TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Pepê Rezende
Sênior
Sênior
Mensagens: 2790
Registrado em: Dom Dez 10, 2006 4:42 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#45136 Mensagem por Pepê Rezende » Seg Set 13, 2010 8:51 pm

Bourne escreveu:
P44 escreveu:Ainda devemos ter uns A-7P e uns Fiat G-91 armazenados, para os apreciadores de um bom vintage...
Adoro uma velhinha. :wink:
Santiago escreveu:Panela velha é que faz comida boa... :mrgreen:
Nesse caso o ditado é:

"Célula velha é que vira panela boa", menos no Brasil.

Pepê




sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#45137 Mensagem por sapao » Seg Set 13, 2010 8:53 pm

Túlio escreveu:Aí surge uma questão interessante: nos anos oitenta parece que era padrão da OTAN que um Piloto para ser considerado operacional voasse no mínimo - se não me engano - 245 hs/ano. Com o aperfeiçoamento dos sistemas de simuluação, isso ainda vale? Quantas horas de voo REAL e SIMULADO são necessárias para manter a operacionalidade de um Piloto?
Tulio,
horas de simulador depende da categoria do mesmo e da disponibilidade, algums somente no exterior; por isso não existe regra especifica.
Horas de vôo o que eu posso lhe dizer é isso mesmo, para um piloto de caça algo em torno de 120 horas por ano, considerando que o avião é solo; para as demais aviações algo em torno de 150 horas estaria de bom tamanho.




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Pepê Rezende
Sênior
Sênior
Mensagens: 2790
Registrado em: Dom Dez 10, 2006 4:42 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#45138 Mensagem por Pepê Rezende » Seg Set 13, 2010 8:56 pm

Essa matéria é de fevereiro... Ainda sob o impacto da matéria da Eliane Cantanhede que usou o relatório preliminar da COPAC, recusado pelo Alto Comando da Aeronáutica. Já há informação mais nova.

Vcs precisam prestar atenção quando postam.

Abraços

Pepê
thelmo rodrigues escreveu:Pepê,

Teremos alguma visita em outubro?
Sim, com um montão de brinquedos para o Exército...

Abraços

Pepê




sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#45139 Mensagem por sapao » Seg Set 13, 2010 8:57 pm

talharim escreveu:Oh coitadinha da TAB voa pouco.......tem verba cortada........chora criança mimada e incompetente................

Ea acho que a TAB é a grande quinta coluna do Brasil se acha incapaz de tudo vive reclamando de tudo e de todos.

Quale o grande problema da TAB ? Essa criança mimada e rebelde ?
Excelente resposta!
Profunda, abrangente e concisa, elimina qualquer contra-argumento.
So recomendaria dar uma editada para eliminar os erros de digitação que tiram o brilho desta peça tão bem montada.




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#45140 Mensagem por Wolfgang » Seg Set 13, 2010 8:58 pm

Pepê Rezende escreveu:Essa matéria é de fevereiro... Ainda sob o impacto da matéria da Eliane Cantanhede que usou o relatório preliminar da COPAC, recusado pelo Alto Comando da Aeronáutica. Já há informação mais nova.

Vcs precisam prestar atenção quando postam.

Abraços

Pepê
thelmo rodrigues escreveu:Pepê,

Teremos alguma visita em outubro?
Sim, com um montão de brinquedos para o Exército...

Abraços

Pepê
Pantsyr? :D




thelmo rodrigues
Sênior
Sênior
Mensagens: 2235
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 9:15 pm
Localização: são luis - ma
Agradeceram: 3 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#45141 Mensagem por thelmo rodrigues » Seg Set 13, 2010 9:14 pm

Pepê Rezende escreveu:Essa matéria é de fevereiro... Ainda sob o impacto da matéria da Eliane Cantanhede que usou o relatório preliminar da COPAC, recusado pelo Alto Comando da Aeronáutica. Já há informação mais nova.

Vcs precisam prestar atenção quando postam.

Abraços

Pepê
thelmo rodrigues escreveu:Pepê,

Teremos alguma visita em outubro?
Sim, com um montão de brinquedos para o Exército...




Abraços

Pepê
[003] [010] [009]




"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#45142 Mensagem por soultrain » Seg Set 13, 2010 9:16 pm

pafuncio escreveu:
soultrain escreveu: vocês é que têm a mania de achar que só acontece "em países de terceiro mundo", não sei porquê mas gostam sempre de se "auto mutilar" e do discurso da desgraça. 8-] :lol:

[[]]'s

A política aqui é pendular, muita gente quando se encontra no marasmo ideológico costuma dramatizar as coisas.

Infelizmente, há um certo ostracismo ideológico/gastronômico para os americanófilos (ei, eu gosto dos tintos californianos), talvez mude com o Hipocondríaco chegando à Presidência ...
O que eu quis dizer é: é igual aqui. Nós os pequenotes da Europa, os latinos, os inferiores e do outro lado os puros os nórdicos. Homem é Homem e episódios recentes mostraram que eles são iguais ou mesmo piores nesse quesito. Basta pensar que para um que aceite, há pelo menos um que oferece.

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#45143 Mensagem por sapao » Seg Set 13, 2010 9:19 pm

soultrain escreveu: Pragmaticamente, ao não conseguir isso e não havendo justificativa forte, estão a fazer mal o seu trabalho e não tem nada mais a fazer que por o cargo à disposição.

Eu já presenciei duas revoluções provocadas por meios novos,... Não foi só a simples introdução dos meios que revolucionou, mas tudo o que é necessário para manter meios, formação de recursos humanos, vivência operacional com outras forças mais avançadas, introdução de novos e melhoramentos de métodos de gestão. Isto vai empurrar os mais modernos numa carreira ascendente e de substituição de alguns oficiais mais acomodados que não tem pernas para acompanhar a evolução. Há por assim dizer uma renovação espontânea dos quadros da força, técnicos e de comando em poucos anos.

As Forças Armadas dificilmente se revolucionam, a não ser que assim sejam obrigadas, por diversas razões são as "unidades produtivas" com mais inercia para fazer alterações profundas na sua estrutura e é isso que o vosso poder politico está a pedir com este contigenciamento de verbas. É assim que eu entendo o que está a acontecer, há duas hipóteses, à força (que é traumático para todos os envolvidos) ou retirar verba, para que quem gere seja forçado a cortar as gorduras.
[[]]'s
Soultrain,
a realidade politica de cada pais e diferente, e do brasil e portugual não poderia ser diferente.
O pensamento que portugual tem de poder militar e totalmente diferente do nosso a começar pela historia a chegando a realidade.

Vocês celebram na bandeira um rei que derrotou 5 reis ao mesmo tempo, aqui o patrono do exercito e usado como sinonimo de "babaca" ou "chato", aquele cara que faz tudo certinho sem o "jogo de cintura";

vocês fazem parte da OTAN e a atualização belica e uma obrigação, não um capricho.
Em resumo, aqui as FFAA não são uma prioridade, isso que quis dizer. Nada de auto-mutilação ou choro, so queria mostrar o que vejo.

A revolução que voce tanto fala esta acontecendo com a introdução de varias tecnologias, agora essa sua teoria de "cortar as gorduras" serve para quem e gordo, certo? Porque senão vai perder e musculo, isso sim.

Muito se fala de cortar pessoal, diminuir aposentadoria e investir tudo em "projetos", so que ninguem fala de "prevaricação". Sabe o que isso quer dizer? Que não se pode mudar uma lei ja existente so por que se quer, isso ficou nitido na crise dos controladores.


ps: discurso da desgraça aprendemos com vocês, que tem ele como musica tradicional, o Fado.




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
thelmo rodrigues
Sênior
Sênior
Mensagens: 2235
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 9:15 pm
Localização: são luis - ma
Agradeceram: 3 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#45144 Mensagem por thelmo rodrigues » Seg Set 13, 2010 9:27 pm

Pepê Rezende escreveu:Essa matéria é de fevereiro... Ainda sob o impacto da matéria da Eliane Cantanhede que usou o relatório preliminar da COPAC, recusado pelo Alto Comando da Aeronáutica. Já há informação mais nova.

Vcs precisam prestar atenção quando postam.

Abraços

Pepê
thelmo rodrigues escreveu:Pepê,

Teremos alguma visita em outubro?
Sim, com um montão de brinquedos para o Exército...

Abraços

Pepê
Isso aqui mesmo?

1. Venda dos direitos de fabricação do IGLA
2. Venda de três baterias de TOR M2
3. Venda de 18 helicópteros Mi35M para o Exército.




"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#45145 Mensagem por soultrain » Seg Set 13, 2010 9:55 pm

sapao escreveu:
soultrain escreveu: Pragmaticamente, ao não conseguir isso e não havendo justificativa forte, estão a fazer mal o seu trabalho e não tem nada mais a fazer que por o cargo à disposição.

Eu já presenciei duas revoluções provocadas por meios novos,... Não foi só a simples introdução dos meios que revolucionou, mas tudo o que é necessário para manter meios, formação de recursos humanos, vivência operacional com outras forças mais avançadas, introdução de novos e melhoramentos de métodos de gestão. Isto vai empurrar os mais modernos numa carreira ascendente e de substituição de alguns oficiais mais acomodados que não tem pernas para acompanhar a evolução. Há por assim dizer uma renovação espontânea dos quadros da força, técnicos e de comando em poucos anos.

As Forças Armadas dificilmente se revolucionam, a não ser que assim sejam obrigadas, por diversas razões são as "unidades produtivas" com mais inercia para fazer alterações profundas na sua estrutura e é isso que o vosso poder politico está a pedir com este contigenciamento de verbas. É assim que eu entendo o que está a acontecer, há duas hipóteses, à força (que é traumático para todos os envolvidos) ou retirar verba, para que quem gere seja forçado a cortar as gorduras.
[[]]'s
Soultrain,
a realidade politica de cada pais e diferente, e do brasil e portugual não poderia ser diferente.
O pensamento que portugual tem de poder militar e totalmente diferente do nosso a começar pela historia a chegando a realidade.

Vocês celebram na bandeira um rei que derrotou 5 reis ao mesmo tempo, aqui o patrono do exercito e usado como sinonimo de "babaca" ou "chato", aquele cara que faz tudo certinho sem o "jogo de cintura";

vocês fazem parte da OTAN e a atualização belica e uma obrigação, não um capricho.
Em resumo, aqui as FFAA não são uma prioridade, isso que quis dizer. Nada de auto-mutilação ou choro, so queria mostrar o que vejo.

A revolução que voce tanto fala esta acontecendo com a introdução de varias tecnologias, agora essa sua teoria de "cortar as gorduras" serve para quem e gordo, certo? Porque senão vai perder e musculo, isso sim.

Muito se fala de cortar pessoal, diminuir aposentadoria e investir tudo em "projetos", so que ninguem fala de "prevaricação". Sabe o que isso quer dizer? Que não se pode mudar uma lei ja existente so por que se quer, isso ficou nitido na crise dos controladores.


ps: discurso da desgraça aprendemos com vocês, que tem ele como musica tradicional, o Fado.
Certo, é verdade...e é isso mesmo o nosso triste fado ;)

Sim admito que possa estar completamente errado. Quando falo de gorduras, não me interprete mal, eu sou contra os militares não poderem levar uma vida digna com a sua família, e de poder ter uma reforma bem antes de um civil que lhe permita ter dignidade na velhice, de olhar para o lado e um tipo das 9 às 6 que faz a sua vidinha sem stress ganhar muito mais num cargo equivalente. Esses direitos devem ser consagrados e inalienáveis. Quando falo em gorduras, é mesmo profundo, pensar o papel das forças na sociedade, nas estruturas de carreiras, etc etc nada é mais ineficiente do que o você faz eficientemente, mas sem eficácia alguma.

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#45146 Mensagem por sapao » Seg Set 13, 2010 10:16 pm

Olha Soultrain,

não quis dizer que voce esta errado, voce tem razão sobre a ineficiencia, quis dizer que aqui existem outras prioridades do governo; alias não so desse mas de todos.

E verdade seja dita, esse é o governo que mais a serio levou o tema defesa nacional e os militares desde o fim do regime militar; mas ainda estamos longe de ter o tema militar como prioridade no pais. As prioridades seriam: saúde, educação e segurança (não nessa ordem).

Não acho isso ruim, acho que somos uma nação afortunada cuja a maior decepção é perder uma final de copa do mundo, ainda mais em casa.

Enquanto outros paises ainda enterravam seus mortos do maior conflito do seculo e tentavam começar de novo do zero, a gente aqui ficava achando que o mundo acabou por causa de uma partida de futebol.

Hoje enquanto boa parte do mundo se preocupa com falta de agua, de energia (renovavel ou não), com terrorismo ou com fronteiras não definidas, a gente fica debatendo se a sede da FIFA fica no Rio ou em São Paulo, se vai ou não haver segundo turno, na pior das hipoteses se o Tiririca vai se eleger ou não.

Ou seja, realmente somos nascidos em berço esplendido!
So que isso não quer dizer que nosso berço esta assegurado para todo o sempre, ainda mais quando começar a faltar berço por ai.
Quem le nas entrelinhas sabe que a ONU pode nos dar uma resposta mal-criada sobre a ampliação do nosso territorio maritimo... E ai, vamos responder de F-5 e M-2000? Com o EB tendo meio-expediente toda a sexta para economizar no rancho? Com os 4 (isso mesmo, são quatro e não quarenta) SH-60 que ainda nem chegaram para a MB?

Dizem que sou pessimista e paranoico... Pode ser, são ossos do oficio.
Acredite, voce não vai querer um militar otimista e desligado defendendo seu pais!


ps: eu disse triste, viu? E não feio, muito pelo belo contrario.




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#45147 Mensagem por sapao » Seg Set 13, 2010 10:33 pm

A política aqui é pendular, muita gente quando se encontra no marasmo ideológico costuma dramatizar as coisas.

Infelizmente, há um certo ostracismo ideológico/gastronômico para os americanófilos (ei, eu gosto dos tintos californianos), talvez mude com o Hipocondríaco chegando à Presidência ...


Caro Pafuncio,
americanofilos, russofilos, azuis, vermelhos... Relmente existe a necessidade de se rotular as pessoas para justificar seus argumentos? Isso é meio preconceituoso, não acha?

Me admira o senhor como membro senior achar que sou partidario de qualquer país (e por conseguinte seu equipamento) que não o Brasil.
Ja disse, não acredito que ninguem va nos passar nada de graça, e ninguem vai cuidar dos nossos interesses melhor do que nos.
Essa é a minha ideologia.

Sobre os equipamentos, ja falei mas vou repetir minha preferencia: QUALQUER UM!!! Desde que seja fabricado neste seculo que vivemos (ja vai estar um 10 anos a frente da maioria do que possuimos) e que traga conhecimento ao pais para que um dia, com o esforço de todos (governo e sociedade civil), possamos produzir igual.

Sobre ser dramatico, bom, e uma questão de valores, voce pode achar que esta vendo o copo meio cheio, não existe discussão neste ponto.

Olhando por este lado, talvez realmente o meio expediente por falta de verba para o rancho no EB realmente seja uma boa, quem não gosta de ter uma folga toda semana?
Corte de horas? Melhor ainda, menos chance de sofrer um acidente voando uma das reliquias das decadas de 60/70 na FAB!
Levar um decada para construir uma Barroso? Excelente, a gente presta mais atenção nos detalhes e faz ela toda a mão, igual ou melhor que um rolls royce!
E eu achando que contingenciamento era ruim, quanto drama...

Vamos colocar claro, leia meu post ao soultrain e vai ver que não estou fazendo campanha politica, mas isso não quer dizer que tenho que omitir o que acho de errado: Defesa Nacional não ganha voto, por isso não é prioridade!
O que temos se deve muito ao fato do ministro da defesa ter vestido a farda e ter se imbuido do papel de ministro de estado, trazendo o foco ao tema atrelado a outros fatores que são prioridades ( social, comercial, economico e geopolitico).
Alias, de todas as perguntas que mandamos aqui do forum para os debates, alguem sabe dizer quantas delas foram levados ao ar?

Independente de quem ganhar vai receber todo o respeito que merece porque não cabe a quem SERVE o povo discutir sua DECISÃO, e sim acata-la!




Editado pela última vez por sapao em Ter Set 14, 2010 9:44 am, em um total de 1 vez.
[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Pepê Rezende
Sênior
Sênior
Mensagens: 2790
Registrado em: Dom Dez 10, 2006 4:42 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#45148 Mensagem por Pepê Rezende » Seg Set 13, 2010 11:43 pm

Wolfgang escreveu:Pantsyr? :D
NYET!




Pepê Rezende
Sênior
Sênior
Mensagens: 2790
Registrado em: Dom Dez 10, 2006 4:42 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#45149 Mensagem por Pepê Rezende » Seg Set 13, 2010 11:45 pm

thelmo rodrigues escreveu:Isso aqui mesmo?

1. Venda dos direitos de fabricação do IGLA
2. Venda de três baterias de TOR M2
3. Venda de 18 helicópteros Mi35M para o Exército.
DA!




Pepê Rezende
Sênior
Sênior
Mensagens: 2790
Registrado em: Dom Dez 10, 2006 4:42 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#45150 Mensagem por Pepê Rezende » Ter Set 14, 2010 12:06 am

soultrain escreveu: Pragmaticamente, ao não conseguir isso e não havendo justificativa forte, estão a fazer mal o seu trabalho e não tem nada mais a fazer que por o cargo à disposição.

Eu já presenciei duas revoluções provocadas por meios novos,... Não foi só a simples introdução dos meios que revolucionou, mas tudo o que é necessário para manter meios, formação de recursos humanos, vivência operacional com outras forças mais avançadas, introdução de novos e melhoramentos de métodos de gestão. Isto vai empurrar os mais modernos numa carreira ascendente e de substituição de alguns oficiais mais acomodados que não tem pernas para acompanhar a evolução. Há por assim dizer uma renovação espontânea dos quadros da força, técnicos e de comando em poucos anos.

As Forças Armadas dificilmente se revolucionam, a não ser que assim sejam obrigadas, por diversas razões são as "unidades produtivas" com mais inercia para fazer alterações profundas na sua estrutura e é isso que o vosso poder politico está a pedir com este contigenciamento de verbas. É assim que eu entendo o que está a acontecer, há duas hipóteses, à força (que é traumático para todos os envolvidos) ou retirar verba, para que quem gere seja forçado a cortar as gorduras.
[[]]'s
sapao escreveu:Soultrain,
a realidade politica de cada pais e diferente, e do brasil e portugual não poderia ser diferente.
O pensamento que portugual tem de poder militar e totalmente diferente do nosso a começar pela historia a chegando a realidade.

Vocês celebram na bandeira um rei que derrotou 5 reis ao mesmo tempo, aqui o patrono do exercito e usado como sinonimo de "babaca" ou "chato", aquele cara que faz tudo certinho sem o "jogo de cintura";

vocês fazem parte da OTAN e a atualização belica e uma obrigação, não um capricho.
Em resumo, aqui as FFAA não são uma prioridade, isso que quis dizer. Nada de auto-mutilação ou choro, so queria mostrar o que vejo.

A revolução que voce tanto fala esta acontecendo com a introdução de varias tecnologias, agora essa sua teoria de "cortar as gorduras" serve para quem e gordo, certo? Porque senão vai perder e musculo, isso sim.

Muito se fala de cortar pessoal, diminuir aposentadoria e investir tudo em "projetos", so que ninguem fala de "prevaricação". Sabe o que isso quer dizer? Que não se pode mudar uma lei ja existente so por que se quer, isso ficou nitido na crise dos controladores.


ps: discurso da desgraça aprendemos com vocês, que tem ele como musica tradicional, o Fado.
Um dos problemas da FAB está na concepção de poder aéreo, copiada da Itália facista. Temos gorduras, concepções obsoletas e doutrinas falidas que poderiam ser eliminadas, economizando mão de obra e gerando recursos para reequipamento. Um bom exemplo, o aumento de efetivos proposto pela Marinha será absorvido, praticamente, em atividade fim. O da Aeronáutica, em atividade meio...

Precisamos de uma variedade e um número tão grande de aviões transportes leves e de passageiros? Bandeirantes, Brasília, ERJ-145, Caravan e outras trapizongas menos cotadas? O Caravan transporta 90% das cargas em termos de volume e peso... Obviamente, não! Enquanto isso, há poucas unidade de transportes realmente úteis, como C295 e C-130A, e de aviões de combate. Aeronáutica precisa controlar tantas atividades civis? Obviamente não. Dissociar a Defesa Aérea do Controle Aéreo (sem duplicar os meios) é uma necessidade urgente. O sistema pode se manter integrado, como é, uma sala fica com controladores civis pagos pelo Ministério dos Transportes e outra com especialistas em defesa aérea. Hoje é assim, só que a Aeronáutica paga todo mundo.

A Infraero é outro sinal dessa loucura. Pousei em Congonhas na quarta-feira passada. Ao ver o terminal, fiquei pensando na irresponsabilidade de quem autorizou hubs num aeroporto que deveria ser condenado (e na época era o DAC, comandado por militares). O prédio também demonstra um monumental desperdício de dinheiro público, cometido no governo FFHH. É um monumento à estupidez! E parte da grana que sustenta isso sai da Aeronáutica.

Há gorduras! Sem mudar doutrinas e modelos, a FAB estará comprometida.

Abraços

Pepê




Responder