Novo Fuzil para o EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#5131 Mensagem por Bolovo » Seg Ago 09, 2010 6:44 pm

topo escreveu:Aqui na Italia ,antes da entrada da minimi em servico,se usava uma mg43 por GC,agora com a minimi se usa duas por GC e uma mg43 por pelotao.

ps.cada GC sao de 8 homens.
8 homens? Parece o EB então, que imagino eu são de 9: 1 cmt e duas esquadras de tiros, com 4 pessoas cada e uma metralhadora leve.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#5132 Mensagem por Guerra » Seg Ago 09, 2010 6:46 pm

Francoorp escreveu:
A Minimi é uma metralhadora leve e a FAP é um fuzil-metralhadora, mas também pode ser chamado de metralhadora leve. A questão é que no GC ambas tem o mesmo papel, então a comparação é válida. São chamadas por lá de SAW, Squad Automatic Weapon. É uma arma automática, de uso individual, que vai junto com o "squad" para supressão de fogo. Tanto que no Canada a FAP foi substituída pela C9, a Minimi na versão deles.

Não é assim não, na logistica do GC o Fuzil de assalto e os Fuzil-Metralhadores têm grande parte dos componentes intercambiáveis, por isso muitos escolheram a doutrina do Fz Mt para fazer parte do pelotão(+++GC), como no nosso caso o FAL-FAP... já quando se quer uma metraladora tática real, o Fz Mtr vem completamente substituído, por isso o Canadá optou por este modelo da Minimi, foi uma mudança de doutrina mais que de equipamentos similares, pra mim a comparação continua invalida... :roll: 8-]

Sei não hein!! Acho que é hora de abandonar esse pensamento! Foi essa idéia de ter um fuzil que lança granada, lança rojão (na verdade são granadas anticarro) e arma coletivo do GC que nos manteve 40 anos com o FAL.

Quanto a comparação. MAG e minim são duas armas distintas. Só que a MAG usada no reparo utilizando seus 2 mil e tantos metros de alcance esta cada vez mais raro. A MAG esta cada vez mais próxima ao GC.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#5133 Mensagem por Guerra » Seg Ago 09, 2010 6:56 pm

Túlio escreveu: Nosso ÚNICO ponto de discordância está aí, cupincha: uma Mtr precisa de DOIS Sds para operar, um Fz Mtr apenas um (os ianques experimentaram EM AÇÃO a Minimi operada por um só homem desde o início dos 90 e estão aí, atrás de um Fz Mtr que preste). Ganha-se em flexibilidade e mobilidade, leveza e simplicidade de operação/manutenção sem perder poder de fogo... :wink:
Olha, o americano não é base para nenhum exército. Olha o tipo de guerra que eles vem lutando nos ultimos anos. Quantos filmes eu vi dos americanos dispando um missel para neutralizar um atirador numa casa.
Não é exagero mas nessa ultima guerra que eles lutaram é bem capaz de soldado participar de um 4 ou 5 assaltos sem disparar um tiro de fuzil.

Para a nossa realidade eu não descarto a possibilidade de um GC com uma mtr leve e um FM. Mas diz, o que é um FM decente? Para mim o grande problema é a pequena capacidade do carregador e limitação da cadencia de tiro. Ora, resolvendo esses dois problemas do FM o que vamos ter?




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
dalton romao
Sênior
Sênior
Mensagens: 1009
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 10:51 pm
Agradeceram: 52 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#5134 Mensagem por dalton romao » Seg Ago 09, 2010 7:02 pm

Considerando os 20 tiros do FAP realmente é muito pouco Guerra. Tem toda razão. Mas um 5.56 com carregador com 40 tiros como o RPK ou os modernos bifilares com 60, já não é a mesma coisa.




Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#5135 Mensagem por Guerra » Seg Ago 09, 2010 7:10 pm

dalton romao escreveu:Posso concordar que o FAP esquenta mesmo. Tem que segurar o dedo. Rajadas curtas. Mas um fuzil metralhadora ou fuzil automático pesado ainda é o melhor pro GC. Uma metralhadora com municiamento por fita, exige o auxiliar e em floresta, na Amazônia, se deteriora rápido por causa da umidade. Os russos trocaram uma metralhadora leve por um fuzil metralhadora no GC. E só ver a RPK, que nada mais é do que um AK com cano pesado e mais comprido, como nosso FAP.
Como eu disse, eu tb acho um exagero duas metralhadoras leves no GC. Uma mtr e um FM cumpre a missão. Mas para isso é preciso uma mudança "radical" no emprego do GC.
Eu já disse várias vezes. O cmt de GC tem que ser um operador de sistema de armas. Aquele modelo de um GC unico e imutavel tem que dar lugar para um Gc manobravel com duas esquadras de poder de fogo um pouco diferente.
Assim como o cmt de pelotão designa a posição de cada Gc na formação, o Cmt de GC tb tem que ter essa habilidade no momento de escolher sua formação para poder manobrar.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
topo
Júnior
Júnior
Mensagens: 112
Registrado em: Seg Set 03, 2007 9:38 pm
Localização: Italia

Re: Novo Fuzil para o EB

#5136 Mensagem por topo » Seg Ago 09, 2010 7:12 pm

Bolovo escreveu:
topo escreveu:Aqui na Italia ,antes da entrada da minimi em servico,se usava uma mg42 por GC,agora com a minimi se usa duas por GC e uma mg42 por pelotao.

ps.cada GC sao de 8 homens.
8 homens? Parece o EB então, que imagino eu são de 9: 1 cmt e duas esquadras de tiros, com 4 pessoas cada e uma metralhadora leve.
Desculpa devo explicar bem, sao 8 homens com o cmt e mais 2 motoristas,para un total de 10.Isso na infanteria leve.

6 fz 556 dos quais 2 com lanca granada 2 minimi e un pz3 e os motoristas usam dois fz.

ps.sao duas mg42 por pelotao nao uma.




Editado pela última vez por topo em Ter Ago 10, 2010 4:06 am, em um total de 2 vezes.
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#5137 Mensagem por Guerra » Seg Ago 09, 2010 7:39 pm

dalton romao escreveu:Considerando os 20 tiros do FAP realmente é muito pouco Guerra. Tem toda razão. Mas um 5.56 com carregador com 40 tiros como o RPK ou os modernos bifilares com 60, já não é a mesma coisa.
Mas independente disso, o FM dispara muito pouco porque não aguenta atirar muito. Não adianta ter tambor de 100.
Hoje, quase todo tiro que atinge o inimigo vem da MAG. Os tiros do FAL são minimos. Mas se a MAG não der conta do recado não tem de onde tirar mais tiro. O FAP já esta atirando 3 carregadores em média. Na minha opinião, o FAL e o FAP esta no limite.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#5138 Mensagem por Guerra » Seg Ago 09, 2010 7:41 pm

dalton romao escreveu:Escrevi mal. A fita de munição, ou os elos, se deterioram rápido na floresta amazônica por causa da umidade.
O dificil é achar algo que não deteriora na floresta.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
moura
Sênior
Sênior
Mensagens: 779
Registrado em: Qui Ago 14, 2008 9:17 pm
Agradeceram: 23 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#5139 Mensagem por moura » Seg Ago 09, 2010 7:52 pm

Guerra,
essa formação de GC do EB foi usado no Haiti ?




Avatar do usuário
dalton romao
Sênior
Sênior
Mensagens: 1009
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 10:51 pm
Agradeceram: 52 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#5140 Mensagem por dalton romao » Seg Ago 09, 2010 7:55 pm

Tem razão. Tudo se deteriora rapidamente mesmo. Mas a questão peso ainda é significatica. Um fuzil-metralhador é mais leve do que uma metralhadora leve. Também concordo que o FAL e o FAP já estão no limite mesmo.

Abraços Guerra.




Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#5141 Mensagem por Guerra » Seg Ago 09, 2010 7:56 pm

moura escreveu:Acabei de entra no site da HK e vi o modelo 417, leva a mal não mas o bicho é bonito pra cacete, ha se o EB comprasse uma crianças dessas seria um sonho.
Sei que o DPF estava com planos para compra mas até agora nada.
Gente quantos anos o EB está de FAL e 7.62, acho que ainda vai levar um bom tempo pra mudar a mentalidade na caserna e se mudar pois como disse o Guerra com a duvida sobre a eficacia do 5.56 na selva duvido que o EB troque o certo pelo duvido.
Agora o CG com HK417 e Minimi 7.62, sendo mais leves e com trilhos picaccini, acho que daria para levar mais munição e lança granadas, aumentado a capacidade de fogo do GC.
Não adianta galera, nós perdemos 20 anos de evolução militar. A solução é caminho que estamos seguindo mesmo. O negocio é nos armar com FAL recondicionado 7,62 e deixar o barco tocar em frente.

Não existe nenhum exército que adotou qualquer equipamento sem antes fazer um laboratório. Não importa se até o Paraguai esta usando 5,56, nós vamos ter desenvolver a coisa do nosso modo.

É igual a infantaria leve. A bda leve chegou a conclusão que o 5,56 seria o melhor calibre para eles, porque vai lutar no maximo 500 metros blá blá. Com o 5,56 daria para levar mais munição e etc. Beleza vamos encher nossas mochilas de 5,56.
Só que ai alguém levantou e lebre da quantidade de munição anticarro. Resultado quantidade de munição anticarro insuficiente. Solução, diminue a quantidade de 5,56. É obvio que isso torna o 7,62 praticamente inviavel para a inf leve, mas aquela estoria de levar mais munição foi para o saco.

A mesma coisa vai ter que acontecer com a inf mecanizada. Vamos fazer ataques e mais ataques, até um iluminado levantar que temos uma VBTP com autonomia para 500 km que faz 70 km/h, mas não conseguimos levar munição suficiente para dois ataques seguidos.
Por isso eu acho que o caminho é o 5,56, mas a coisa vai ter que rolar. Um coisa vai puxar a outra.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Carlos Mathias

Re: Novo Fuzil para o EB

#5142 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Ago 09, 2010 7:58 pm

6,5 nem é cogitado?




Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#5143 Mensagem por Guerra » Seg Ago 09, 2010 7:58 pm

moura escreveu:Guerra,
essa formação de GC do EB foi usado no Haiti ?
Que eu saiba não. Se chegarmos a um modelo assim vai ser pela inf leve e/ou bld. Inf leve porque segue essa detencia. inf bld, porque se algum dia noss inf lutar embarcada vai exigir um profissional com essa visão.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8399
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#5144 Mensagem por Glauber Prestes » Seg Ago 09, 2010 8:16 pm

Guerra escreveu:
dalton romao escreveu:Escrevi mal. A fita de munição, ou os elos, se deterioram rápido na floresta amazônica por causa da umidade.
O dificil é achar algo que não deteriora na floresta.
Árvore e platina...




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Francoorp
Sênior
Sênior
Mensagens: 3429
Registrado em: Seg Ago 24, 2009 9:06 am
Localização: Goiania-GO-Brasil, Voltei!!
Contato:

Re: Novo Fuzil para o EB

#5145 Mensagem por Francoorp » Seg Ago 09, 2010 8:25 pm

Carlos Mathias escreveu:6,5 nem é cogitado?
é 6,8mm!! :mrgreen:




As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
Responder