Argentina, Chile e Peru vs Brasil?

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: Argentina, Chile e Peru vs Brasil?

#31 Mensagem por Marino » Dom Set 26, 2010 1:45 pm

Red_Star escreveu:La verdad no me queda muy clara la interpretación que se le da al artículo inicial, sobretodo cuando se empiezan a meter números de tanques, aviones o tropas :oops:

Brasil vela por sus intereses, y Chile por los suyos, y si nunca hemos tenido problemas entre ambos países (al contrario, cultivamos una duradera amistad) es porque nuestros intereses en la región nunca han sido antagónicos, sino más bien comunes y complementarios. Sin embargo, la búsqueda de Brasil de un creciente peso político / diplomático a nivel global lo ha llevado a intervenir en cuestiones bastante alejadas de la mera problemática vecinal (como el tema nuclear iraní) en la que nuestras opiniones e intereses son discordantes.

Creo que lo que plantea el artículo, es que hoy, más allá del bloque ABC, que se pretendía fuese contrapeso a la incontrarrestable influencia norteamericana en la región y dejara en claro que la opinión norteamericana no era la opinión de Sudamérica; se generen otros alineamientos para dejar en claro al resto del mundo que la opinión de Brasil no es necesariamente la opinión de Sudamérica.

Posiblemente ustedes tengan otra interpretación del artículo por el propio enfoque de su política exterior, que busca ganar posiciones para defender intereses económicos y posiciones políticas y estratégicas a nivel regional y global; mientras que la política exterior chilena busca mantener estabilidad en sus relaciones vecinales inmediatas y defender intereses principalmente comerciales a nivel global.

Si no fuese así, no se entendería el apoyo explícito chileno a que Brasil ocupe un asiento permanente en el CSNU, en el que, a diferencia de otros, no pretendemos que Brasil vaya en plan de "voz de los sin voz", representar también intereses chilenos, ni nada por el estilo...

Saludos
Por isso escrevi que a posição era do autor do artigo, não do governo chileno.
Mas me preocupa que o autor seja um reconhecido estratega chileno, um intelectual respeitado, professor da Academia de Guerra Naval de Chile, convidado para vir ao Brasil proferir palestras, e escreve uma boludez como esta.
Caro amigo, a questão iraniana não foi analizada com cuidado pelos estrategas latino americanos, principalmente pelos chilenos pelo que interpreto.
Há um tópico sobre isso aqui no DB.
Em resumo, o TNP foi criado em uma época que os recursos, tanto econômicos, como intelectuais, para o desenvolvimento de tecnologia nuclear eram inalcançáveis para países do terceiro mundo.
Por isso, no tratado inicial, nada impedia a pesquisa de tecnologia nuclear, inclusive reatores e urânio enriquecido.
Com o passar do tempo a situação mudou, e países do terceiro mundo, como os nossos, começaram a pesquisar e a a lograr resultados.
Isto incentivou as potências nucleares, as que querem manter o "status quo", a proporem protocolos adicionais, p. ex., visando interditar o desenvolvimento destas pesquisas, a criar um apartheid tecnológico, inclusive propondo a criação de um "banco de urânio", onde outros países, que não os seus, se abasteceriam, com a premissão das potências.
O Iran é signatário do TNP, e pode pesquisar, ter reatores e urânio enriquecido. Se for provado que viola tratados firmados, o Brasil se posicionará contra estas violações. Isto é fora de questão.
Mas querer impedir um direito, por preconceito, ou medo, ou o que seja..., estaríamos atuando contra nosso próprio programa, que é pacífico, monitorado pela AIEA, pela Argentina, etc.
Isto não faremos.
Então, não aceitar restrições para um país que é signatário dos mesmos tratadaos que nós somos, é cuidar de nós mesmos.
Mas voltando ao Comandante Fernando Thauby, várias vezes ele ME disse o quanto o Chile devia ao Brasil, por ter atuado diplomaticamente, entre outras maneiras, nos momentos difíceis, e você sabe a que me refiro.
Então, meu espanto, indignação, foi imenso ao lê-lo.
É fácil esquecer o passado, os verdadeiros amigos, que aparecem nos momentos de maior dificuldade.
Mas o tempo é senhor da razão.
Esperemos.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Red_Star
Novato
Novato
Mensagens: 16
Registrado em: Sáb Jul 05, 2008 12:30 pm

Re: Argentina, Chile e Peru vs Brasil?

#32 Mensagem por Red_Star » Dom Set 26, 2010 2:10 pm

Túlio escreveu:Bem, então qual a tua interpretação para ISSO?
Ok, me las voy a dar de intérprete :mrgreen:

Túlio escreveu:Este relámpago nos mostró un ABC (Argentina; Brasil y Chile) muerto y un desafío de futuro: el A-C (Argentina y Chile), ampliable a Perú cuando se decida a mirar hacia adelante y no hacia atrás.
Lo comentado, el ABC se forma como contrapeso a los gringos en Sudamérica en un sentido de "no necesariamente opinamos lo mismo que los gringos". Hoy Brasil está cobrando mayor peso internacional fuera del vecindario, ahora buscamos decir "no necesariamente opinamos lo mismo que Brasil".
Túlio escreveu:Por nuestra propia tranquilidad, es necesario comenzar a pensar en serio y a largo plazo. El mundo no se queda quieto.
Y eso, no está en nuestro interés que en el resto del mundo se sobreentienda que la opinión de Brasil es la opinión de Sudamérica, y lo mejor es dejarlo claro desde el principio, antes de que ya sea cosa asumida.
Túlio escreveu:Bueno, diria que para chegarem ao tale de APC vocês terão que fazer GRANDES CONCESSÕES, tanto políticas quanto...TERRITORIAIS...

Sem isso, necas de pactos... 8-]
El "ABC" nunca fue un pacto formal, nunca hubo concesiones ni políticas ni territoriales entre sus integrantes, y así y todo la opinión consensuada de argentina y nuestros dos países se logró convertir en un referente dentro de Sudamérica en determinados momentos. Por ejemplo, hoy no tengo que hacerle concesiones a Perú para que muestre desacuerdo con las opiniones de Lula sobre el gobierno de Cuba, de Chávez o del programa nuclear iraní, por que ya son sus propias opiniones.

No sería el único ámbito en que tenemos diferencias, vamos por carriles completamente separados, y no generamos antagonismos mutuos. En lo económico por ejemplo, no somos ni miembro pleno del Mercosur ni de la CAN, vamos por nuestro propio camino... pero eso no nos ha hecho torpedear el Mercosur ni la CAN, o ser antagonistas a ellas.

Estimado Marino, un gusto leerte. Como comentas. nuestros países han cultivado una larga amistad, que ha sido posible porque nuestros intereses nacionales en la región nunca han sido antagónicos, sino más bien comunes y complementarios... y creo que la forma de seguir manteniendo esa amistad histórica es que, en momentos de discordancia de opiniones respecto a una postura brasilera, en su nuevo rol de actor global. dejemos bien en claro cual es nuestra muy particular posición.

Un abrazo

Saludos




Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: Argentina, Chile e Peru vs Brasil?

#33 Mensagem por Marino » Dom Set 26, 2010 2:49 pm

Mas é claro que devemos, os países, deixar claríssimas nossas posições, prezado Red Star.
Isto não está em questionamento, nem estará.
Cada país tem seus interesses, sua política, sua visão de sociedade, etc, que deve ser respeitada por todos os outros.
Mas vou discordar de sua interpretação do ABC.
Este ABC sempre foi "uma sigla" para representar os 3 países que tinham importância, peso, na América do Sul, no instante histórico em que foi usada.
Absolutamente representavam uma aliança, de que tipo fosse, em contraposição aos gringos, seja para apresentar opinião discordante, política discordante, visão econômica discordante, o que quer que fosse.
Tanto que, neste ABC, o A se enfrentava com o B e com o C, e contava com o P contra o C, o que mostra claramente que não passava de uma maneira de identificar os 3 países.
Mas o que o CN(IM) Thauby propõe, agora, é uma aliança, entre o A, o C, trazendo o P, que deve deixar para trás seus questionamentos históricos.
E tudo visando o B (não digo, agora, em contra o B), pois "Por nuestra propia tranquilidad, es necesario comenzar a pensar en serio y a largo plazo".
Esta, para mim, é uma visão que nunca esperei de um chileno.
De um argentino, podia ser, pelas questões que sempre tivemos. Podia haver algum saudosismo das confrontações do passado, mas de um chileno, de um estrategista emérito, de um cientista político, de um militar que viveu "tempos interessantes" e sabia com quem podia contar, não.
Sinto, não aceito a visão e a proposta do antes respeitadíssimo, por mim, CN(IM) Thauby.
Um forte abraço.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
suntsé
Sênior
Sênior
Mensagens: 3167
Registrado em: Sáb Mar 27, 2004 9:58 pm
Agradeceram: 154 vezes

Re: Argentina, Chile e Peru vs Brasil?

#34 Mensagem por suntsé » Dom Set 26, 2010 2:58 pm

Eu espero que nossos politicos parem, com esta hesitação quando o assunto diz respeito a
questões militares, e que se acelere pogramas militares do nosso Brasil.

A medida que o Brasil vai adquirindo importancia em ambito Global, Os EUA poderá eleger um testa de ferro local para nos espesinhar.




WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: Argentina, Chile e Peru vs Brasil?

#35 Mensagem por WalterGaudério » Dom Set 26, 2010 7:16 pm

Marino escreveu:http://blog.latercera.com/blog/fthauby/
Não há um dia como depois do outro.
Este senhor já esteve no Brasil, convidado para ministrar uma palestra sobre a política de defesa chilena.
Deixe estar...
Esse bagual é doido! [006]




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Hader

Re: Argentina, Chile e Peru vs Brasil?

#36 Mensagem por Hader » Dom Set 26, 2010 7:24 pm

Devo me confessar muito decepcionado com o Sr. Thauby. Tenho dificuldades de aceitar que ele está propondo o escrito no artigo. Não pelo simples conteúdo do mesmo, mas por partir dele. Tal proposição não cabe no Sr. Thauby que conheci... Chega a ser desconcertante. Mas eu tenho uma teoria que antes de externar vou tentar confirmar...

[]'s




Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8757
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 399 vezes

Re: Argentina, Chile e Peru vs Brasil?

#37 Mensagem por prp » Dom Set 26, 2010 7:27 pm

Estamos sozinhos, acorda Brasil.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61302
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6585 vezes
Contato:

Re: Argentina, Chile e Peru vs Brasil?

#38 Mensagem por Túlio » Dom Set 26, 2010 7:43 pm

Antes só que mal acompanhado. Eles que fiquem de aliança com A ARGENTINA... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8757
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 399 vezes

Re: Argentina, Chile e Peru vs Brasil?

#39 Mensagem por prp » Dom Set 26, 2010 8:07 pm

Fazer aliança com os Argies é o O do BOROGODO.




Avatar do usuário
suntsé
Sênior
Sênior
Mensagens: 3167
Registrado em: Sáb Mar 27, 2004 9:58 pm
Agradeceram: 154 vezes

Re: Argentina, Chile e Peru vs Brasil?

#40 Mensagem por suntsé » Dom Set 26, 2010 8:14 pm

Hader escreveu:Devo me confessar muito decepcionado com o Sr. Thauby. Tenho dificuldades de aceitar que ele está propondo o escrito no artigo. Não pelo simples conteúdo do mesmo, mas por partir dele. Tal proposição não cabe no Sr. Thauby que conheci... Chega a ser desconcertante. Mas eu tenho uma teoria que antes de externar vou tentar confirmar...

[]'s
Eu que não conheci este senhor ja não estrou acreditando nas ideias equivocadas deste artigo, imagine vocês que ja o conhecem.

È dificil aceitar que um estrategista emérito escreva um artigo como este mesmo.




alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

Re: Argentina, Chile e Peru vs Brasil?

#41 Mensagem por alcmartin » Dom Set 26, 2010 8:42 pm

Viajou... :? mas o artigo reforça aquela idéia que nossos vizinhos tem uma eterna desconfiança de nós. Talvez pelo tamanho, ou pelas nossas aventuras láa no império. Trabalho para o Itamaraty.
O velho ditado que santo de casa não faz milagre... :?

Só mandando uma praga: fiquem com os argies!! :twisted: :mrgreen:




Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Argentina, Chile e Peru vs Brasil?

#42 Mensagem por Guerra » Dom Set 26, 2010 10:17 pm

Eu não sei onde esta a novidade! A crocodilagem na america do sul é histórica!
Porque vcs acham que existe essa história de los hermanos do sul na Argentina?
Teve um momento da história que eles acreditaram memso que eram o povo escolhido do continente.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61302
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6585 vezes
Contato:

Re: Argentina, Chile e Peru vs Brasil?

#43 Mensagem por Túlio » Dom Set 26, 2010 10:32 pm

Escolhido para apanhar de nós, o que fizeram pelo século XIX inteiro... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Carlos Mathias

Re: Argentina, Chile e Peru vs Brasil?

#44 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Set 26, 2010 11:29 pm

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

"Crocodilagem" é phoda. :roll: :lol:

Sei lá...
Eu sempre achei que da América do Sul, o Chile fosse o país mais chegado a nós.
Mas essa é a opinião de um(1) cara, vamos ver se surge mais alguma coisa confirmando essa visão.




Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8757
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 399 vezes

Re: Argentina, Chile e Peru vs Brasil?

#45 Mensagem por prp » Seg Set 27, 2010 12:22 am

Se dependermos de amizades com algum pais da AL estamos FU. A AL espanhola acham que somos os estranhos aqui, os unicos que tem alguma afinidade é o Uruguai e PY e só. O povo da america latina espanhola agem como se fossem um pais só, o pessoal viajam de pais para pais como se fossem de estados para estados no Brasil.




Responder