NOTÍCIAS DO RAFALE

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
PRick

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#6496 Mensagem por PRick » Ter Set 21, 2010 10:38 am

Santiago escreveu:

Com relação ao custo de produção ATUAL:

PU de production:
initial: 96,6
actuel: 101,1
hausse: 4,70%

Geralmente não se vende algo por um valor menor do que o custo de produção. Se houver subsídios a história muda. Não parece ser o caso do F-X2. De qualquer forma, uma série de outros itens irão compor o pacote a ser adquirido pelo Brasil.

[]s
Você ainda não entendeu que isso nada tem haver com o custo de produção, o TCU ou qualquer órgão do governo, calcula o quanto está sendo gasto com o programa Rafale, a partir disso, divide esses gastos com a produção, ou as entregas realizadas.

Quem tem condições de saber o preço de fabricação de cada avião é o fabricante, e não o TCU, ele não mede o custo de fabricação, mas o quanto o governo está gastando para comprar e usar o Rafale. São coisas completamente distintas. Como não sabemos como essa planilha de cálculo é montada, não temos a menor idéia o que entra na base de cálculo desse preço unitário. Porém, quem tem condições de afirmar isso é a Dassault, e não o Governo.

A Boieng diz que o F-18E custa 55 milhões, porém, a US Navy gasta 95 milhões na compra de cada unidade.

[]´s

Francoorp
Sênior
Sênior
Contato:

#6497 Mensagem por Francoorp » Ter Set 21, 2010 1:01 pm

Santiago escreveu:O valor total do programa está hoje orçado em 40,7 bilhões de euros levando-se em conta a entrega de 286 Rafale. Esse valor sofreu um incremento de 16,5% segundo o TCU francês. Segundo o TCU, o custo unitário do Programa, hoje, é de 142 milhões de euros.

Ao final deste ano 93 Rafale terão sido fabricados desde o início do programa (32% do total programado). Hoje, o custo de produção de cada unidade alcança 101 milhões de euros (pág. 36: http://www.ccomptes.fr/fr/CC/documents/ ... mement.pdf ).

Por exemplo, o programa F-22 é orçado em 62 bilhões de dólares e o custo unitário do programa gira em torno de 339 milhões de dólares (valores de 2006). Já o custo flyaway (que é um bom indício do custo de produção) atual (2010) é de 146 milhões de dólares (pág. 55: http://www.saffm.hq.af.mil/shared/media ... 04-081.pdf ).

[]s

E dai?? Quanto maior a produção menor o preço de produção e menor o custo unitário do programa, essa é uma regra da produção industrial, então temos que torcer para que o Rafale emplaque de vez e a FAB compre as ditas 120 unidades, e venda para o exterior também... afinal o Rafale é um caça multi função, uma aeronave para varias ocasiões e sendo assim creio que esteja até mesmo a bom preço unitário em relação ao projeto.

Oa Yankees gastam muito com projetos pois sabem que o numero de unidades será alto, sempre na casa das centenas ou até mesmo milhares de unidades(F-16), enquanto que o F-35 esta levando os sócios à loucura, alto custo do projeto e alto custo de produção mesmo com uma lista de pedidos de centenas de unidades, esta difícil de abaixar os custos complexivos mesmo com centenas de unidades encomendadas...

As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#6498 Mensagem por Penguin » Ter Set 21, 2010 1:20 pm

Francoorp escreveu:
Santiago escreveu:O valor total do programa está hoje orçado em 40,7 bilhões de euros levando-se em conta a entrega de 286 Rafale. Esse valor sofreu um incremento de 16,5% segundo o TCU francês. Segundo o TCU, o custo unitário do Programa, hoje, é de 142 milhões de euros.

Ao final deste ano 93 Rafale terão sido fabricados desde o início do programa (32% do total programado). Hoje, o custo de produção de cada unidade alcança 101 milhões de euros (pág. 36: http://www.ccomptes.fr/fr/CC/documents/ ... mement.pdf ).

Por exemplo, o programa F-22 é orçado em 62 bilhões de dólares e o custo unitário do programa gira em torno de 339 milhões de dólares (valores de 2006). Já o custo flyaway (que é um bom indício do custo de produção) atual (2010) é de 146 milhões de dólares (pág. 55: http://www.saffm.hq.af.mil/shared/media ... 04-081.pdf ).

[]s

E dai?? Quanto maior a produção menor o preço de produção e menor o custo unitário do programa, essa é uma regra da produção industrial, então temos que torcer para que o Rafale emplaque de vez e a FAB compre as ditas 120 unidades, e venda para o exterior também... afinal o Rafale é um caça multi função, uma aeronave para varias ocasiões e sendo assim creio que esteja até mesmo a bom preço unitário em relação ao projeto.

Oa Yankees gastam muito com projetos pois sabem que o numero de unidades será alto, sempre na casa das centenas ou até mesmo milhares de unidades(F-16), enquanto que o F-35 esta levando os sócios à loucura, alto custo do projeto e alto custo de produção mesmo com uma lista de pedidos de centenas de unidades, esta difícil de abaixar os custos complexivos mesmo com centenas de unidades encomendadas...
Dai que estes são os custos para a França. O custo atual de produção unitário era um mistério inclusive por lá. Tanto é assim que o relatório do TCU francês provocou o artigo abaixo no Le Point:
Publié le 09/02/2010
lepoint.fr
RAPPORT 2010
COUR DES COMPTES - Le prix du Rafale dévoilé

TRIBUNAL DE CONTAS - O preço do Rafale revelado

http://www.lepoint.fr/actualites-monde/ ... 8/0/422158
Caça multi-função, todos hoje em dia são.

O Brasil vender Rafale para o exterior?! Vc embarcou nessa? Sério?

[]s

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
saullo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 549 vezes
Agradeceram: 182 vezes

#6499 Mensagem por saullo » Ter Set 21, 2010 1:51 pm

Veder rafale pro exterior...só se for pra Frota Estelar da ficção...

Abraços

suntsé
Sênior
Sênior
Agradeceu: 232 vezes
Agradeceram: 154 vezes

#6500 Mensagem por suntsé » Ter Set 21, 2010 2:07 pm

saullo escreveu:Veder rafale pro exterior...só se for pra Frota Estelar da ficção...

Abraços
Não sei se estou errado. Mas pela a parceria envolvendo o Rafaleme parece que o Brasil teria exclusividade no mercado latino americano....

Como, eu não confio nos paises da america latina em questões de defesa...logo eu acho que o Rafale, só nos vamos comprar por estas bandas.

joao fernando
Sênior
Sênior
Agradeceram: 29 vezes

#6501 Mensagem por joao fernando » Ter Set 21, 2010 4:20 pm

Olha, pra fugir dos custos estratosfericos da UE, montar o Rafa no Brasil seria uma saida para baratear o avião, e ainda vender pro estrangeiro

Adianto tambem, que em termos de aviação, não chegamos ao sistema de montagem em seria, são poucas unidades para ter barateamento

Alias, defender sua patria vale quanto? Logo o fator preço nãop tem importancia...

Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Francoorp
Sênior
Sênior
Contato:

#6502 Mensagem por Francoorp » Ter Set 21, 2010 4:37 pm

Santiago escreveu:Caça multi-função, todos hoje em dia são.

[]s
Em que momento eu falei no Brasil vendendo para o Exterior???
Não vai acontecer com NENHUM DOS COMPETIDORES DO FX2... então de onde foi que o senhor saiu com esta estória??

EU falei nestas postagens anteriores sobre preços e custos de produção, em momento algum falei de exportação de Rafales pelo Brasil... estranho isso ai Hein!!

Vou ter que re-colocar as minhas postagens anteriores aqui de novo, assim para esclarecer a coisa nos mínimos detalhes??

O que eu quero saber é qual é o problema do Rafale ter este custo de produção e de projeto por aeronave, pois se ganha no Brasil estes custos se reduzirão progressivamente... era isso que eu estava dizendo, e gostaria de uma resposta, qual é o problema do Rafale em ter estes custos de produção e projeto??? ...

joao fernando escreveu:Olha, pra fugir dos custos estratosfericos da UE, montar o Rafa no Brasil seria uma saida para baratear o avião, e ainda vender pro estrangeiro

Adianto tambem, que em termos de aviação, não chegamos ao sistema de montagem em seria, são poucas unidades para ter barateamento

Alias, defender sua patria vale quanto? Logo o fator preço nãop tem importancia...

Concordo, 36 unidades não compensa abrir uma nova linha de produção, somente aumentariam os custos, pois se deveria ter uma nova sede, novas máquinas, novas ferramentas, novos treinamentos de pessoal e até mesmo novos impostos... fico em duvida até mesmo para as 120 unidades, se compensaria ou não... melhor seria mandar os nossos técnicos para a França pra aprenderem a fazer as tecnologias que eles nos fornecerão, e depois utiliza-los em um novo projeto nacional.

Valeu!!

Editado pela última vez por Francoorp em Ter Set 21, 2010 6:28 pm, em um total de 1 vez.

joao fernando
Sênior
Sênior
Agradeceram: 29 vezes

#6503 Mensagem por joao fernando » Ter Set 21, 2010 5:21 pm

Concordo, enviar a Mão de obra daqui, para tentar amortizar parte dos custos

Vamos ser realistas: mesmo 120 caças não vão agregar nada ao Brasil...o negocio seria usar a estrutura atual brasileira, pagando a mão de obra em reais, do que pagar em euros

Mas na pratica, isso impede o negocio? É papo pra boi dormir, quem quer vai lá compra e usa

Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
rcolistete
Sênior
Sênior

#6504 Mensagem por rcolistete » Ter Set 21, 2010 6:04 pm

Olá pessoal,

Sinceramente, desanima ler nas últimas páginas um monte de erros elementares, alguns por desconhecimento e outros por má intenção (parcialidade).

Esse assunto sobre custo de caças, Rafale por exemplo, já foi debatido aqui e em outros lugares. Há vários tipos de custos, isso vale para F-22, Super Hornet, Rafale, etc.

Tem gente aqui pegando um valor que significa X e dizendo que é uma coisa Y bem diferente.

Abraços,

Roberto

Pepê Rezende
Sênior
Sênior

#6505 Mensagem por Pepê Rezende » Ter Set 21, 2010 8:07 pm

rcolistete escreveu:Olá pessoal,

Sinceramente, desanima ler nas últimas páginas um monte de erros elementares, alguns por desconhecimento e outros por má intenção (parcialidade).

Esse assunto sobre custo de caças, Rafale por exemplo, já foi debatido aqui e em outros lugares. Há vários tipos de custos, isso vale para F-22, Super Hornet, Rafale, etc.

Tem gente aqui pegando um valor que significa X e dizendo que é uma coisa Y bem diferente.

Abraços,

Roberto
O custo do Programa, dentro da lógica do Tribunal de Contas francês, inclui os desenvolvimentos em curso, armamentos e manutenção. O preço flyaway é de EUR 54 milhões, segundo o Senado francês.

Abraços

Pepê

orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#6506 Mensagem por orestespf » Ter Set 21, 2010 8:14 pm

Abraços,

Roberto
É isto, Roberto!!!

[009] [009] [009]

Tá difícil postar, não? :? :?

Carlos Mathias

#6507 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Set 21, 2010 9:11 pm

E só tem anjo postando contra o pobre do Rafaleco. :roll:
Tudo na maior das boas intenções, sabe? :mrgreen:

O Brasil ia exportar Gripen-NG?

Penguin
Sênior
Sênior

#6508 Mensagem por Penguin » Ter Set 21, 2010 10:20 pm

Francoorp escreveu:
Santiago escreveu:Caça multi-função, todos hoje em dia são.

[]s
Em que momento eu falei no Brasil vendendo para o Exterior???
Não vai acontecer com NENHUM DOS COMPETIDORES DO FX2... então de onde foi que o senhor saiu com esta estória??

EU falei nestas postagens anteriores sobre preços e custos de produção, em momento algum falei de exportação de Rafales pelo Brasil... estranho isso ai Hein!!

Vou ter que re-colocar as minhas postagens anteriores aqui de novo, assim para esclarecer a coisa nos mínimos detalhes??

O que eu quero saber é qual é o problema do Rafale ter este custo de produção e de projeto por aeronave, pois se ganha no Brasil estes custos se reduzirão progressivamente... era isso que eu estava dizendo, e gostaria de uma resposta, qual é o problema do Rafale em ter estes custos de produção e projeto??? ...

joao fernando escreveu:Olha, pra fugir dos custos estratosfericos da UE, montar o Rafa no Brasil seria uma saida para baratear o avião, e ainda vender pro estrangeiro

Concordo, 36 unidades não compensa abrir uma nova linha de produção, somente aumentariam os custos, pois se deveria ter uma nova sede, novas máquinas, novas ferramentas, novos treinamentos de pessoal e até mesmo novos impostos... fico em duvida até mesmo para as 120 unidades, se compensaria ou não... melhor seria mandar os nossos técnicos para a França pra aprenderem a fazer as tecnologias que eles nos fornecerão, e depois utiliza-los em um novo projeto nacional.

Valeu!!
Eu é que pergunto, qual o problema do relatório do Cour des Comptes?

Assumo minha falha no entendimento de sua frase abaixo. A entendi de forma equivocada:
E dai?? Quanto maior a produção menor o preço de produção e menor o custo unitário do programa, essa é uma regra da produção industrial, então temos que torcer para que o Rafale emplaque de vez e a FAB compre as ditas 120 unidades, e venda para o exterior também...
[]s

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Penguin
Sênior
Sênior

#6509 Mensagem por Penguin » Ter Set 21, 2010 10:40 pm

Abraços,

Roberto
Roberto,

O que representa na sua ótica o PU (prix unitaires) de production actuel?

[]s

Carlo M. Cipolla
Francoorp
Sênior
Sênior
Contato:

#6510 Mensagem por Francoorp » Ter Set 21, 2010 10:45 pm

Santiago escreveu:
Eu é que pergunto, qual o problema do relatório do Cour des Comptes?

Assumo minha falha no entendimento de sua frase abaixo. A entendi de forma equivocada:
E dai?? Quanto maior a produção menor o preço de produção e menor o custo unitário do programa, essa é uma regra da produção industrial, então temos que torcer para que o Rafale emplaque de vez e a FAB compre as ditas 120 unidades, e venda para o exterior também...
[]s
Não vejo problema algum no relatório da Cour des Comptes, para mim esta tudo cristalino como água!!

Estou falando de vendas da Dassault para os Emirados Árabes Unidos, India, Lìbia e quem quiser comprar, quanto mais Rafale são vendidos pelo mundo melhor, teremos peças mais disponíveis, melhores condições de modernização($$$), etc!! Não falava do Brasil exportar Rafales ou outro qualquer dos FX2... isso é piada!

Valeu, foi mal compreendido!!

Responder