Armamentos Russos nas FAs Brasileiras

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: Armamentos Russos nas FAs Brasileiras

#46 Mensagem por LeandroGCard » Qua Set 22, 2010 12:08 pm

sapao escreveu:Leandro,
foi bem por ai mesmo. Sejamos justos que ja vi outros paises que venderam equipamentos para nos a não muito tempo atras fazerem o mesmo.

Os russos entretanto tem uma desvantagem em ralação aos americanos e europeus ocidentais que é o dominio da lingua inglesa.
Os negociadores podem ate falar portugues, mas nos cursos e na implantação tem que usar tradutor mesmo, o que as vezes dificulta; mas nada intrasnponivel.
O Pepê deu uma dica de como podemos em princípio minimizar estes problemas, acionando a representação diplomática deles. Até acho que o resultado será diferente em se tratando de compras bilionárias de material bélico ou da representação de um software que custa apenas algumas dezenas de milhares de dólares, mas pelo menos é um canal possível de comunicação eficiente.

Agora, devem existir alguns outros problemas nesta questão de contatos nossos com a Rússia. Antes de um dos sócios russos da Quantor vir ao Brasil, eu tive que fazer uma viagem à Espanha, e tentei engatar uma esticada até Moscou para conversar com eles. Só que para fazer a reserva no hotel lá eu precisava pagar adiantado, segundo o que me informou a agência de viagens e os russos confirmaram, pois esta era uma exigência feita a todos os brasileiros que íam para lá. Isto não me pareceu um procedimento comum, e provavelmente significa que alguns brasileiros andaram dando calote nos russos e nossa fama em Moscou deve ser péssima (não acredito que eles façam a mesma coisa com todos os estrangeiros).

No final, como eu ainda tinha que solicitar o visto de entrada na Rússia e não tinha certeza de que daria tempo (e assim corria o risco de perder o dinheiro) acabei desistindo e aguardando a vinda do camarada ao Brasil. Mas para mim o episódio mostrou que ainda existiam alguns atritos nas relações Brasil-Rússia, e a culpa talvez não fosse toda deles.


Leandro G. Card




Carlos Mathias

Re: Armamentos Russos nas FAs Brasileiras

#47 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Set 22, 2010 6:48 pm

Coisas de quem está começando um processo, que já está completo com outros países a décadas, ou séculos.




sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: Armamentos Russos nas FAs Brasileiras

#48 Mensagem por sapao » Qua Set 22, 2010 10:45 pm

[quote="glauberprestesMárromenos.
Ao usar o Igla como manpad (montado num homem), o alcance, e o modus operandi dele ficam realmente limitados, e tornam o que eu disse, estranho. Só que usando o mesmo igla com uma alça óptica, como o Avenger e o M6 Linebacker usam o Stinger, e o Gibka usa o igla (naval), o alcance e teto de operação vai sempre para limite máximo (no ombro, o stinger, igla, mistral e outros, tem limitações de alcance muito sérias, menor que o alcance da visão humana), sendo possível integrar o míssil no âmbito do ShoRAD. Com uma visada eletrônica, o alcance do igla vai realmente aos 5 km, ao invés dos usuais 2000-2500 metros. O míssil é barato e pequeno, além de ser possível montar uma estrutura "invisível", já que, apesar de poder operar com um radar, a alça optrônica seria o principal sensor. É interessante também, porque é possível montar o sistema sobre blindados, caminhões, e até jipes. Isso pensando no Tor como um sistema de média, é perfeitamente possível, já que o EB já está usando um Super Tucano para fazer um M-346.
[]´s[/quote]

Glauber,
so lembre que em determinadas ocasiões um alvo é facilmente visivel a 5km, em dias de ceu claro a olho nu ou a noite com equipamentos de visão noturna, por exemplo.

Se a visada eletrônica garante essa capacidade em qualquer tempo, lembre tambem que ela denuncia a presença de uma antiaerea no local, tirando a principal capacidade dos misseis IR que é a furtividade. Um radar vai esta emtindo e um veiculo vai estar emitindo muito mais calor do que um homem a pe.

Sobre as limitações do missies lançados de ombro, so posso responder pelo Igla que ja vi operando e realmente ele depende de varios fatores para determinar o alcance (angulo de chegada, tipo de alvo, cenario de fundo) mas nenhum deles que eu saiba se relaciona ao fato de ele estar sendo lançado de ombro ou não.

Sobre a parte em veremelho perdoe minha ignorancia mas não entendi...

sds




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Pepê Rezende
Sênior
Sênior
Mensagens: 2790
Registrado em: Dom Dez 10, 2006 4:42 pm

Re: Armamentos Russos nas FAs Brasileiras

#49 Mensagem por Pepê Rezende » Qui Set 23, 2010 12:10 am

crubens escreveu:O cara atirou o míssil para o chão e não morreu !?!? :shock: o que conteceu o míssil falhou e não explodiu ou a explosão foi a uma certa distância que deu pra ele escapar ? Atirar um míssil no chão não é a mesma coisa de atirar com uma pistola ou fuzíl.
Foi a uma certa distância. Acredito que ele tenha acionado o gatilho antes de posicionar o míssil corretamente. Foi como um disparo de bazuca... de US$ 200 mil!

Abraços

Pepê




evano
Novato
Novato
Mensagens: 1
Registrado em: Seg Set 20, 2010 11:56 am

Re: Armamentos Russos nas FAs Brasileiras

#50 Mensagem por evano » Qui Set 23, 2010 8:40 am

A Venezuela está equipada com 24 SU 30, lamento porque o FX-2 descartou o Sukoy 35.... a transferência de tecnologia seria conseguida com um pouco de diplomacia.




Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: Armamentos Russos nas FAs Brasileiras

#51 Mensagem por LeandroGCard » Qui Set 23, 2010 9:40 am

glauberprestes escreveu:
Túlio escreveu:Tendi josta: usarias um MANPADS para fazer um SHORAD, é isso? :? :shock:

Tipo usar um Super Tucano para fazer um M-346??? :shock: :shock: :shock: :shock:
Márromenos.
Ao usar o Igla como manpad (montado num homem), o alcance, e o modus operandi dele ficam realmente limitados, e tornam o que eu disse, estranho. Só que usando o mesmo igla com uma alça óptica, como o Avenger e o M6 Linebacker usam o Stinger, e o Gibka usa o igla (naval), o alcance e teto de operação vai sempre para limite máximo (no ombro, o stinger, igla, mistral e outros, tem limitações de alcance muito sérias, menor que o alcance da visão humana), sendo possível integrar o míssil no âmbito do ShoRAD. Com uma visada eletrônica, o alcance do igla vai realmente aos 5 km, ao invés dos usuais 2000-2500 metros. O míssil é barato e pequeno, além de ser possível montar uma estrutura "invisível", já que, apesar de poder operar com um radar, a alça optrônica seria o principal sensor. É interessante também, porque é possível montar o sistema sobre blindados, caminhões, e até jipes. Isso pensando no Tor como um sistema de média, é perfeitamente possível, já que o EB já está usando um Super Tucano para fazer um M-346.


[]´s
Glauber,

Entre os principais alvos de um sistema SHORAD atualmente estão as bombas lançadas em modo CCIP, bombas guiadas lançadas de grande altitude, mísseis em final de trajetória e bombas planadoras. São alvos pequenos, rápidos e que praticamente não emitem IR.

Como um sistema IR de curto alcançe vai enfrentar este tipo de alvo? Contra aeronaves de apoio aéreo, helis e aviões COIN tudo bem, são alvos bem maiores e emissores de IR, aí os MANPADS são eficazes. Mas contra os alvos acima como um míssil típico de MANPAD vai funcionar, independentemente do alcance e da aquisição?


Leandro G. Card




Avatar do usuário
crubens
Sênior
Sênior
Mensagens: 1864
Registrado em: Seg Set 17, 2007 4:05 pm
Localização: Fortaleza, Ce
Agradeceram: 9 vezes

Re: Armamentos Russos nas FAs Brasileiras

#52 Mensagem por crubens » Qui Set 23, 2010 10:00 am

Pepê Rezende escreveu:
crubens escreveu:O cara atirou o míssil para o chão e não morreu !?!? :shock: o que conteceu o míssil falhou e não explodiu ou a explosão foi a uma certa distância que deu pra ele escapar ? Atirar um míssil no chão não é a mesma coisa de atirar com uma pistola ou fuzíl.
Foi a uma certa distância. Acredito que ele tenha acionado o gatilho antes de posicionar o míssil corretamente. Foi como um disparo de bazuca... de US$ 200 mil!

Abraços

Pepê
Valeu !!! [009]




"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke

'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King

Imagem
Avatar do usuário
MARCOS RIBEIRO
Avançado
Avançado
Mensagens: 673
Registrado em: Seg Mai 09, 2005 8:45 pm
Localização: RIO DE JANEIRO
Contato:

Re: Armamentos Russos nas FAs Brasileiras

#53 Mensagem por MARCOS RIBEIRO » Qui Set 23, 2010 11:09 pm

Procura por exemplares do Mi-8MT cresce no mundo. Mais de 300 exemplares estão hoje no Afeganistão.
(Da redação, 22 de setembro de 2010)

A popularidade e o excelente desempenho dos helicópteros de fabricação russa Mil Mi-17 em operações aéreas no Afeganistão tem aumentado substancialmente o preço unitário de exemplares usados do tipo no mercado internacional, além de criar mais demandas para a fabricação de novos exemplares.

Atualmente, mais de 300 Mi-8/-17 estão em operação no Afeganistão por empresas particulares, forças de coalizão e pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A empresa privada UTair, que possui contraltos de prestação de serviço para a ONU e é hoje a maior operadora de helicópteros de fabricação russa no mundo, fez um pedido de 41 novos M-17, que devem ser entregues ainda este ano.

Atualmente a procura está focada principalmente no Mi-8MT, variante projetada para operar em regiões de grande altitude e altas temperaturas (como o caso do Afeganistão). O Mi-8MT possui novas caixas de transmissão, turbinas mais potentes, tanques de combustível internos maiores, entre outros.

Compilado da alide........interessante o post, apesar de desenho rústico, comprova-se mais uma vez que a doutrina Russa de fabricar aparelhos baratos, de manutenção baixa e desempenho satisfatório para ambientes extremos , é uma política cada vez mais acertada. Apesar do péssimo DNA Russo de mostrar as qualidades e esconder os defeitos de seus produtos........desse mal os norteamericanos não padecem.....são mestres :wink:




Quem é mais louco? O louco ou os loucos que o seguem?? (Obiwan Kenobi)
3x1 nos Argentinos , tem coisas que o cartão de credito não compra!!
WWW.COLEDECORE.COM.BR (adesivos decorativos)
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: Armamentos Russos nas FAs Brasileiras

#54 Mensagem por WalterGaudério » Sex Set 24, 2010 12:33 pm

Carlos Mathias escreveu:Coisas de quem está começando um processo, que já está completo com outros países a décadas, ou séculos.
CARO CM, a MB pode te surpreender ao equipar as novas fragatas de >6000t. A alergia ao que é russo vai diminuindo cada vez mais. Não na velocidade que vc espera, mas na velocidade em que é possível para dar certo.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9366
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 526 vezes

Re: Armamentos Russos nas FAs Brasileiras

#55 Mensagem por Brasileiro » Sex Set 24, 2010 1:05 pm

WalterGaudério escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Coisas de quem está começando um processo, que já está completo com outros países a décadas, ou séculos.
CARO CM, a MB pode te surpreender ao equipar as novas fragatas de >6000t. A alergia ao que é russo vai diminuindo cada vez mais. Não na velocidade que vc espera, mas na velocidade em que é possível para dar certo.
Marino escreveu:Uns pitacos:
- Navios de 3500 ton não suportam mísseis como o Brahmos/Tomahawk. Vejam a tonelagem dos navios que os possuem; e

Mas será que vai ser tanta surpresa assim? :twisted: 8-] :wink:



abraços]




----------------
amor fati
Carlos Mathias

Re: Armamentos Russos nas FAs Brasileiras

#56 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Set 24, 2010 7:04 pm

Se for assim, talvez o CLUB-N, por ser mais flexível...
Mas o BRAHMOS poderia entrar numa jogada com a Índia, sei lá.

Mas não deixa de ser boa notícia saber que os Fenergans e Polaramines estão fazendo efeito. :D 8-]




Pepê Rezende
Sênior
Sênior
Mensagens: 2790
Registrado em: Dom Dez 10, 2006 4:42 pm

Re: Armamentos Russos nas FAs Brasileiras

#57 Mensagem por Pepê Rezende » Sex Set 24, 2010 8:48 pm

Carlos Mathias escreveu:Se for assim, talvez o CLUB-N, por ser mais flexível...
Mas o BRAHMOS poderia entrar numa jogada com a Índia, sei lá.

Mas não deixa de ser boa notícia saber que os Fenergans e Polaramines estão fazendo efeito. :D 8-]
Eu apostaria no Brahmos...

Abraços

Pepê




sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: Armamentos Russos nas FAs Brasileiras

#58 Mensagem por sapao » Sex Set 24, 2010 8:59 pm

CM, alergia e assim mesmo, ou mata ou vai criando resistencia...
Acho que caminhamos para a segunda!




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Carlos Mathias

Re: Armamentos Russos nas FAs Brasileiras

#59 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Set 24, 2010 9:15 pm

:shock: :D :D :D :D

Pô cara, umas fragatas de 6000 ton com BRAHMOS na barriga vai ser ruim de aturar. 8-]

Só poderia ser melhor que se no FX viesse o .... :cry: [032] [081]

Enfim, seria a arma anti-navio padrão da MBe da FAB. [077]




WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: Armamentos Russos nas FAs Brasileiras

#60 Mensagem por WalterGaudério » Sex Set 24, 2010 9:24 pm

Carlos Mathias escreveu::shock: :D :D :D :D

Pô cara, umas fragatas de 6000 ton com BRAHMOS na barriga vai ser ruim de aturar. 8-]

Só poderia ser melhor que se no FX viesse o .... :cry: [032] [081]

Enfim, seria a arma anti-navio padrão da MBe da FAB. [077]
Olha que nós estamos falando de fragatas. Estou a imaginar o SubNuc... 8-] 8-] [005] [037] [037] [037] [091]




Editado pela última vez por WalterGaudério em Sáb Set 25, 2010 7:56 pm, em um total de 1 vez.
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Responder