Comparação estatísticas entre os Governos Lula e FHC

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
PRick

Re: Comparação estatísticas entre os Governos Lula e FHC

#31 Mensagem por PRick » Qua Set 22, 2010 11:32 pm

Continuando a comparação, vamos agora a criação de empregos formais.
A geração de Empregos formais e a taxa de semprego certamente são dois dos indicadores que melhor refletem o nível de satisfação de uma população com a situação do seu país. O primeiro deve ser o maior possível, pois reflete aumento na oferta de empregos e ocupação, já o segundo, de preferencia que seja o mais baixo, ninguém quer taxa de desemprego alta, e os dois indicadores geralmente mostram trajetórias inversas, embora não se possa tratar como uma proporcionalidade, porque o cálculo da taxa de desemprego não leva em conta apenas a ocupação, mas também a procura, que não necessariamente será proporcional a oferta.

Nesse artigo verificamos entre outras coisas que no primeiro mandato do governo FHC mais de um milhão de vagas de emprego foram destruídas, provocando um deficit enorme porque o mercado de trabalho era cada vez mais pressionado com as pessoas que a cada ano entram na faixa etária apta ao trabalho. No balanço de oito anos de governo FHC foram criadas menos de 800.000 vagas novas de trabalho, o que evidencia quanto esse governo fez mal para o país e para os brasileiros. Em relação a evolução das taxas de desemprego nas regiões metropolitanas e distrito federal do DIEESE, o gráfico mostra a inversão da trajetória a partir de 2003 e estabilização em patamar mais baixo a partir de 2008.

Geração de empregos formais (clique na imagem para ver com melhor resolução)

O gráfico acima revela uma diferença espantosa na quantidade de empregos formais criados durante os dois governos, evidenciando uma disparidade muito grande entre as políticas voltadas ao incentivo para a geração de empregos e de negociações para evitar demissões nos governos FHC e LULA, mostrando como são falaciosos os argumentos de que o mérito do governo LULA foi ter dado continuidade as ações do FHC.

Imagem

Em 8 anos de FHC foram gerados aproximadamente 797 mil novos empregos contra 8, 721 milhões em 7 anos do governo lula, um aumento até agora de 994% que pode aumentar a medida que as previsões que nesse serão criados perto de 2 milhões de novas vagas. Se formos considerar médias anuais e mensais, o gráfico abaixo mostra a diferença abissal entre os dois governos:

FHC LULA
Média Anual de empregos gerados 99.625 1.245.857
Média Mensal de empregos gerados 8.302 103.821

Evolução temporal da taxa de desemprego (clique na imagem para ver com melhor resolução)

Imagem

O gráfico acima mostra a evolução das taxas de desemprego nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte, São Paulo, Recife, Salvador, Porto Alegre e no Distrito Federal, que vinham em um patamar superior durante o governo FHC, modificando para uma trajetória de decaimento a partir de 2003, chegando ao mais baixo nível em 2008, se estabilizando nesse patamar em 2009, apesar da grave crise econômica mundial. Em todos as regiões metropolitanas e no Distrito Federal as curvas tem trajetórias semelhantes mostrando que não se trata apenas de um movimento regional ou sazonal.

Você já leu os demais artigos dessa série? leia mais aqui. A série continua, porém com um maior distancamento entre os arquivos, pois minhas férias estão acabando nesse final de semana e o tempo para pesquisa diminui por causa disso.

fonte: http://gmpconsult.com.br/blogdolen/?p=366




PRick

Re: Comparação estatísticas entre os Governos Lula e FHC

#32 Mensagem por PRick » Qui Set 23, 2010 12:03 am

Ainda podemos colocar que foi no Governo Lula que o Brasil recebeu pela primeira vez o grau de investimento externo.

Risco País.

Nos últimos dois anos do Governo FHC o risco paíse estaca acima de 2.000 pontos, chegando ao récorde de 2.700 pontos.

No Governo Lula o risco país foi diminuindo até chegar a patamares médios abaixo de 200 pontos, como está hoje.

[]´s




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61311
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6586 vezes
Contato:

Re: Comparação estatísticas entre os Governos Lula e FHC

#33 Mensagem por Túlio » Qui Set 23, 2010 12:49 am

Espero que não tenha acabado o xampu, meu cérebro ainda não está totalmente lavado... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
GustavoB
Sênior
Sênior
Mensagens: 2835
Registrado em: Qua Abr 23, 2008 10:05 am
Agradeceram: 68 vezes

Re: Comparação estatísticas entre os Governos Lula e FHC

#34 Mensagem por GustavoB » Qui Set 23, 2010 9:10 am

Vamos lavar é a alma dia 3. 8-]




PRick

Re: Comparação estatísticas entre os Governos Lula e FHC

#35 Mensagem por PRick » Qui Set 23, 2010 11:01 am

Túlio escreveu:Espero que não tenha acabado o xampu, meu cérebro ainda não está totalmente lavado... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Eis aqui as últimas duas:

Récorde histórico de contratação com Carteira Assinada com quase 300 mil contratações em Agosto de 2010, desde 1992. E Récorde histórico na queda da Taxa de Desemprego, desde que foi mudada a metodolocia em 2002, com 6,7% em 2002.

[]´s




Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: Comparação estatísticas entre os Governos Lula e FHC

#36 Mensagem por joao fernando » Qui Set 23, 2010 12:33 pm

Sabe o que vc vai ganhar se votar na Dilma?

4 anos de Tucano choroso por ai... :twisted:

Pena que em SP vai dar Picolé de Xuxu...




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
GustavoB
Sênior
Sênior
Mensagens: 2835
Registrado em: Qua Abr 23, 2008 10:05 am
Agradeceram: 68 vezes

Re: Comparação estatísticas entre os Governos Lula e FHC

#37 Mensagem por GustavoB » Qui Set 23, 2010 5:06 pm

Nunca antes na história da humanidade...

Lembrando o passado socialista, Lula participa amanhã da maior operação do capitalismo mundial

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou hoje (23) que a capitalização da Petrobras será a maior operação do tipo na história do capitalismo mundial. Amanhã (24), Lula irá à Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) acompanhar a abertura das operações de venda de ações da estatal.

“Eu poderia dizer que nunca antes na história da humanidade, nunca antes na história do capitalismo aconteceu o que vai acontecer na Bolsa de Valores de São Paulo [amanhã]. Vamos capitalizar a Petrobras por conta do pré-sal e vai ser a maior capitalização já feita na história da humanidade. A maior até agora foi feita na China e valeu 27 bilhões de dólares, a nossa não será menos do que 70 bilhões de dólares”, disse o presidente em discurso em Maringá (PR).

Ainda falando sobre o capitalismo, Lula disse que passou boa parte da vida fazendo discursos dizendo que era socialista, o que causava pânico em muita gente, e que nunca deixou de questionar o capitalismo no Brasil. “Muita gente tinha medo. Quando a gente falava em socialismo, pensavam em Cuba, na Rússia e - veja que engraçado - eu tinha na cabeça uma tese: se esse país é capitalista, onde está o capitalismo desse país? Por que não era possível ter uma sociedade de economia capitalista se não tivesse crédito, financiamento”.

Lula citou o aumento no volume de crédito disponível no país desde do início do governo dele, partindo de R$ 380 bilhões para os atuais R$ 1,6 trilhões. Em Maringá, Lula visitou obras de ferrovias e uma vila olímpica.




GustavoB
Sênior
Sênior
Mensagens: 2835
Registrado em: Qua Abr 23, 2008 10:05 am
Agradeceram: 68 vezes

Re: Comparação estatísticas entre os Governos Lula e FHC

#38 Mensagem por GustavoB » Sex Set 24, 2010 1:31 pm

Lula devolve a Petrobras aos brasileiros

Capitalização transforma a empresa que os tucanos queriam desmontar na 2ª maior petroleira do mundo


Nesta sexta-feira, o Presidente Lula abriu o pregão da Bolsa de Valores de São Paulo; não para vender o patrimônio público, como fez o governo tucano nos anos 90, mas para coroar o êxito do maior lançamento de ações da história econômica mundial. A capitalização da Petrobrás eleva a 48% participação do Estado brasileiro no controle acionário da empresa e reverte o desmonte arquitetado pela gestão FHC destinado a fatiar, privatizar e pulverizar o comando da mais estratégica empresa do Brasil. O sucesso assegurado da capitalização torna a Petrobrás a segunda maior petroleiro do mundo e viabiliza a soberania brasileira na exploração das jazidas do pré-sal, reconhecidas como a mais importante descoberta de petróleo dos últimos 30 anos. As forças e interesses reunidos em torno da coalizão demotucano mais de uma vez manifestaram sua preferencia por entregar a guarda desses recursos à 'eficiencia dos livres mercados', leia-se, às petroleiras internacionais. Na votação dos marcos regulatórios que asseguram o controle nacional sobre prováveis 50 bilhões de barris de petróleo armazenados no fundo do oceano, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR), cogitado como vice de Serra, foi categórico: 'Resistiremos o máximo'. O Presidenciável não deixou por menos. Serra insistiu até o último minuto no adiamento dessa decisão e sinalizou que poderia revertê-la , se vitorioso nas urnas. Acima de tudo , porém, o que o ex-governador de SP mais temia era o simbolismo histórico explosivo, intrinsecamente desfavorável a sua candidatura, condensado na cerimonia protagonizada por Lula nesta sexta-feira que, a nove dias das eleições, contrapõe, objetivamente, dois projetos de país. (Carta Maior, 24-09)




Avatar do usuário
Boss
Sênior
Sênior
Mensagens: 4136
Registrado em: Ter Ago 10, 2010 11:26 pm
Agradeceram: 356 vezes

Re: Comparação estatísticas entre os Governos Lula e FHC

#39 Mensagem por Boss » Sex Set 24, 2010 1:49 pm

Capitalização da Petrobrás é decisão soberana da sociedade, diz Lula
Para o presidente, a injeção de capital na estatal é salvaguarda para evitar que as riquezas se percam

Francisco de Assis, da Agência Estado

SÃO PAULO - Vestindo o jaleco laranja característico dos funcionários da Petrobrás, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, se emocionou ao iniciar seu discurso na cerimônia de lançamento das ações da estatal. "Deus foi muito generoso não só comigo, mas com o povo brasileiro que esperou por muito tempo a chance de ser respeitado no mundo", afirmou o presidente com a voz embargada. Isso, de acordo com ele, se deu a custo de muito trabalho e representa o desenvolvimento do capitalismo brasileiro.

Lula ressaltou a importância da capitalização da Petrobrás como uma "decisão soberana da sociedade que projeta o seu futuro" e afirmou que a capitalização é a salvaguarda para evitar que riquezas se percam.

"Vamos continuar aqui. Enquanto tiver aplausos e ficarmos apertando o botãzoinho, as ações vão subindo", brincou o presidente com os que estavam ao seu lado, o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o vice-presidente José Alencar, o ministro Marcio Zimmermann e o presidente da Bovespa, Edemir Pinto.

Ressaltando a extraordinária evolução da bolsa nos últimos anos, Lula afirmou que em 2003 a Bovespa não chegava aos 14 mil pontos e hoje já está em torno de 70 mil pontos. "O Brasil está muito orgulhoso do Brasil", afirmou. Ele acrescentou que no dia 03 de outubro, "quando ocorrerá a festa das urnas, ocorrerá também a festa de aniversário da Petrobrás". A empresa completará 57 anos. "A Petrobrás é a maior da América Latina e uma das maiores empresas do mundo e hoje consolida um novo marco histórico com essa oferta de ações", disse Lula, ressaltando ainda a tecnologia de ponta da estatal, que permitiu a descoberta das reservas no pré-sal.

'Me achavam um comedor de capital'

A cerimônia já havia encerrado a etapa de discursos, mas o microfone próximo ao presidente estava aberto e sua tiradas puderam ser captadas na transmissão ao vivo. Ele também disse que se mantendo lá estava querendo "manter o bom humor da Bolsa" e brincou um pouco antes, quando viu que não teria que usar um martelo típico dos leilões, mas o botão de acionamento do pregão: "A modernidade substituiu o martelo por um botão."

Lula por várias também comentou que algum tempo atrás ninguém poderia imaginar que ele estaria naquela posição hoje. "Houve um tempo em que se eu passasse ali na porta, todos ficariam com medo, porque me achavam um comedor de capital".




REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61311
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6586 vezes
Contato:

Re: Comparação estatísticas entre os Governos Lula e FHC

#40 Mensagem por Túlio » Sex Set 24, 2010 2:13 pm

CONGRATZ! Se for tudo isso mesmo, não estarei jogando meu voto fora, é 13... :D :D :D :D

Então, DILMA 2010!!!




(((E AÉCIO 2014... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: )))




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Boss
Sênior
Sênior
Mensagens: 4136
Registrado em: Ter Ago 10, 2010 11:26 pm
Agradeceram: 356 vezes

Re: Comparação estatísticas entre os Governos Lula e FHC

#41 Mensagem por Boss » Sex Set 24, 2010 2:24 pm

Meus votos para Presidente de 2010 e 2014 são iguais aos seus, Túlio (se o Aécio se candidatar, claro. Tenho medo que o Alckmin vá de novo, para continuar esse vai e fica dele com o Serra :lol:) :twisted:




REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Avatar do usuário
xatoux
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 337
Registrado em: Sex Jan 06, 2006 2:55 pm
Localização: Santos/SP
Agradeceram: 4 vezes

Re: Comparação estatísticas entre os Governos Lula e FHC

#42 Mensagem por xatoux » Sex Set 24, 2010 2:44 pm

Será que o Alckmin vai retribuir o gesto, e arrumar um cantinho p/ Serra numa secretaria do gov. do estado?
Ou o Serra veste o pijama e vai fazer cia p FHC?
:lol:




.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61311
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6586 vezes
Contato:

Re: Comparação estatísticas entre os Governos Lula e FHC

#43 Mensagem por Túlio » Sex Set 24, 2010 3:12 pm

Boss escreveu:Meus votos para Presidente de 2010 e 2014 são iguais aos seus, Túlio (se o Aécio se candidatar, claro. Tenho medo que o Alckmin vá de novo, para continuar esse vai e fica dele com o Serra :lol:) :twisted:


Conto que aquela charla de o Aécio sair do PSDB seja verdade, isso tiraria a Paulicéia Desvairada da jogada, podem vir de Alckmin, Maluf, Quércia, quem quiserem mandar, vai ser PT versus o partido em que estiver o Aécio (chuto no PMDB)... 8-]

Daí ou a Dilma faz um governo fora de série (e a gente vota em mais quatro anos para ela) ou faz um governo medíocre e dá Aécio.

Claro, o Lula sempre pode ressuscitar e sempre será uma força a ser temida e respeitada mas lembro do que aconteceu aqui no RS e justamente com o PT: ao invés de o Olívio - com seus problemas mas altamente identificado com o Interior Gaúcho, que é quem decide eleição estadual por aqui, aliás eis a razão pela qual não levo fé no Fogaça, cuja base é a Grande Porto Alegre - tentar a reeleição (no que teria grandes chances embora a oposição tivesse muita munição), a tendência (o PT era então cheio de tendências/facções) do Tarso deu um golpe branco e botou ele de candidato. Isso soou ao eleitor - e foi amplamente explorado pela oposição, que nunca havia sequer sonhado com um presentão desses - como uma reprovação do PT ao seu próprio Governador. Daí virou uma briga entre o Britto (PPS, se não me engano) e o Tarso, maior baixaria, ninguém expunha plano de governo, o jogo era só pisar no rabo um do outro. O Rigotto (PMDB) viu a kgada que estavam fazendo e veio tomando a sopa pelos cantinhos, sem brigar com ninguém, expondo seu planinho ali, à Mineira: se elegeu!

Assim, a meu ver, a Dilma está OBRIGADA a fazer um governo com 'cara de Lula' - e com ele em volta, sempre ajudando e aparecendo na mídia - ou vai ser AÉCIO 2014!

Mas isso sou eu, cada um com sua opinião... :wink: 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8758
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 400 vezes

Re: Comparação estatísticas entre os Governos Lula e FHC

#44 Mensagem por prp » Sex Set 24, 2010 3:27 pm

Quem governo Minas Gerais por 8 anos foi o Anastasia, ele era o administrador, fu"!@# com os servidores públicos, cortou salários e fez muita propaganda. Mas enfim, como fui servidor de minas eu não votaria no Aécio nem morto para presidente. A não ser se for Aécio X Serra/Alckmin




GustavoB
Sênior
Sênior
Mensagens: 2835
Registrado em: Qua Abr 23, 2008 10:05 am
Agradeceram: 68 vezes

Re: Comparação estatísticas entre os Governos Lula e FHC

#45 Mensagem por GustavoB » Sex Set 24, 2010 5:15 pm

Túlio escreveu:
Boss escreveu:Meus votos para Presidente de 2010 e 2014 são iguais aos seus, Túlio (se o Aécio se candidatar, claro. Tenho medo que o Alckmin vá de novo, para continuar esse vai e fica dele com o Serra :lol:) :twisted:


Conto que aquela charla de o Aécio sair do PSDB seja verdade, isso tiraria a Paulicéia Desvairada da jogada, podem vir de Alckmin, Maluf, Quércia, quem quiserem mandar, vai ser PT versus o partido em que estiver o Aécio (chuto no PMDB)... 8-]

Daí ou a Dilma faz um governo fora de série (e a gente vota em mais quatro anos para ela) ou faz um governo medíocre e dá Aécio.

Claro, o Lula sempre pode ressuscitar e sempre será uma força a ser temida e respeitada mas lembro do que aconteceu aqui no RS e justamente com o PT: ao invés de o Olívio - com seus problemas mas altamente identificado com o Interior Gaúcho, que é quem decide eleição estadual por aqui, aliás eis a razão pela qual não levo fé no Fogaça, cuja base é a Grande Porto Alegre - tentar a reeleição (no que teria grandes chances embora a oposição tivesse muita munição), a tendência (o PT era então cheio de tendências/facções) do Tarso deu um golpe branco e botou ele de candidato. Isso soou ao eleitor - e foi amplamente explorado pela oposição, que nunca havia sequer sonhado com um presentão desses - como uma reprovação do PT ao seu próprio Governador. Daí virou uma briga entre o Britto (PPS, se não me engano) e o Tarso, maior baixaria, ninguém expunha plano de governo, o jogo era só pisar no rabo um do outro. O Rigotto (PMDB) viu a kgada que estavam fazendo e veio tomando a sopa pelos cantinhos, sem brigar com ninguém, expondo seu planinho ali, à Mineira: se elegeu!

Assim, a meu ver, a Dilma está OBRIGADA a fazer um governo com 'cara de Lula' - e com ele em volta, sempre ajudando e aparecendo na mídia - ou vai ser AÉCIO 2014!

Mas isso sou eu, cada um com sua opinião... :wink: 8-]
Aquele ano a Famiglia Sirotsky esculachou com a cara do Olívio, pudera, ele deixou na reta com o caso da Ford. Agora, se o Tarso não levar semana que vem, o PT tá sujeito a perder no segundo turno pela terceira vez, depois de favoritismo e três 'quase vitórias' no 1º turno.




Responder