Novo Fuzil para o EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
henriquejr
Sênior
Sênior
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 433 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#6211 Mensagem por henriquejr » Seg Out 04, 2010 4:15 pm

Certo dia vi uns NVG do CFN, que coisa grande e arcaica!!! É uma caixa retangular relativamente grande e pesada, com binóculos! Alguém sabe informar que modelo é esse e se ainda são utilizados?

.
Left Hand of God
Intermediário
Intermediário

#6212 Mensagem por Left Hand of God » Seg Out 04, 2010 4:50 pm

henriquejr escreveu:Certo dia vi uns NVG do CFN, que coisa grande e arcaica!!! É uma caixa retangular relativamente grande e pesada, com binóculos! Alguém sabe informar que modelo é esse e se ainda são utilizados?
Você os viu montado num capacete?

gribel
Sênior
Sênior
Agradeceu: 78 vezes
Agradeceram: 10 vezes

#6213 Mensagem por gribel » Seg Out 04, 2010 11:20 pm

Agora está passando uma matéria do CIGS no sbt.

Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 239 vezes
Agradeceram: 546 vezes

#6214 Mensagem por Brasileiro » Seg Out 04, 2010 11:40 pm

henriquejr escreveu:Certo dia vi uns NVG do CFN, que coisa grande e arcaica!!! É uma caixa retangular relativamente grande e pesada, com binóculos! Alguém sabe informar que modelo é esse e se ainda são utilizados?
Esses dias fui numa palestra da Opto Eletrônica, e os OVN que vão ser fabricados já estão com um visual bem bacana. Não sei da parte funcional como está.

O que se pode perceber é que está havendo um entrosamento muito bom entre as 3 FA's em termos de visão noturna. Talvez na LAAD do ano que vem já tenhamos alguma coisa mais concreta neste sentido.

abraços]

----------------
amor fati
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#6215 Mensagem por Bolovo » Ter Out 05, 2010 1:05 am

Left Hand of God escreveu:
Guerra escreveu: O CIGS tem uma israelense muito parecida com essa. Só não me pergunte o nome.
A mira MARS?
Pode ser. Não sei se o CIGS têm.
Anderson Subtil escreveu:
Bolovo escreveu: Bom saber. Tenta descobrir qual é o tal laser israelense que o Guerra falou também.
Os NVG do EB, até onde eu sei, são o Lunos 1X monoculares e os OS1 MK3 binoculares, ambos da Delf Sensor Systems da Belgica.
Valeu. Mas agora falta o laser...

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Anderson Subtil
Intermediário
Intermediário
Agradeceram: 2 vezes

#6216 Mensagem por Anderson Subtil » Ter Out 05, 2010 9:15 am

Guerra escreveu:Quando eu passei pelo CIGS pela segunda vez. E não faz pouco tempo (aquele Tenente QAO DURAN que aparece na foto como mecanico de armamento era 2º Sgt), o CIGS já usava o MD2 como fuzil 5,56. Metade da munição que se levava na mochila era 5,56. Na semana do tiro se atira com vários tipos de arma, inclusive o 5,56. Mas eu não vi nenhum aluno nessas fotos. São todos instrutores e soldados do CIGS.

Eu posso estar errado, mas o armamento padrão ainda é o fuzil 7,62. O calibre 5,56 existe porque o curso do CIGS é um curso de patrulha. Patrulha vc escolhe, dentro das possibilidades, o armamento para cumprir a missão. Nada impede do aluno solicitar um fuzil 5,56 para cumprir algum tipo de missão.
Mas na reportagem da Globo sobre as Guerreiras de Selva todos os alunos aparecem armados de MD97.

henriquejr
Sênior
Sênior
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 433 vezes

#6217 Mensagem por henriquejr » Ter Out 05, 2010 12:44 pm

Left Hand of God escreveu:
Você os viu montado num capacete?
Não, vi sobre uma mesa junto com outros equipamentos mas pelo que vi é para ser usado preso ao capacete ou na cabeça!

.
Alitson
Sênior
Sênior
Agradeceu: 12 vezes
Agradeceram: 20 vezes

#6218 Mensagem por Alitson » Ter Out 05, 2010 1:49 pm

Anderson Subtil escreveu:
Guerra escreveu:Quando eu passei pelo CIGS pela segunda vez. E não faz pouco tempo (aquele Tenente QAO DURAN que aparece na foto como mecanico de armamento era 2º Sgt), o CIGS já usava o MD2 como fuzil 5,56. Metade da munição que se levava na mochila era 5,56. Na semana do tiro se atira com vários tipos de arma, inclusive o 5,56. Mas eu não vi nenhum aluno nessas fotos. São todos instrutores e soldados do CIGS.

Eu posso estar errado, mas o armamento padrão ainda é o fuzil 7,62. O calibre 5,56 existe porque o curso do CIGS é um curso de patrulha. Patrulha vc escolhe, dentro das possibilidades, o armamento para cumprir a missão. Nada impede do aluno solicitar um fuzil 5,56 para cumprir algum tipo de missão.
Mas na reportagem da Globo sobre as Guerreiras de Selva todos os alunos aparecem armados de MD97.
Só vi PARA-FAL!!!!

A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#6219 Mensagem por Bolovo » Ter Out 05, 2010 1:50 pm

Alitson escreveu:
Anderson Subtil escreveu: Mas na reportagem da Globo sobre as Guerreiras de Selva todos os alunos aparecem armados de MD97.
Só vi PARA-FAL!!!!
É pq é esteticamente idêntico, mas é um MD-97L.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Bravo
Avançado
Avançado
Agradeceu: 27 vezes
Agradeceram: 32 vezes

#6220 Mensagem por Bravo » Ter Out 05, 2010 4:27 pm

Brasileiro escreveu:Esses dias fui numa palestra da Opto Eletrônica, e os OVN que vão ser fabricados já estão com um visual bem bacana. Não sei da parte funcional como está.

O que se pode perceber é que está havendo um entrosamento muito bom entre as 3 FA's em termos de visão noturna. Talvez na LAAD do ano que vem já tenhamos alguma coisa mais concreta neste sentido.

noturn
abraços]
É verdade veja a noticia do CTEx sobre o programa conjunto de EVN (equipamento de visão noturna) das três forças:

Realizada no CTEx a 2ª Reunião de Trabalho do GT 15-EVN

Foi realizada no CTEx, nos dias 15 e 16 de Setembro, a 2ª Reunião do Grupo de Trabalho no 15 - Equipamentos de Visão Noturna (GT 15-EVN), criado pelo Ministério da Defesa, por meio da Portaria Normativa no 1065-MD, de 28 Jun 2010, a qual aprova a Diretriz para a coordenação de programas e projetos comuns às Forças Armadas.

O GT 15-EVN está sob a coordenação do Comando do Exército, e conta com militares e servidores civis integrantes das três Forças, representando os seus respectivos órgãos de direção e assessoramento, P&D, avaliação, logística e operacional, bem como um representante do Ministério da Defesa.

A programação geral da reunião contou com a exposição e discussão dos diversos temas afetos ao GT 15-EVN, com o objetivo de estruturar a Memória que será elaborada e enviada ao Ministério da Defesa, como resultado dos trabalhos propostos na referida Portaria Normativa.

http://www.ctex.eb.br/2010/eventos/curs ... 15_EVN.htm

"Toda vez que falta luz, o invisível nos salta aos olhos."
Humberto Gessinger
prp
Sênior
Sênior
Agradeceu: 127 vezes
Agradeceram: 423 vezes

#6221 Mensagem por prp » Ter Out 05, 2010 5:48 pm

Neste informativo do CTEX dá para ver vários projetos em andamento, com o OVN, Luneta termica, ALAC, Chivunk e VANT.

O OVN parece que ficou grande, apesar de ser monocular, a luneta está uma coisa horrível parece que é o primeiro protótipo, pois é completamente diferente da postada na foto anterior com o cara "parrudo".

http://www.ctex.eb.br/jornal_ctex/jornal_016_ctex.pdf

Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 239 vezes
Agradeceram: 546 vezes

#6222 Mensagem por Brasileiro » Ter Out 05, 2010 10:53 pm

prp escreveu:Neste informativo do CTEX dá para ver vários projetos em andamento, com o OVN, Luneta termica, ALAC, Chivunk e VANT.

O OVN parece que ficou grande, apesar de ser monocular, a luneta está uma coisa horrível parece que é o primeiro protótipo, pois é completamente diferente da postada na foto anterior com o cara "parrudo".

http://www.ctex.eb.br/jornal_ctex/jornal_016_ctex.pdf
Fique tranquilo prp, isso são apenas protótipos grotescos para fins científicos, de testes, etc.

Eu vi, com meus próprios olhos, um modelo computacional, 3D, do que a Opto está trabalhando. Um design muito agradável aos olhos. Não vai ser 'trambolhão'.

No mais, realmente fico muito feliz pelo CTEx ter voltado a liberar seus informativos.

abraços]

----------------
amor fati
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Agradeceu: 319 vezes
Agradeceram: 558 vezes

#6223 Mensagem por Pablo Maica » Qua Out 06, 2010 1:00 pm

Eu tbm acho que a luneta de visão noturna deve ser um dos primeiros prototipos, antes das modificações de design, mas se for esse o layout final tbm não tem problema desde que funcione a contento.

Um abraço e t+ :D

Left Hand of God
Intermediário
Intermediário

#6224 Mensagem por Left Hand of God » Qua Out 06, 2010 1:15 pm

É, aquela luneta do tamanho de uma kombi é protótipo mesmo.

moura
Sênior
Sênior
Agradeceram: 23 vezes

#6225 Mensagem por moura » Qua Out 06, 2010 8:54 pm

SENHORES,
PARECE QUE AMANHÃ A IMBEL VAI FAZER UMA EXPOSIÇÃO DO NOVO FUZIL NA FIESP AQUI EM SP!!!

Responder