TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43411 Mensagem por kirk » Dom Ago 01, 2010 11:39 pm

orestespf escreveu:
Francoorp escreveu: Eu nem quis dizer nada... :?
Vou além, amigo Franco, quero saber se o Gripen NG consome a metade do F/A-18 SH, visto que os dois usam o mesmo motor (o primeiro, um só e o segundo, dois).

Quero mais: quero saber se o Gripen Photoshop leva a metade do peso máximo (incluindo o peso de cada vetor) e o dobro do combustível do F/A-18 SH e se chega a metade do percurso.

O papel permite tudo, mas o cérebro só aceita o razoável... Mas quem tem teto baixo precisa de voar alto para se sentir nas alturas. :lol: :lol: :lol:

Só uma autoridade ingênua escolheria um caça que entrou na short list para perder!!! Serei um feroz crítico se esta estupidez humana, chamada Gripen NG, for escolhido; não me faltam argumentos e desconstruirei tudo aquilo que houver se esta merda for escolhida!!! Serei o contra-ponto para PROVAR o erro descabido da estupidez, o contra-ponto exporá a vulnerabilidade da Nação se a COISA for escolhida. Mas não será, estou convencido... 8-] 8-] 8-]
Ok orestes PF ... no stress ... se o photoshop vencer ... vc bate mesmo !

Vc sabe tão bem quanto eu, digo, sabe bem melhor do que eu, que o raio de ação de uma aeronave é o resultado de uma equação complexa ... em que envolve performance de consumo, peso, quantidade de reatores, capacidade interna de combustível, potência, utilização de pós combustão ... e a lista se estende ...

Com relação a sua pergunta sobre o SH ... posso te afirmar que "certamente" ele consome muito mais que o Gripen ... entretanto o seu raio de ação vai depender dos fatores acima expostos ... e segundo informações da Boeing e demais fabricantes ficam assim os raios de ação de cada aeronave do FX-2 ...

click na imagem :
http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2010/07/FX2-36-Gripen-NG-+-Super-Tucano.jpghttp://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2010/07/FX2-36-Rafale-F3-+-Super-Tucano.jpghttp://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2010/07/FX2-36-Super-Hornet-+-Super-Tucano.jpg

Desculpas aceitas !!!

abraço
kirk




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43412 Mensagem por Carlos Lima » Dom Ago 01, 2010 11:48 pm

Olha...

Achar que "certamente" o SH consumiria muito mais do que uma aeronave que nem existe... sei lá...

Além disso a história de "consumo" depende de tantos fatores que até me espanta essa discussão toda aonde as bases não são necessariamente diferentes.

Sei lá... existe uma distância colossal entre esses números e a prática.

Mas enfim...

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43413 Mensagem por kirk » Dom Ago 01, 2010 11:58 pm

cb_lima escreveu:Olha...

Achar que "certamente" o SH consumiria muito mais do que uma aeronave que nem existe... sei lá...

Além disso a história de "consumo" depende de tantos fatores que até me espanta essa discussão toda aonde as bases não são necessariamente diferentes.

Sei lá... existe uma distância colossal entre esses números e a prática.

Mas enfim...

[]s
CB_Lima
Caro SB_Lima,

É pra isso que existe um DEMOnstrador ... nénão ??? ... para testar e demonstrar as capacidades ...

Sds
kirk




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43414 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Ago 02, 2010 12:03 am

Sim, prá demonstrar as capacidades do demonstrador.
Pro avião de produção, ainda faltam protótipos.

Que aliás, o SU-35BM tem três(3) em testes de homologação. 8-]




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43415 Mensagem por Penguin » Seg Ago 02, 2010 12:06 am

kirk escreveu:
orestespf escreveu: Vou além, amigo Franco, quero saber se o Gripen NG consome a metade do F/A-18 SH, visto que os dois usam o mesmo motor (o primeiro, um só e o segundo, dois).

Quero mais: quero saber se o Gripen Photoshop leva a metade do peso máximo (incluindo o peso de cada vetor) e o dobro do combustível do F/A-18 SH e se chega a metade do percurso.

O papel permite tudo, mas o cérebro só aceita o razoável... Mas quem tem teto baixo precisa de voar alto para se sentir nas alturas. :lol: :lol: :lol:

Só uma autoridade ingênua escolheria um caça que entrou na short list para perder!!! Serei um feroz crítico se esta estupidez humana, chamada Gripen NG, for escolhido; não me faltam argumentos e desconstruirei tudo aquilo que houver se esta merda for escolhida!!! Serei o contra-ponto para PROVAR o erro descabido da estupidez, o contra-ponto exporá a vulnerabilidade da Nação se a COISA for escolhida. Mas não será, estou convencido... 8-] 8-] 8-]
Ok orestes PF ... no stress ... se o photoshop vencer ... vc bate mesmo !

Vc sabe tão bem quanto eu, digo, sabe bem melhor do que eu, que o raio de ação de uma aeronave é o resultado de uma equação complexa ... em que envolve performance de consumo, peso, quantidade de reatores, capacidade interna de combustível, potência, utilização de pós combustão ... e a lista se estende ...

Com relação a sua pergunta sobre o SH ... posso te afirmar que "certamente" ele consome muito mais que o Gripen ... entretanto o seu raio de ação vai depender dos fatores acima expostos ... e segundo informações da Boeing e demais fabricantes ficam assim os raios de ação de cada aeronave do FX-2 ...

click na imagem :
http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2010/07/FX2-36-Gripen-NG-+-Super-Tucano.jpghttp://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2010/07/FX2-36-Rafale-F3-+-Super-Tucano.jpghttp://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2010/07/FX2-36-Super-Hornet-+-Super-Tucano.jpg

Desculpas aceitas !!!

abraço
kirk
---------------------------------------

Esses mapas estão equivocados.
Quem os fez, já disse que irá retificar.

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Justin Case
Sênior
Sênior
Mensagens: 1762
Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
Localização: Brasília-DF Brazil
Agradeceram: 230 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43416 Mensagem por Justin Case » Seg Ago 02, 2010 12:36 am

Amigos,

Estou lendo uma comparação entre aviões de classes diferentes.

Regra 1: Nunca compare os produtos oferecidos entre si. Compare com seus requisitos.
Se não cumprir essa regra, daqui a pouco você discute se um ou outro é melhor em coisas que não são relevantes.
Por exemplo: Não há requisito para ser mono ou bimotor. Só tem que ter nível adequado de segurança e sobrevivência em combate.

Regra 2: Se os requisitos mínimos são atendidos, identifique qual produto que atende melhor aos objetivos de alto nível.
Se isso não for feito, você não está preocupado com a defesa do País. Em vez de conduzir um processo de seleção, você estaria cumprindo um "check list", coisa que um soldado pode fazer.

É uma simplificação extrema, mas talvez ajude a organizar as idéias que surgem neste "brain storm".
Abraço,

Justin




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43417 Mensagem por orestespf » Seg Ago 02, 2010 12:40 am

kirk escreveu: Ok orestes PF ... no stress ... se o photoshop vencer ... vc bate mesmo !

Vc sabe tão bem quanto eu, digo, sabe bem melhor do que eu, que o raio de ação de uma aeronave é o resultado de uma equação complexa ... em que envolve performance de consumo, peso, quantidade de reatores, capacidade interna de combustível, potência, utilização de pós combustão ... e a lista se estende ...

Com relação a sua pergunta sobre o SH ... posso te afirmar que "certamente" ele consome muito mais que o Gripen ... entretanto o seu raio de ação vai depender dos fatores acima expostos ... e segundo informações da Boeing e demais fabricantes ficam assim os raios de ação de cada aeronave do FX-2 ...

click na imagem :
http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2010/07/FX2-36-Gripen-NG-+-Super-Tucano.jpghttp://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2010/07/FX2-36-Rafale-F3-+-Super-Tucano.jpghttp://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2010/07/FX2-36-Super-Hornet-+-Super-Tucano.jpg

Desculpas aceitas !!!

abraço
kirk
Kirk, não bato e nem baterei em ninguém, nem mesmo farei cobrança de natureza alguma. Só que resolvi ser chato e "agressivo" (pseudo) hoje e só hoje, então ignore meus comentários; lhe peço!

Sobre as considerações a posteriori, sim você está correto. Porém, sendo bem preciso, não existe uma fórmula, por mais complexa que seja; é na base do olhômetro mesmo (prática, prática e prática), pois a teoria não funciona neste meio, nem de forma "próxima" da realidade, muito menos do ideal.

O SH realmente consume mais do o Gripen (mesmo o NG), pois seu desenho, por si só, já revela o enorme arrasto aerodinâmico (não foi projetado apenas para ser "F", mas para ser "A"). Além disso, tem a questão do peso, que não é uma variável linear (explico: um caça com peso X e com dois motores não consome apenas o dobro do combustível de um caça com a metade do peso X tendo um único motor do primeiro caça; consome bem mais). Minha pergunta não foi para "explicar", foi para "confundir". :mrgreen: :mrgreen:

Em teoria, sou capaz de afirmar (e até tentar alguma simulação aqui, mesmo que formalmente --- via contas físicas e matemáticas, mas seria uma estupidez de minha parte) que o Gripen NG, existindo ou não (ainda!!!) consome menos do que o F-18 SH. Porém não acho prudente a comparação como Rafale (não estou defendo este caça; sério), mas simplesmente por haver parâmetros muito distintos; ter ou não dois motores não faria diferença neste ponto (o exemplo dado pelo Carlos Mathias talvez seja o mais adequado, nada se pode dizer sobre o consumo do bimotor F-5 e do monomotor Gripen).

Sobre os "raios de combates" afirmados pelos fabricantes, você sabe, não se deve prender ao que é dito pelos fabricantes, pois isto só ocorre nas melhores situações, estão longe de ser verdade absoluta. Por isso não gosto de debater o tal supertrunfo, pois seria possível, mas a prática demonstra o contrário.

Acho legal este tipo de debate, mas não prova (de fato) nada, apenas estimula o sentimento de "satisfação pessoal", mas na hora H, a coisa apresenta as restrições, sejam de natureza ambiental, seja de natureza da missão, seja da natureza do estado de conservação do equipamento, seja lá o que for.

A verdade é uma só, nobre amigo Kirk/Spock, o caça é só uma plataforma, mas isto está longe de ser o bastante. Se analisar friamente verá que está debatendo algo "meio estúpido", que é o modelo do caça a ser comprado pelo Brasil, mas a essência está em duas coisas sutis, porém altamente importante: armamento efetivo e de sobra e a qualidade dos recursos humanos.

Não basta comprar um caça, é preciso ter armamentos no estado da arte e este hábito não parece ser uma prática rotineira no Brasil, compra-se menos do que o necessário, mas se vangloria-se em dizer (e apenas isso) que estamos fazendo algo surreal, mas a coisa quase nunca acontece. Do que vale isso se uma guerra surgir antes do esperado?

Os recursos humanos não se limitam a boa formação acadêmica, nem mesmo ao adestramento inicial, porém é necessário que o homem-máquina se interajam cotidianamente, prática que não existe neste País, não por cultura (ou falta dela) das FFAA brasileiras, mas pelas limitações orçamentárias impostas seja lá por quem for. A relação homem-máquina, no caso dos caças (apenas), não se limita a ligação piloto-caça, mas toda a equipe por trás do processo (suporte, logística, manutenção, controle, etc.). Estas coisas não acontecem do dia pra noite, mas... O que temos nesta direção atualmente?

Não adianta querer falar em caça mais barato apenas (é um bom argumento, mas insustentável quando analisado por si só), é preciso considerar o restante. Caça barato ou de baixo custo de manutenção é preocupação daqueles que só pensam em tempos de paz. Mas paz até quando? Por exemplo, Israel está ou não em tempo de paz? Caça (ou outro equipamento qualquer) barato é para quem pensa em voar com mais "regularidade" (viu que não falei de treinamento efetivo e sim de voar com mais regularidade? 8-] 8-] ) e fazer apresentações militares "bonitas".

Por outro lado, ter caças caros, mais caros de operar, etc., sem ter condições críveis de mantê-los é uma estupidez sem igual. A pergunta é: o que o Brasil quer de fato? Veja bem, a pergunta é sutil, mas ao mesmo tempo maquiavélica, pois falo sobre o Brasil e não necessariamente sobre a FAB (poderia ser qualquer outra Força, apenas um exemplo).

Veja, a Espanha vive um bom período de paz, mas ao mesmo tempo se mantém bem armada e protegida. Ela vive um período de paz por que está bem armada e protegida ou a Espanha vive um período de paz por pura coincidência temporal?

Não apregoo e nem defendo que o Brasil se arme além do necessário (mesmo sem definir, nesta altura do campeonato, o que é o "necessário"), mas que o País esteja suficientemente protegido contra aventureiros, seja de que natureza for. Defendo a segurança da Nação, não o exagero que já vimos em países sem "condições" ousarem tentar ser mais do que eram ou são.

Qual o melhor caça para defender o território brasileiro? Não sei, mas a FAB sabe, só que falo da FAB como um todo e não dos seus vários segmentos representativos, falo da corporação como um todo. Tá, é muito vago e impreciso, mas é preciso que haja uma FAB coesa, com discursos afinados, com propostas claras, com elucidação das dúvidas da sociedade (que são muitas e crescem a cada dia), de uma FAB que seja mais brasileira do que uma organização militar (que transcende as imposições limítrofes entre civis e militares, visto ser Brasileira acima de tudo). Tá, coisa de um apaixonado, de um entusiasta, de um ingênuo, uma utopia, mas é agindo assim que as coisas se transformam, ou seja, através de visões do adiante e de ações de agora. O mesmo se aplica as demais Forças, claro.

O que teremos? Não sei, mas confio nos decisores. E afirmo, sem titubear (pois agora é sério): não farei crítica alguma a quem quer que seja sobre as escolhas feitas e que ainda serão, menos ainda aos entusiastas (como nós dois e demais amigos e colegas dos fóruns e blogs da vida), pois não teria as mínimas condições, sejam técnicas, sejam morais, para criticar algo que desconheço, ainda mais quando deposito total confiança e credibilidade àqueles que são os conhecedores do tema.

Kirk, eu e você (e todos nós aqui e de outros fóruns) torcemos para o melhor para este País, cada um a sua maneira, acertando ou errando, passando do ponto ou não, mas todos cheios de boas (das melhores) intenções. E isto pra mim já é o bastante, pois anos atrás nem isso acontecia. O fortalecimento das FFAA brasileira acontece desta forma, vendo cada vez mais as pessoas se envolvendo com o assunto defesa, cada vez mais dando o devido e merecido valor às FFAA brasileiras. Isto não existia nos últimos 30 anos, digamos que é uma revolução, das melhores!!! É o sentimento de patriotismo que cresce a cada dia; mas veja que coisa interessante, sem ligação com a apologia aos militares e nem aos civis; isto se chama "civismo" (devoção ao interesse público; patriotismo).

Pense assim, o patriotismo não está no modelo do caça (ou outro equipamento que seja), mas nas cores da Bandeira que ele carrega em suas asas! :wink:



Grande abraço!!!




Editado pela última vez por orestespf em Seg Ago 02, 2010 1:09 am, em um total de 3 vezes.
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43418 Mensagem por Carlos Lima » Seg Ago 02, 2010 12:45 am

Carlos Mathias escreveu:Sim, prá demonstrar as capacidades do demonstrador.
Pro avião de produção, ainda faltam protótipos.

Que aliás, o SU-35BM tem três(3) em testes de homologação. 8-]
Exatamente [100]

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43419 Mensagem por orestespf » Seg Ago 02, 2010 12:56 am

Justin Case escreveu:Amigos,

Estou lendo uma comparação entre aviões de classes diferentes.

Regra 1: Nunca compare os produtos oferecidos entre si. Compare com seus requisitos.
Se não cumprir essa regra, daqui a pouco você discute se um ou outro é melhor em coisas que não são relevantes.
Por exemplo: Não há requisito para ser mono ou bimotor. Só tem que ter nível adequado de segurança e sobrevivência em combate.

Regra 2: Se os requisitos mínimos são atendidos, identifique qual produto que atende melhor aos objetivos de alto nível.
Se isso não for feito, você não está preocupado com a defesa do País. Em vez de conduzir um processo de seleção, você estaria cumprindo um "check list", coisa que um soldado pode fazer.

É uma simplificação extrema, mas talvez ajude a organizar as idéias que surgem neste "brain storm".
Abraço,

Justin
Era o que EU (sim, falo por mim) precisava ouvir. Obrigado pelo choque de realidade, Justin.


[009] [009]

Abração!!!




Editado pela última vez por orestespf em Seg Ago 02, 2010 9:15 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43420 Mensagem por Skyway » Seg Ago 02, 2010 8:40 am

Justin Case escreveu:Amigos,

Estou lendo uma comparação entre aviões de classes diferentes.

Regra 1: Nunca compare os produtos oferecidos entre si. Compare com seus requisitos.
Se não cumprir essa regra, daqui a pouco você discute se um ou outro é melhor em coisas que não são relevantes.
Por exemplo: Não há requisito para ser mono ou bimotor. Só tem que ter nível adequado de segurança e sobrevivência em combate.

Regra 2: Se os requisitos mínimos são atendidos, identifique qual produto que atende melhor aos objetivos de alto nível.
Se isso não for feito, você não está preocupado com a defesa do País. Em vez de conduzir um processo de seleção, você estaria cumprindo um "check list", coisa que um soldado pode fazer.

É uma simplificação extrema, mas talvez ajude a organizar as idéias que surgem neste "brain storm".
Abraço,

Justin
8-]




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43421 Mensagem por Marino » Seg Ago 02, 2010 9:15 am

Correio Brasiliense:
LICITAÇÃO DOS CAÇAS

Relatório técnico confirma Rafale

Preferido “político” do presidente Lula, avião francês ganha respaldo depois de mudanças nos critérios de avaliação do Ministério da Defesa

Isabel Fleck



A exposição de motivos técnicos do Ministério da Defesa, que resume em 40 páginas as mais de 2 mil geradas em documentos dos comandos da Aeronáutica e da Marinha sobre a compra de 36 caças supersônicos, já está pronta para ser entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nela, o caça francês Rafale aparece em primeiro lugar, após mudança nos pesos da avaliação, que deu mais valor à transferência de tecnologia e menos aos custos de aquisição e manutenção da aeronave. A alteração foi feita com base na nova Estratégia Nacional de Defesa (END), que tem no desenvolvimento da indústria militar brasileira uma das prioridades, e permitiu que o avião francês despontasse como vencedor também na esfera técnica, apesar de cada unidade custar cerca de US$ 20 milhões a mais do que seu mais caro concorrente. Agora, resta ao presidente convocar o Conselho Nacional de Defesa para bater o martelo, o que pode acontecer só após as eleições de outubro.

A mudança colocou a opção preferida do Planalto também como a escolha técnica da Defesa. Desde que o presidente francês, Nicolas Sarkozy, esteve em Brasília para as festividades do 7 de Setembro de 2009, e foi anunciado o início das negociações com a francesa Dassault, o presidente Lula — e o próprio ministro da Defesa, Nelson Jobim, — deixam claro que a decisão do governo será política. O fato de o caça escolhido pelo presidente ter respaldo do documento da Defesa, contudo, dá mais validade à decisão. Em versões anteriores, feitas antes da alteração final nos pesos de avaliação, o relatório elaborado pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (Copac) chegou a apontar os outros dois concorrentes, o sueco Gripen NG e o americano F-18 Super Hornet, como melhores opções.

Já se passou um ano e meio desde que as três finalistas — a Dassault, a norte-americana Boeing e a sueca Saab — entregaram as chamadas ofertas finais, ou Bafo (do inglês best and final offers), ao Comando da Aeronáutica. De lá para cá, a Copac analisou a fundo as propostas no que concerne às especificações dos caças, transferência de tecnologia, offset (contrapartidas), e preço de aquisição e manutenção, entre outros itens. O primeiro relatório que chegou ao Alto Comando da Aeronáutica trazia o sueco Gripen NG como a melhor opção, mas teve uma revisão pedida pela cúpula da FAB para aumentar o peso dos riscos já apontados no próprio texto. Segundo o documento, há dúvidas quanto ao desempenho do radar e aos custos operacionais do motor do Gripen NG — essas questões haviam sido praticamente descartadas nesse momento da avaliação.

A primeira alteração, que dobrou de 5 para 10 esse peso, fez o americano F-18 Super Hornet, que é consideravelmente mais barato que o Rafale e apresenta menos riscos que o sueco, tomar a dianteira no relatório entregue em dezembro ao Ministério da Defesa. Foi a vez do órgão, contudo, pedir uma nova mudança nos parâmetros de avaliação, que ainda eram os mesmos da primeira concorrência, iniciada pela FAB em 1995. A preocupação principal do ministério era aumentar a importância da transferência de tecnologia, que valia até então apenas 9 dos 100 pontos, para valorizar as propostas que mais trouxessem oportunidades à indústria brasileira, como prevê a END.

Com o peso da transferência de tecnologia agora em 40 pontos, a proposta francesa, que ganhou nota 8, passou à frente da norte-americana Boeing, que obteve apenas nota 2 nesse quesito. O Gripen NG, oferecido pela sueca Saab, ficou um ponto à frente do Rafale nesse quesito, mas não venceu principalmente pelos fatores riscos e offset — que o caça francês “levou” após o presidente Sarkozy assumir o compromisso de comprar 12 unidades do cargueiro KC-390, que está sendo desenvolvido pela Embraer.



Custos

O alto preço do Rafale, que era o principal obstáculo da proposta francesa, também foi compensado pela mudança dos pesos da avaliação enviada pelo Alto Comando da Aeronáutica. O peso dos custos totais do caça, que valiam 50% da nota final, caiu pela metade no novo texto. O governo francês também reduziu o preço de cada unidade — de 64 milhões para 60 milhões de euros (cerca de US$ 83,7 milhões e US$ 78,5 milhões, respectivamente), mas, mesmo assim, ele continuou sendo o mais caro, com o Gripen NG estimado em US$ 50 milhões e o F-18, em US$ 55 milhões.

O Ministério da Defesa não confirma a conclusão da exposição de motivos, e nem soube precisar quando o documento será entregue ao presidente. A decisão só será anunciada depois que Lula avaliar o texto com o Conselho Nacional de Defesa. Dada a proximidade das eleições e a possibilidade de que a escolha seja usada pela oposição na disputa, especula-se que o vencedor só seja, de fato, conhecido após o pleito. Há três semanas, em visita à Embraer, a candidata do Partido Verde, Marina Silva, criticou a “falta de transparência” no processo. “A tramitação no Congresso Nacional ocorreu de forma açodada (...), não houve tempo de debate, as questões foram feitas sem o devido tempo, para que tivéssemos o devido trâmite”, reclamou.



Possível adiamento preocupa as finalistas



A demora em anunciar o vencedor da concorrência FX-2 da FAB, aliada aos mais de nove meses de silêncio do governo brasileiro sobre o processo, tem deixado as três concorrentes sob estado de tensão constante. Ronda a incerteza sobre se a compra dos caças supersônicos será deixada para o próximo governo — ou até novamente cancelada, como ocorreu com o programa FX anterior. Sem previsões de desfecho próximo, e com o início das férias parlamentares, o vaivém dos representantes e diretores das três empresas em Brasília diminuiu de forma considerável, mas não a expectativa.

Para a Dassault, cuja proposta é apontada como favorita, a expectativa é de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpra a repetida promessa de não deixar a decisão para o próximo governo. A empresa francesa também diz confiar nas declarações já dadas pelo ministro Nelson Jobim de que a política de Defesa “não é partidária”, mas uma política de Estado. Entre os motivos especulados para a demora, estão a própria campanha eleitoral, os interesses do país na sua atual agenda de política externa ou mesmo as prioridades do ministro da Defesa, que nas últimas semanas foi, inclusive, visitar as tropas brasileiras no Haiti. As empresas alegam que, desde outubro de 2009, quando tiveram uma oportunidade de entregar suas propostas revisadas à Aeronáutica, não têm qualquer informação oficial do governo brasileiro sobre a disputa.

O presidente da sueca Saab, Ake Svensson, observa que, se a decisão for deixada para depois das eleições, é possível que ela se estenda para o próximo governo, com um novo ministro da Defesa à frente do processo. “Se eles optarem por deixar a decisão para depois das eleições, não sei quanto tempo isso pode durar. Mas, no próximo governo, provavelmente haverá um novo ministro de Defesa, e talvez mais uma análise. Isso pode demorar mais um ano ou dois”, afirmou ao Correio. Cauteloso como os outros dois concorrentes, ele não critica a demora, e garante que o Gripen NG continua “se desenvolvendo” enquanto a decisão não sai.

O diretor de desenvolvimento de negócios internacionais da Boeing, Michael Coggins, afirma que “é compreensível” que haja uma demora em um processo como esse. “É uma decisão muito, muito importante, que vai garantir a espinha dorsal da Força Aérea Brasileira nos próximos 30 anos, além de haver muito dinheiro envolvido”, disse. “Para alguns concorrentes, talvez seja crítico que a decisão seja tomada logo, porque disso depende a sua linha de produção, mas nós estamos lá, produzindo o Super Hornet, e dispostos a trabalhar com o Brasil, independentemente de quanto tempo demore a decisão.” (IF)



Três perguntas para - Sten Tolgfors Ministro de Defesa da Suécia

O presidente Lula já disse que a decisão sobre os caças será política. O que o governo sueco tem feito para ajudar a oferta do Gripen NG nesse sentido?

No último ano, eu fui ao Brasil três vezes e tive o privilégio de me encontrar com o presidente Lula duas vezes na Suécia e duas vezes no Brasil. Mas, mais importante que isso, tivemos uma visita do rei e da rainha da Suécia ao Brasil, com vários outros ministros e uma delegação da nossa indústria. Além disso, sabemos que temos a melhor proposta em termos de valor, não só na aquisição como na manutenção. E também acreditamos ter a melhor oferta em termos de transferência de tecnologia, além de já mantermos uma cooperação forte com a indústria brasileira — São Paulo, por exemplo, é a segunda cidade de produção industrial sueca, e há um futuro interessante e promissor de exportação para outros mercados. Mas é claro que essa será uma decisão brasileira e teremos muito respeito por ela.

Por que uma parceria com o Brasil seria boa para a Suécia?

Uma parceria seria boa para os dois países. Se você olhar para a nossa indústria aérea, nós somos líderes quando se trata de produção militar, de caças, enquanto o Brasil tem uma grande experiência internacional na produção civil (aérea), com a Embraer. Então, vai ser uma parceria perfeita para ambos os lados. A nossa oferta vai dar acesso ao Brasil ao conhecimento de primeira linha sobre desenvolvimento de caças e a possibilidade de desenvolver o seu próprio caça nas próximas gerações. Também somos um país não alinhado militarmente, queremos cooperar com outros países, e, no Brasil, não buscamos um cliente, mas um parceiro para um projeto a longo prazo.

Qual o modelo de parceria proposto para o Brasil?

Nós não estamos oferecendo só a transferência de tecnologia, mas também uma parceria no desenvolvimento do avião, que vai muito além do que só transferir tecnologia. Se o Brasil quer ser capaz de desenvolver o seu próprio caça a longo prazo, isso envolve o conhecimento sobre integração de sistemas — o que a Suécia oferece. Nós damos, inclusive, a chance para o Brasil escolher que sistema vai integrar o Gripen NG, e essa é uma das razões porque o Gripen é tão competitivo em termos de preço.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
brisa

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43422 Mensagem por brisa » Seg Ago 02, 2010 9:25 am

a mesma lenga lenga.... :evil:




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43423 Mensagem por Skyway » Seg Ago 02, 2010 9:41 am

Postei esse texto no site...arranquei do texto o último trecho que não faz parte do texto original escrito pela Isabel Fleck. Ou seja, as 3 perguntas à SAAB.

Não entendi essas 3 perguntas no final sem ninguém saber quem fez, quando, e em um contexto completamente deslocado do restante sóbrio do texto assinado pela Isabel (IF).




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
marcelo l.
Sênior
Sênior
Mensagens: 6097
Registrado em: Qui Out 15, 2009 12:22 am
Agradeceram: 66 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43424 Mensagem por marcelo l. » Seg Ago 02, 2010 10:22 am

http://www.defesabrasil.com/site/notici ... -cacas.php

Li o texto, mas parece que além das perguntas, a Isabel Fleck parece que falou com a Boieng e Saab




"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43425 Mensagem por Skyway » Seg Ago 02, 2010 10:30 am

Ela falou com os 3, por isso não entendi a necessidade das 3 perguntas adicionais a SAAB. :wink:




AD ASTRA PER ASPERA
Responder