MÉXICO

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55189
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2739 vezes
Agradeceram: 2410 vezes

Re: México já está sendo considerado um Estado Falido?

#106 Mensagem por P44 » Dom Ago 29, 2010 11:55 am

Mexicana de Aviação suspende operações por tempo indeterminado

De Agencia EFE – Há 13 horas

México, 28 ago (EFE).- A Mexicana de Aviação, uma das principais companhias aéreas do país, suspendeu hoje por tempo indeterminado seus voos, assim como as empresas domésticas Click e Link, após 89 anos de operações, afetada por sérios problemas financeiros.

A companhia aérea suspendeu de maneira gradual os voos neste sábado e o último, o 886 com rota México-Toronto, partiu às 14h18 no horário local (19h18 no horário de Brasília).

Segundo a empresa e as autoridades, a suspensão permitiria iniciar formalmente a análise do processo de moratória ou possível quebra solicitada pela própria empresa no dia 4 de agosto.

O ministro mexicano de Comunicação e Transportes, Juan Molinar Horcasitas, disse que os passageiros não serão prejudicados, já que outras companhias nacionais e internacionais ficariam responsáveis pelos traslados.

Na próxima semana, um funcionário das Justiça iniciará a avaliação da situação financeira da companhia para que um juiz determine se concede ou não a moratória solicitada.

http://www.google.com/hostednews/epa/ar ... B_uyq5p0AQ




Triste sina ter nascido português 👎
Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 28 vezes

Re: México já está sendo considerado um Estado Falido?

#107 Mensagem por Enlil » Ter Set 07, 2010 5:32 pm

Atualizado em 7 de setembro, 2010 - 16:21 (Brasília) 19:21 GMT

México acha corpos de suspeitos de matar 72 imigrantes

Autoridades mexicanas encontraram os corpos de três homens que teriam participado do massacre de 72 imigrantes ocorrido em 21 de agosto no nordeste do México, informou nesta terça-feira o porta-voz do gabinete de Segurança Nacional, Alejandro Poiré.


Os corpos dos três supostos membros do cartel Los Zetas - grupo narcotraficante acusado pelo crime - foram encontrados ao lado de duas mulheres mortas, que não estariam ligadas ao massacre.

As autoridades encontraram os cadáveres no dia 30 de agosto, após uma denúncia anônima informando o local.

Poiré afirmou ainda que está sob custódia do governo um outro suspeito que foi "plenamente identificado" pelos sobreviventes da chacina, na qual morreram pelo menos dois brasileiros.

"Os homens foram identificados pelo sobrevivente hondurenho, que confirmou a participação dos três nos atos criminosos", disse Poiré em uma coletiva.

Sete suspeitos

No total, sete pessoas já foram identificadas como participantes da chacina dos imigrantes, que aconteceu perto da cidade de San Fernando, no Estado de Tamaulipas, a 160 km da fronteira americana.

Além dos três citados por Poiré, outros três foram baleados durante um confronto no local do crime e o último suspeito foi detido em 23 de agosto.

As 72 vítimas faziam parte de um grupo de 76 pessoas - vindas de Honduras, El Salvador, Brasil e Guatemala - que tentavam entrar nos Estados Unidos quando foram sequestradas.

As autoridades acreditam que quatro pessoas conseguiram escapar: o equatoriano Luis Freddy Lala, um imigrante hondurenho, uma mulher grávida e sua filha.

Na noite de segunda-feira, o presidente de El Salvador, Mauricio Funes, confirmou que viajará na sexta-feira para a Cidade do México, onde se encontrará com o colega Felipe Calderón.

Eles devem falar sobre o massacre e discutir estratégias conjuntas para combater a violência que castiga os dois países.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticia ... o_mb.shtml




PRick

Re: México já está sendo considerado um Estado Falido?

#108 Mensagem por PRick » Qua Set 08, 2010 12:08 am

Narcotráfico impõe silêncio à imprensa mexicana, diz relatório
Cobertura sobre violência é determinada cada vez mais pelas máfias que impõem a lei do "silêncio ou morte", denuncia relatório

AFP | 07/09/2010 23:49


Diante de assassinatos, sequestros, ameaças e tentativas de suborno aos jornalistas, muitos têm tomado a decisão de, simplesmente, não trabalhar em temas vinculados ao narcotráfico, adverte relatório do Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ), sediado em Nova York, publicado nesta quarta-feira.

O informe "Silêncio ou morte na imprensa mexicana" aborda os crimes contra 22 jornalistas e três funcionários de meios de comunicação, bem como o desaparecimento de sete, desde que o presidente mexicano, Felipe Calderón, ordenou aos militares que se envolvessem no combate ao tráfico de drogas, em dezembro de 2006.

Com a decisão, explodiu uma onda de violência que já matou 28 mil pessoas.

"Enquanto o México continuar permitindo aos criminosos controlarem o fluxo informativo, mais se deteriorará sua condição de parceiro global confiável", alerta Carlos Lauria, coordenador sênior do programa das Américas do CPJ.

Segundo ele, o leque de mecanismos para silenciar a imprensa inclui ameaças, subornos que levam à autocensura e, em alguns casos, os agressores contam com a cumplicidade de autoridades.

O informe lembra que mais de 90% dos crimes contra a imprensa continuam impunes e reivindica medidas urgentes para "criar um ambiente em que os jornalistas possam fazer seu trabalho com certo grau de segurança".

"Não é possível vencer a guerra contra as drogas se o país cede o controle da informação pública aos narcotraficantes", destaca em outro aparte, Joel Simon, diretor-executivo do CPJ.

No fim de agosto, uma missão dos relatores para a Liberdade de Expressão das Nações Unidas e da Organização de Estados Americanos (OEA), recomendou ao governo mexicano criar uma comissão de alto nível para proteger os jornalistas.

Como exemplo do silêncio que tem sido imposto nas regiões mexicanas mais afetadas pela violência, o CPJ menciona Reynosa, cidade vizinha à americana McAllen e situada no estado de Tamaulipas, que tem sido cenário de uma sangrenta disputa entre o cartel do Golfo e o grupo Los Zetas.

Nas últimas semanas, a violência resultou na chacina de 72 migrantes, na explosão de dois carros bomba, e em tiroteios em estradas e ruas.

"Mas isto não se lê na imprensa local: o cartel também controla os meios de comunicação", denuncia o texto.

O informe do CPJ vai além e destaca que na região "o cartel do Golfo controla o governo local, das forças de segurança às permissões concedidas a vendedores ambulantes".

A falta de notícias leva os cidadãos de Tamaulipas a usarem as redes sociais na internet para trocar informações sobre a violência.

Os jornalistas que não acatam a lei do silêncio sofrem graves represálias. Três jornalistas de Reynosa desapareceram em março e teme-se que tenham sido mortos.

Outro exemplo do risco que correm os repórteres é o assassinato, em novembro passado, do cronista judicial de Durango (norte), Bladimir Antuna García.

"Quando foi ameaçado de morte, autoridades estatais o ignoraram. Depois de ser assassinado, também", pois o caso continua sem ser investigado, destaca o CPJ.

Junto do corpo do jornalista, foi encontrada uma nota com a mensagem: "isto aconteceu comigo por dar informação aos militares e escrever o que não se deve".
http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/na ... 80551.html




PRick

Re: México já está sendo considerado um Estado Falido?

#109 Mensagem por PRick » Sex Set 10, 2010 10:41 am

E vem as private company e todos os mercenários fora da lei do mundo civilizado

08/09/2010 E.M.Pinto


Narcotráfico dá sinais de ‘insurgência’ na América Latina, diz Hillary.

Alessandra Corrêa

Da BBC Brasil em Washington

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, disse nesta quarta-feira que as ações dos cartéis de drogas no México e em outros países da América Latina indicam que os traficantes promovem uma “insurgência” na região, desafiando os governos locais.

“Esses cartéis de drogas estão mostrando mais e mais indícios de insurgência”, disse a secretária em um evento no Council on Foreign Relations, em Washington. “De uma hora para outra, aparecem carros-bomba, o que não havia antes.”

Segundo a secretária americana, a luta contra os cartéis deve combinar o aumento da capacidade institucional, melhor aplicação das leis e apoio militar para que sejam aplicadas e vontade política.

Hillary disse que, enquanto o México tem capacidade para lutar contra o problema, o mesmo não ocorre em outras nações atingidas pela violência do tráfico.

“Pequenos países da América Central não têm essa capacidade”, afirmou. “Nós precisamos de uma presença muito mais vigorosa dos Estados Unidos.”

Colômbia

Hillary também comparou a situação no México com a da Colômbia há alguns anos, no auge da luta contra as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).

“Está parecendo mais e mais com o que a Colômbia era 20 anos atrás, onde os narcotraficantes controlavam certas partes do país”, afirmou.

Calcula-se que mais de 28 mil pessoas tenham morrido vítimas da violência relacionada ao tráfico de drogas no México desde que o presidente Felipe Calderón assumiu o poder, no fim de 2006, e determinou o envio do Exército para combater crimes relacionados ao narcotráfico.

Em um dos últimos episódios, 72 imigrantes, entre eles pelo menos dois brasileiros, foram assassinados no Estado de Tamaulipas, na fronteira com os Estados Unidos.

Integrantes do cartel de drogas Los Zetas são acusados do crime.

Nos Estados Unidos, há uma crescente preocupação de que a violência relacionada ao narcotráfico no México acabe atravessando a fronteira.

A fronteira entre os dois países é rota de tráfico de drogas, armas e pessoas.

No mês passado foi iniciado o envio de 1,2 mil homens da Guarda Nacional americana para a fronteira entre Estados Unidos e México, com o objetivo de reforçar a segurança na região.

Fonte: BBC Brasil
http://pbrasil.wordpress.com/2010/09/08 ... more-26770




kurgan
Sênior
Sênior
Mensagens: 1610
Registrado em: Ter Jun 17, 2008 7:10 pm

Re: México já está sendo considerado um Estado Falido?

#110 Mensagem por kurgan » Sex Set 10, 2010 11:31 am

Obama contradiz Hillary e repudia comparação entre México e Colômbia

09/09/2010 - 17h28 | da Folha.com

DA FRANCE PRESSE, EM WASHINGTON
O presidente americano, Barack Obama, recusou-se nesta quinta-feira a equiparar a situação atual do México, que sofre com a violência do narcotráfico, com a da Colômbia de 20 anos atrás, em declarações a um jornal hispânico. Ontem, sua secretária de Estado, Hillary Clinton, fez essa comparação.

"O México é uma democracia ampla e progressista, com uma economia crescente e, como consequência, não se pode comparar o que está acontecendo no México com o que aconteceu na Colômbia há 20 anos", disse Obama ao jornal "La Opinión", de Los Angeles.

Na quarta-feira, Hillary Clinton havia dito que o México "se parecia cada vez mais com a Colômbia de 20 anos atrás, quando os narcotraficantes controlavam certas partes do país" e que os cartéis da droga davam "sinais de insurgência", como a utilização de carros-bomba.

A comparação foi refutada pelo governo e por outros setores no México.

"Há diferenças muito importantes entre o que a Colômbia enfrentou e o que o México enfrenta", disse o porta-voz presidencial em segurança nacional, Alejandro Poiré.

O vice-secretário de Estado para a América Latina, Arturo Valenzuela, tentou esclarecer nesta quarta-feira as palavras de Hillary, ao afirmar que não se deve confundir o fenômeno no México com a insurgência na Colômbia e que os grupos criminosos mexicanos "não querem alcançar o poder por razões políticas".

Na quinta-feira, um funcionário americano que pediu para ter sua identidade preservada disse que as palavras de Hillary não buscavam "demonstrar que uma insurreição política estava em curso no México" porque "evidentemente, não é o que ocorre".

Com suas declarações na quarta-feira, a encarregada da diplomacia americana buscava colocar em evidência "os desafios lançados à autoridade do governo mexicano" pelos cartéis "em algumas regiões do país", um problema "similar ao que a Colômbia viveu em sua história recente", reiterou a fonte.

O governo americano reforçou nos últimos meses sua cooperação com o governo mexicano de Felipe Calderón, que trava uma intensa batalha contra os cartéis da droga, cuja violência é causa de mais de 28 mil mortos em pouco menos de quatro anos.




kurgan
Sênior
Sênior
Mensagens: 1610
Registrado em: Ter Jun 17, 2008 7:10 pm

Re: México já está sendo considerado um Estado Falido?

#111 Mensagem por kurgan » Sex Set 10, 2010 11:35 am

09/09/2010 - 23h57
Obama descarta comparações entre violência do México e da Colômbia

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, negou que o aumento da violência está fazendo com que o México fique cada vez mais parecido com a Colômbia de 20 anos atrás.

A declaração desta quinta-feira feita por Obama a um jornal americano é uma aparente contradição à declaração da secretária de Estado americana, Hillary Clinton, na quarta-feira, na qual ela afirmou que ações dos cartéis de drogas no México e outros países da América Latina indicam que os traficantes promovem uma "insurgência" na região, desafiando os governos locais.

Hillary também comparou a situação mexicana com a da Colômbia.

"Está parecendo mais e mais com o que a Colômbia era 20 anos atrás, onde os narcotraficantes controlavam certas partes do país", afirmou a secretária de Estado No entanto, em uma entrevista ao jornal americano em idioma espanhol La Opinión nesta quinta, Obama afirmou que o México é uma democracia progressista.

"O México é uma democracia ampla e progressista, com uma economia crescente, como consequência, não pode se comparar o que está acontecendo no México com o que ocorreu na Colômbia há 20 anos", disse o presidente em Washington.

Aliado Segundo o repórter da BBC James Read, as observações de Hillary Clinton causaram desconforto no governo mexicano, que já declarou que a luta contra os cartéis de tráfico de drogas é uma das suas prioridades.

No mesmo dia em que Hillary fez os comentários, o porta-voz do gabinete de segurança nacional, Alejandro Poiré, afirmou que "todos os esforços do Estado mexicano são para lutar contra os criminosos" e acrescentou que "a colaboração com os Estados Unidos é uma parte integral de nossa estratégia" para enfrentar os cartéis de drogas.

"Não dividimos a mesma percepção, devido ao fato de que existe uma grande diferença entre o que a Colômbia enfrentou naquela época e o que estamos enfrentando agora", afirmou.

Os comentários de Obama para o La Opinión parecem ter como objetivo amenizar o mal-estar causado a um aliado muito importante na luta dos Estados Unidos contra as drogas.

Segundo Read, a entrevista de Obama parece ter atingido seu objetivo, já que seus comentários foram reproduzidos imediatamente pelos principais meios de comunicação do México.

Nos Estados Unidos, há uma crescente preocupação de que a violência relacionada ao narcotráfico no México acabe atravessando a fronteira.

A fronteira entre os dois países é rota de tráfico de drogas, armas e pessoas.

No mês passado foi iniciado o envio de 1,2 mil homens da Guarda Nacional americana para a fronteira entre Estados Unidos e México, com o objetivo de reforçar a segurança na região.

Calcula-se que mais de 28 mil pessoas tenham morrido vítimas da violência relacionada ao tráfico de drogas no México desde que o presidente Felipe Calderón assumiu o poder, no fim de 2006, e determinou o envio do Exército para combater crimes relacionados ao narcotráfico.

Em um dos últimos episódios, 72 imigrantes, entre eles pelo menos dois brasileiros, foram assassinados no Estado de Tamaulipas, na fronteira com os Estados Unidos.

Integrantes do cartel de drogas Los Zetas são acusados do crime.

http://noticias.uol.com.br/bbc/2010/09/ ... ombia.jhtm




kurgan
Sênior
Sênior
Mensagens: 1610
Registrado em: Ter Jun 17, 2008 7:10 pm

Re: México já está sendo considerado um Estado Falido?

#112 Mensagem por kurgan » Sex Set 10, 2010 11:38 am

08/09/2010 - 21h46
Hillary vê "insurgência" do tráfico no México e América Central

WASHINGTON (Reuters) - Quadrilhas de traficantes no México e na América Central estão se transformando numa insurgência que já tomou conta da Colômbia há 20 anos, disse na quarta-feira a secretária norte-americana de Estado, Hillary Clinton, prometendo mais ajuda dos Estados Unidos contra o narcotráfico.

"Esses cartéis das drogas estão agora demonstrando cada vez mais indícios de insurgência. De repente, carros-bomba aparecem. Parece cada vez mais com a Colômbia de 20 anos atrás, onde os narcotraficantes controlam certas partes do país", disse ela numa entidade de política externa em Washington.

Mais de 28 mil pessoas já morreram nos confrontos entre quadrilhas e destas com as forças de segurança desde que o presidente Felipe Calderón tomou posse, no fim de 2006, quando mobilizou as Forças Armadas para combater o narcotráfico.

A situação afasta turistas e investidores, justamente no momento em que o México tenta se recuperar da sua pior recessão em várias décadas.

Na quarta-feira, o prefeito da pequena cidade de El Naranjo, em San Luis Potosí (centro), foi morto em seu gabinete diante de vários colegas, segundo a imprensa local.

Os Estados Unidos já prometeram cerca de 1,4 bilhão de dólares ao longo de três anos para ajudar o até agora infrutífero esforço do governo para combater os cartéis, responsáveis pelo envio anual de 40 bilhões de dólares em cocaína, heroína, anfetaminas e maconha para o território norte-americano.

O governo Obama promete também combater o tráfico de armas dos EUA para o México e tratar da demanda por drogas ilegais nos dois países, o que é uma causa subjacente para a crise.

Mas Hillary disse que em alguns casos os traficantes estão "se transformando, ou assumindo uma causa comum com o que consideraríamos uma insurgência no México e na América Central."

Ela acrescentou que vários governos centro-americanos e caribenhos têm manifestado essa preocupação, e que em alguns casos carecem da capacidade institucional para reagir.

O governo mexicano discordou da declaração de Hillary e disse estar tomando medidas imediatas para combater os cartéis.

"Certamente não partilhamos dessa posição. Há diferenças importantíssimas entre o que a Colômbia enfrentou e o que o México está enfrentando agora", disse a jornalistas o porta-voz do governo mexicano para questões de segurança, Alejandro Poiré.

Segundo ele, a principal semelhança entre os casos da Colômbia e do México é que em ambos o narcotráfico é alimentado pela demanda norte-americana.

Hillary citou o sucesso do "Plano Colômbia", pelo qual os EUA destinaram bilhões de dólares para ajudar o governo colombiano a combater as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), uma tradicional guerrilha que nas últimas décadas passou a se financiar com o mercado da cocaína.

Críticos dizem que o "Plano Colômbia" envolveu inúmeras violações aos direitos humanos, e Hillary admitiu que há aspectos polêmicos na operação, mas afirmou que a Colômbia está melhor graças à ajuda dos EUA.

"Houve problemas e houve erros, mas funcionou", afirmou ela. "Precisamos entender quais são os equivalentes para a América Central, o México e o Caribe, e isso não é fácil."

(Reportagem de Andrew Quinn, em Washington; e de Adriana Barrera e Mica Rosenberg, na Cidade do México)

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noti ... ntral.jhtm




Avatar do usuário
marcelo l.
Sênior
Sênior
Mensagens: 6097
Registrado em: Qui Out 15, 2009 12:22 am
Agradeceu: 138 vezes
Agradeceram: 66 vezes

Re: México já está sendo considerado um Estado Falido?

#113 Mensagem por marcelo l. » Sex Set 10, 2010 11:39 am

É difícil comparar Colômbia com México, por que no país sul-americano eles estão em guerra civil a quase cem anos, o processo se acelera na década de 50 com a morte de um presidente, e nas décadas de 60 em diante começa haver uma ideologia revolucionária na fratura interna, posteriormente aos anos 80 começa o narco-tráfico.

Entretanto hoje a Colômbia tem índices de novo muito altos de violência nas suas grandes cidades devido as mesmas causas do México que é o tráfico de drogas e corrupção do sistema político.

Talvez, a melhor comparação seria com Colombia e México hoje.


Imagem




"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
PRick

Re: México já está sendo considerado um Estado Falido?

#114 Mensagem por PRick » Sex Set 10, 2010 11:55 am

Pois é, a Hilary deu com a lingua nos dentes, me parece evidente que México e Colêmbia, e alguns outros países da América Central tem o mesmo problema ou são face da mesma realidade. Qual é o histórico?

1- Todos esses países tiveram muita interferência dos EUA em suas histórias, alguns foram invadidos ou separados pelos EUA.

2- Todos esses países fizeram opções conservadoras e dependentes na economia.

3- Todos tem sistemas politicos que apenas formalmente são democráticos e altamente corruptos.

4- Todos são sociedades profundamente desiguais e injustas.

5- Todos tem problemas com drogas, como fornecedores do país mais drogado do mundo, e tão hipócrita que não produz localmente suas drogas ilegais.

6- Quer dizer todos esses países tem o mesmo problema externo, os EUA!

Já falei se existe uma fonte de mal do mundo, ela está nos EUA.

[]´s




Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55189
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2739 vezes
Agradeceram: 2410 vezes

Re: México já está sendo considerado um Estado Falido?

#115 Mensagem por P44 » Sex Set 10, 2010 1:17 pm

:mrgreen:


EUA
Obama contradiz Hillary e repudia comparação entre México e Colômbia

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, rejeitou a comparação feita pela secretária de Estado, Hillary Clinton, de que o México passa por uma situação semelhante à da Colômbia de 20 anos atrás, quando cartéis de drogas dominavam algumas regiões do país.

"O México é uma democracia ampla e progressista, com uma economia crescente. Como consequência, não se pode comparar o que está acontecendo no México com o que aconteceu na Colômbia há 20 anos", disse Obama, ao jornal La Opinión, de Los Angeles, um dia depois das declarações de Hillary.

Na quarta-feira, a secretária de Estado havia dito que grupos de narcotraficantes no México e na América Central estão se transformando em uma insurgência como a que assolou a Colômbia no passado, prometendo mais ajuda americana para combater os criminosos. A comparação foi refutada pelo governo e por outros setores no México. No mesmo dia, o porta-voz de Segurança Nacional do governo do presidente Felipe Calderón, Alejandro Poiré, indicou que há "uma diferença muito importante entre o que a Colômbia enfrentou e o que atualmente o México enfrenta".

O vice-secretário de Estado para a América Latina, Arturo Valenzuela, tentou esclarecer as palavras de Hillary, ao afirmar que não se deve confundir o fenômeno no México com a insurgência na Colômbia e que os grupos criminosos mexicanos "não querem alcançar o poder por razões políticas".

Violência - O governo americano reforçou nos últimos meses sua cooperação com o governo mexicano de Felipe Calderón, que trava uma intensa batalha contra os cartéis da droga, cuja violência é causa de mais de 28.000 mortos em pouco menos de quatro anos.

A violência crescente, que é maior em alguns estados fronteiriços com os Estados Unidos, preocupa Washington, além de espantar investimentos e turistas. Os EUA fecharam consulados temporariamente em várias ocasiões devido à falta de segurança.

(Com agências France-Presse e Reuters)

http://veja.abril.com.br/noticia/intern ... e-colombia




Triste sina ter nascido português 👎
kurgan
Sênior
Sênior
Mensagens: 1610
Registrado em: Ter Jun 17, 2008 7:10 pm

Re: México já está sendo considerado um Estado Falido?

#116 Mensagem por kurgan » Sex Set 10, 2010 6:43 pm

10/09/2010 - 17h06
Ciudad Juárez soma 24 assassinatos nas últimas horas

Ciudad Juárez (México), 10 set (EFE).- Pelo menos 24 pessoas foram assassinadas e uma família foi atacada a tiros nas últimas horas em Ciudad Juárez, no estado mexicano de Chihuahua (norte), em um dos dias mais violentos dos últimos meses.

Entre quinta-feira e a manhã desta sexta-feira, 24 pessoas foram assassinadas, entre as quais há pelo menos sete mulheres, informou hoje a Procuradoria estadual.

Nesta quinta-feira, foram cometidas três execuções múltiplas com 14 vítimas, além de outros nove homicídios em eventos isolados até chegar aos 23 homicídios.

Além disso, uma família foi atacada hoje com armas longas em uma ação que matou uma mulher de 36 anos, totalizando 24 mortos em menos de 24 horas.

Este último fato ocorreu ao sul da fronteiriça Ciudad Juárez, considerada a cidade mais violenta do México, quando um grupo de homens armados entrou na casa de uma família e atirou contra três pessoas, informaram as autoridades.

No incidente, morreu uma mulher a quem as autoridades identificaram como Eva Aguilar e ficaram feridos um homem de 38 anos e seu filho de 12.

Essa onda de violência pode ser a resposta de algum grupo organizado a recentes assassinatos de várias famílias, entre as quais também havia crianças e das quais se acusa o Cartel de Sinaloa, segundo as mensagens deixadas pelos supostos assassinos junto a alguns dos corpos.

Ciudad Juárez, que faz fronteira com El Paso (Estados Unidos) fica na considerada região mais violenta do país pelo número de assassinatos atribuídos a cartéis do narcotráfico - crimes que ao longo deste ano superam os 2 mil.

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noti ... horas.jhtm




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61360
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6254 vezes
Agradeceram: 6599 vezes
Contato:

Re: México já está sendo considerado um Estado Falido?

#117 Mensagem por Túlio » Seg Set 13, 2010 2:47 pm

Só por causa de uns narcos eu não chamaria o México de ESTADO FALIDO. É uma questão de fazerem o dever de casa, endurecer o jogo, usar Inteligência para ir localizando e suprimindo os líderes e seu problema, cedo ou tarde, passa a ser igual ao do Brasil: os políticos... 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8931
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceu: 272 vezes
Agradeceram: 509 vezes

Re: México já está sendo considerado um Estado Falido?

#118 Mensagem por Pablo Maica » Seg Set 13, 2010 4:17 pm

Olha Tulio acho que a questão la ta um pouco mais complicada mesmo, claro que não se compara ainda a colombia nos tempos aureos das FARC, e tambem ha a questão de que o movimento no mexico se situa nas cidades e não no campo.

Mas os carteis la ja estão enfrentando o exercito mexicano de igual pra igual em algumas localidades, e tambem ja operam com valores na casa das centenas de milhares de dólares. E claro com isso ja corromperam o alto escalão do governo.

Mas pra enfrentar é o que tu disse mesmo, inteligência e confronto.


Um abraço e t+ :D




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61360
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6254 vezes
Agradeceram: 6599 vezes
Contato:

Re: México já está sendo considerado um Estado Falido?

#119 Mensagem por Túlio » Seg Set 13, 2010 5:04 pm

Pois é, olhemos o que era a Colômbia há apenas uma década atrás, o jogo virou, não? :wink:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Grifon
Avançado
Avançado
Mensagens: 492
Registrado em: Ter Out 21, 2008 10:41 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 3 vezes

Re: México já está sendo considerado um Estado Falido?

#120 Mensagem por Grifon » Qua Set 15, 2010 11:06 am

editado




Editado pela última vez por Grifon em Qua Set 15, 2010 12:07 pm, em um total de 1 vez.
Responder