NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Francoorp
Sênior
Sênior
Mensagens: 3429
Registrado em: Seg Ago 24, 2009 9:06 am
Localização: Goiania-GO-Brasil, Voltei!!
Contato:

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#3196 Mensagem por Francoorp » Ter Set 28, 2010 10:39 pm

Bender escreveu:Oi pessoal,espero que alguem leia esse post! :mrgreen: Desculpem poluir aqui,mas não vou abrir outro tópico só por causa disso.

Minha filha está fazendo um trabalho,da feira de ciências sobre o submarino e o programa nuclear brasileiro,sugestão minha que o professor não sei porque motivos não gostou, :? já estão montando uma trapizonga que segundo eles é o reator do submarino,de acordo com uma imagem que eu passei para eles,espero que o real não saia igual :mrgreen: mas agora a noite quando cheguei veio com mais uma novidade :shock: :roll: se eu teria algum power point ou filme sobre esse tema,para poderem também além da exposição estática e didática,fazerem uma apresentação de slides com o notebook.

HELP! Alguem tem para mandar por e-mail ou sabe onde posso achar?Não consegui nada na net ainda com essas características,continuo procurando. :|

De antemão já agradeço!

Abraços!

Espero que seja de ajuda esta palestra "Reservada" como esta escrito no segundo Slide, aqui fala da inteira marinha, mas tem alguns slides do Submarino nuclear também... espero que tenha ajudado, Valeu !!

http://www.abinee.org.br/informac/arquivos/marin09.pdf




As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#3197 Mensagem por Marino » Qua Set 29, 2010 8:32 am

Inauguração da Escola de Projeto de Submarinos na França – Em cerimônia realizada em 16 de setembro de 2010 em Lorient, na França, foi oficialmente inaugurada a Escola de Projeto de Submarinos (“École de Conception des Sous-Marins”), construída especialmente pela empresa francesa DCNS (Direction des Constructions Navales et Services) para efetuar a transferência de tecnologia de projeto de submarino nuclear aos engenheiros navais da Marinha do Brasil, conforme previsto em contrato do PROSUB. A cerimônia de inauguração foi presidida pelo Coordenador-Geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear e contou com a presença do Prefeito da cidade de Lorient, autoridades locais e da Comissão de Defesa no Parlamento Francês, além do Diretor da Divisão de Submarinos da DCNS, PIERRE QUINCHON e do Diretor do Programa PROSUB da empresa, PHILIPPE POIRIER. Nessa escola está em andamento um programa de preparação de 26 engenheiros navais brasileiros, aos quais se juntarão outros dois grupos de engenheiros da MB mais adiante, que realizarão cursos e exercícios práticos de projeto por um período de 18 meses, conforme previsto no Contrato de Transferência de Tecnologia de Projeto do Submarino Nuclear.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#3198 Mensagem por Marino » Qua Set 29, 2010 8:43 am

Bender escreveu:Oi pessoal,espero que alguem leia esse post! :mrgreen: Desculpem poluir aqui,mas não vou abrir outro tópico só por causa disso.

Minha filha está fazendo um trabalho,da feira de ciências sobre o submarino e o programa nuclear brasileiro,sugestão minha que o professor não sei porque motivos não gostou, :? já estão montando uma trapizonga que segundo eles é o reator do submarino,de acordo com uma imagem que eu passei para eles,espero que o real não saia igual :mrgreen: mas agora a noite quando cheguei veio com mais uma novidade :shock: :roll: se eu teria algum power point ou filme sobre esse tema,para poderem também além da exposição estática e didática,fazerem uma apresentação de slides com o notebook.

HELP! Alguem tem para mandar por e-mail ou sabe onde posso achar?Não consegui nada na net ainda com essas características,continuo procurando. :|

De antemão já agradeço!

Abraços!
Caro amigo
Vá na página da TV Marinha:
https://www.videoportal.mar.mil.br/vportal/#
Lá vc pode encontrar as seguintes reportagens:
- pág 1: 96 anos da ForSub;
- pág 3: matéria com o Sub Tamoio;
- pág 6: matéria com a Força de Submarinos, parte 1; e
- pag 7: matéria com a Força de Submarinos, parte 2.
Espero que ajude.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4920
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 670 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#3199 Mensagem por FIGHTERCOM » Qua Set 29, 2010 9:39 am

Bender escreveu:Oi pessoal,espero que alguem leia esse post! :mrgreen: Desculpem poluir aqui,mas não vou abrir outro tópico só por causa disso.

Minha filha está fazendo um trabalho,da feira de ciências sobre o submarino e o programa nuclear brasileiro,sugestão minha que o professor não sei porque motivos não gostou, :? já estão montando uma trapizonga que segundo eles é o reator do submarino,de acordo com uma imagem que eu passei para eles,espero que o real não saia igual :mrgreen: mas agora a noite quando cheguei veio com mais uma novidade :shock: :roll: se eu teria algum power point ou filme sobre esse tema,para poderem também além da exposição estática e didática,fazerem uma apresentação de slides com o notebook.

HELP! Alguem tem para mandar por e-mail ou sabe onde posso achar?Não consegui nada na net ainda com essas características,continuo procurando. :|

De antemão já agradeço!

Abraços!
Ele deve ser filiado ao PV ou, quem sabe, pura ignorância sobre o assunto.


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
brisa

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#3200 Mensagem por brisa » Qua Set 29, 2010 9:50 am

Bender, não seria melhor para o trabalho de ciencias de sua filha, algo como "Estudo do tempo de cocção em banho-maria do quindim" [003] [000]




Bender

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#3201 Mensagem por Bender » Qua Set 29, 2010 10:27 am

Valeu Franco,Marino,Wesley pela atenção!! :D [009] A noite vou a caça! :D

Brisa véio,o quindim que faz sou eu :mrgreen: acontece que essa magricela é muito interessada em coisas do Brasil (influência do quindim paterno?) sabe muito sobre a 2.a guerra e quando pediu para mim sugerir temas,coloquei vários,e os olhos brilharam neste tema,daqui a pouco ela já vai saber mais do que eu sobre submarino nuclear brasileiro. :shock: :? Neurônios novos e em estado de graça,meu velho! :|

Grande abraço a todos,mais uma vez obrigado!




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#3202 Mensagem por Carlos Lima » Qua Set 29, 2010 1:37 pm

Marino escreveu:Inauguração da Escola de Projeto de Submarinos na França – Em cerimônia realizada em 16 de setembro de 2010 em Lorient, na França, foi oficialmente inaugurada a Escola de Projeto de Submarinos (“École de Conception des Sous-Marins”), construída especialmente pela empresa francesa DCNS (Direction des Constructions Navales et Services) para efetuar a transferência de tecnologia de projeto de submarino nuclear aos engenheiros navais da Marinha do Brasil, conforme previsto em contrato do PROSUB. A cerimônia de inauguração foi presidida pelo Coordenador-Geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear e contou com a presença do Prefeito da cidade de Lorient, autoridades locais e da Comissão de Defesa no Parlamento Francês, além do Diretor da Divisão de Submarinos da DCNS, PIERRE QUINCHON e do Diretor do Programa PROSUB da empresa, PHILIPPE POIRIER. Nessa escola está em andamento um programa de preparação de 26 engenheiros navais brasileiros, aos quais se juntarão outros dois grupos de engenheiros da MB mais adiante, que realizarão cursos e exercícios práticos de projeto por um período de 18 meses, conforme previsto no Contrato de Transferência de Tecnologia de Projeto do Submarino Nuclear.
Parabéns à MB [100]

E o programa continua... [009]

Enquanto isso...

Parabéns Bender!!!!!!! [100]


[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Corsário01
Sênior
Sênior
Mensagens: 3508
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 10:07 am
Agradeceram: 176 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#3203 Mensagem por Corsário01 » Qua Set 29, 2010 2:04 pm

Bender disse: "que o professor não sei porque motivos não gostou"

Amigo este professor certamente desconhece 100% assuntos sobre Defesa.
Certamente o mesmo não possui o menor interesse nesta questão( apesar de acha-lo 100% equivocado), e se sua filha perguntar a ele se ele sabe quais são os submarinos que a MB possui hoje, a resposta deverá ser algo como:

- aquelas porcarias que compramos dos americanos da 2ªGuerra?

Não fique surpreso, pois já ouvi isso e muito mais, de pessoas esclarecidas, como nível superior e que simplesmente acham que o assunto Defesa não é importante em suas vidas.

Talvez se nosso país sofresse uma agressão, e a mesma interferisse na vida deles, isso mudasse, mas somos um país pacifico e isso JAMAIS irá acontecer. ( segundo a cabeça deles) :roll:




Abraços,

Padilha
Carlos Mathias

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#3204 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Set 29, 2010 2:30 pm

Talvez se nosso país sofresse uma agressão, e a mesma interferisse na vida deles, isso mudasse, mas somos um país pacifico e isso JAMAIS irá acontecer. ( segundo a cabeça deles) :roll:
Pois é.
Será que um dia termos de erguer uma destas?



Seria triste ter de recitar versos como estes...




Editado pela última vez por Carlos Mathias em Qua Set 29, 2010 3:43 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
varj
Avançado
Avançado
Mensagens: 646
Registrado em: Qua Out 21, 2009 4:08 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#3205 Mensagem por varj » Qua Set 29, 2010 3:19 pm

Com nossas riquezas e a crise de insumos, alimentos e água que se aproxima a cada dia mais, devemos estar preparados para fazer valer nossa soberania.É inacreditável como a imprensa e parte da população trata as questões de Segurança Nacional.Para muitos ela se confunde e se basta com a segurança Local.Parecem que vivem em um conto da Carochinha.




Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#3206 Mensagem por LeandroGCard » Qua Set 29, 2010 6:32 pm

knigh7 escreveu:Leandro,

Uma dúvida técnica:

O nível tecnológico de se enriquecer o urânio a 20% nos habilitaria, se quisermos a aumentar para 95%? Ou então a produzirmos Plutônio com grau de pureza para ser usados num artefato nuclear?

Eu não concordo que tenhamos a bomba atômica, isso nos traria pressòes internacionais intensas, mas sim capacidade para produzi-la num curto espaco de tempo. E que tenhamos misseis balísticos (um VLS adaptado) para poder atacar um alvo a milhares de Km.

Abracos
Olá Knigh7,

Desculpe a demora em responder, mas tenho andado meio ocupado.

A infra-estrutura para enriquecimento de urânio é sempre a mesma, uma série de centrífugas ou de sistemas de difusão gasosa (tecnologia que está ficando obsoleta). Para produzir combustível de reatores as unidades são operadas em paralelo, produzindo várias toneladas de urânio levemente enriquecido (até 20%) em um dado tempo. Já se você utilizar as mesmas centrífugas em série, então poderá produzir alguns quilos de urânio "bomb grade" no mesmo temo. A capacidade de produção de combustível para reatores necessária para atender nossas 3 centrais nucleares previstas (Angra I, II e III) equivaleria à necessária para fabricar até algumas dezenas de bombas nucleares por ano, se as centrifugas fossem utilizadas do modo adequado.

Já o plutônio não utiliza nada disso, ele pode ser produzido em aceleradores de partículas ou em reatores de radiosótopos. A produção em aceleradores gasta uma enormidade de energia e portanto não é utilizada na prática (teoricamente é possível evitar isso, mas que eu saiba esta tecnologia não é pesquisada), então o que se usam são os reatores. Este tipo de reator pode ter seu núcleo montado de diferentes maneiras, resultando em proporções de produtos radioativos diferentes. Pode-se privilegiar os radiofármacos, elementos para aplicação industrial ou plutônio, o que se desejar.


Quanto ao míssil o buraco é mais embaixo, o VLS adaptado seria o pior míssil nuclear imaginável, pois até como lançador de satélites ele é muito ruim. O correto seria já estarmos trabalhando em um foguete mais prático para o lançamento de satélites, com motores maiores (acima de 35 toneladas, contra as 8 do VLS). Este sim poderia ser adaptado para um ICBM prático.


Um abraço,


Leandro G. Card




WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#3207 Mensagem por WalterGaudério » Qua Set 29, 2010 8:56 pm

Bender escreveu:Valeu Franco,Marino,Wesley pela atenção!! :D [009] A noite vou a caça! :D

Brisa véio,o quindim que faz sou eu :mrgreen: acontece que essa magricela é muito interessada em coisas do Brasil (influência do quindim paterno?) sabe muito sobre a 2.a guerra e quando pediu para mim sugerir temas,coloquei vários,e os olhos brilharam neste tema,daqui a pouco ela já vai saber mais do que eu sobre submarino nuclear brasileiro. :shock: :? Neurônios novos e em estado de graça,meu velho! :|

Grande abraço a todos,mais uma vez obrigado!
Parabéns pela tua guria(filha) Bender. Eu mantinha as minhas duas filhas do mesmo jeito. :mrgreen: E tb ensinei as duas a atirar.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
joaoGui
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 198
Registrado em: Qua Mar 25, 2009 3:08 pm
Localização: SP/Brasil

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#3208 Mensagem por joaoGui » Qua Set 29, 2010 9:17 pm

WalterGaudério escreveu:
Bender escreveu:Valeu Franco,Marino,Wesley pela atenção!! :D [009] A noite vou a caça! :D

Brisa véio,o quindim que faz sou eu :mrgreen: acontece que essa magricela é muito interessada em coisas do Brasil (influência do quindim paterno?) sabe muito sobre a 2.a guerra e quando pediu para mim sugerir temas,coloquei vários,e os olhos brilharam neste tema,daqui a pouco ela já vai saber mais do que eu sobre submarino nuclear brasileiro. :shock: :? Neurônios novos e em estado de graça,meu velho! :|

Grande abraço a todos,mais uma vez obrigado!
Parabéns pela tua guria(filha) Bender. Eu mantinha as minhas duas filhas do mesmo jeito. :mrgreen: E tb ensinei as duas a atirar.
Coitado do gajo que se engraçou pela moça...É bom que ele seja gentil e carinhoso :D

João




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#3209 Mensagem por Penguin » Qui Set 30, 2010 12:12 am

Tradução Google de: http://www.usinenouvelle.com/article/tr ... ns.N138872
L'usine Nouvelle
Construção naval
Método de transferência de tecnologia DCNS
Em 28 de setembro de 2010 por Maucourt Remy

Para a transferência de tecnologia para um país do cliente, não é suficiente para postar uma série de planos. A DCNS, o processo está maduro.
Em setembro de 2009, a DCNS assinou um contrato grande com a Marinha do Brasil. 6.700.000.000 € por quatro submarinos convencionais (Scorpene tipo), um submarino com propulsão nuclear (com excepção da propulsão), uma base militar e um estaleiro.


Todos estes elementos serão construídos no Brasil por uma joint venture (NAI) e DCNS criado pela empresa local Odebrecht. O estaleiro, que acabará por ser de propriedade da Marinha do Brasil, usado para construir submarinos. Em 2012, 25 engenheiros franceses irá realizar uma missão no Brasil para a assistência técnica, que deve durar 13 anos.

130 brasileiros serão treinados em Cherbourg para construir submarinos, e 30 no projeto de estudo para Lorient. Estes incidirá sobre a estrutura dos submarinos nucleares, muito especial.

O método utilizado pela DCNS é chamado de "on-job training". A metade da frente de um submarino convencional será construído na França, e servir como uma aplicação prática para a formação do Brasil. Em 2012, a parte construída no Brasil será transportado para os engenheiros em causa, que irá completar o trabalho de campo. Este método tem sido utilizado pela DCNS em vender submarinos para o Paquistão, a Malásia ou o Chile.

Os 30 engenheiros da Marinha brasileira chegou ao Lorient com suas famílias, eles permanecem 18 meses em treinamento em locais especialmente criados para eles. Confrontado com os estaleiros da DCNS, que vai explorar métodos que lhes permitam construir o primeiro submarino nuclear no hemisfério sul.

OBJETIVO: DOMINAR O COMÉRCIO

As transferências de tecnologia são assustadores, especialmente quando envolvem equipamentos militares. A direção da DCNS procura dramatizar, para provar que a transferência está sob controle.

Tecnologias transferidas são limitadas. Nenhuma transferencia nos sistemas de combate, nem sobre propulsão nuclear em si. Para estes últimos, os brasileiros têm desenvolvido um protótipo que está sendo testada no terreno.

Quinchon Pierre, diretor da divisão de submarinos da DCNS, vai além. Ele garantiu que "o Brasil está comprometido com a França a não vender essa tecnologia". A DCNS não estaria armando um futuro concorrente.

Para a DCN, o mais importante não está aí. Além do próprio contrato, a empresa coloca um pé no Brasil. É a sua própria joint venture que irá construir os submarinos. Pierre Quinchon que exagera um pouco, vai mais longe e afirma que A DCNS irá transferir a tecnologia para si. Aconteça o que acontecer, a DCNS vai ganhar uma posição estratégica de liderança no Brasil, crescendo. O sonho de muitos industriais.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
varj
Avançado
Avançado
Mensagens: 646
Registrado em: Qua Out 21, 2009 4:08 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#3210 Mensagem por varj » Qui Set 30, 2010 8:11 am

Não me importo com o ganho da DCNS desde que o acordado conosco seja executado e que quando estabelecida por aqui gere empregos, impostos e continue com a transferência de tecnologia.




Responder