Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
-
Guerra
- Sênior
- Agradeceu: 53 vezes
- Agradeceram: 135 vezes
Mensagem
por Guerra » Seg Ago 09, 2010 5:07 pm
Francoorp escreveu:
Senhores... A FN minimi tem o emprego direto de saturação de área, apoio de fogo à infantaria ou defesa de ponto estratégico, tem calibre 5,56mm. A MAG, tem o emprego de saturação de área, apoio de fogo à infantaria e defesa de ponto estratégico, tem calibre 7,62mm... na Pratica o mesmo emprego, o ponto é que o nosso EB em sua infinita sabedoria utiliza a MAG mais com tripé-cavalete, e utilizam dois soldados para o transporte, um para a metranca e o outro para o tripé e munição. Vem mais utilizada para a defesa de ponto estratégico tal com uma casamata na colina... mas outros exércitos principalmente na Africa, utilizavam a MAG nos mesmo moldes que a FN minimi é utilizada hoje, e ainda faziam o transporte da mesma com bandoleira, com um único soldado, e usando qualquer superfície como base de apoio em substituição do tripé, ou ainda colocava, assim como a Minimi , o bi-pé de apoio.
As diferenças principais estão no peso das armas, a MAG pesa 2X a FN Minimi(por isso a FN a chamou de Minimi), e o calibre, sendo que a FN MAG é 7,62mm.
Na Infantaria do EB:
Mas nas tropas de elite do EB se usa sim sem o cavalete tripé:
Ja o FAP não é uma metralhadora tática(Tipo Minimi), mas é um fuzil...
Seria o seguinte. A minimi seria uma arma de apoio aos GCs, e a MAG aos pelotões. Mas isso já esta caindo por terra. Anos atrás a MAG ficava no pelotão de apoio, agora elas estão nos pelotões. Elas ainda agem como seção. Mas eu acho que a tendencia é o emprego delas separadas apoiando o GC.
ps: o previsto na peça é um cabo e um soldado.
Editado pela última vez por
Guerra em Seg Ago 09, 2010 5:08 pm, em um total de 1 vez.
A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
-
Francoorp
- Sênior
-
Contato:
Mensagem
por Francoorp » Seg Ago 09, 2010 5:07 pm
A Minimi é uma metralhadora leve e a FAP é um fuzil-metralhadora, mas também pode ser chamado de metralhadora leve. A questão é que no GC ambas tem o mesmo papel, então a comparação é válida. São chamadas por lá de SAW, Squad Automatic Weapon. É uma arma automática, de uso individual, que vai junto com o "squad" para supressão de fogo. Tanto que no Canada a FAP foi substituída pela C9, a Minimi na versão deles.
Não é assim não, na logistica do GC o Fuzil de assalto e os Fuzil-Metralhadores têm grande parte dos componentes intercambiáveis, por isso muitos escolheram a doutrina do Fz Mt para fazer parte do pelotão(+++GC), como no nosso caso o FAL-FAP... já quando se quer uma metraladora tática real, o Fz Mtr vem completamente substituído, por isso o Canadá optou por este modelo da Minimi, foi uma mudança de doutrina mais que de equipamentos similares, pra mim a comparação continua invalida...
-
Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6310 vezes
- Agradeceram: 6661 vezes
-
Contato:
Mensagem
por Túlio » Seg Ago 09, 2010 5:11 pm
Não compreendo essa idéia de 'intercambialidade', para que serve? Tipo assim, quebrou o percutor do FAP tira o de um FAL e bota lá? Quebrou a coronha, bota a do FAL? Bueno, vai ser um FAL a menos no GC, não?
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
-
Guerra
- Sênior
- Agradeceu: 53 vezes
- Agradeceram: 135 vezes
Mensagem
por Guerra » Seg Ago 09, 2010 5:13 pm
Túlio escreveu:Também tenho minhas dúvidas sobre o C-MAG, Bolovo véio (21, um autêntico ANCIÃO...
), mas não consigo lembrar o nome daquele outro que vi no YT...
E acrescento que, sempre PARA MIM, um Fz Mtr não deve - em hipótese alguma, diria - ser derivado de um Fz comum, há montes de relatos nada lisonjeiros sobre o FAP por quem atirou muito com ele, como Australianos - que o chamavam de 'bang-bang-jam' - e Israelenses (não é o caso do EB, meia dúzia de tiros de vez em quando...
)...
Não é só nesses lugares, não Tulio. O FAP não aguenta o suporte ao GC. Ele aquece demais. E é impossivel a troca do cano. O negocio é segurar o dedo e contar com o restante das armas do GC para manter o fogo.
Independente do calibe, eu acho que nosso Gc precisa de uma mtr. Ponto final! Se vier um novo FM para essa função. Fazer o que? Quem não tem cão...
A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
-
Francoorp
- Sênior
-
Contato:
Mensagem
por Francoorp » Seg Ago 09, 2010 5:15 pm
Túlio escreveu:Não compreendo essa idéia de 'intercambialidade', para que serve? Tipo assim, quebrou o percutor do FAP tira o de um FAL e bota lá? Quebrou a coronha, bota a do FAL? Bueno, vai ser um FAL a menos no GC, não?
Pegam-se as peças das armas dos companheiros mortos ou fora de combate... se se vence a batalha. tem sempre arma a mais e soldado a menos.
Bem, do cano nem precisa falar, é obvio demais.
-
Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Mensagem
por Bolovo » Seg Ago 09, 2010 5:18 pm
Francoorp escreveu:
A Minimi é uma metralhadora leve e a FAP é um fuzil-metralhadora, mas também pode ser chamado de metralhadora leve. A questão é que no GC ambas tem o mesmo papel, então a comparação é válida. São chamadas por lá de SAW, Squad Automatic Weapon. É uma arma automática, de uso individual, que vai junto com o "squad" para supressão de fogo. Tanto que no Canada a FAP foi substituída pela C9, a Minimi na versão deles.
Não é assim não, na logistica do GC o Fuzil de assalto e os Fuzil-Metralhadores têm grande parte dos componentes intercambiáveis, por isso muitos escolheram a doutrina do Fz Mt para fazer parte do pelotão(+++GC), como no nosso caso o FAL-FAP... já quando se quer uma metraladora tática real, o Fz Mtr vem completamente substituído, por isso o Canadá optou por este modelo da Minimi, foi uma mudança de doutrina mais que de equipamentos similares, pra mim a comparação continua invalida...
Mas Francoorp, se vc for ver o papel das armas é o mesmo. A Bélgica tinha FAL e FAP no GC e MAG no pelotão, os EUA era M16 no GC e M60 no pelotão. Com a adoção do 556 pela OTAN e a reformulação da doutrina nos anos 80, criaram uma metralhadora leve, a Minimi para dar esse papel de apoio ao GC, coisa que a Bélgica tinha com uma FAP (tanto que a Minimi é criação deles), mas os EUA não tinha com suas onze M16 num GC.
Abraço!
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
-
Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6310 vezes
- Agradeceram: 6661 vezes
-
Contato:
Mensagem
por Túlio » Seg Ago 09, 2010 5:22 pm
Guerra escreveu:Túlio escreveu:Também tenho minhas dúvidas sobre o C-MAG, Bolovo véio (21, um autêntico ANCIÃO...
), mas não consigo lembrar o nome daquele outro que vi no YT...
E acrescento que, sempre PARA MIM, um Fz Mtr não deve - em hipótese alguma, diria - ser derivado de um Fz comum, há montes de relatos nada lisonjeiros sobre o FAP por quem atirou muito com ele, como Australianos - que o chamavam de 'bang-bang-jam' - e Israelenses (não é o caso do EB, meia dúzia de tiros de vez em quando...
)...
Independente do calibre, eu acho que nosso Gc precisa de uma mtr. Ponto final! Se vier um novo FM para essa função. Fazer o que? Quem não tem cão...
Nosso ÚNICO ponto de discordância está aí, cupincha: uma Mtr precisa de DOIS Sds para operar, um Fz Mtr apenas um (os ianques experimentaram EM AÇÃO a Minimi operada por um só homem desde o início dos 90 e estão aí, atrás de um Fz Mtr que preste). Ganha-se em flexibilidade e mobilidade, leveza e simplicidade de operação/manutenção sem perder poder de fogo...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
-
Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Mensagem
por Bolovo » Seg Ago 09, 2010 5:30 pm
Só uma coisa, como é exatamente o GC do EB e, se possível, o do CFN? Alias, não só o GC, mas o Pelotão todo, com os três grupos de combate e o de apoio. Essa é uma informação que eu nunca tive com exatidão, sei mais ou menos. Eu sei como é exatamente o americano, mas nem faço idéia como é o brasileiro.
EDIT
Achei o GC do CFN no wikipedia. É muito parecido com o dos US Marines, até nas armas. Acho que é igual até.
- CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS
Um Grupo de Combate (GC) é a unidade tatica basica de combate da Infantaria, tem por finalidade localizar, cerrar sobre o inimigo e destrui-lo pelo fogo e movimento, repelir seu ataque pelo fogo e combate aproximado. Três Grupos de combate, mais um Grupo de Apoio de fogo, formam um Pelotão.
O GC é organizado em três Esquedras de tiro (ET), cada uma das quais constituida em torno de uma arma automatica (MINIMI) e controlada por um comandante.
O GC é composto por 13 combatentes: um sargento, que é seu comandante, e das três ET com quatro combatentes cada. A ET, por sua vez, é constituida por um CB-IF, seu comandante; que tambem atua como granadeiro responsavel pelo emprego do Lança-Granadas 40mm M203, do seu Fuzil de Assalto 5,56mm. Um CB-IF atirador; responsavel pela execução dos tiros da arma automatica da ET; um SD-FN municiador que auxilia o atirador no emprego da sua arma automatica, identificando alvos, protegendo o atirador, carrega munição adicionais, ajuda na solução de incidentes de tiro e deve estar preparado para substituir o Atirador. E na vanguarda da ET um SD-FN Volteador, responsável pelo emprego do armamento Anticarro (AT-4), atua como elemento de segurança na incessante tarefa de localizar o inimigo.
Bolovo em Seg Ago 09, 2010 5:37 pm, em um total de 2 vezes.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
-
dalton romao
- Sênior
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 52 vezes
Mensagem
por dalton romao » Seg Ago 09, 2010 5:41 pm
Posso concordar que o FAP esquenta mesmo. Tem que segurar o dedo. Rajadas curtas. Mas um fuzil metralhadora ou fuzil automático pesado ainda é o melhor pro GC. Uma metralhadora com municiamento por fita, exige o auxiliar e em floresta, na Amazônia, se deteriora rápido por causa da umidade. Os russos trocaram uma metralhadora leve por um fuzil metralhadora no GC. E só ver a RPK, que nada mais é do que um AK com cano pesado e mais comprido, como nosso FAP.
-
dalton romao
- Sênior
Mensagem
por dalton romao » Seg Ago 09, 2010 5:44 pm
Escrevi mal. A fita de munição, ou os elos, se deterioram rápido na floresta amazônica por causa da umidade.
-
dalton romao
- Sênior
Mensagem
por dalton romao » Seg Ago 09, 2010 5:47 pm
O pensamento do colega Tulio procede. Um fuzil metralhadora ganha em flexibilidade e mobilidade. E são dois pra cada GC.
-
moura
- Sênior
- Agradeceram: 23 vezes
Mensagem
por moura » Seg Ago 09, 2010 5:50 pm
Acabei de entra no site da HK e vi o modelo 417, leva a mal não mas o bicho é bonito pra cacete, ha se o EB comprasse uma crianças dessas seria um sonho.
Sei que o DPF estava com planos para compra mas até agora nada.
Gente quantos anos o EB está de FAL e 7.62, acho que ainda vai levar um bom tempo pra mudar a mentalidade na caserna e se mudar pois como disse o Guerra com a duvida sobre a eficacia do 5.56 na selva duvido que o EB troque o certo pelo duvido.
Agora o CG com HK417 e Minimi 7.62, sendo mais leves e com trilhos picaccini, acho que daria para levar mais munição e lança granadas, aumentado a capacidade de fogo do GC.
-
Francoorp
- Sênior
-
Contato:
Mensagem
por Francoorp » Seg Ago 09, 2010 5:54 pm
Eu prefiro a Metranca e basta!! Sou cabeça dura nisso !!
-
- Júnior
Mensagem
por topo » Seg Ago 09, 2010 6:27 pm
Aqui na Italia ,antes da entrada da minimi em servico,se usava uma mg42 por GC,agora com a minimi se usa duas por GC e uma mg43 por pelotao.
ps.cada GC sao de 8 homens.
topo em Ter Ago 10, 2010 4:04 am, em um total de 1 vez.