NOTÍCIAS DO RAFALE

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#6481 Mensagem por Penguin » Dom Set 19, 2010 4:15 pm

AlbertoRJ escreveu:Esse relatório tem intenção de contabilizar e analisar a evolução dos custos de programas de armamentos e não especificar preço de venda. São coisas distintas. Na prática, é o que vale para o contribuinte, mas temos outros dados, como por exemplo:

O relatório menciona dois custos unitarios: o unitário do programa (PU) e o custo unitário de produção atual (PU de production):

Coût initial: 39 073 (Quantité initiale: 320)
Coût actuel: 40 690 (Quantité actuelle: 286)

PU initial: 122,1 (Coût initial / Quantité initiale)
PU actuel: 142,3 (Coût actuel / Quantité actuelle)
A % du PU: 16,50%

--------------------------

PU de production:
initial: 96,6
actuel: 101,1
hausse: 4,70%

De qualquer forma, o preço de venda, flyaway, não pode custar menos de 101,1 milhões de euros.

Le coût total du programme pour l'Etat est de 39,6 milliards d'euros, (conditions financières au 1er janvier 2008) ce qui ramène le coût unitaire par avion (hors développement) entre 64 et 70 millions d'euros en fonction des versions, cette valeur devant toutefois augmenter du fait des négociations en cours avec l'industriel résultant de la réduction de la cible initiale.

Tradução para o inglês:

The total program cost for the state is 39.6 billion euros (financial conditions on 1 January 2008) which brings the unit cost per aircraft (excluding development) between 64 and 70 million euros depending versions, however this value to increase due to ongoing negotiations with the industry resulting from the reduction of the original target.

http://www.senat.fr/rap/a08-102-5/a08-1 ... tml#toc236
Esse texto postado acima é de 20 novembro 2008 (Lei).
Quem audita contas e custos é o Tribunal de Contas.
O relatório do Tribunal de Contas francês, explicitando os custos do Rafale, é de fevereiro de 2010.


E a resposta do Ministério da Defesa no relatório, indicando que o mesmo o custo total deve ser atualizado devido à redução do custo industrial, conforme se desenvolve a produção:
« Evolution des prix unitaires »

L’analyse faite à partir des prix unitaires pour critiquer
les surcoûts des programmes est erronée, d’autant qu’elle est exprimée
quantitativement en pourcentage :
- le prix ou coût unitaire moyen des matériels augmente quand la
ndustrielle, comptable et factuelle, dont l’effet est d’autant plus
visible que les quantités sont faibles ;
- cet état de fait ne traduit pas une non maîtrise des coûts mais traduit
une réalité, à savoir que le coût des premiers matériels de série est
plus élevé que celui d’un rang de production plus élevé ;
- sans enlever de l’intérêt à une analyse sur les coûts unitaires, ne peut
ainsi être qualifiée de surcoût – évalué comme tel en pourcentage
dans le rapport – pour l’Etat la variation du coût unitaire moyen
induite par une réduction de cible (exemple du Tigre), pour la part
résultant de la suppression des derniers exemplaires de série, les
moins coûteux.
Le tableau de la Cour peut être utilement complété par le PU (prix
unitaire) de production, initial et actuel.

Tradução para o inglês:

«Evolution of Unit Prices »

The analysis based on unit prices for criticizing
additional costs of the programs is wrong, especially as it is expressed
quantitatively as a percentage:
- The price or average cost of material increases as
total amount of material decreases, it is a technical truth,
industrial, accounting and factual, the effect is even more
seen that the quantities are low;
- This fact does not reflect a cost control but not translated
reality, namely that the cost of the first hardware serial
higher than that of a rank higher production;
- Without removing the interest in an analysis of unit costs, can
thus be described as incremental costs - expressed as a percentage as
in the report - for the state variation of the average unit cost
induced a reduction target (eg Tiger) for the part
resulting from the removal of remaining copies of series,
cheaper.

The table of the Court can be usefully supplemented by the PU (Price
unit) of production, original and current.
Muito bom o seu renovado interesse pelo Rafale.

E acrescento que compreendo a resposta do colega Largomoco. Para ele, como contribuinte francês, é realmente um "presente" a partilha de tecnologia francesa que lhes custa tão caro. Creio, sem querer ofender, que arrogância é a de quem pensa o contrário.

Abraços
O texto acima não muda em nada os números auditados pelo Tribunal de Contas francês de fevereiro de 2010: http://www.ccomptes.fr/fr/CC/documents/ ... mement.pdf

A tabela com o "PU de production ACTUEL" do Rafale, custo unitário de produção ATUAL (2010) está na página 36 do referido relatório: 101,1 milhões de euros.

O Senado já havia mencionado esse valor em um dos seus relatórios legislativos.

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#6482 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Set 19, 2010 5:42 pm

Se você reparar, o valor de 101 milhões faz parte da resposta do Ministério da defesa.
Por que o custo fly-away não pode ser menor? Você poderia postar novamente aquele gráfico com a explicação dos diversos custos?

[]`s




Alberto -
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#6483 Mensagem por Zepa » Dom Set 19, 2010 6:26 pm

Pepê Rezende escreveu:
cb_lima escreveu:Sempre foi brabo explicar a short-list Tulio... :lol:

Não acho, não:
knigh7 escreveu:A FAB solcitou RFI para o F35, aliás, isso foi publico. A LM respondeu (também publicamente) com o F16, um caca que a FAB não pediu. (porque a entrega do F35 não podia ser atendido no prazo.)

Quanto ao Typhoon, em meados de 2008, um executivo da EADS, falando ou foi na Aviation Week, ou foi na FlyghtGlobal que os mercados prioritários para o caca eram o Japão, a India, omitindo o nome do Brasil). Aceitariam os ToT exigidos pela FAB e o Governo Brasileiro?

Quanto aos russos, o Comandante da FAB e o Ministro da Defesa, portanto, (sob o ponto de vista oficial o máximo que se pode fazer) deixaram claro que eles foram desclassificados por não aceitarem as transf. de tecnologia que se requisitou. E por 3 vezes fizeram isso.

A despeito dessas declaracões repetidas, a ROSOBORONEXPORT, não emitiu nota alguma contestando, nem sequer, indiretamente.
Meu bom amigo, os russos não responderam porque estão de saco cheio. Conversei com um executivo da Rosoboronexport nesta semana e ele falou claramente que não iria mais falar sobre um processo que a empresa considera como de "cartas marcadas". Eles ofereciam tecnologia sim. Coloquei aqui.

Abraços

Pepê
Pepê sempre nos brindando com as "nuances" internas deste processo :!: 8-] 8-]




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#6484 Mensagem por Penguin » Dom Set 19, 2010 6:41 pm

AlbertoRJ escreveu:Se você reparar, o valor de 101 milhões faz parte da resposta do Ministério da defesa.
Por que o custo fly-away não pode ser menor? Você poderia postar novamente aquele gráfico com a explicação dos diversos custos?

[]`s
Alberto,

Qual a questão com o custo de produção unitário de 101 milhões de euros? Isso não é o custo unitário do programa, que chega a 142 milhões de euros.

Foi a própria imprensa francesa que levantou a questão ( COUR DES COMPTES - Le prix du Rafale dévoilé: http://www.lepoint.fr/actualites-monde/ ... 8/0/422158 ). Isso não teve nenhuma repercussão fora da França, afinal o Rafale é utilizado apenas lá. Como provavelmente será adquirido pelo Brasil, desperta ointeresse por essas paragens.

Segundo o TCU/GAO francês, no seu relatório de 02/2010, página 36 de 41 ( http://www.ccomptes.fr/fr/CC/documents/ ... mement.pdf ), os custos do Rafale são:

Com relação ao programa:

Coût initial: 39 073 (Quantité initiale: 320)
Coût actuel: 40 690 (Quantité actuelle: 286)

PU initial: 122,1 (Coût initial / Quantité initiale)
PU actuel: 142,3 (Coût actuel / Quantité actuelle)
A % du PU: 16,50%


Esse custo inclui os investimentos realizados em pesquisa, desenvolvimento etc.

--------------------------

Com relação ao custo de produção ATUAL:

PU de production:
initial: 96,6
actuel: 101,1
hausse: 4,70%


Geralmente não se vende algo por um valor menor do que o custo de produção. Se houver subsídios a história muda. Não parece ser o caso do F-X2. De qualquer forma, uma série de outros itens irão compor o pacote a ser adquirido pelo Brasil.

[]s




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#6485 Mensagem por Penguin » Dom Set 19, 2010 6:48 pm

Pepê Rezende escreveu:
cb_lima escreveu:Sempre foi brabo explicar a short-list Tulio... :lol:

Não acho, não:
knigh7 escreveu:A FAB solcitou RFI para o F35, aliás, isso foi publico. A LM respondeu (também publicamente) com o F16, um caca que a FAB não pediu. (porque a entrega do F35 não podia ser atendido no prazo.)

Quanto ao Typhoon, em meados de 2008, um executivo da EADS, falando ou foi na Aviation Week, ou foi na FlyghtGlobal que os mercados prioritários para o caca eram o Japão, a India, omitindo o nome do Brasil). Aceitariam os ToT exigidos pela FAB e o Governo Brasileiro?

Quanto aos russos, o Comandante da FAB e o Ministro da Defesa, portanto, (sob o ponto de vista oficial o máximo que se pode fazer) deixaram claro que eles foram desclassificados por não aceitarem as transf. de tecnologia que se requisitou. E por 3 vezes fizeram isso.

A despeito dessas declaracões repetidas, a ROSOBORONEXPORT, não emitiu nota alguma contestando, nem sequer, indiretamente.
Meu bom amigo, os russos não responderam porque estão de saco cheio. Conversei com um executivo da Rosoboronexport nesta semana e ele falou claramente que não iria mais falar sobre um processo que a empresa considera como de "cartas marcadas". Eles ofereciam tecnologia sim. Coloquei aqui.

Abraços

Pepê
Pepê,

Você acredita que há cartas marcadas no processo?
Se positivo, por que razão o processo teve que seguir por este caminho?

[]s




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#6486 Mensagem por GDA_Fear » Dom Set 19, 2010 10:39 pm

A exclusão do SU-35 sempre foi motivo de desconfiança, inclusive na comunidade internacional..acho que

neste caso deve ter havido uma pressão de Washington pra que o SU-35 não proseguisse no FX-2 afinal a

além de ser uma aeronave de grande poder de fogo, envolve também o comércio de armas, todos aqui

cansados de saber um mercado extremamente lucrativo,lógico nem um país quer perder sua fatia na parada.

A short-list mais sensata seria F-18E,Rafale e SU-35 que são os cachorros grande desse mercado, acho que

se o Su-35 tivesse proseguido seria muito difícil não o escolher pois além de grande aeronave tem o PAK-FA de background...

Quanto ao FX-2, alguém acredita realmente que vai sair ? Se fosse para sair já teria saído, o processo foi

conduzido com maestria, até o 7 de setembro, apartir daí foi atrasos, relatórios fakes, devolução de

relatórios "incompatíveis" enfim um rolo generalizado, difícil de acreditar que o FX-2 não tenha começado

para ter um único desfecho marcado...o Rafale, porém pelo andar da carruagem, o tiro saiu pela culatra, o

desfecho foi simplismente nada, a tão sonhada definição sofreu um atraso imensurável, que bota em sério

risco todo um processo de 2 anos..ou mais se for levar em conta o FX-1




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#6487 Mensagem por Túlio » Dom Set 19, 2010 11:16 pm

Falaí, GDA véio, como vai o casamento? :D :D :D :D




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#6488 Mensagem por GDA_Fear » Seg Set 20, 2010 12:05 am

Túlio escreveu:Falaí, GDA véio, como vai o casamento? :D :D :D :D
kkk fala túlitcho hehe pois éh véio apenas ficamos hehe, até porque ela não pode fica aqui a família toda é ai de POA até pelo fato de ter essa distância toda preferimos não deixar nada sério é meio complicado hehe, mas vida segue e fila corre AUHAUHAUHA

Abraçoo




AlbertoRJ
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#6489 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Set 20, 2010 12:12 am

Relembrando...

2008:
Le coût total du programme pour l'Etat est de 39,6 milliards d'euros, (conditions financières au 1er janvier 2008) ce qui ramène le coût unitaire par avion (hors développement) entre 64 et 70 millions d'euros en fonction des versions, cette valeur devant toutefois augmenter du fait des négociations en cours avec l'industriel résultant de la réduction de la cible initiale.

Tradução para o inglês:

The total program cost for the state is 39.6 billion euros (financial conditions on 1 January 2008) which brings the unit cost per aircraft (excluding development) between 64 and 70 million euros depending versions, however this value to increase due to ongoing negotiations with the industry resulting from the reduction of the original target.

http://www.senat.fr/rap/a08-102-5/a08-1 ... tml#toc236
2010:
Rafale: facture de 800M€ supplémentaire
Le Figaro.fr | 13.09.2010 | Mise à jour : 10:00
L'Armée devra acquérir 11 avions Rafale supplémentaires d'ici à 2013, d'après le quotidien Les Echos. Une conséquence de l'absence de ventes à l'étranger de l'avion de chasse conçu par Dassault, qui représentera 11 millions d'euros.

L'Etat s'est en effet engagé auprès de l'avionneur à lui garantir une cadence de 11 appareils par an, soit le seuil de rentabilité du programme sans augmentation de prix. Lors de la loi de programmation militaire 2009-2014, l'Etat tablait sur des commandes à l'étranger pour remplir cette exigence.

L'absence de débouchés lors des négociations avec le Brésil, les Emirats arabes unis, ou la Libye revient en fait à avancer la livraison de Rafales à l'Armée de l'air. "Ces 11 appareils ne seront plus à payer par la suite", indique Les Echos.

Le groupe Dassault est propriétaire du Figaro
http://www.jdf.com/flash-bourse/2010/09 ... ntaire.php
[]'s




Alberto -
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#6490 Mensagem por Largomoco » Seg Set 20, 2010 5:26 am

Santiago escreveu:
AlbertoRJ escreveu:Se você reparar, o valor de 101 milhões faz parte da resposta do Ministério da defesa.
Por que o custo fly-away não pode ser menor? Você poderia postar novamente aquele gráfico com a explicação dos diversos custos?

[]`s
Alberto,

Qual a questão com o custo de produção unitário de 101 milhões de euros? Isso não é o custo unitário do programa, que chega a 142 milhões de euros.

Foi a própria imprensa francesa que levantou a questão ( COUR DES COMPTES - Le prix du Rafale dévoilé: http://www.lepoint.fr/actualites-monde/ ... 8/0/422158 ). Isso não teve nenhuma repercussão fora da França, afinal o Rafale é utilizado apenas lá. Como provavelmente será adquirido pelo Brasil, desperta ointeresse por essas paragens.

Segundo o TCU/GAO francês, no seu relatório de 02/2010, página 36 de 41 ( http://www.ccomptes.fr/fr/CC/documents/ ... mement.pdf ), os custos do Rafale são:

Com relação ao programa:

Coût initial: 39 073 (Quantité initiale: 320)
Coût actuel: 40 690 (Quantité actuelle: 286)

PU initial: 122,1 (Coût initial / Quantité initiale)
PU actuel: 142,3 (Coût actuel / Quantité actuelle)
A % du PU: 16,50%


Esse custo inclui os investimentos realizados em pesquisa, desenvolvimento etc.

--------------------------

Com relação ao custo de produção ATUAL:

PU de production:
initial: 96,6
actuel: 101,1
hausse: 4,70%


Geralmente não se vende algo por um valor menor do que o custo de produção. Se houver subsídios a história muda. Não parece ser o caso do F-X2. De qualquer forma, uma série de outros itens irão compor o pacote a ser adquirido pelo Brasil.

[]s
deverias retirar o VAT de 19.6% e os equipamentos para 30 anos do preço não se queres fazer uma comparação com as ofertas internacionais? os preços não são fly away!

as tecnologias estendidas através raffffale não servem exclusivamente ao rafffale…




gribel
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#6491 Mensagem por gribel » Seg Set 20, 2010 11:10 am

PRick escreveu:
Túlio escreveu:Pois para mim o mais descarado de todos os lobbies foi aquele que chegou a antecipar o anúncio da Short List só para que um certo concorrente, 'apenas' O MELHOR, ficasse de fora. Enquanto isso, no cada vez mais desconfortável SOFA que temos, Sofia Brasil leva o que sempre levou do Janjão Pierre enquanto NÓS, as vovós caducas, tricotamos, fofocamos e cochilamos no quarto ao lado, ouvindo no gramofone velhas canções de PRick Aznavour... :roll: 8-]
Como já falei antes, a tranqueira russa era minha segunda opção :twisted: :twisted: , mas me lembro de um antigo debate por aqui que falava; NÃO EXISTE CONDIÇÕES DE COMPRARMOS CAÇAS DA RÚSSIA, e isso se chama correlação de política interna. Até a compra de material francês já anda fazendo a casa cair por aí, tem gente se rasgando até não poder mais... :mrgreen: :mrgreen:

Minha short list, por ordem de projeto tecnológico, era Rafale, SU-35BM e Typhoon. Mas nós sabemos que dois concorrentes entraram na short list pela janela, essa é a realidade, foi por conta de seus padrinhos, tanto dentro, quanto fora do país.

[]´s
Amigo PRick;

Vc acha mesmo, o Rafale melhor opção que o Flanker para o Brasil, no mínimo por suas dimensões?
Pergunta de neófito, mas franca.

Grande abraço;

Arnaud.




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#6492 Mensagem por P44 » Seg Set 20, 2010 12:30 pm

UAE May Turn Away from Rafale as Interest is Expressed in Super Hornet


(Source: Forecast International; issued September 17, 2010)



NEWTOWN, Conn. --- The United Arab Emirates has requested technical information on the Boeing F/A-18E/F Super Hornet, indicating it wants competition in its search to replace its fleet of Mirage 2000-9 jets first purchased from French company Dassault in 1983. The UAE is considering a purchase of new aircraft worth about $10 billion.

This news is unlikely to be greeted with much enthusiasm in Paris, where French officials had hoped to lock down a sale of the Dassault Rafale combat aircraft to the UAE sans competition. France has failed to win an export contract for its new-generation Rafale and has pinned its hopes on several prospective markets, including Brazil, India, Kuwait and the UAE, with the latter deemed a likely candidate due to its familiarity with French aviation and traditional reliance upon French defense hardware.

The interest expressed in the Super Hornet by the UAE underlines the growing dominance of high-end U.S. defense exports to the oil-rich Gulf nations, a trend that threatens to crowd out French exports to a market considered crucial by Paris due to its ample oil wealth and military modernization needs. France has traditionally been a supplier to the UAE, selling everything from combat aircraft to helicopters to main battle tanks to the Gulf nation. Defense relations between the two countries have been close, with French President Nicolas Sarkozy making Gulf relations a priority for Paris and personally inaugurating a new French military base in Abu Dhabi on May 26, 2009.

The cause for the UAE's shift in attention solely from the Rafale to a U.S.-based option has led to speculation that UAE authorities are uneasy with the price and technology offered up by France. The opening granted to Boeing may be an attempt by the Emiratis to extract more from the French side than Paris previously was willing to grant.

The UAE is interested in a newer-generation model of the Rafale, an expense that the French side has asked Abu Dhabi to cover. UAE officials believe, on the other hand, that the Super Hornet offers an off-the-shelf option already equipped with the technologies it desires. French Defense Minister Herve Morin has stated that further developments of the Rafale - which would include a longer-range active electronically scanned radar (AESA), a more powerful engine, and a more capable Spectra electronic warfare suite - would cost the UAE about EUR2 billion ($2.6 billion), though France would be willing to bear some of the cost.

In the past, the UAE has been willing to invest in the development of a foreign-built aircraft, as it did with the Block 60 version of the Lockheed Martin F-16 (of which it now owns some of the technology). But considering its petro-wealth, price may not be the true factor in the UAE's consideration of a U.S.-built option. Politics, on the other hand, may be.

The U.S. is set to unveil a $60 billion military package to Saudi Arabia next week as it continues to help build up Gulf area defenses and improve its partners' military capabilities. The UAE is expected to get its own slice of the defense assistance pie in the near future after previously being green-lighted by the Pentagon in recent years for purchases of helicopters, Patriot PAC 3 air defense missiles, and the THAAD (Terminal High Altitude Air Defense) anti-tactical ballistic missile system.

American export dominance in the high-end Gulf defense market is being locked down through blocks of government-to-government Foreign Military Sales (FMS) to the region and should only tighten in the near future.

-ends-
http://www.defense-aerospace.com/articl ... ornet.html




Triste sina ter nascido português 👎
PRick

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#6493 Mensagem por PRick » Seg Set 20, 2010 4:45 pm

gribel escreveu:
PRick escreveu: Como já falei antes, a tranqueira russa era minha segunda opção :twisted: :twisted: , mas me lembro de um antigo debate por aqui que falava; NÃO EXISTE CONDIÇÕES DE COMPRARMOS CAÇAS DA RÚSSIA, e isso se chama correlação de política interna. Até a compra de material francês já anda fazendo a casa cair por aí, tem gente se rasgando até não poder mais... :mrgreen: :mrgreen:

Minha short list, por ordem de projeto tecnológico, era Rafale, SU-35BM e Typhoon. Mas nós sabemos que dois concorrentes entraram na short list pela janela, essa é a realidade, foi por conta de seus padrinhos, tanto dentro, quanto fora do país.

[]´s
Amigo PRick;

Vc acha mesmo, o Rafale melhor opção que o Flanker para o Brasil, no mínimo por suas dimensões?
Pergunta de neófito, mas franca.

Grande abraço;

Arnaud.
A grande vantagem do Rafale, logo de cara, e possuir uma versão naval, porque o modelo de ditribuição de forças para o Brasil, deveria ser igual aos dos EUA, somos uma gigantesca ilha, e a Marinha deveria ser a força predominante.

[]´s




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#6494 Mensagem por Francoorp » Ter Set 21, 2010 1:31 am

Santiago escreveu:Publié le 09/02/2010
lepoint.fr
RAPPORT 2010
COUR DES COMPTES - Le prix du Rafale dévoilé
TRIBUNAL DE CONTAS - O preço do Rafale revelado

http://www.lepoint.fr/actualites-monde/ ... 8/0/422158

---------------------------------

Relatório do COUR DES COMPTES 02-2010 (TRIBUNAL DE CONTAS): http://www.ccomptes.fr/fr/CC/documents/ ... mement.pdf


Preço unitário atual: 142,3 milhões de euros (286 unidades a um custo total de 40,7 bilhões de euros)

Preço unitário de produção: 101,1 milhões de euros

Isso não quer dizer que cada um custe este preço na hora da compra, mas todo o que foi gasto no projeto em relação às unidades produzidas... e quanto mais se produz mais se abaixam estes valores.

Os valores de 142 milhões cada em preço unitário ATUAL, e os de 101 milhões de cada produzido, isso refere-se a todo o projeto, tudo incluso, salários, pesquisas, máquinas, e tudo mais que se deve fazer para se realizar um aeronave, e o seu custo total vem dividido por todos as unidades produzidas, e vendo que até agora os Rafales produzidos são pouco mais de 80, mas as contas do TCU francês faz o calculo com todos os 286 encomendados... pensando bem não foi tão caro assim o projeto, os projetos de aeronaves americanas devem ter uma escala muito maior para se abater os custos do programa inteiro, veja o que esta acontecendo com o F-35, esta ficando caro demais mesmo com grande escala de produção, e alguns países pensam em abandonar o projeto... e quanto tudo isso custaria hoje por unidade ficaria acessível realmente se aumentamos a escala de produção com mais 36 unidade so FX2, o preço do programa para o bolso do contribuinte franceses cairia realmente, e o nosso teria um preço justo pelo inteiro programa FX2, maior a produção mais se abate o custo do projeto... mais uma vez deu Rafale na cabeça!

Vale lembrar que aumentando a produção do Rafale estes preços que falam cairiam, sendo que os numeros para a divisão seriam maiores, é o que muitos dizem sobre as vantagens de se ter uma escala de produção, e neste caso o projeto e a produção do Rafale ainda não foram abandonados ou substituídos, o que indica que este numeros vão abaixar mam mano que a produção aumenta, e vencendo no Brasil teremos já mais 36 unidades a mais para fazer este calculo, e caso o programa final da FAB para o FX2 realize as ditas 120 unidades, teremos ainda mais numeros para adicionar e dividir estes cálculos... mas certamente esses numeros do TCU deles Não dizem que este é o preço de venda, isso quem diz é o governo e a Dassault.

Viu, mais uma vez o Rafale é a escolha justa para o FX2!

Valeu!!




As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#6495 Mensagem por Penguin » Ter Set 21, 2010 8:27 am

O valor total do programa está hoje orçado em 40,7 bilhões de euros levando-se em conta a entrega de 286 Rafale. Esse valor sofreu um incremento de 16,5% segundo o TCU francês. Segundo o TCU, o custo unitário do Programa, hoje, é de 142 milhões de euros.

Ao final deste ano 93 Rafale terão sido fabricados desde o início do programa (32% do total programado). Hoje, o custo de produção de cada unidade alcança 101 milhões de euros (pág. 36: http://www.ccomptes.fr/fr/CC/documents/ ... mement.pdf ).

Por exemplo, o programa F-22 é orçado em 62 bilhões de dólares e o custo unitário do programa gira em torno de 339 milhões de dólares (valores de 2006). Já o custo flyaway (que é um bom indício do custo de produção) atual (2010) é de 146 milhões de dólares (pág. 55: http://www.saffm.hq.af.mil/shared/media ... 04-081.pdf ).

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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