Isso é arte?
Moderador: Conselho de Moderação
- rodrigo
- Sênior
- Agradeceu: 221 vezes
- Agradeceram: 424 vezes
Isso é arte?
Obra que estará na Bienal causa polêmica por "matar" FHC e Lula
A "Série Inimigos", de Gil Vicente, está causando polêmica antes mesmo de ser exposta na Bienal de São Paulo, que será inaugurada na próxima terça-feira. Nela, o artista retrata a si mesmo matando personagens famosos como Fernando Henrique Cardoso e Lula.
Nesta sexta-feira, a OAB-SP (Ordem dos Advogados de São Paulo) divulgou uma nota em que se coloca contra a exposição da série, "por fazer apologia ao crime".
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/ ... lula.shtml
"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
aperta e daí afrouxa,
João Guimarães Rosa
- rodrigo
- Sênior
- Agradeceu: 221 vezes
- Agradeceram: 424 vezes
Re: Isso é arte?
"O correr da vida embrulha tudo,
aperta e daí afrouxa,
João Guimarães Rosa
aperta e daí afrouxa,
João Guimarães Rosa
- tflash
- Sênior
- Agradeceu: 11 vezes
- Agradeceram: 31 vezes
Infelizmente é! São originais feitos com técnica artística o que não coloca o autor acima da lei e pelo tema controverso já ganhou mais um pouco de fama.
Já vi manifestações artísticas mais discutíveis.
Já vi manifestações artísticas mais discutíveis.
Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6309 vezes
- Agradeceram: 6658 vezes
- Contato:
Deve ser TUCANO esse cara: todo mundo ele mata a tiro menos O LULA, que ele prefere...DEGOLAR...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- suntsé
- Sênior
- Agradeceu: 232 vezes
- Agradeceram: 154 vezes
Eu achei uma obra de mau gosto. Este meliante deveria ser objeto de ação judicial. Para mim é uma clara apologiam ao crime.
Muitos artitas, diretosres se comportam como se não, tivesem respeito por nada....confundem liberdade com libertinagem.
Lamentavel.
Muitos artitas, diretosres se comportam como se não, tivesem respeito por nada....confundem liberdade com libertinagem.
Lamentavel.
- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
A OAB não quer os quadros expostos
http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/20 ... -lula.html
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- Clermont
- Sênior
- Agradeceu: 632 vezes
- Agradeceram: 644 vezes
x 10.suntsé escreveu:Eu achei uma obra de mau gosto. Este meliante deveria ser objeto de ação judicial. Para mim é uma clara apologiam ao crime.
Lamentavel.
Se, em nome da liberdade de expressão, uma sociedade deve tolerar uma aberração como esta, o que virá em seguida?
Uma exposição "artística" com imagens de menininhas de 4 anos de idade, sendo sodomizadas?
Eu sei que esta é uma questão espinhosa, e a gente, facilmente, pode cair nas garras de gente que adora fazer censura e impedir o livre arbítrio. Mas, diabos! É preciso um pouco de senso comum. Eu não consigo, de jeito nenhum, considerar isto como "livre expressão" e "obra de arte".
- joao fernando
- Sênior
- Agradeceram: 29 vezes
Mas é arte, logo, tem que ser respeitada
A 500 anos, imaginar uma caixa branca (computador) que fala com vc, dava fogueira
O artista usa sua arte, pra mostrar o descontentamento com a instituição, o que é valido. E vai chamar a atenção pra causa defendida...
A 500 anos, imaginar uma caixa branca (computador) que fala com vc, dava fogueira
O artista usa sua arte, pra mostrar o descontentamento com a instituição, o que é valido. E vai chamar a atenção pra causa defendida...
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
- U-27
- Sênior
- Agradeceu: 21 vezes
- Agradeceram: 16 vezes
joao fernando escreveu:Mas é arte, logo, tem que ser respeitada
la vem falar de fogueira, e dalhe mitologia
mas falando do topico, ora, não é arte, ponto, não é por que é uma suposta arte que deve ser respeitada.
"A religião católica contém a Verdade total revelada por Deus e não dizemos isso com arrogância nem para desafiar ninguém. Não podemos diminuir esta afirmação" Dom Hector Aguer
http://ridingaraid.blogspot.com.br/ meu blog
- joao fernando
- Sênior
- Agradeceram: 29 vezes
Quem falou em mitologia? Os tempos mudam, mas alguns ainda parecem viver no século 14...
Eu heim...
Eu heim...
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
- U-27
- Sênior
- Agradeceu: 21 vezes
- Agradeceram: 16 vezes
não tem problema, se eu pudesse vivia no seculo 10 hehe
mas para ter fogueira para queimar bruxaria só pode ser protestantes de que você fala
mas para ter fogueira para queimar bruxaria só pode ser protestantes de que você fala
"A religião católica contém a Verdade total revelada por Deus e não dizemos isso com arrogância nem para desafiar ninguém. Não podemos diminuir esta afirmação" Dom Hector Aguer
- Skyway
- Sênior
- Agradeceu: 24 vezes
- Agradeceram: 266 vezes
Isso aí...vamos todos contar piadas de quando o "lula morreu e foi falar com são pedro", ou falar que o Bush devia ter ido pro inferno...Vamos rir dos quadros do caceta e planeta matando Lula, Obama, FHC, Papa e etc. Vamos ver filmes americanos onde desde a década de 70 se encena a morte de autoridades de verdade como o Papa, a Rainha, Presidentes...em filmes sérios e comédias... Aí vem um cara e faz o dele, faz desenhos encenando a mesma coisa, e só por que é uma cena congelada e não um quadro de um ou dois minutos, ela da chance ao puritanismo que existe dentro de nós florescer e interferir em nosso julgamento.
Pô gente, qual é! É um DESENHO, não é NADA NOVO, todo mundo no Brasil e FORA fazem coisas assim a todo momentoe literalmente a séculos! Quantos livros, de textos, contos ou poesias, quantas músicas e filmes existem na história que versam sobre matar uma autoridade?
O que causa "indignação" é que o cara fez no papel o que podemos fazer(e fazemos) na cabeça sem nos sentirmos culpados de nada. Ele passou pro papel uma imagem, só isso.
Vamos botar a mão na consciência e ver se algum dia não nos expressamos com outras pessoas ou com nós mesmos sentimentos idênticos aos que esses desenhos passam.
Acho que é muito fácil julgar sem analisar...e os advogados de plantão que já são loucos pra enquadrar qualquer coisa, já voaram com tudo em cima disso. Assim como voariam a 40 anos em cima de um comercial de cerveja mostrasse uma mulher de Biquini...é a patrulha convenientemente puritana.
Um abraço...
Pô gente, qual é! É um DESENHO, não é NADA NOVO, todo mundo no Brasil e FORA fazem coisas assim a todo momentoe literalmente a séculos! Quantos livros, de textos, contos ou poesias, quantas músicas e filmes existem na história que versam sobre matar uma autoridade?
O que causa "indignação" é que o cara fez no papel o que podemos fazer(e fazemos) na cabeça sem nos sentirmos culpados de nada. Ele passou pro papel uma imagem, só isso.
Vamos botar a mão na consciência e ver se algum dia não nos expressamos com outras pessoas ou com nós mesmos sentimentos idênticos aos que esses desenhos passam.
Acho que é muito fácil julgar sem analisar...e os advogados de plantão que já são loucos pra enquadrar qualquer coisa, já voaram com tudo em cima disso. Assim como voariam a 40 anos em cima de um comercial de cerveja mostrasse uma mulher de Biquini...é a patrulha convenientemente puritana.
Um abraço...
AD ASTRA PER ASPERA