MMRCA - FX Indiano
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Re: MMRCA - FX Indiano
Ué! Os francófilos sempre nos criticavam dizendo que só é verdade quando alguma autoridade envolvida no processo declarar.
Agora sai o anúncio de um blog, falando inúmeras bobagens e eles vem aqui discurir como a+b que é verdadeira a declaração e fundamentam todas as suas opiniões subsequentes nessa "verdade".
Santa hipocrisia.
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- soultrain
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Re: MMRCA - FX Indiano
Olhem, para isso vão lá no tópico do SH e leiam tudo de novo, eu já estou cansado de bater no Santiago Mas que este ultimo post dá vontade dá
Tenho saudades desses debates, na verdade.
Quanto ao MMRCA, só acho que a EADS deveria ser mais discreta, aquilo já beira a arrogância e ainda têm uma surpresa, mas a não ser por GRANDES motivos políticos (o Obama vai lá em Novembro e aquilo está de pantanas, os chefes entendem-se, mas mais ninguém se entende), quem vai ganhar é o EF ou o Rafale, são os melhores mesmo e de longe.
[[]]'s
Tenho saudades desses debates, na verdade.
Quanto ao MMRCA, só acho que a EADS deveria ser mais discreta, aquilo já beira a arrogância e ainda têm uma surpresa, mas a não ser por GRANDES motivos políticos (o Obama vai lá em Novembro e aquilo está de pantanas, os chefes entendem-se, mas mais ninguém se entende), quem vai ganhar é o EF ou o Rafale, são os melhores mesmo e de longe.
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"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
NJ
Re: MMRCA - FX Indiano
Agora você mereceu o apelido USAntiago, já leu o que está no site do fabricante?Santiago escreveu:
1) Quanto ao limite que a USN impões às suas aeronaves, segundo artigo de 2003, de um piloto de Hornet, publicado no Flight Journal:
http://findarticles.com/p/articles/mi_q ... ntent;col1The Hornet is limited to 7.5G by the flight-control software, even though the airframe can handle 9G; in fact, some foreign versions were going to be sold as 9G jets. The tradeoff is fatigue life. When dogfighting in a Hornet, I rarely see 7.5G, and if so, it's momentary because I'm usually closing to guns after the second merge and am trading airspeed for nose position.
2) "F/A-18 Hornet - A Navy success story", by Dennis R. Jenkins, published by Aviation Week books
"(...) export Hornets can in fact pull 9G."
3) Super Hornet:
FLIGHT INTERNATIONAL 11 - 17 July 2000:7,5G + 33% de 7,5G = 9,975GThe digital flight controls prevent the pilot inadvertently exceeding this, but depressing a
control stick paddle switch allows the pilot to pull to 33% more than the design limit.
4) Some ao artigo da Aviation Week & Aerospace Feb 8/2010 que postei que menciona que os SH oferecidos a India estão limitados a 9G.
5) Em um voo de demonstração com um jornalista indiano no Aero India 2007, o piloto da USN "puxou" 8,1G. Cadê o limite de 7,5G?
"On our return pass, as we broke altitude and zoomed back towards base, I saw the troubled Cauvery, thought briefly about how its silver ribboned stillness saw nothing of the savagery in poor Bangalore, before Bloody broke into a steep loop which saw us both stomach 8.1-G."
http://www.bharat-rakshak.com/media/Aer ... res/Aroor/
Ligue os pontos.
[]s
http://www.boeing.com/defense-space/mil ... erview.pdf
DESING FATOR LOAD 7,6 G´s
Portanto, o resto é papo, meu ingrês não é dos melhores, mas isso acima quer dizer, desenhado para fator de carga 7,6 g´s, oras, você pode ir além disso, porém, segundo o fabricante, o AIRFRAME DO F-18E foi concebido para no máximo 7,6 G´s!
O resto é problema do usuário, se o distinto perder as asas puxando 9 g´s, o fabricante não se responsabiliza, porque você está fora das garantias dadas ao TIJOLÃO pelo fabricante da BAGAÇA!
E isso não foi feito sem querer, quer dizer a BAGAÇA estava se arregançando toda muito antes de vida útil estimada para a célula. Como na Índia os indianos não são bobos, acederam a luz amarela, do tipo, estão querendo nos enganar!
[]´s
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Re: MMRCA - FX Indiano
Impressionante que esses números não fazem diferença alguma no dia-a-dia...
Vai entender.
[]s
CB_Lima
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Re: MMRCA - FX Indiano
Bom, o Rafale está limitado a 9G mas o airframe pode suportar 11 G.
Aliás, no tópico do Rafale tem uma foto mostrando 10G no HUD.
[]'s
Aliás, no tópico do Rafale tem uma foto mostrando 10G no HUD.
[]'s
Alberto -
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Re: MMRCA - FX Indiano
Vc deve viver em uma realidade paralelasoultrain escreveu:Olhem, para isso vão lá no tópico do SH e leiam tudo de novo, eu já estou cansado de bater no Santiago Mas que este ultimo post dá vontade dá
Tenho saudades desses debates, na verdade.
Quanto ao MMRCA, só acho que a EADS deveria ser mais discreta, aquilo já beira a arrogância e ainda têm uma surpresa, mas a não ser por GRANDES motivos políticos (o Obama vai lá em Novembro e aquilo está de pantanas, os chefes entendem-se, mas mais ninguém se entende), quem vai ganhar é o EF ou o Rafale, são os melhores mesmo e de longe.
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Talvez Freud explique o seu caso.
No mais acho que o Typhoon tem grande chance por lá. A EJ200 disputa com a F414 para equipar os lotes subsequentes do Tejas, com boas possibilidade de ser a escolhida.
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Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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Re: MMRCA - FX Indiano
Possui uma estrutura bem forte.AlbertoRJ escreveu:Bom, o Rafale está limitado a 9G mas o airframe pode suportar 11 G.
Aliás, no tópico do Rafale tem uma foto mostrando 10G no HUD.
[]'s
Há relatos de F-5E (limite de 7,33G) do Aggressors que sobreviveu a 12G e estão aqui na FAB. A estrutura sofreu.
[]s
Editado pela última vez por Penguin em Ter Ago 10, 2010 8:43 pm, em um total de 2 vezes.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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Re: MMRCA - FX Indiano
Prick,PRick escreveu:Agora você mereceu o apelido USAntiago, já leu o que está no site do fabricante?Santiago escreveu:
1) Quanto ao limite que a USN impões às suas aeronaves, segundo artigo de 2003, de um piloto de Hornet, publicado no Flight Journal:
http://findarticles.com/p/articles/mi_q ... ntent;col1
2) "F/A-18 Hornet - A Navy success story", by Dennis R. Jenkins, published by Aviation Week books
"(...) export Hornets can in fact pull 9G."
3) Super Hornet:
FLIGHT INTERNATIONAL 11 - 17 July 2000: 7,5G + 33% de 7,5G = 9,975G
4) Some ao artigo da Aviation Week & Aerospace Feb 8/2010 que postei que menciona que os SH oferecidos a India estão limitados a 9G.
5) Em um voo de demonstração com um jornalista indiano no Aero India 2007, o piloto da USN "puxou" 8,1G. Cadê o limite de 7,5G?
"On our return pass, as we broke altitude and zoomed back towards base, I saw the troubled Cauvery, thought briefly about how its silver ribboned stillness saw nothing of the savagery in poor Bangalore, before Bloody broke into a steep loop which saw us both stomach 8.1-G."
http://www.bharat-rakshak.com/media/Aer ... res/Aroor/
Ligue os pontos.
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http://www.boeing.com/defense-space/mil ... erview.pdf
DESING FATOR LOAD 7,6 G´s
Portanto, o resto é papo, meu ingrês não é dos melhores, mas isso acima quer dizer, desenhado para fator de carga 7,6 g´s, oras, você pode ir além disso, porém, segundo o fabricante, o AIRFRAME DO F-18E foi concebido para no máximo 7,6 G´s!
O resto é problema do usuário, se o distinto perder as asas puxando 9 g´s, o fabricante não se responsabiliza, porque você está fora das garantias dadas ao TIJOLÃO pelo fabricante da BAGAÇA!
E isso não foi feito sem querer, quer dizer a BAGAÇA estava se arregançando toda muito antes de vida útil estimada para a célula. Como na Índia os indianos não são bobos, acederam a luz amarela, do tipo, estão querendo nos enganar!
[]´s
Vc sabe ler? Parece que não. Eu desisto.
Com cargas externas:
Super Hornet:
FLIGHT INTERNATIONAL 11 - 17 July 2000For higher gross
weights, the limit load decreases, but is never
less than 5.5g for a maximum weight aircraft.
Rafale:
FLIGHT INTERNATIONAL 09/11/09The DFCS is a "g" demand system with +9.0g/29° angle of attack (AoA) limit in air-to-air mode and +5.5g/20° AoA limit in both of the two air-to-ground/heavy stores modes (ST1 and ST2) to cater for forward or aft centre of gravity. The aircraft continuously "recognises" the load it carries, but indicates and leaves the final DFCS mode selection to the pilot. Minus g limit in all modes is -3.2.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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Re: MMRCA - FX Indiano
USAntiago,Santiago escreveu: ........
Vc sabe ler? Parece que não. Eu desisto.
Com cargas externas:
Super Hornet:FLIGHT INTERNATIONAL 11 - 17 July 2000For higher gross
weights, the limit load decreases, but is never
less than 5.5g for a maximum weight aircraft.
Rafale:FLIGHT INTERNATIONAL 09/11/09The DFCS is a "g" demand system with +9.0g/29° angle of attack (AoA) limit in air-to-air mode and +5.5g/20° AoA limit in both of the two air-to-ground/heavy stores modes (ST1 and ST2) to cater for forward or aft centre of gravity. The aircraft continuously "recognises" the load it carries, but indicates and leaves the final DFCS mode selection to the pilot. Minus g limit in all modes is -3.2.
Não adianta você colocar textos de revistas , quando o FABRICANTE diz taxativamente, que o Tijolão está limitado a 7,6G, e pronto. Isso pelo sistemas da aeronave, porém, é claro, o piloto e as circusntâncias externas podem fazer com que o caça faça manobras acima desse limite, porém,o fabricante diz bem claro, isso excede a capacidade do airframe.
O Rafale tem limitação em 9 g´s, porém, o airframe pode puxar até 11 g´s, caso o piloto assim determine, porém, a vida util da célula é para puxar até 9 g´s.
O F-5E não é um caça FBW, assim, o piloto pode fazer o que quiser, até partir as asas , porém, se exceder o limite g´s projetados pela célula, as consequências são danosas a mesma.
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Re: MMRCA - FX Indiano
Legal seus critérios! Bem francófilo!PRick escreveu:USAntiago,Santiago escreveu: ........
Vc sabe ler? Parece que não. Eu desisto.
Com cargas externas:
Super Hornet: FLIGHT INTERNATIONAL 11 - 17 July 2000
Rafale: FLIGHT INTERNATIONAL 09/11/09
Não adianta você colocar textos de revistas , quando o FABRICANTE diz taxativamente, que o Tijolão está limitado a 7,6G, e pronto. Isso pelo sistemas da aeronave, porém, é claro, o piloto e as circusntâncias externas podem fazer com que o caça faça manobras acima desse limite, porém,o fabricante diz bem claro, isso excede a capacidade do airframe.
O Rafale tem limitação em 9 g´s, porém, o airframe pode puxar até 11 g´s, caso o piloto assim determine, porém, a vida util da célula é para puxar até 9 g´s.
O F-5E não é um caça FBW, assim, o piloto pode fazer o que quiser, até partir as asas , porém, se exceder o limite g´s projetados pela célula, as consequências são danosas a mesma.
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O Rafale tem limite de 9g segundo a própria Dassault. E segundo vc o airframe pode suportar 2g extra.
Porque o SH com limite de 7,6g não pode "puxar" também 1,4g extra? Vc pode provar que não pode? Segundo a Flight International e a Aviation Week & Aerospace pode.
Por que com cargas externas (maior esforço no airframe), o Rafale não apresenta um limite superior ao SH?
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Re: MMRCA - FX Indiano
Concordo com o Cb-lima, até parece que vão fazer esses G's todos os dias, alias creio que nunca o farão, pois depois de toda esta novela FX, a FAB num vai aceitar que piloto fique dando "pau" no brinquedo... vão limitar as manobras pra não correrem risco de ficar com uma aeronave a menos ou ainda ter que pagar uma "lanternagem"...Santiago escreveu:Possui uma estrutura bem forte.AlbertoRJ escreveu:Bom, o Rafale está limitado a 9G mas o airframe pode suportar 11 G.
Aliás, no tópico do Rafale tem uma foto mostrando 10G no HUD.
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Há relatos de F-5E (limite de 7,33G) do Aggressors que sobreviveu a 12G e estão aqui na FAB. A estrutura sofreu.
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Re: MMRCA - FX Indiano
Vou repetir em apoio ao meu amigo Francoorp...Francoorp escreveu: Concordo com o Cb-lima, até parece que vão fazer esses G's todos os dias, alias creio que nunca o farão, pois depois de toda esta novela FX, a FAB num vai aceitar que piloto fique dando "pau" no brinquedo... vão limitar as manobras pra não correrem risco de ficar com uma aeronave a menos ou ainda ter que pagar uma "lanternagem"...
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Re: MMRCA - FX Indiano
cb_lima escreveu:Vou repetir em apoio ao meu amigo Francoorp...Francoorp escreveu: Concordo com o Cb-lima, até parece que vão fazer esses G's todos os dias, alias creio que nunca o farão, pois depois de toda esta novela FX, a FAB num vai aceitar que piloto fique dando "pau" no brinquedo... vão limitar as manobras pra não correrem risco de ficar com uma aeronave a menos ou ainda ter que pagar uma "lanternagem"...
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CB_Lima
Concordo que no dia a dia as puxadas de 9 g´s sejam pouco comuns, porém, o possibilidade do caça chegar até 11 g´s, é algo que pode ser importante para a sobrevivência em um combate aéreo.
Outra coisa também, isso costuma indicar a resistência geral da célula para sua vida útil. Não podemos esquecer que os Indianos podem querer uma versão naval, que adiciona desgate acima do normal, quando comparado com uma célula de uso terrestre.
[]´s
Re: MMRCA - FX Indiano
Santiago os critérios não são meus, esse limite de 9 e 11 g´s são dados da Dassault, está nos FOXTREE da Dassault, que manteve o mesmo sistema desenvolvido para os M-2000, eles também são assim, com a mesma capacidade, a Dassault usa um sistema que permite ao piloto quebrar as proteções do FBW/CCV quando achar necessário. Existem fotos do HUD do Rafale, puxando 10 ou mais g´s. E o alerta, você está acima do limite do software.Santiago escreveu:
Legal seus critérios! Bem francófilo!
O Rafale tem limite de 9g segundo a própria Dassault. E segundo vc o airframe pode suportar 2g extra.
Porque o SH com limite de 7,6g não pode "puxar" também 1,4g extra? Vc pode provar que não pode? Segundo a Flight International e a Aviation Week & Aerospace pode.
Por que com cargas externas (maior esforço no airframe), o Rafale não apresenta um limite superior ao SH?
[]s
O mesmo vale para outro dado tão discutido, a velocidade máxima do Rafale, que está limitada pelo soft, porém, o piloto pode ir além se precisar.
A pergunta a ser feita é, porque a Boieng reduziu a puxada g´s para 7,6 do F-18E, que nos prototipos era de até 9 g´s? Isso só pode ter um motivo, as células estavam apresentando fadiga prematura. Afinal, o F-18E teve que ser profundamente modificado no OPEVAL dele, e isso teve seus efeitos colaterais, um deles parece ser esse. As modificações para sanar o WingDrop feitas pela NASA, reduziram a resistência da asa.
Muitos podem dizer, mas isso não é muito significativo, porém, alguém pode pensar, porque eu tendo várias escolhas de airframe, vou optar pelo que tem mais problemas? A US Navy não tem escolha, mas a FAB e a IAF tem escolhas! Então repito, porque vamos escolher o pior airframe?
[]´s