Corocas reformadas da armada imperial !alcluiz escreveu:qual será o nome do Esquadrão?
![Twisted Evil :twisted:](./images/smilies/icon_twisted.gif)
Moderador: Conselho de Moderação
Corocas reformadas da armada imperial !alcluiz escreveu:qual será o nome do Esquadrão?
Esquadrão Ganso, em homenagem ao novo camisa 10 da seleção.alcluiz escreveu:qual será o nome do Esquadrão?
Sei, sei... só lambança...joao fernando escreveu:Vc não concorda Alcantara? Sucatearam todos os aviões por não terem coragem de enviar os mesmos pra Marschal lá nos anos 90. Os Argies fizeram, só os bons é que não.Alcantara escreveu: Tststs...
Mesma coisa no FX. Em 20 anos a MB vai ter subs nucleares, novo PA e o escambau. E eles, em 20 anos, só lambança.
sapao escreveu:João,
acho que voce etsá confundindo a FAB com a FAC ou a FACH;
aliás e isso mesmo, a FAB não quis o F-X, não quer o F-X2 porque o sonho dela e voar
M-2000 e F-5M, afinal e ela que decide o quanto vai gastar e aonde, sem cortes no orçamento.
Então ela mandou o NJ e o presidente ficarem enrolando todo mundo até cair no esquecimento...
Por favor, não deixe o odio que voce possa ter a certas pessoas na FAB (perfeitamente justificavel, afinal ela tem profissionais ruims como qualquer lugar) se transforme em um preconceito velado a tudo que tem relação com a FAB, uma instituição com mais de 50.000 pessoas.
As pessoas vão, a instituição fica! Direcione a sua raiva a quem merece.
A barriga dele é mais bojudinha que essa ai. E, calma, muita calma, pois o radar ainda não foi decidido.PRick escreveu:Bem, pelo jeito o nosso AEW será assim.
[]´s
Francoorp escreveu:Mas pode ainda depender da MB...:Skyway escreveu: FX não depende da FAB a meses já.
Será que a MB e seus interesses vão melar o FX da FAB??PORTARIA NORMATIVA Nº 1.065-MD, DE 28 DE JUNHO DE 2010.
Dispõe sobre a Diretriz para a coordenação de programas e projetos comuns às Forças Armadas.
Aeronaves de Caça: Comando da Aeronáutica
1. Coordenar a aquisição de aeronaves de caça F-X2 para a FAB e a MB, nas quantidades, prazos e de acordo com os requisitos operacionais estabelecidos para cada Força Singular.
orestespf escreveu:Cheguei meio tarde, mas...
Lembro-me em 2008 (se não me engano), tive a oportunidade de ir a um evento importante realizado por uma das Forças. Por algum tipo de "sorte", fui convidado para almoçar com alguns marinheiros e soldados da maior "relevância" (que acabou rendendo-me um convite para visitar o Haiti). A conversa foi longa e prá de proveitosa. Lá fiquei sabendo que a MB modernizaria 12 A-4, para manter o padrão 6 + 6. Disse que era pouco, mas ouvi que não era, pois os dose fariam muito mais do que os 23 ao mesmo tempo; ouvi também que seria a forma encontrada para esperar pelo FX-2 naval e o novo NAe.
Introduzi, por petulância de minha parte, a questão do S-2, dizendo que tempos atrás (anterior a citada data) que já havia um projeto de modernização proposto pela Embraer e que estava prontinho. Mas fui surpreendido ao ouvir que o projeto que me referia já nasceria ultrapassado e que não atendia as expectativas da MB, que a plataforma era muito boa e fazia parte dos interesses da Força, mas que a modernização desejada teria que ser outra. Em linhas gerais foi-me dito o que se desejava e posso garantir que realmente é muito mais do que se especula aqui. Além do mais, o número que se comentou informalmente foi o cabalístico 9 (3 + 3 + 3).
Como o assunto foi longe, falamos de muitas outras coisas, como o "Exocet nacional" para 2012 ou pouco mais, que seria equivalente ao irmão francês blc 2 e superior em performance. Que a demorar do SP iria durar o quanto fosse necessário, desde que se transformasse em um navio confiável e moderno para operar por 15 anos, até a chegada do novo NAe. E que o SP seria modernizado por completo para operar os A-4M, "nos mesmos moldes do F-5M" (foram as falas), com o padrão similar ao adotado com a dobradinha deste com o "R-99 da MB" (fica claro o que queriam dizer).
O objetivo é termos o SP modernizado e totalmente revigorado para operar como um verdadeiro NAe moderno, totalmente operacional, com ala aérea mais completa que for possível para operar em um PA desta classe e com sistema defensivo atualizado e com armamentos efetivos e modernos. Em suma, o SP seria um NAe no estado da arte, guardando as proporções inerentes a sua classe, "algo que não existiria no hemisfério Sul e poucos no Norte teriam" (foram as falas).
O que estamos vendo são as consequências do que foi planejado a 2 ou 3 anos atrás, então o tempo foi relativamente pequeno. O importante é saber que as compras das células que aqui se anunciou não passa do primeiro passo, e que a tal modernização já está mais do que pronta, pois só se compra algo quando já se sabe o que fazer com ele. O mais importante é saber que o novo padrão da modernização já está definido, restando a nós especular sobre como ele será. Confesso que não sei, mas estou convencido, pelas conversas do passado, que será surpreendente.
Corsário01 escreveu:A barriga dele é mais bojudinha que essa ai. E, calma, muita calma, pois o radar ainda não foi decidido.PRick escreveu:Bem, pelo jeito o nosso AEW será assim.
[]´s
A priori, será colocado no bojo retrátil, mas..............!
Ainda é cedo para falar.
Introduzi, por petulância de minha parte, a questão do S-2, dizendo que tempos atrás (anterior a citada data) que já havia um projeto de modernização proposto pela Embraer e que estava prontinho. Mas fui surpreendido ao ouvir que o projeto que me referia já nasceria ultrapassado e que não atendia as expectativas da MB, que a plataforma era muito boa e fazia parte dos interesses da Força, mas que a modernização desejada teria que ser outra. Em linhas gerais foi-me dito o que se desejava e posso garantir que realmente é muito mais do que se especula aqui.
Me parece, pelo que se dá para entender "nas entre linhas", que o padrão pretendido pela MB seria integrar um radar ativo de varredura eletrônica do tipo usado "nos R-99 da FAB" no S-2 AEW da MB. De fato, a utilização de um radar deste tipo resultaria em uma modernização MUITO SUPERIOR a planejada para ser executada no caso do uso de um radar do tipo Searchwater.E que o SP seria modernizado por completo para operar os A-4M, "nos mesmos moldes do F-5M" (foram as falas), com o padrão similar ao adotado com a dobradinha deste com o "R-99 da MB" (fica claro o que queriam dizer).