MMRCA - FX Indiano

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Carlos Mathias

Re: MMRCA - FX Indiano

#676 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Out 02, 2010 3:53 pm

Fala, fala!
Ou então pede prá sair!
Fala que o GE é só tampão, fala! :x

:roll: :lol: :lol: :lol: :lol:




AlbertoRJ
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Re: MMRCA - FX Indiano

#677 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Out 02, 2010 3:56 pm

Já existe o desenvolvimento da M88 com 20.250 lb de empuxo para o Rafale, inclusive com demonstrador. Não é um desafio tãooo grande assim.

[]'s




Alberto -
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Re: MMRCA - FX Indiano

#678 Mensagem por Penguin » Sáb Out 02, 2010 3:59 pm

Carlos Mathias escreveu:Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah, esse pequeno detalhe o USAntiago NUNCA COLOCOU AQUI.
Fica dizendo que o cara não falou o que falou, pois ele consegue edentrar a mente das pessoas, um tipo de psiquiatra com poders paranormais, a serviço da informação e inteligência coletivas e blá, blá, blá.
Ele leu a mente do francoorp e viu que o cara não disse o que disse, e o que ele disse não é o que ele pensa, enfim...

Mas ele nunca nos informou que o motor GE será nada mais nada menos que um TAMPÃO, REMENDO, TAPABURACO.

E que o motor do avião lá vai sem um motor baseado no motor M-88 francês, que será feito com apoio e tecnologia francesas, apoio e tecnologias essas que outros fornecedores não quiseram repassar.

É isso mesmo, ou entendi errado?

Óh grande gurú USAntiago, leia a mente do Lula e descobre finalmente que avião vencerá o FXXXXXXXXXXXXXXX !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! [012] [012] [012] [082]
Vc conhece o Google? Pois faça bom proveito. Quer tudo mastigado na boca...sai pra lá Jaburu! [033]

Vão produzir na India 100 inicialmente e mais 100 no segundo lote, SE a Kaveri-ECO não estiver disponível, como o esperado, a tempo.

[]s




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Re: MMRCA - FX Indiano

#679 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Out 02, 2010 4:07 pm

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Pediu para sair!
CAVEIRA!!!!!!!!! 8-]




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Re: MMRCA - FX Indiano

#680 Mensagem por Penguin » Sáb Out 02, 2010 4:09 pm

AlbertoRJ escreveu:Já existe o desenvolvimento da M88 com 20.250 lb de empuxo para o Rafale, inclusive com demonstrador. Não é um desafio tãooo grande assim.

[]'s
Alberto, entendo que essa versão é possível, mas ainda falta denvolvimento.
No próprio site da Snecma, no pdf sobre a M88, além da tabela, há uma explicação:
Subsequent improvements could increase the
M88's thrust to the 20,000 lb class.
Tenho lido que o objetivo do programa ECO atual é aumentar a confiabilidade e dimunuir o consumo.

[]s




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Re: MMRCA - FX Indiano

#681 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Out 02, 2010 4:11 pm

Porque Santiago?
O M-88 não é confiável e bebe muito?




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Re: MMRCA - FX Indiano

#682 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Out 02, 2010 4:17 pm

Santiago, o fato de M88 desenvolver 17.000 lbf de empuxo foi em razão do compromisso e requisitos para o Rafale da França. Evidentemente para todo desenvolvimento existe um custo, mas creio que não falta competência técnica para a Snecma ajudar a desenvolver o Kaveri da classe de 20.000 lbf com o núcleo da M88 e nem uma M88 com maior empuxo para o Rafale, caso alguém encomende.
Não sei se a nova kaveri ficará pronta dentro do cronograma da IAF/DRDO mas acredito que, agora, existe uma boa chance disso acontecer.

Só para lembrar, a M53-P2, de geração anterior, desenvolve 21.400 lbf, porém tem quase o dobro do peso da M88 e consome mais que duas desta.

[]'s




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Re: MMRCA - FX Indiano

#683 Mensagem por Penguin » Sáb Out 02, 2010 4:30 pm

Carlos Mathias escreveu:Porque Santiago?
O M-88 não é confiável e bebe muito?
Putz CM! A M88 é uma ótima turbina.
A questão do Tejas é que devido ao peso do caça indiano é necessário uma turbina com mais de 20.000lbf.
A atual F404-IN20 gera mais potência do que a M88-2 e os indianos não estão satisfeitos com a potência da F404.
Turbinas maiores como a F100/F110 ou AL-31 não cabem no pequeno caça indiano.
Como a M88-2 não gera a potência requerida para impulsionar o Tejas Mk2, ela não foi considerada.
No mercado atualmente apenas a F414 e a EJ200 estão nesta categoria de empuxo.

A Joint Venture com a Snecma é uma cartada para que o Kaveri seja finalizada a tempo de ser utilizada no Tejas.
Se isso não acorrer, o programa Tejas não se inviabiliza. Usa-se F414 fabricadas na India. E a A Kavari continua o seu desenvolvimento. Afinal a Índia vai desenvolver novos caças (MCA).
No final a Índia terá implementado 2 programas de turbinas avançadas, com ToT.

[]s




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Re: MMRCA - FX Indiano

#684 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Out 02, 2010 4:31 pm

Ah tá, tá certo.




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Re: MMRCA - FX Indiano

#685 Mensagem por Penguin » Sáb Out 02, 2010 4:40 pm

AlbertoRJ escreveu:Santiago, o fato de M88 desenvolver 17.000 lbf de empuxo foi em razão do compromisso e requisitos para o Rafale da França. Evidentemente para todo desenvolvimento existe um custo, mas creio que não falta competência técnica para a Snecma ajudar a desenvolver o Kaveri da classe de 20.000 lbf com o núcleo da M88 e nem uma M88 com maior empuxo para o Rafale, caso alguém encomende.
Não sei se a nova kaveri ficará pronta dentro do cronograma da IAF/DRDO mas acredito que, agora, existe uma boa chance disso acontecer.

Só para lembrar, a M53-P2, de geração anterior, desenvolve 21.400 lbf, porém tem quase o dobro do peso da M88 e consome mais que duas desta.

[]'s
Concordo Alberto. Veja, isso não é um defeito da M88.
Ela é a mais leve e a menor qd comparada com a F414 e EJ200. Mas a potência especifica das 3 turbinas é praticamente a mesma.

A questão é que para essa Kaveri gerar a potência necessária, ela teria que ter o núcleo de uma turbina que não existe ainda. A que existe, a atual M88, continua gerando 17.000lbf de empuxo máximo.

É claro que a Snecma pode desenvolver. É só uma questão de recursos (financeiros e tempo).

[]S




Editado pela última vez por Penguin em Sáb Out 02, 2010 4:46 pm, em um total de 2 vezes.
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Re: MMRCA - FX Indiano

#686 Mensagem por Penguin » Sáb Out 02, 2010 4:41 pm

Carlos Mathias escreveu:Ah tá, tá certo.
Que tá certo amarelo... :|




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Re: MMRCA - FX Indiano

#687 Mensagem por Penguin » Sáb Out 02, 2010 4:45 pm

Artigo muito interessante sobre o Tejas, explicando os sistemas e as tecnologias que a India precisou desenvolver:

http://www.bharat-rakshak.com/IAF/downl ... diance.pdf




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: MMRCA - FX Indiano

#688 Mensagem por PRick » Sáb Out 02, 2010 7:42 pm

Carlos Mathias escreveu:Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah, esse pequeno detalhe o USAntiago NUNCA COLOCOU AQUI.
Fica dizendo que o cara não falou o que falou, pois ele consegue edentrar a mente das pessoas, um tipo de psiquiatra com poders paranormais, a serviço da informação e inteligência coletivas e blá, blá, blá.
Ele leu a mente do francoorp e viu que o cara não disse o que disse, e o que ele disse não é o que ele pensa, enfim...

Mas ele nunca nos informou que o motor GE será nada mais nada menos que um TAMPÃO, REMENDO, TAPABURACO.

E que o motor do avião lá vai sem um motor baseado no motor M-88 francês, que será feito com apoio e tecnologia francesas, apoio e tecnologias essas que outros fornecedores não quiseram repassar.

É isso mesmo, ou entendi errado?

Óh grande gurú USAntiago, leia a mente do Lula e descobre finalmente que avião vencerá o FXXXXXXXXXXXXXXX !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! [012] [012] [012] [082]

Isso é mais um serviço da máfia anglo-saxã da mídia :twisted: :twisted: , o negócio é esse, se esconde a parte principal da notícia, quer dizer, se for pelas turbinas o Rafale vai levar vantagem, porém esse programa é mais confuso que o nosso FX-2. 8-] 8-]

[]´s




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Re: MMRCA - FX Indiano

#689 Mensagem por soultrain » Sáb Out 02, 2010 9:51 pm

Santiago escreveu: No final a Índia terá implementado 2 programas de turbinas avançadas, com ToT.

[]s
Uma turbina off the shelf com pequenos ToT acessórios e uma turbina indígena com possibilidade de full ToT...O principal problema indiano é a capacidade de absorção, falta de recursos humanos especializados e falta de instalações de teste (as kaveri tem sido mandadas para a Rússia para fazer testes).





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
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Re: MMRCA - FX Indiano

#690 Mensagem por Penguin » Sáb Out 02, 2010 10:01 pm

soultrain escreveu:
Santiago escreveu: No final a Índia terá implementado 2 programas de turbinas avançadas, com ToT.

[]s
Uma turbina off the shelf com pequenos ToT acessórios e uma turbina indígena com possibilidade de full ToT...O principal problema indiano é a capacidade de absorção, falta de recursos humanos especializados e falta de instalações de teste (as kaveri tem sido mandadas para a Rússia para fazer testes).
Desenvolver um turbofan militar de ponta não é coisa ordinária.
Há mais países que desenvolvem submarinos do que turbinas militares avançadas.


Quanto ao ToT full, as coisas não parecem tão simples.
A GTRE criará uma joint-venture com a Snecma na qual o GTRE entra com as "partes frias" da Kaveri e a Snecma com o core do M88 (compressor e turbina de alta pressão e câmara de combustão). A idéia é fornecer a Kaveri ECO para novos lotes do Tejas. Bom negócio para ambos. Mas a IAF não vê com bons olhos essa empreitada, pois esse acordo significará para a Índia mais uma fabricação sob-licença, uma vez que a Dassault não transferirá o know how do core do motor. Será um acordo semelhante à joint venture entre a GE a Snecma na CFM [GE entra com o core (fabricado nos EUA) e a Snecma com as partes frias (fabricadas no França)].

Citação:
The Kaveri-Snecma joint venture has been criticised by the IAF on grounds that Snecma, which is a derivative of the M-88 engine developed for the Rafale aircraft, has a similar core like that of the Kaveri engine and the joint venture involves GTRE building the peripheral of the core, which would not solve the purpose of having the joint venture, but would basically be the license production of Snecma, for which around 300 orders are being envisaged by Snecma before it enters into this license production.

A senior IAF officer told People's Post, "Jet engine making is a complex technology, which as of today is mastered only by four countries in the world, USA, UK, Russia and France. GTRE has spent 40 years trying to make jet engines and about 1500 crores on the Kaveri programme. While the LCA is yet to meet the IAF's air staff requirements (ASR) in acceleration, sustained turn rate and other parameters, its performance is no better than the MiG-21 'Bison', the thrust of the GE 404 engine being used in it now is not enough as the aircraft is heavy." By the inclusion of Snecma, the purpose of indigenisation is defeated by the GTRE and even if Snecma is involved, it will not disclose its core technology, which amounts to nothing but license production, he added.
http://chhindits.blogspot.com/2009/12/k ... ry-in.html




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