Aviões bombeiro
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
Aviões bombeiro
Pessoal como todos têm acompanhado pela mídia, o Brasil este ano tem apresentado um aumento considerável no número de queimadas em todas as regiões. O país está literalmente "pegando fogo".
A FAB a cerca de uns 3 anos atrás comprou dois exemplares de um sistema modular denominado MAFFS para uso nos C-130, porém não tenho visto notícias do uso desse equipamento no combate efetivo aos incêndios (à exceção de uma operação na Bahia em novembro de 2008).
Alguém saberia dizer se o sistema tem sido utilizado? Se não, quais seriam os motivos do mesmo não estar sendo usado nas queimadas que assolam o país? Pode ter algo a ver com a baixa disponibilidades do C-130 da FAB? O sistema MAFFS pode ser utilizado também no C-105 Amazonas?
Em relação a outros países que também sofrem com queimadas (EUA, Espanha, Grécia, Austrália, etc), como é a utilização dos aviões bombeiro lá? Pertencem a órgãos governamentias ou são particulares? São realmente efetivos no combate a incêndios de grandes proporções?
Alguém teria links sobre a utilização desses aviões nesses países?
Obrigado a todos!
A FAB a cerca de uns 3 anos atrás comprou dois exemplares de um sistema modular denominado MAFFS para uso nos C-130, porém não tenho visto notícias do uso desse equipamento no combate efetivo aos incêndios (à exceção de uma operação na Bahia em novembro de 2008).
Alguém saberia dizer se o sistema tem sido utilizado? Se não, quais seriam os motivos do mesmo não estar sendo usado nas queimadas que assolam o país? Pode ter algo a ver com a baixa disponibilidades do C-130 da FAB? O sistema MAFFS pode ser utilizado também no C-105 Amazonas?
Em relação a outros países que também sofrem com queimadas (EUA, Espanha, Grécia, Austrália, etc), como é a utilização dos aviões bombeiro lá? Pertencem a órgãos governamentias ou são particulares? São realmente efetivos no combate a incêndios de grandes proporções?
Alguém teria links sobre a utilização desses aviões nesses países?
Obrigado a todos!
Silvano R Ferreira
Brasília - DF
Brasília - DF
- Skyway
- Sênior
- Mensagens: 11166
- Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
- Agradeceu: 24 vezes
- Agradeceram: 266 vezes
Re: Aviões bombeiro
Os dois sistemas estão num hangar do 1º GTT. Regularmente eles botam o sistema pra funcionar, mas só pra treinar e não deixar o equipamento ocioso. Não tenho dúvida que a baixa disponibilidade do C-130 contribui para a subutilização do sistema no Brasil. Sem contar a complexidade do preparo e reabastecimento do sistema.
Ele não entra no C-105 Amazonas, é muito grande, feito para o C-130. Não sei se vai poder ser utilizado pelo KC-390.
É o que sei.
Um abraço!
Ele não entra no C-105 Amazonas, é muito grande, feito para o C-130. Não sei se vai poder ser utilizado pelo KC-390.
É o que sei.
Um abraço!
AD ASTRA PER ASPERA
- Glauber Prestes
- Moderador
- Mensagens: 8406
- Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
- Agradeceu: 413 vezes
- Agradeceram: 259 vezes
Re: Aviões bombeiro
na maioria das vezes, o Brasil usa ipanemas bombeiros, e helicópteros com bambi buckets.
http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Re: Aviões bombeiro
Sim Glauber sei do uso de aviões Ipanema e helicópteros. Porém parece-me que não são as soluções ideais (principalmente no caso do Ipanema) e sim uma espécie de jeitinho brasileiro.
Gostaria de saber era sobre o uso de aviões do tipo Canadair CL-215/415 nos países que mencionei. Quais resultados tem sido alcançados nesses países? O uso de um avião deste modelo seria apropriado no Brasil?
Gostaria de saber era sobre o uso de aviões do tipo Canadair CL-215/415 nos países que mencionei. Quais resultados tem sido alcançados nesses países? O uso de um avião deste modelo seria apropriado no Brasil?
Silvano R Ferreira
Brasília - DF
Brasília - DF
- Glauber Prestes
- Moderador
- Mensagens: 8406
- Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
- Agradeceu: 413 vezes
- Agradeceram: 259 vezes
Re: Aviões bombeiro
A maioria (não digo 100%, porque eu não conheço todos) dos aviões agícolas podem operar como bombeiros, sem ser gambiarra. O Ipanema leva 950 litros de água, enquanto o CL-415 leva pouco mais de 6 mil litros. Não sei se haveria espaço útil para operá-lo de maneira satisfatória. Acho que o helicóptero S-64 Skycrane é mais apto para o serviço, fora que ele leva até 10 mil litros. Grandes aeronaves anfíbias não tem espaço para operar na região das maiores queimadas, como o cerrado...
http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
- Justin Case
- Sênior
- Mensagens: 1762
- Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
- Localização: Brasília-DF Brazil
- Agradeceu: 146 vezes
- Agradeceram: 230 vezes
Re: Aviões bombeiro
Amigos,
Certamente aviões especializados no combate a incêndios são mais adequados ao cumprimento dessas tarefas.
No entanto, esses aviões são completamente inúteis, a não ser que estejam exatamente cumprindo sua missão, ou seja, combatendo incêndios.
No caso do Brasil, essa necessidade de combate a incêndios é muito eventual, se comparada com a de outros países como Canadá, Estados Unidos, Austrália,...
Não podemos nos dar ao luxo de ter aviões-bombeiro estacionados vários meses à espera de um incêndio.
Creio que a opção por kits para operação em aeronaves de carga ou helicópteros pesados é muito mais adequada para a nossa realidade.
Abraços,
Justin
Certamente aviões especializados no combate a incêndios são mais adequados ao cumprimento dessas tarefas.
No entanto, esses aviões são completamente inúteis, a não ser que estejam exatamente cumprindo sua missão, ou seja, combatendo incêndios.
No caso do Brasil, essa necessidade de combate a incêndios é muito eventual, se comparada com a de outros países como Canadá, Estados Unidos, Austrália,...
Não podemos nos dar ao luxo de ter aviões-bombeiro estacionados vários meses à espera de um incêndio.
Creio que a opção por kits para operação em aeronaves de carga ou helicópteros pesados é muito mais adequada para a nossa realidade.
Abraços,
Justin
Re: Aviões bombeiro
Justin Case escreveu:Amigos,
Certamente aviões especializados no combate a incêndios são mais adequados ao cumprimento dessas tarefas.
No entanto, esses aviões são completamente inúteis, a não ser que estejam exatamente cumprindo sua missão, ou seja, combatendo incêndios.
No caso do Brasil, essa necessidade de combate a incêndios é muito eventual, se comparada com a de outros países como Canadá, Estados Unidos, Austrália,...
Não podemos nos dar ao luxo de ter aviões-bombeiro estacionados vários meses à espera de um incêndio.
Creio que a opção por kits para operação em aeronaves de carga ou helicópteros pesados é muito mais adequada para a nossa realidade.
Abraços,
Justin
Tem certeza que estamos falando sobre o Brasil?
Um Avião bombeiro no Brasil, não ficaria parado nem mesmo 1 segundo, dada a magnitude dos incêncios que são registrados diariamente.
Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Re: Aviões bombeiro
Concordo com Gaitero.
O Brasil, é tão grande que quando é seca em uma região em outra está chuvosa, ou seja, esses aviões teriam trabalho garantido para o ano todo.
A questão é:
- Não possuimos aviões dedicados ao combate a incêndios florestais. Parece-me que o CPBM do Rio era o único que possui um Air Tractor, mas o mesmo foi perdido em acidente.
- Os kits MAFFS adquiridos pela FAB, aparentemente não estão sendo usados com frequência (quais seriam os motivos?)
- Para o país seria viável aviões do porte do Canadair CL-215/415?
O Brasil, é tão grande que quando é seca em uma região em outra está chuvosa, ou seja, esses aviões teriam trabalho garantido para o ano todo.
A questão é:
- Não possuimos aviões dedicados ao combate a incêndios florestais. Parece-me que o CPBM do Rio era o único que possui um Air Tractor, mas o mesmo foi perdido em acidente.
- Os kits MAFFS adquiridos pela FAB, aparentemente não estão sendo usados com frequência (quais seriam os motivos?)
- Para o país seria viável aviões do porte do Canadair CL-215/415?
Silvano R Ferreira
Brasília - DF
Brasília - DF
-
- Sênior
- Mensagens: 13539
- Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
- Agradeceu: 56 vezes
- Agradeceram: 201 vezes
Re: Aviões bombeiro
BERIEV 200?FINGER escreveu:Concordo com Gaitero.
O Brasil, é tão grande que quando é seca em uma região em outra está chuvosa, ou seja, esses aviões teriam trabalho garantido para o ano todo.
A questão é:
- Não possuimos aviões dedicados ao combate a incêndios florestais. Parece-me que o CPBM do Rio era o único que possui um Air Tractor, mas o mesmo foi perdido em acidente.
- Os kits MAFFS adquiridos pela FAB, aparentemente não estão sendo usados com frequência (quais seriam os motivos?)
- Para o país seria viável aviões do porte do Canadair CL-215/415?
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
- Glauber Prestes
- Moderador
- Mensagens: 8406
- Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
- Agradeceu: 413 vezes
- Agradeceram: 259 vezes
Re: Aviões bombeiro
Eu acho que o CL-415 não é o ideal para o Brasil. Temos muitos rios, certo, mas quantos dão a possibilidade de pousar, coletar a água, e voltar? Por isso eu sou mais o S-64...
http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
- Justin Case
- Sênior
- Mensagens: 1762
- Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
- Localização: Brasília-DF Brazil
- Agradeceu: 146 vezes
- Agradeceram: 230 vezes
Re: Aviões bombeiro
Amigos,
A pouca utilização dos kits do nosso C-130 dá uma dimensão da nossa necessidade.
Em todo caso, entre as soluções, eu prefiro a do helicóptero pesado + bucket.
Já vi um Chinook italiano reabastecendo de água. Qualquer laguinho próximo ao incêndio serve.
Para reabastecer uma aeronave (requer pista) ou hidroavião é bem mais complicado e demorado.
E ainda, enquanto não há fogo para apagar, um helicóptero pesado é um "carrinho de mão"
Abraço,
Justin
A pouca utilização dos kits do nosso C-130 dá uma dimensão da nossa necessidade.
Em todo caso, entre as soluções, eu prefiro a do helicóptero pesado + bucket.
Já vi um Chinook italiano reabastecendo de água. Qualquer laguinho próximo ao incêndio serve.
Para reabastecer uma aeronave (requer pista) ou hidroavião é bem mais complicado e demorado.
E ainda, enquanto não há fogo para apagar, um helicóptero pesado é um "carrinho de mão"
Abraço,
Justin
- prp
- Sênior
- Mensagens: 8869
- Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
- Localização: Montes Claros
- Agradeceu: 118 vezes
- Agradeceram: 414 vezes
Re: Aviões bombeiro
Pois é, eu também acho melhor um heli pesado para a tarefa.Justin Case escreveu:Amigos,
A pouca utilização dos kits do nosso C-130 dá uma dimensão da nossa necessidade.
Em todo caso, entre as soluções, eu prefiro a do helicóptero pesado + bucket.
Já vi um Chinook italiano reabastecendo de água. Qualquer laguinho próximo ao incêndio serve.
Para reabastecer uma aeronave (requer pista) ou hidroavião é bem mais complicado e demorado.
E ainda, enquanto não há fogo para apagar, um helicóptero pesado é um "carrinho de mão"
Abraço,
Justin
Será quantos litros de água um mi26 carrega.
Tem uma empresa em Minas ou SP, que tem um avião para combate a incendio, Acho que eles tem um contrato com o governo de Minas para apagar incendios na serra da canastra.
-
- Sênior
- Mensagens: 3249
- Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
- Agradeceu: 64 vezes
- Agradeceram: 59 vezes
Re: Aviões bombeiro
Avião ou helicóptero, o que sei é que a missão é a maior roubada para o piloto...
- tflash
- Sênior
- Mensagens: 5426
- Registrado em: Sáb Jul 25, 2009 6:02 pm
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 11 vezes
- Agradeceram: 31 vezes
Re: Aviões bombeiro
Portugal tem uma época de incêndios que vai desde Junho a Setembro e investiu numa empresa que opera meios aéreos de combate a incêndios e meios próprios permanentes.
http://www.ema-sa.pt/
usam os Kamov 32A e os Ecureuil na frota permanente, tendo quase comprado Beriev B200 que avaliaram.
Quando chega a época dos fogos, alugam mais meios.
Antes disso, eram os C130 que largavam calda retardante, mas penso que não seja tão eficaz.
http://www.ema-sa.pt/
usam os Kamov 32A e os Ecureuil na frota permanente, tendo quase comprado Beriev B200 que avaliaram.
Quando chega a época dos fogos, alugam mais meios.
Antes disso, eram os C130 que largavam calda retardante, mas penso que não seja tão eficaz.
Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61533
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6328 vezes
- Agradeceram: 6676 vezes
- Contato:
Re: Aviões bombeiro
Os Russos fabricam umas bombas que podem ser lançadas por aviões de combate comuns: ao detonarem, apagam tudo num raio de trocentos metros. A tecnologia para fazer isso não deve ser esse terror todo para desenvolver aqui e ainda já se tem os aviões e seria um excelente treinamento para os Pilotos...
Aliás, lembro de ter postado aqui mesmo, no DB, anos atrás, quando eu ainda tinha login na Rosoboronexport, fotos das bombas em ação e dados de seu funcionamento...
Aliás, lembro de ter postado aqui mesmo, no DB, anos atrás, quando eu ainda tinha login na Rosoboronexport, fotos das bombas em ação e dados de seu funcionamento...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)