgrade and
modification schedule speedy, and much
less expensive.

The use of open standards across all aspects
of the avionics core computer system (i.e.
ARINC 653, MIL-STD-1553 and Ethernet),
provides easier and cheaper development of
functions to customers and partners, with
none of the expense and complication of
propriety solutions.




Editado pela última vez por Penguin em Ter Out 12, 2010 11:24 am, em um total de 2 vezes.
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#6621 Mensagem por Penguin » Ter Out 12, 2010 9:54 am

Carlos Mathias escreveu:O F-22 tem mil vezes mais capacidade que o Rafale.
O gen. francês falou, saiu na revista A e no Área militar.
Segundo a Saab, Gripen NG vence o Su-35 em simulações na razão de 6:1
Vai ver o COPAC teve acesso a essas simulações.:twisted:




Editado pela última vez por Penguin em Ter Out 12, 2010 10:29 am, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#6622 Mensagem por PRick » Ter Out 12, 2010 10:19 am

Santiago escreveu:
soultrain escreveu:O Rafale usa uma arquitectura que começou a ser desenhada pela ASAAC (Allied Standards Avionics Architecture Council) que deu lugar à norma STANAG 4626. É o que no Rafale é chamado MDPU (Modular Data Processing Unit). Modular porque o Software é independente do processamento, ou seja, a qualquer altura pode-se aumentar a capacidade de processamento sem ser necessário alterar código.

[[]]'s
A ASAAC ( http://en.wikipedia.org/wiki/Allied_Sta ... re_Council ) definiu um conjunto de padrões de arquitetura no campo do IMA (Integrated Modular Avionics).

O IMA é usado como padrão desde a decada de 90 no campo militar e civil.

O F-22 e os caças de 4a geração empregam essa filosofia de arquitetura.

No Rafale o IMA-Integrated Modular Avionics se se chama MDPU, no F-22 CIP, no F-16 MMC, no 777 AIMS, no 787 Common Core System, na familia Falcon EASy-Enhanced Avionics System e assim por diante.

Com relação a norma da OTAN STANAG 4626:
STANAG 4626 is a NATO standard which define a set of Open Architecture Standards for Avionics Architecture, particularly in the field of Integrated Modular Avionics. The purpose of this standard is to establish uniform requirements for the architecture for Integrated Modular Avionics (IMA) systems as defined by the ASAAC program.
[edit]History

This STANAG was proposed by the UK Ministry of Defence, and originated from the ASAAC effort. As for ASAAC, many major European Avionics companies participate in its definition, such as:
BAE Systems
GE Aviation Systems (formerly Smiths Aerospace)
Dassault Aviation
Thales Group
EADS
ESG Elektroniksystem- und Logistik-GmbH
It is believed that the IMA concept originated with the avionics design of the fourth generation jet fighters. It has been in use in fighters such as Lockheed Martin F-22 and F-35, or Dassault Aviation Rafale since the beginning of the '90s. Standardization efforts were ongoing at this time (see ASAAC or STANAG 4626), but no final documents were issued then.
It must be noted that there is no overall hardware or software standard that defines all the mandatory components used in an IMA architecture. However, parts of the API involved in an IMA network has been standardized, such as:
- ARINC 653 for the software avionics partitioning constraints to the underlying Real-time operating system (RTOS), and the associated API
- AFDX for the data network bus.
ARINC 653 (Avionics Application Standard Software Interface) is a software specification for space and time partitioning in Safety-critical avionics Real-time operating systems. It allows to host multiple applications of different software levels on the same hardware in the context of a Integrated Modular Avionics architecture.
Como vc pode afirmar que a capacidade de processanento do Rafale é o dobro do F-22? Especulação? Realmente continuo curioso.

[]s

OBS.:

Gripen NG:

Design for Flexibility and Security
Gripen NG takes advantage of the latest
ARINC 653 integrated modular avionics
standard
that provides for the separation
of critical functions onboard the aircraft.
ARINC 653 sets out new design rules for
safety, security and the integration of both
common and user-specific capabilities.

Modular object-orientated software architecture
allows system changes to be
made, verified and certified in an efficient
manner. Each ARINC 653 partition can
isolate an individual customer’s specific
data. This makes it possible to host several
software criticality levels in the same
computer. Most significantly it allows
critical and non-flight critical application
software to be kept completely apart.
With many current avionics systems almost
every avionics change forces the user to
reverify the entire aircraft each time, to
ensure that flight safety functions have
not been affected. With Gripen NG, those
critical functions are never touched when
a user adds new operational capabilities to
the aircraft. This makes the upgrade and
modification schedule speedy, and much
less expensive.

The use of open standards across all aspects
of the avionics core computer system (i.e.
ARINC 653, MIL-STD-1553 and Ethernet),
provides easier and cheaper development of
functions to customers and partners, with
none of the expense and complication of
propriety solutions.
Santiago, se você estivesse preocupado em debater em não em defender determinados materiais, veria que você respondeu algo que nada tem haver. O F-16 atual, tem um padrão de arquitetura que imita o Rafale e o F-22, esses foram os caças que inauguram a moderna arquitetura de sistemas de computador nos caças.

Quer dizer, programa separado do hard, de tal forma que perde o sentido falar que um caça tem maior poder de processamento do que outro, dado que seu upgrade pode ser continuo, com a simples mudanças de suas placas lógicas, ainda que o mesmo programa seja usado.

[]´s




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#6623 Mensagem por Penguin » Ter Out 12, 2010 10:41 am

PRick escreveu:
Santiago escreveu: A ASAAC ( http://en.wikipedia.org/wiki/Allied_Sta ... re_Council ) definiu um conjunto de padrões de arquitetura no campo do IMA (Integrated Modular Avionics).

O IMA é usado como padrão desde a decada de 90 no campo militar e civil.

O F-22 e os caças de 4a geração empregam essa filosofia de arquitetura.

No Rafale o IMA-Integrated Modular Avionics se se chama MDPU, no F-22 CIP, no F-16 MMC, no 777 AIMS, no 787 Common Core System, na familia Falcon EASy-Enhanced Avionics System e assim por diante.

Com relação a norma da OTAN STANAG 4626:
Como vc pode afirmar que a capacidade de processanento do Rafale é o dobro do F-22? Especulação? Realmente continuo curioso.

[]s

OBS.:

Gripen NG:

Design for Flexibility and Security
Gripen NG takes advantage of the latest
ARINC 653 integrated modular avionics
standard
that provides for the separation
of critical functions onboard the aircraft.
ARINC 653 sets out new design rules for
safety, security and the integration of both
common and user-specific capabilities.

Modular object-orientated software architecture
allows system changes to be
made, verified and certified in an efficient
manner. Each ARINC 653 partition can
isolate an individual customer’s specific
data. This makes it possible to host several
software criticality levels in the same
computer. Most significantly it allows
critical and non-flight critical application
software to be kept completely apart.
With many current avionics systems almost
every avionics change forces the user to
reverify the entire aircraft each time, to
ensure that flight safety functions have
not been affected. With Gripen NG, those
critical functions are never touched when
a user adds new operational capabilities to
the aircraft. This makes the upgrade and
modification schedule speedy, and much
less expensive.

The use of open standards across all aspects
of the avionics core computer system (i.e.
ARINC 653, MIL-STD-1553 and Ethernet),
provides easier and cheaper development of
functions to customers and partners, with
none of the expense and complication of
propriety solutions.
Santiago, se você estivesse preocupado em debater em não em defender determinados materiais, veria que você respondeu algo que nada tem haver. O F-16 atual, tem um padrão de arquitetura que imita o Rafale e o F-22, esses foram os caças que inauguram a moderna arquitetura de sistemas de computador nos caças.

Quer dizer, programa separado do hard, de tal forma que perde o sentido falar que um caça tem maior poder de processamento do que outro, dado que seu upgrade pode ser continuo, com a simples mudanças de suas placas lógicas, ainda que o mesmo programa seja usado.

[]´s
Esse complexo de filho único criado pela avó dos Rafalista é interessante.
Se acham únicos e perseguidos pelo mundo.

Essa arquitetura de avionicos (IMA) foi desenvolvida na decada de 90. Hoje todos os caças de 4a geração a dotam. Inclusive projetos civis.

Caças mais antigos, como os F-16 e os Mirage 2000-9 também se beneficiam desse tipo de arquitetura, seja em novas versões ou em upgrades.

Que tal se afirmasse que:
Hoje, o F-16 Block 60 tem o dobro da capacidade de processamento do Rafale F-3.
O NG terá maior capacidade ainda.
Engraçado, não?

[]s




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#6624 Mensagem por PRick » Ter Out 12, 2010 11:40 am

Santiago escreveu:

Esse complexo de filho único criado pela avó dos Rafalista é interessante.
Se acham únicos e perseguidos pelo mundo.

Essa arquitetura de avionicos (IMA) foi desenvolvida na decada de 90. Hoje todos os caças de 4a geração a dotam. Inclusive projetos civis.

Caças mais antigos, como os F-16 e os Mirage 2000-9 também se beneficiam desse tipo de arquitetura, seja em novas versões ou em upgrades.

Que tal se afirmasse que:
Hoje, o F-16 Block 60 tem o dobro da capacidade de processamento do Rafale F-3.
O NG terá maior capacidade ainda.
Engraçado, não?

[]s
O que se colocou foi o histórico, e todas as fontes dizem o mesmo, F-22 e Rafale introduziram a moderna aquitetura de processamento. Os F-16, somente os últimos tem isso. O M-2000-9 não é antigo, suas entregas começaram no final de 1990, e só terminaram já neste século, usa a mesma arquitetura do Rafale, não é igual aos nossos M-2000C. O mesmo ocorre com os F-16.

Como falei para você, isso não tem mais sentido, no momento que cada nova versão se faz um upgrade, se comprarmos o Rafale, vamos receber a versão F-3+, roadmap. Dado o avanço espetacular da informática, cada novo caça apresenta um salto nessa área.

A pergunta que devemos fazer é, qual é a necessidade real de poder de processamento para um caça? Ele não é só um computador, o F-22 é considerado superior aos outros, não por conta de sua capacidade de processamento, mas por outras tecnologias agregadas.

[]´s




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#6625 Mensagem por soultrain » Ter Out 12, 2010 12:02 pm

A questão é que o F-22 tem um refresh de tecnologia muito mais lento, toda a gente sabe porquê.





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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#6626 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Out 12, 2010 12:31 pm

Segundo a Saab, Gripen NG vence o Su-35 em simulações na razão de 6:1
Vai ver o COPAC teve acesso a essas simulações.:twisted:
Meu Deus...

A realidade:

http://www.deviantart.com/download/124769985/SU_35BM_Flanker_by_nellenmellen.jpg

Voa, existe e poderíamos estar recebendo a partir do começo do ano que vem.

E agora, a fantasia, a imaginação, Alice no país das maravilhas, aquilo que "querem comprar" mas não existe, que não é usado nem no próprio país, uma aventura que o próprio país não quer se arriscar a participar, deixando para os espertos a primazia da otarice:














VIU?
NÃO EXISTE!




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#6627 Mensagem por Penguin » Ter Out 12, 2010 12:43 pm

Carlos Mathias escreveu:
Segundo a Saab, Gripen NG vence o Su-35 em simulações na razão de 6:1
Vai ver o COPAC teve acesso a essas simulações.:twisted:
Meu Deus...

A realidade:

http://www.deviantart.com/download/124769985/SU_35BM_Flanker_by_nellenmellen.jpg

Voa, existe e poderíamos estar recebendo a partir do começo do ano que vem.

E agora, a fantasia, a imaginação, Alice no país das maravilhas, aquilo que "querem comprar" mas não existe, que não é usado nem no próprio país, uma aventura que o próprio país não quer se arriscar a participar, deixando para os espertos a primazia da otarice:














VIU?
NÃO EXISTE!
Ahã...




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#6628 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Out 12, 2010 12:45 pm

Então Santiago, coloca uma foto de um gripen-NG aí, vai?




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#6629 Mensagem por Penguin » Ter Out 12, 2010 12:59 pm

soultrain escreveu:A questão é que o F-22 tem um refresh de tecnologia muito mais lento, toda a gente sabe porquê.
Desde a introdução do F-22 em 2005, tem havido uma evolução planejada e constante.
Em 5 anos:
Block 10, 20 (2007), 30 (2008-2011), 35 e mais no futuro já se planeja o Block 40.
Cada Block acrescenta capacidades, alterações de softwares e mudanças nos processadores do CIP.
O Software inicial era a versão 3.0 e tem evoluiu para a versão 3.1, a atual 3.2 e em 2015 a versão 3.3.

Isso não me parece refresh tecnológico lento. Mas cada um pensa de um jeito...




Editado pela última vez por Penguin em Ter Out 12, 2010 1:12 pm, em um total de 1 vez.
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#6630 Mensagem por soultrain » Ter Out 12, 2010 1:02 pm

Mais lento..., não é lento.





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


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