MMRCA - FX Indiano

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: MMRCA - FX Indiano

#631 Mensagem por Skyway » Sex Out 01, 2010 7:32 pm

Tipo, não quero me meter e muito menos debater se essa ou aquela turbina faz isso, faz aquilo, se da salto mortal ou chupa cana e assobia ao mesmo tempo...Mas pelo que li do post do Francoop, não é injeção direta de oxigênio por um tubo ou qualquer outro equipamento que ele está falando, mas operação da turbina em períodos do dia onde o índice de oxigênio no ar seja mais alto.

Não é isso?

Um abraço.




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: MMRCA - FX Indiano

#632 Mensagem por Penguin » Sex Out 01, 2010 7:38 pm

Pepê Rezende escreveu:
Santiago escreveu: Como foi "injetado" oxigênio extra em duas turbinas durante a decolagem? Fiquei curioso...

Os indianos devem ser masoquistas. Estão com problemas para finalizar a Kaveri e selecionam logo uma turbina "problemática".

[]s
Podem utilizar a F414G, que não apresentou problemas (as duas NÃO SÃO IGUAIS, ao contrário do que os gripeiros afirmam, há apenas 80% de peças comuns). Várias soluções de modificação também foram propostas na F414 original. Quanto ao sistema, basta adaptar uma bomba interna, como tem no F-7M para garantir que os gazes dos disparos de canhão, apesar de estarem bem atrás da entrada pitot, não interfiram no ar ingerido pelo motor. É um preço pequeno para reforçar a posição da Índia diante do Paquistão, o maior inimigo do país e, até hoje, aliado prefrencial de Washington.

A verdade é que o F/A-18E/F teve problemas em Leh, junto com o MiG35.

Pepê
Pepê,

A F404 opera em Leh sem problemas. A F414G também. Por que a F414-400 falha?

A F414G é baseada na F414-400. É uma adaptação da mesma para uma configuração monomotor.
Possui a mesma taxa de compressão, a mesma quantidade de estágios do compressor e turbina, a mesma câmara de combustão, gera a mesmissima potência máxima da F414-400: 22.000lbf. Basicamente as diferenças se concentram no novo alternador (por razões óbvias), FADEC modificado, dentre outros acessórios. O fluxo de ar necessário para que a F414G ou a F414-400 funcione é o mesmo.

Vc disse:
O F/A-18E/F precisou de oxigênio extra para decolar de Leh, ao contrário da "jaca" e do Typhoon.
Depois que o starter é acionado e a turbina atinge um fluxo de ar mínimo necessário para que ocorra a ignição, combustível passa a ser injetado na câmara de combustão, o starter é desligado e a turbina passa a funcionar normalmente por si. 10.700ft não é obstáculo para turbinas que funcionam a mais de 50.000ft.

Vc quis dizer que a turbina vai mal a 10.700ft devido ao ar rarefeito? Isso afetaria tb a F414G e a F414GI.
E o mais intrigante, como as turbinas obtiveram mais oxigênio para a decolagem?!

Se o starter (e seus acessórios), devido ao frio intenso, tivesse apresentado problema que afetasse o processo de ligar a turbina, esse motivo poderia ter afetado apenas o SH. Porém isso nada tem a ver com a turbina em si e sim com o sistema do starter. O starter do F414G e a F414-400 do SH devem ser diferentes (por razões óbvias).

Os testes do Tejas com F404 em Leh consistiam em deixar o caça a noite toda no frio e colocá-lo para funcionar no dia seguinte. Me parece que os do MMRCA seguiram o mesmo caminho. Testa-se a resistência dos sistema a baixas temperaturas e a capacidade de decolar em altas altitudes.

O que o F-7M tem a ver com isso?

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Francoorp
Sênior
Sênior
Mensagens: 3429
Registrado em: Seg Ago 24, 2009 9:06 am
Localização: Goiania-GO-Brasil, Voltei!!
Contato:

Re: MMRCA - FX Indiano

#633 Mensagem por Francoorp » Sex Out 01, 2010 7:54 pm

Skyway escreveu:Tipo, não quero me meter e muito menos debater se essa ou aquela turbina faz isso, faz aquilo, se da salto mortal ou chupa cana e assobia ao mesmo tempo...Mas pelo que li do post do Francoop, não é injeção direta de oxigênio por um tubo ou qualquer outro equipamento que ele está falando, mas operação da turbina em períodos do dia onde o índice de oxigênio no ar seja mais alto.

Não é isso?

Um abraço.

Sim, mas deixa pra là... eu fiz sim uma sugestão tola sobre tubos e coisas assim, e ele entendeu tudo o que eu disse, mas quis falar somente sobre os tubos e não quis falar sobre altitudes, gelo nas turbinas e etc, virou a fritada como melhor girava, mas foi eu que dei mole... e deixamos o cara viver o momento de gloria dele em paz!!
Francoorp escreveu:Existem horas durante o dia e a noite em que em altas altitudes o oxigênio aumenta no ar em relação ao "normal", e na cordilheira do Himalaia estas variações aumentam muito, até mesmo de 50-60% dependendo da hora, das estações do ano e ventos do norte, ventos estes que são frios em temperatura ambiente, e assim comportando um maior numero de moléculas de água, pois vem da regiões polares da Sibéria e ártico, carregadas de agua em estado solido(gelo)... existem vantagens em ser viciado e documentários, se aprende muito em varias áreas...

Para o F-18 ter oxigênio extra, basta esperar estas variações para se ter um pouco de oxigênio a mais nas câmaras de combustão das turbinas, certamente prevendo-se estas antes, mas em guerra ativa nem sempre seria possível esperar estes detalhes...
Mas isso não importa, ele queria me malhar nessa aqui que eu nem disse que tinha sido assim, mas fiz somente uma sugestão, na parte grifada:
Francoorp escreveu:Demonstra o quão pouco se entende de altitudes, e do efeito destas nas turbinas, este seu colega de outro fórum, fazer uma turbina pegar requer grande quantidade de oxigênio, mas depois que esta funcionando a quantidade de oxigênio necessário para o funcionamento diminui devido ao próprio sistema de funcionamento da turbina, que comprime o ar e gira por força de inércia as palas, mas mesmo assim serve o calor da combustão para dar mais força a esta rotação e à expulsão de ar quente...

Quanto a ser a temperatura o problema de dar o start nos motores de aviação, creio que o seu amigo esteja confundindo com o motor do próprio carro, pois se fosse assim as turbinas no Alaska e Sibéria não se acenderiam nunca, o seria necessário muito calor externo para faze-as funcionar, coisa que não resulta verdadeira pelas bandas da Rússia, Canadá e Yankees no Alaska... mesmo que as vezes esquentem os motores, mas é mais para descongelar as particular de agua que se resfriaram nas palas ou rotores internos, uma questão de segurança e não para faze-los funcionar, para isso serve Oxigênio, pois sem esse não ocorre combustão na nossa atmosfera, fora do planeta existem outras formas de combustão com outros elementos, mas aqui dentro ele serve!!

Mas pode-se fazer também através de tubos esta Injeção de oxigênio puro nas turbinas, tubos grandes como os de se fazer a neve artificial... mas é muito caro, arriscado e complicado de se utilizar, melhor usar a natureza mesmo como disse no ali encima post acima.
Todo o resto se deve relevar, pois é tudo uma mentira sendo que eu não consigo provar com link que eles poderiam sim ter usado um tubo para a injeção de oxigênio no F-18, coisa que eu não disse que foi feita, apenas sugeri no final de tudo, e como eu jà disse na outra postagem:

" Creio que essa coisa de ficar procurando as mínimas palavras no que os outros dizem para se querer provar ou ter razão em tudo uma coisa estranha, pois no fim se ignora o que o outro disse de verdade para acabar colocando tudo em uma única mentira, caso a contra parte erre em uma única palavra... isso é muita manipulação, e manipulação nunca é a verdade dos fatos, mas somente a veridificação das mentiras. Acho contra produtivo em um debate... é muito político esse método, muito mesmo, onde o único meio para se ter razão passa do dizer a verdade a se construir a verdade."

Ele tem razão, eu não tenho a mínima idéia de como seria possível fazer isso artificialmente, mas que o amiguinho dele esta errado sobre o que disse antes sobre a altitude não ter importância no Start está!!


Valeu!!




Editado pela última vez por Francoorp em Sex Out 01, 2010 8:10 pm, em um total de 2 vezes.
As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: MMRCA - FX Indiano

#634 Mensagem por Penguin » Sex Out 01, 2010 8:03 pm

vplemes escreveu:
Isto não passam de "idéias", mostre um caça em operação que utilize este método (foto ou video de preferência). Afinal, se for uma atividade já em uso deve haver vários videos e fotos de aeronaves operacionais realizando-a.
Esses sistemas fazem parte das aeronaves.

O 1o sistema seria útil para ligar turbinas que operam comumente em grandes altitudes. Não colocariam um sistema assim em um caça naval. Seria um peso morto.

O 2o caso descreve o uso de supercharger, utilizado em motores aeronauticos alternativos (pistão por exemplo). Um exemplo conhecido do uso de supercharger foram os veneráveis P-47D que a FAB usou:

Imagem

Imagem




Editado pela última vez por Penguin em Sex Out 01, 2010 8:14 pm, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: MMRCA - FX Indiano

#635 Mensagem por Penguin » Sex Out 01, 2010 8:13 pm

Francoorp escreveu:
Skyway escreveu:Tipo, não quero me meter e muito menos debater se essa ou aquela turbina faz isso, faz aquilo, se da salto mortal ou chupa cana e assobia ao mesmo tempo...Mas pelo que li do post do Francoop, não é injeção direta de oxigênio por um tubo ou qualquer outro equipamento que ele está falando, mas operação da turbina em períodos do dia onde o índice de oxigênio no ar seja mais alto.

Não é isso?

Um abraço.

Sim, mas deixa pra là, ele entendeu tudo e não quis falar sobre isso!
Cara, isso é pura especulação do Francoorp.

Vc está insinuando que deram uma colher de chá para o SH decolar.
Escolheram o horário mais quente do dia. Trapacearam para aprovar o SH.
Francamente. Não vou alimentar debates em torno de teorias conspiratórias sem pé e nem cabeça e sem nenhum indicio de veracidade em nehum lugar no mundo.

Esses indianos devem ser mesmo burros. Compram armas de diversas procedência sem pedir licença a ninguém
Estão cercados de inimigos e escolhem uma turbina para equipar o caça que tende a ser o mais numeroso do seu arsenal e que não vai funcionar bem em um zona que eles terão que operar. O Tejas MKI foi aprovado para operar em Leh. Por que o Tejas MK II não operaria? Só rindo mesmo.

Os indianos estão recebendo mais um SSN Akula II da russia (leasing) dentre muitas outras coisas.
Israel é um dos principais fornecedores de armas da Índia. Compram muito da UE tb, França e Reino Unido incluído.
Estão comprando N coisas dos EUA.
USD 800mi em turbinas não representa muito. Mas se mal escolhida pode trazer muitos projuízos operacionais para a numerosa futura frota de Tejas.




Editado pela última vez por Penguin em Sex Out 01, 2010 8:22 pm, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Francoorp
Sênior
Sênior
Mensagens: 3429
Registrado em: Seg Ago 24, 2009 9:06 am
Localização: Goiania-GO-Brasil, Voltei!!
Contato:

Re: MMRCA - FX Indiano

#636 Mensagem por Francoorp » Sex Out 01, 2010 8:17 pm

Santiago escreveu:
Francoorp escreveu:
Sim, mas deixa pra là, ele entendeu tudo e não quis falar sobre isso!
Cara, isso é pura especulação do Francoorp.

Vc está insinuando que deram uma colher de chá para o SH decolar.
Escolheram o horário mais quente do dia. Trapacearam para aprovar o SH.
Francamente. Não vou alimentar debates em torno de teorias conspiratórias sem pé e nem cabeça e sem nenhum indicio de veracidade em nehum lugar no mundo.

Esses indianos devem ser mesmo burros. Compram armas de diversas procedência sem pedir licença a ninguém
Estão cercados de inimigos e escolhem uma turbina para equipar o caça que tende a ser o mais numeroso do seu arsenal e que não vai funcionar bem em um zona que eles terão que operar. O Tejas MKI foi aprovado para operar em Leh. Por que o Tejas MK II não operaria? Só rindo mesmo.
Não, Não falei que fizeram isso, falei que seria possível, mas não que fizeram!!!!

Sempre o mesmo né, vendo problemas onde não existem!!

Eu nem sabia eu tinha faltado Oxigênio para o F-18, somente falei o que sabia sobre oxigênio em altitudes, e como ele poderia influenciar, não falei que fraudaram nada para ajudar o F-18... o senhor é qeu está vendo conspiração...somente isso!!!




As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: MMRCA - FX Indiano

#637 Mensagem por Skyway » Sex Out 01, 2010 8:30 pm

Isso é muito comum no DB e acho que em qualquer fórum. Alguem entra numa discussão pra contribuir com o que sabe e sem a menor intenção de apontar ou comparar isso ou aquilo...mas só por ter indicado uma leve possibilidade de um tal assunto controverso ser verdade, ja apanha como se tivesse afirmado, atestado e registrado em cartório uma postura total e completa contra esse ou aquele equipamento.

Um exemplo: Falar que a pintura de um Flanker está gasta, mesmo sabendo que isso é super comum, para muitos é o mesmo que falar que a aeronave é uma merda. Fazer o que? É a vida...O assunto depois passa mas a pessoa fica marcada pra sempre como anti-russia, anti-F18, anti-tudo...sem nunca ter sequer falado nada contra. :lol:

Acontece.

Um abraço!




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: MMRCA - FX Indiano

#638 Mensagem por Penguin » Sex Out 01, 2010 8:40 pm

Francoorp escreveu:[ quote="Santiago"]
Francoorp escreveu:
Sim, mas deixa pra là, ele entendeu tudo e não quis falar sobre isso!
Cara, isso é pura especulação do Francoorp.

Vc está insinuando que deram uma colher de chá para o SH decolar.
Escolheram o horário mais quente do dia. Trapacearam para aprovar o SH.
Francamente. Não vou alimentar debates em torno de teorias conspiratórias sem pé e nem cabeça e sem nenhum indicio de veracidade em nehum lugar no mundo.

Esses indianos devem ser mesmo burros. Compram armas de diversas procedência sem pedir licença a ninguém
Estão cercados de inimigos e escolhem uma turbina para equipar o caça que tende a ser o mais numeroso do seu arsenal e que não vai funcionar bem em um zona que eles terão que operar. O Tejas MKI foi aprovado para operar em Leh. Por que o Tejas MK II não operaria? Só rindo mesmo.
Não, Não falei que fizeram isso, falei que seria possível, mas não que fizeram!!!!

Sempre o mesmo né, vendo problemas onde não existem!!

Eu nem sabia eu tinha faltado Oxigênio para o F-18, somente falei o que sabia sobre oxigênio em altitudes, e como ele poderia influenciar, não falei que fraudaram nada para ajudar o F-18... o senhor é qeu está vendo conspiração...somente isso!!![/quote]

-----------------------------------------------------------
Existem horas durante o dia e a noite em que em altas altitudes o oxigênio aumenta no ar em relação ao "normal", e na cordilheira do Himalaia estas variações aumentam muito, até mesmo de 50-60% dependendo da hora, das estações do ano e ventos do norte, ventos estes que são frios em temperatura ambiente, e assim comportando um maior numero de moléculas de água, pois vem da regiões polares da Sibéria e ártico, carregadas de agua em estado solido(gelo)... existem vantagens em ser viciado e documentários, se aprende muito em varias áreas...

Para o F-18 ter oxigênio extra, basta esperar estas variações para se ter um pouco de oxigênio a mais nas câmaras de combustão das turbinas

O que vc quis dizer com a frase grifada?




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Francoorp
Sênior
Sênior
Mensagens: 3429
Registrado em: Seg Ago 24, 2009 9:06 am
Localização: Goiania-GO-Brasil, Voltei!!
Contato:

Re: MMRCA - FX Indiano

#639 Mensagem por Francoorp » Sex Out 01, 2010 8:46 pm

Santiago escreveu:
Francoorp escreveu: Não, Não falei que fizeram isso, falei que seria possível, mas não que fizeram!!!!

Sempre o mesmo né, vendo problemas onde não existem!!

Eu nem sabia eu tinha faltado Oxigênio para o F-18, somente falei o que sabia sobre oxigênio em altitudes, e como ele poderia influenciar, não falei que fraudaram nada para ajudar o F-18... o senhor é qeu está vendo conspiração...somente isso!!!
-----------------------------------------------------------
Existem horas durante o dia e a noite em que em altas altitudes o oxigênio aumenta no ar em relação ao "normal", e na cordilheira do Himalaia estas variações aumentam muito, até mesmo de 50-60% dependendo da hora, das estações do ano e ventos do norte, ventos estes que são frios em temperatura ambiente, e assim comportando um maior numero de moléculas de água, pois vem da regiões polares da Sibéria e ártico, carregadas de agua em estado solido(gelo)... existem vantagens em ser viciado e documentários, se aprende muito em varias áreas...

Para o F-18 ter oxigênio extra, basta esperar estas variações para se ter um pouco de oxigênio a mais nas câmaras de combustão das turbinas

O que vc quis dizer com a frase grifada?

Disse o que está escrito, que para o F-18 ter oxigênio o bastante bastaria esperar as variações justas para que isso ocorresse e o F-18 tivesse o Oxigênio a mais para funcionar naquelas condições... e dai, num tem nada de conspiração não, citei o F-18 pois era dele que estávamos falando, mas serve para qualquer avião se assim quiserem.




As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: MMRCA - FX Indiano

#640 Mensagem por Penguin » Sex Out 01, 2010 9:03 pm

Francoorp escreveu:
Santiago escreveu: -----------------------------------------------------------

O que vc quis dizer com a frase grifada?
Disse o que está escrito, que para o F-18 ter oxigênio o bastante bastaria esperar as variações justas para que isso ocorresse e o F-18 tivesse o Oxigênio a mais para funcionar naquelas condições... e dai, num tem nada de conspiração não, citei o F-18 pois era dele que estávamos falando, mas serve para qualquer avião se assim quiserem.
--------------------------------------------------------------------

Seu post surgiu no contexto da afirmação de Pepê:
O F/A-18E/F precisou de oxigênio extra para decolar de Leh, ao contrário da "jaca" e do Typhoon.
Para que sua explicação tenha validade, seria necessário que durante os testes do SH as decolagens ocorressem nos momentos com as condições atmosféricas mais adequadas/ótimas. Não me parece plausivel que a IAF topasse essa "metodologia". Em situações de conflito, isso seria catastrófico. E situações de conflitos não são condições pouco prováveis naquela região.




Editado pela última vez por Penguin em Sex Out 01, 2010 9:06 pm, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: MMRCA - FX Indiano

#641 Mensagem por Skyway » Sex Out 01, 2010 9:04 pm

Santiago escreveu:
Existem horas durante o dia e a noite em que em altas altitudes o oxigênio aumenta no ar em relação ao "normal", e na cordilheira do Himalaia estas variações aumentam muito, até mesmo de 50-60% dependendo da hora, das estações do ano e ventos do norte, ventos estes que são frios em temperatura ambiente, e assim comportando um maior numero de moléculas de água, pois vem da regiões polares da Sibéria e ártico, carregadas de agua em estado solido(gelo)... existem vantagens em ser viciado e documentários, se aprende muito em varias áreas...

Para o F-18 ter oxigênio extra, basta esperar estas variações para se ter um pouco de oxigênio a mais nas câmaras de combustão das turbinas

O que vc quis dizer com a frase grifada?
Na boa Santiago...acho que você está caçando o que não existe. Minha interpretação de todos os posts do Francoop acaba sempre coincidindo com a explicação dele depois. Logo que bati o olho nesse teu post, antes de ler a resposta dele eu já estava "clicando" no botão de resposta para te sugerir que troque o F18 por qualquer outra aeronave, e lês-se tudo no contexto novamente.

Pra mim é óbvio que ele citou o F18 pois era dele que falavam antes mesmo do Francoop entrar na discussão. Se falassem de um Aero-Boero, acho que o post dele seria o mesmo.

Um abraço.




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: MMRCA - FX Indiano

#642 Mensagem por Penguin » Sex Out 01, 2010 9:08 pm

Skyway escreveu:
Santiago escreveu:
O que vc quis dizer com a frase grifada?
Na boa Santiago...acho que você está caçando o que não existe. Minha interpretação de todos os posts do Francoop acaba sempre coincidindo com a explicação dele depois. Logo que bati o olho nesse teu post, antes de ler a resposta dele eu já estava "clicando" no botão de resposta para te sugerir que troque o F18 por qualquer outra aeronave, e lês-se tudo no contexto novamente.

Pra mim é óbvio que ele citou o F18 pois era dele que falavam antes mesmo do Francoop entrar na discussão. Se falassem de um Aero-Boero, acho que o post dele seria o mesmo.

Um abraço.
O meu post acima responde a sua sugestão. Isso vale para qualquer caça que a Índia venha a operar.

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: MMRCA - FX Indiano

#643 Mensagem por Skyway » Sex Out 01, 2010 9:10 pm

Santiago escreveu: Para que sua explicação tenha validade, seria necessário que durante os testes do SH as decolagens ocorressem nos momentos com as condições atmosféricas mais adequadas/ótimas. Não me parece plausivel que a IAF topasse essa "metodologia". Em situações de conflito, isso seria catastrófico. E situações de conflitos não são condições pouco prováveis naquela região.
Ele não explicou nada, nem sequer sugeriu que o SH foi de fato testado em condições especiais. Acho que está rolando um desvio de interpretações do texto dele aqui.

Deve estar se perguntando por que estou defendendo o Francoop, mas não é por nada em especial não, é só porque to achando mesmo que você esta puxando para uma discussão e rotulando um membro com base em coisas que esse membro em questão não fez, não falou. Parece que está baseando tudo numa interpretação errônea sua, e que a partir disso, vai acabar gerando um desgaste desnecessário no Fórum e criando um rótulo injusto(no contexto desta discussão, não posso afirmar quanto a outros episódios) a um membro.

Só vejo desvantagens para o DB e particularmente para esse tópico se esse caminho for trilhado.

Um abraço.




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: MMRCA - FX Indiano

#644 Mensagem por Skyway » Sex Out 01, 2010 9:12 pm

Santiago escreveu:
Skyway escreveu:
Na boa Santiago...acho que você está caçando o que não existe. Minha interpretação de todos os posts do Francoop acaba sempre coincidindo com a explicação dele depois. Logo que bati o olho nesse teu post, antes de ler a resposta dele eu já estava "clicando" no botão de resposta para te sugerir que troque o F18 por qualquer outra aeronave, e lês-se tudo no contexto novamente.

Pra mim é óbvio que ele citou o F18 pois era dele que falavam antes mesmo do Francoop entrar na discussão. Se falassem de um Aero-Boero, acho que o post dele seria o mesmo.

Um abraço.
O meu post acima responde a sua sugestão. Isso vale para qualquer caça que a Índia venha a operar.

[]s
Na verdade não. Seu post acima e já quotado por mim só mostra que não entendeu ou não quer entender o que o Francoop disse, e que insiste na interpretação e conclusões errôneas sobre o que ele escreveu.

Um abraço.




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Francoorp
Sênior
Sênior
Mensagens: 3429
Registrado em: Seg Ago 24, 2009 9:06 am
Localização: Goiania-GO-Brasil, Voltei!!
Contato:

Re: MMRCA - FX Indiano

#645 Mensagem por Francoorp » Sex Out 01, 2010 9:49 pm

Valeu SKYWAY pelo o apoio e as vezes creio que quer está de fora veja melhor o jogo...

Santiago, eu disse o que eu disse, se interpretou mal novamente eu não posso fazer nada, e sobre os riscos que tudo isso de ter que esperar as condições de altitude comporta em caso de guerra, eu também falei disso... fique em paz companheiro!

Valeu senhores!!




As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
Responder