Mensagem
por sapao » Dom Ago 01, 2010 1:47 pm
Ou pode-se abrir mão de uma baixa RCS utilizando-se outros meios, como o Mirage 2000-N na ultima CRUZEX com capacidade de voar a 600 kt mantendo menos de 100 ft do solo com o piloto automatico ligado, quantos sistemas anti-aereos são capazes de evitar um ataque assim?
Alias, em um pacote com aeronaves equipadas com misseis anti-radiação a questão do RCS talvez seja relegada a segundo plano, não acham?
Concordo que o tamanho do objeto não determina seu RCS, mas com certeza influencia haja visto que ele (o retorno de energia) tem relação direta com a area e formato da area atingida, ou seja, o alvo (por isso a RCS é informada em metros quadrados).
Os materiais RAM absorvem a energia irradiada, dimunuindo o retorno, ja um projeto furtivo e feito para alem de absrover tambem não refletir a radiação; obviamente ambos tem limitações e podem ser detectados, o que eles visam e diminuir o alcance de detecção o maximo possivel.
Por ultimo, sobre os russos sabemos que eles tem uma visão diferente em varios aspectos do armamento utilizado, um deles e sobre tanques extras; conversando com um piloto da FAB na CRUZEX ele afirmou que em uma oportunidade foi perguntado a um representante russo porque eles não usavam tanques nas asas e ele respondeu: "isso é defeito de projeto, como e que eu vou projetar um caça que não chega no meu alvo? Estação nas asas e para armamento!!!" Logico que isso implica em outras desvantagems, mas isso e para outro topico!
[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]