RÚSSIA
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Re: O REGRESSO DA GRANDE RÚSSIA?
03/06/2010 - 13h20 / Atualizada 03/06/2010 - 13h32 Defesa russa quer triplicar gastos em defesa até 2020
Moscou, 3 jun (EFE).- O chefe de armamento das Forças Armadas da Rússia, general Oleg Frolov, afirmou hoje que são necessários 36 trilhões de rublos (US$ 1,2 trilhão), quase o triplo do previsto, para suprir todos os setores da defesa de armamento moderno até o 2020.
"Se partirmos do teto de 13 trilhões de rublos, poderemos manter nossas estratégias em um nível específico e investir em defesa aérea e aviação, mas, infelizmente, não é suficiente para financiar o Exército", disse Frolov, citado pela agência "Interfax", em uma audiência parlamentar.
O general acrescentou que o projeto do programa de equipamento até 2020 desenvolvido pelo Ministério da Defesa prevê uma despesa máxima de 13 trilhões de rublos (cerca de US$ 433 bilhões).
O documento, acrescentou Frolov, será apresentado no fim de junho ao Governo.
Moscou, 3 jun (EFE).- O chefe de armamento das Forças Armadas da Rússia, general Oleg Frolov, afirmou hoje que são necessários 36 trilhões de rublos (US$ 1,2 trilhão), quase o triplo do previsto, para suprir todos os setores da defesa de armamento moderno até o 2020.
"Se partirmos do teto de 13 trilhões de rublos, poderemos manter nossas estratégias em um nível específico e investir em defesa aérea e aviação, mas, infelizmente, não é suficiente para financiar o Exército", disse Frolov, citado pela agência "Interfax", em uma audiência parlamentar.
O general acrescentou que o projeto do programa de equipamento até 2020 desenvolvido pelo Ministério da Defesa prevê uma despesa máxima de 13 trilhões de rublos (cerca de US$ 433 bilhões).
O documento, acrescentou Frolov, será apresentado no fim de junho ao Governo.
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Re: O REGRESSO DA GRANDE RÚSSIA?
CRUZADOR RUSSO VARIAG SE PREPARA PARA EXERCÍCIOS NO MAR DO JAPÃO
Tradução e Adáptação do Texto: Comandante Melk
O Cruzador lança-mísseis de cruzeiro Variag, que leva a bordo sistemas de mísseis capazes de destruir alvos terrestres e navais a longas distâncias, está se preparando para o próximo exercício de grande envergadura que ocorrerá no Mar do Japão.
O Variag, dispõe tambem de bombas anti-submarino tubos lança-torpedos, peças de artilharia de diversos calibres e um helicóptero anti-submarino Ka-27 que o fazem imbatível na luta contra porta-aviões(O Cruzador russo Variag, é considerado pela OTAN como “assassino de porta-aviões”).
O exercicio naval envolverá os principais meios da Frota russa do Pacifico, e os Cruzadores lança-misseis Pedro o Grande e o Moskva, naús capitânea da Frota do Norte e do Mar Negro respectivamente.
Fonte:Espejo Aeronáutico via Plano Brasil.
Tradução e Adáptação do Texto: Comandante Melk
O Cruzador lança-mísseis de cruzeiro Variag, que leva a bordo sistemas de mísseis capazes de destruir alvos terrestres e navais a longas distâncias, está se preparando para o próximo exercício de grande envergadura que ocorrerá no Mar do Japão.
O Variag, dispõe tambem de bombas anti-submarino tubos lança-torpedos, peças de artilharia de diversos calibres e um helicóptero anti-submarino Ka-27 que o fazem imbatível na luta contra porta-aviões(O Cruzador russo Variag, é considerado pela OTAN como “assassino de porta-aviões”).
O exercicio naval envolverá os principais meios da Frota russa do Pacifico, e os Cruzadores lança-misseis Pedro o Grande e o Moskva, naús capitânea da Frota do Norte e do Mar Negro respectivamente.
Fonte:Espejo Aeronáutico via Plano Brasil.
Re: O REGRESSO DA GRANDE RÚSSIA?
Rusia prepara una intervención para acabar con la violencia en Kirguizistán
Los enfrentamientos entre kirguizos y uzbekos en el sur del país causan al menos 117 muertos
PILAR BONET - Moscú - 14/06/2010
Mientras miles de personas siguen huyendo de la violencia que ha causado durante el fin de semana al menos 117 muertos en Kirguizistán, Rusia podría intervenir para acabar con la catástrofe humanitaria que se está registrando en las regiones kirguizas de Osh y Jalalabad. En Moscú se celebran hoy consultas de los países de la Organización del Tratado de Seguridad Colectiva o OTSC (Rusia, Bielorrusia, Uzbekistán, Kirguizistán, Kazajistán y Tazhikistán, además de Armenia) para decidir sobre una intervención pacificadora y humanitaria en el país. Hay indicios de que Rusia ha comenzado a concentrar efectivos en la zona donde se concentraron ayer los enfrentamientos entre kirguizos y uzbecos. Se habla de un aumento del contingente militar en la base militar de Kant (en Kirguizistán) y fuentes de otro estado centroasiático, Turkmenistán, han manifestado que en el aeropuerto de Ashgabad, en Turkmenistán, se concentran aviones militares rusos, aparentemente de carga.
Fuentes periodísticas desde Osh, el epicentro de los enfrentamientos, aseguran que los pogromos kirguizo-uzbekos han sido provocados por grupos vinculados con el ex presidente Kurmanbek Bakíev, derrocado hace dos meses, y no tienen un origen étnico, sino desestabilizador. Según estas fuentes, se trataría de una provocación organizada en coincidencia con la cumbre de la Organización de Cooperación de Shangái, que se reunió la semana pasada en Tashkent. Las mismas fuentes aseguran que grupos armados de carácter multiétnico realizaron incursiones armadas en zonas pobladas por uzbekos y por kirguizos en la provincia de Osh, en el sureste del país. Bakíev, quien ha negado cualquier relación con las últimas violencias, sigue teniendo seguidores en el sur del país.
El Gobierno interino kirguís pidió ayer a Rusia que enviara fuerzas de pacificación. Pero una intervención de la OTSC plantea problemas de la legitimidad. Bielorrusia, que es parte de la OTSC ha apoyado a Bakíev, quien al tener que huir de Kirguizistán, organizó una rueda de prensa desde Minsk. Así que el régimen de Lukashenko todavía considera legítimo al presidente Bakiev, mientras Rusia ha apoyado al gobierno provisional, aun advirtiendo que es necesario solucionar cuanto antes el problema de las fuentes de legitimidad. El gobierno provisional de Kirguizistán ha convocado un referéndum constitucional para el 27 de junio. La diáspora kirguiza y uzbeka en Moscú dan hoy una rueda de prensa en la capital para explicar su posición. Mientras tanto la situación en el sur del país es crítica. Según la Cruz Roja Internacional (CICR), los servicios de seguridad y de emergencia de Kirguizistán no dan abasto. "Nos preocupa sumamente la índole de la violencia. Nos llegan noticias de graves actos de brutalidad, perpetrados con la intención de matar y herir. Esta situación ha sobrepasado completamente la capacidad de las autoridades y de los servicios de emergencia", declaró ayer la jefa adjunta de la misión de la CICR en Kirguizistán, Séverine Chappaz.
http://www.elpais.com/articulo/internac ... uint_6/Tes
Los enfrentamientos entre kirguizos y uzbekos en el sur del país causan al menos 117 muertos
PILAR BONET - Moscú - 14/06/2010
Mientras miles de personas siguen huyendo de la violencia que ha causado durante el fin de semana al menos 117 muertos en Kirguizistán, Rusia podría intervenir para acabar con la catástrofe humanitaria que se está registrando en las regiones kirguizas de Osh y Jalalabad. En Moscú se celebran hoy consultas de los países de la Organización del Tratado de Seguridad Colectiva o OTSC (Rusia, Bielorrusia, Uzbekistán, Kirguizistán, Kazajistán y Tazhikistán, además de Armenia) para decidir sobre una intervención pacificadora y humanitaria en el país. Hay indicios de que Rusia ha comenzado a concentrar efectivos en la zona donde se concentraron ayer los enfrentamientos entre kirguizos y uzbecos. Se habla de un aumento del contingente militar en la base militar de Kant (en Kirguizistán) y fuentes de otro estado centroasiático, Turkmenistán, han manifestado que en el aeropuerto de Ashgabad, en Turkmenistán, se concentran aviones militares rusos, aparentemente de carga.
Fuentes periodísticas desde Osh, el epicentro de los enfrentamientos, aseguran que los pogromos kirguizo-uzbekos han sido provocados por grupos vinculados con el ex presidente Kurmanbek Bakíev, derrocado hace dos meses, y no tienen un origen étnico, sino desestabilizador. Según estas fuentes, se trataría de una provocación organizada en coincidencia con la cumbre de la Organización de Cooperación de Shangái, que se reunió la semana pasada en Tashkent. Las mismas fuentes aseguran que grupos armados de carácter multiétnico realizaron incursiones armadas en zonas pobladas por uzbekos y por kirguizos en la provincia de Osh, en el sureste del país. Bakíev, quien ha negado cualquier relación con las últimas violencias, sigue teniendo seguidores en el sur del país.
El Gobierno interino kirguís pidió ayer a Rusia que enviara fuerzas de pacificación. Pero una intervención de la OTSC plantea problemas de la legitimidad. Bielorrusia, que es parte de la OTSC ha apoyado a Bakíev, quien al tener que huir de Kirguizistán, organizó una rueda de prensa desde Minsk. Así que el régimen de Lukashenko todavía considera legítimo al presidente Bakiev, mientras Rusia ha apoyado al gobierno provisional, aun advirtiendo que es necesario solucionar cuanto antes el problema de las fuentes de legitimidad. El gobierno provisional de Kirguizistán ha convocado un referéndum constitucional para el 27 de junio. La diáspora kirguiza y uzbeka en Moscú dan hoy una rueda de prensa en la capital para explicar su posición. Mientras tanto la situación en el sur del país es crítica. Según la Cruz Roja Internacional (CICR), los servicios de seguridad y de emergencia de Kirguizistán no dan abasto. "Nos preocupa sumamente la índole de la violencia. Nos llegan noticias de graves actos de brutalidad, perpetrados con la intención de matar y herir. Esta situación ha sobrepasado completamente la capacidad de las autoridades y de los servicios de emergencia", declaró ayer la jefa adjunta de la misión de la CICR en Kirguizistán, Séverine Chappaz.
http://www.elpais.com/articulo/internac ... uint_6/Tes
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Re: O REGRESSO DA GRANDE RÚSSIA?
Russia’s Army Reform Enters New Stage
Ruslan Pukhov
I n October 2008, Russian Defense Minister Anatoliy Serdyukov announced a new stage of military reform, and the most radical transformation of the Russian military machine since the Red Army was born in 1918. The MoD set about implementing the new strategy with gusto – most of the structural changes had been implemented by December 1, 2009. The reform has affected the army’s numbers, structure, command system and officer training.
The key elements of the reform are as follows:
Accelerate the downsizing of the armed forces to 1 million people by 2012;
Reduce the number of officers (from 335,000 to 150,000 vacancies) and restructure the officer corps;
Centralize the officer training system by reorganizing 65 military schools into 10 “systemic” military training centers;
Reorganize and downsize central command, including the MoD and the General Staff;
Bring in more civilian staff into the army’s logistics and auxiliary services;
Eliminate cadre-strength (skeleton) formations and bring all units up to permanent readiness status;
Reorganize the reserves and their training system;
Reduce the number of units, formations, and military bases;
Reorganize the Army into a brigade system, abolishing the division, corps and army echelons; and
Reorganize the Air Force and Air Defense, abolishing armies, corps, divisions and air regiments to replace them with a new structure of airbases and aerospace defense brigades.
There has been much media hype over the cuts of the central military command, reorganization of the military training centers, redundancies in the officer corps and the abolition, to all intents and purposes, of warrant officers.
Meanwhile, the sweeping structural transformation of the Russian Armed Forces in 2009 – especially the Army, the Air Force and Air Defense – has largely remained below the media radar, both at home and abroad. This lack of attention is entirely undeserved: in the space of just 11 months the Russian Armed Forces have been rapidly reshaped in the “new look” (“novyi oblik”) mold, which is radically different in many ways from the traditional model of the Red, then Soviet, then finally Russian Army. Strangely enough this revolutionary transformation spearheaded by Minister Serdyukov has attracted very little attention.
Army transformation
The main thrust of the reform has been to abandon the traditional Soviet and Russian model of a mass mobilization army. The idea is that in peace time the new Russian Army should be made of fully-manned formations which are always ready for combat duty – the so-called permanent readiness forces. All skeleton-strength units are to be disbanded. All Army formations should be fully manned, i.e. become permanent readiness forces. To that end, Russia is moving away from conscription and towards professional military service. The increase in the numbers of permanent readiness forces will compensate for the overall downsizing of the Army. The skeleton-strength units, manned in peace time by officers without any private soldiers, are to be disbanded. That means than many officer vacancies – most of them senior – will be axed.
Another important change as part of the new brigade structure is the transition towards a three-tier command system comprising district command, operational command and the actual brigades. The existing divisions, combined services armies and army corps are being replaced with brigades, all taking their orders from their respective operational commands. Eight such commands were to be set up on the basis of the existing combined-services armies, but those plans remained on paper throughout 2009 and, so far, the old armies structure is still in place. Six strategic commands are being set up on the basis of the six existing military districts. The commanders of the districts have been put in charge of the respective new strategic commands.
Prior to the launch of the reform in 2008, the Russian Army (not including Airborne Troops) had 24 divisions (3 tank divisions, 16 motorized-rifle divisions and 5 machine-gun-and-artillery divisions); 12 independent motorized-rifle and rifle brigades; plus two division-strength military bases in Armenia and Tajikistan. In practice, out of those 24 divisions and two military bases, only five motorized-rifle divisions and one base were fully manned in 2008. Three of them were in the North Caucasus military district (the 19th, 20th and 42nd divisions), one in the Moscow district (the 3rd division) and one in the Volga-Urals district (the 27th division), plus the 201st military base in Tajikistan. The rest of the division-strength formations had just one or two regiments fully manned. Only about 13 per cent of the Army’s formations could be deemed permanently combat-ready.
Over the course of 2009, 23 divisions were disbanded and their elements used to form 40 new brigades and brigade-strength military bases. That number, correct as of 1 December, includes four tank brigades, 35 motorized rifle brigades and one “cover” (fortifications) brigade. Only two division-strength formations still remain: the 18th machine-gun-and-artillery division stationed on the South Kuril Islands, and the 201st base in Tajikistan. All four of the new tank brigades were assembled from elements of the old tank divisions. Of the 35 motorized rifle brigades, 10 had been in place before 2008, 21 have been formed from pre-existing motorized rifle divisions, and another four have been newly created using equipment stored in the reserve depots. Most of the new brigades had been formed by June 1, 2009. They have been taking part in various exercises starting from last spring, and the lessons learnt during those exercises are being used to make certain adjustments to the structure of the new formations.
All the new brigades are permanent-readiness forces, which means that the proportion of the Army formations that have permanent combat-ready status is now 100 per cent, up from the pre-reform figure of 13 per cent. At least 95 per cent of the vacancies in the new brigades have been filled; some brigades are already fully manned, and all of them are fully supplied with equipment and provisions.
As of late 2009, a total of 85 new brigades have been formed in the Russian armed forces as part of the reform. Apart from the 40 combined arms brigades, that number includes nine missile brigades, nine artillery, four rocket-artillery, nine air-defense and one engineers brigade, plus a communications brigade, a electronic warfare brigade, and some others. The seven existing special task force (“spetsnaz”) brigades have retained their special status, and a new experimental reconnaissance brigade has been created in Mozdok, in the North Caucasus. Many support formations have had their status downgraded to regiment or battalion.
The existing army storage and repairs depots have now become the main reserve component of the Army. Those depots are essentially big warehouses holding enough arms and equipment to field a military formation of a certain size. More than 60 such depots have now been formed; most hold enough equipment to field a brigade, including 15 combined-arms brigades (one tank brigade and 14 motorized-rifle brigades). In the “new-look” Russian army, the function of serving as mobilization centers now resides with military schools and regional training centers.
There have been some vacillations over whether to make the same structural changes in the Airborne Troops - but after Gen Vladimir Shamanov was appointed their commander, it was decided to leave the divisional structure intact. The service has retained all its divisions (two Airborne and two Air-Assault). The divisions themselves have been beefed up. The number of independent airborne and air-assault brigades has gone up from three to four, and plans are afoot to create another two (so that each of the six military districts could have one). By 2015 the Army will also have 18 new army aviation brigades, following the decision to reverse the transfer of army aviation service to the Air Force command.
Air Force, Air Defense and the Navy
The newly merged Air Force and Air Defense has also undergone radical structural transformations and cuts.
The old Soviet regimental structure of Air Force formations, which dated all the way back to 1938, has been abandoned. The new basic formation in this type of service will be the airbase rather than the old air regiment. Each airbase will include the command, one to seven air squadrons, an airfield service battalion and communication units. The idea is to bring all airborne and ground support units under a single airbase command. Many believe this structure has been borrowed from Belarus, where it was introduced quite a while ago.
A total of 52 airbases had been formed by the end of 2009, replacing 72 Air Force and Air Defense regiments, 14 previously existing airbases and 12 independent air squadrons. The total number of Air Force and Air Defense formations has been slashed from 340 to 180.
All air division HQs have been disbanded, and the airbases take their orders directly from the new Aviation commands. Seven such commands have been set up to replace the old aviation armies, as well as Air Force and Air Defense armies. The 37th Air Army of the Supreme Command (strategic aviation) has been reformed into the Long-Range Aviation Command. Similarly, the 61st Air Army of the Supreme Command (military transport aviation) has been restructured into the Transport Aviation Command. The old Special Task Force Command (and its 16th Air Army) now forms the core of the new Operative-Strategic Aerospace Defense Command, which has special status and is responsible for air defense of Moscow and almost the entire Moscow Military District. Another four territorial commands have been set up to replace the six former Air Force and Air Defense armies, which were subordinated to their corresponding Military District commands.
The Air Force training system has also been reformed. The Gagarin Air Force Academy and the Zhukovskiy Air Force Engineering Academy have been merged to become the Zhukovskiy-Gagarin Air Force Academy with an HQ in Monino. All pilot training has been centralized under the single Krasnodar Aviation Institute.
The Air Defense Forces, which are now part of the Russian Air Force, have undergone serious restructuring. All the former air defense divisions and corps have been disbanded and replaced with 13 aerospace defense brigades, which combine fighter aviation air bases, SAM regiments and radar regiments. These 13 brigades have been distributed between the Operative-Strategic Aerospace Defense Command and the four Air Force and Air Defense commands.
As part of the reform in 2009, the Russian Air Force and Air Defense wrote off large numbers of old and obsolete hardware, including aircraft, and shed a lot of personnel. Some 50,000 officer vacancies were expected to be cut in this service as part of the reform.
Meanwhile, the Russian Navy was spared any radical reorganization in 2009. Important steps have been made, however, to simplify its structure and reduce the number of Navy formations, which should eventually fall from 240 to 123. The brunt of the cuts so far has been borne by the Navy Marines: the only Marine division (the 55th, of the Pacific Fleet) has been downgraded to a brigade. The Caspian brigade has been disbanded altogether, and the remaining four brigades have been reformed into regiments.
What next?
The overarching idea behind Minister Serdyukov’s reform is that the shape of the Russian Armed Forces should be dictated by the new nature of the conflicts Russia may have to face. These are primarily local conflicts, mostly on the territory of the former Soviet Union. Such conflicts require a strong rapid-reaction armed force that can be permanently maintained in a combat-ready state. For its defense against other great powers (primarily USA and NATO) Russia will now rely on its nuclear deterrent. It is perfectly obvious that neither the present, nor the foreseeable future holds the threat of a sudden large-scale land invasion of Russia. Any adversary even theoretically capable of such an invasion (the USA, NATO or China) would require a long time to mobilize, deploy and concentrate a large land force on our borders. That gives Russia a long enough period of threat before any possible war, so the requirements to the reserve strength of its armed forces need not be as stringent as before. The country will have long enough to mobilize, which means that there is no longer a need to maintain the skeleton-strength formations in peace time. In the event of mobilization there will be plenty of time to assemble and deploy additional military formations.
To the adherents of the old dogmas, and those who still discern the need to prepare for a large-scale conventional military conflict with the West in the best traditions of World War II, the Serdyukov reform is a demolition of the country’s core defense infrastructure. But the main reason why the reform is unpopular among the military is, of course, the redundancies. No wonder then that its proponents have been taking so much flak. Minister Serdyukov and the top brass therefore well deserve credit for steering the course of the reform so firmly throughout 2009, despite all the criticism and resistance, as well as the difficult economic situation following the world financial crisis.
Nevertheless, all the changes implemented in 2009 are only the first and relatively easy stage of the coming radical transformation. So far, the reform has been limited mostly to administrative reorganization. Each new military formation (the commands, brigades and airbases) is essentially just a structural shell with a new table of organization. Each will now have to be filled with the actual content and then brought fully to life to become an effective and well-coordinated fighting force. That task is compounded by the need to start training the personnel in the use of the new hardware, now that it has finally begun to arrive. Add to that the overall goal of having military units and formations always prepared for action, ready to deploy within a few hours of receiving their marching orders, and the whole undertaking becomes rather daunting. Essentially Minister Serdyukov and his team now have to prove over the course of 2010 that the massive reorganization of the army in 2009 was the right thing to do, and that the “new-look” armed forces have really become more capable and effective than the “old-style” army. The year 2010 will truly make or break the Serdyukov reform.
Ruslan Pukhov
I n October 2008, Russian Defense Minister Anatoliy Serdyukov announced a new stage of military reform, and the most radical transformation of the Russian military machine since the Red Army was born in 1918. The MoD set about implementing the new strategy with gusto – most of the structural changes had been implemented by December 1, 2009. The reform has affected the army’s numbers, structure, command system and officer training.
The key elements of the reform are as follows:
Accelerate the downsizing of the armed forces to 1 million people by 2012;
Reduce the number of officers (from 335,000 to 150,000 vacancies) and restructure the officer corps;
Centralize the officer training system by reorganizing 65 military schools into 10 “systemic” military training centers;
Reorganize and downsize central command, including the MoD and the General Staff;
Bring in more civilian staff into the army’s logistics and auxiliary services;
Eliminate cadre-strength (skeleton) formations and bring all units up to permanent readiness status;
Reorganize the reserves and their training system;
Reduce the number of units, formations, and military bases;
Reorganize the Army into a brigade system, abolishing the division, corps and army echelons; and
Reorganize the Air Force and Air Defense, abolishing armies, corps, divisions and air regiments to replace them with a new structure of airbases and aerospace defense brigades.
There has been much media hype over the cuts of the central military command, reorganization of the military training centers, redundancies in the officer corps and the abolition, to all intents and purposes, of warrant officers.
Meanwhile, the sweeping structural transformation of the Russian Armed Forces in 2009 – especially the Army, the Air Force and Air Defense – has largely remained below the media radar, both at home and abroad. This lack of attention is entirely undeserved: in the space of just 11 months the Russian Armed Forces have been rapidly reshaped in the “new look” (“novyi oblik”) mold, which is radically different in many ways from the traditional model of the Red, then Soviet, then finally Russian Army. Strangely enough this revolutionary transformation spearheaded by Minister Serdyukov has attracted very little attention.
Army transformation
The main thrust of the reform has been to abandon the traditional Soviet and Russian model of a mass mobilization army. The idea is that in peace time the new Russian Army should be made of fully-manned formations which are always ready for combat duty – the so-called permanent readiness forces. All skeleton-strength units are to be disbanded. All Army formations should be fully manned, i.e. become permanent readiness forces. To that end, Russia is moving away from conscription and towards professional military service. The increase in the numbers of permanent readiness forces will compensate for the overall downsizing of the Army. The skeleton-strength units, manned in peace time by officers without any private soldiers, are to be disbanded. That means than many officer vacancies – most of them senior – will be axed.
Another important change as part of the new brigade structure is the transition towards a three-tier command system comprising district command, operational command and the actual brigades. The existing divisions, combined services armies and army corps are being replaced with brigades, all taking their orders from their respective operational commands. Eight such commands were to be set up on the basis of the existing combined-services armies, but those plans remained on paper throughout 2009 and, so far, the old armies structure is still in place. Six strategic commands are being set up on the basis of the six existing military districts. The commanders of the districts have been put in charge of the respective new strategic commands.
Prior to the launch of the reform in 2008, the Russian Army (not including Airborne Troops) had 24 divisions (3 tank divisions, 16 motorized-rifle divisions and 5 machine-gun-and-artillery divisions); 12 independent motorized-rifle and rifle brigades; plus two division-strength military bases in Armenia and Tajikistan. In practice, out of those 24 divisions and two military bases, only five motorized-rifle divisions and one base were fully manned in 2008. Three of them were in the North Caucasus military district (the 19th, 20th and 42nd divisions), one in the Moscow district (the 3rd division) and one in the Volga-Urals district (the 27th division), plus the 201st military base in Tajikistan. The rest of the division-strength formations had just one or two regiments fully manned. Only about 13 per cent of the Army’s formations could be deemed permanently combat-ready.
Over the course of 2009, 23 divisions were disbanded and their elements used to form 40 new brigades and brigade-strength military bases. That number, correct as of 1 December, includes four tank brigades, 35 motorized rifle brigades and one “cover” (fortifications) brigade. Only two division-strength formations still remain: the 18th machine-gun-and-artillery division stationed on the South Kuril Islands, and the 201st base in Tajikistan. All four of the new tank brigades were assembled from elements of the old tank divisions. Of the 35 motorized rifle brigades, 10 had been in place before 2008, 21 have been formed from pre-existing motorized rifle divisions, and another four have been newly created using equipment stored in the reserve depots. Most of the new brigades had been formed by June 1, 2009. They have been taking part in various exercises starting from last spring, and the lessons learnt during those exercises are being used to make certain adjustments to the structure of the new formations.
All the new brigades are permanent-readiness forces, which means that the proportion of the Army formations that have permanent combat-ready status is now 100 per cent, up from the pre-reform figure of 13 per cent. At least 95 per cent of the vacancies in the new brigades have been filled; some brigades are already fully manned, and all of them are fully supplied with equipment and provisions.
As of late 2009, a total of 85 new brigades have been formed in the Russian armed forces as part of the reform. Apart from the 40 combined arms brigades, that number includes nine missile brigades, nine artillery, four rocket-artillery, nine air-defense and one engineers brigade, plus a communications brigade, a electronic warfare brigade, and some others. The seven existing special task force (“spetsnaz”) brigades have retained their special status, and a new experimental reconnaissance brigade has been created in Mozdok, in the North Caucasus. Many support formations have had their status downgraded to regiment or battalion.
The existing army storage and repairs depots have now become the main reserve component of the Army. Those depots are essentially big warehouses holding enough arms and equipment to field a military formation of a certain size. More than 60 such depots have now been formed; most hold enough equipment to field a brigade, including 15 combined-arms brigades (one tank brigade and 14 motorized-rifle brigades). In the “new-look” Russian army, the function of serving as mobilization centers now resides with military schools and regional training centers.
There have been some vacillations over whether to make the same structural changes in the Airborne Troops - but after Gen Vladimir Shamanov was appointed their commander, it was decided to leave the divisional structure intact. The service has retained all its divisions (two Airborne and two Air-Assault). The divisions themselves have been beefed up. The number of independent airborne and air-assault brigades has gone up from three to four, and plans are afoot to create another two (so that each of the six military districts could have one). By 2015 the Army will also have 18 new army aviation brigades, following the decision to reverse the transfer of army aviation service to the Air Force command.
Air Force, Air Defense and the Navy
The newly merged Air Force and Air Defense has also undergone radical structural transformations and cuts.
The old Soviet regimental structure of Air Force formations, which dated all the way back to 1938, has been abandoned. The new basic formation in this type of service will be the airbase rather than the old air regiment. Each airbase will include the command, one to seven air squadrons, an airfield service battalion and communication units. The idea is to bring all airborne and ground support units under a single airbase command. Many believe this structure has been borrowed from Belarus, where it was introduced quite a while ago.
A total of 52 airbases had been formed by the end of 2009, replacing 72 Air Force and Air Defense regiments, 14 previously existing airbases and 12 independent air squadrons. The total number of Air Force and Air Defense formations has been slashed from 340 to 180.
All air division HQs have been disbanded, and the airbases take their orders directly from the new Aviation commands. Seven such commands have been set up to replace the old aviation armies, as well as Air Force and Air Defense armies. The 37th Air Army of the Supreme Command (strategic aviation) has been reformed into the Long-Range Aviation Command. Similarly, the 61st Air Army of the Supreme Command (military transport aviation) has been restructured into the Transport Aviation Command. The old Special Task Force Command (and its 16th Air Army) now forms the core of the new Operative-Strategic Aerospace Defense Command, which has special status and is responsible for air defense of Moscow and almost the entire Moscow Military District. Another four territorial commands have been set up to replace the six former Air Force and Air Defense armies, which were subordinated to their corresponding Military District commands.
The Air Force training system has also been reformed. The Gagarin Air Force Academy and the Zhukovskiy Air Force Engineering Academy have been merged to become the Zhukovskiy-Gagarin Air Force Academy with an HQ in Monino. All pilot training has been centralized under the single Krasnodar Aviation Institute.
The Air Defense Forces, which are now part of the Russian Air Force, have undergone serious restructuring. All the former air defense divisions and corps have been disbanded and replaced with 13 aerospace defense brigades, which combine fighter aviation air bases, SAM regiments and radar regiments. These 13 brigades have been distributed between the Operative-Strategic Aerospace Defense Command and the four Air Force and Air Defense commands.
As part of the reform in 2009, the Russian Air Force and Air Defense wrote off large numbers of old and obsolete hardware, including aircraft, and shed a lot of personnel. Some 50,000 officer vacancies were expected to be cut in this service as part of the reform.
Meanwhile, the Russian Navy was spared any radical reorganization in 2009. Important steps have been made, however, to simplify its structure and reduce the number of Navy formations, which should eventually fall from 240 to 123. The brunt of the cuts so far has been borne by the Navy Marines: the only Marine division (the 55th, of the Pacific Fleet) has been downgraded to a brigade. The Caspian brigade has been disbanded altogether, and the remaining four brigades have been reformed into regiments.
What next?
The overarching idea behind Minister Serdyukov’s reform is that the shape of the Russian Armed Forces should be dictated by the new nature of the conflicts Russia may have to face. These are primarily local conflicts, mostly on the territory of the former Soviet Union. Such conflicts require a strong rapid-reaction armed force that can be permanently maintained in a combat-ready state. For its defense against other great powers (primarily USA and NATO) Russia will now rely on its nuclear deterrent. It is perfectly obvious that neither the present, nor the foreseeable future holds the threat of a sudden large-scale land invasion of Russia. Any adversary even theoretically capable of such an invasion (the USA, NATO or China) would require a long time to mobilize, deploy and concentrate a large land force on our borders. That gives Russia a long enough period of threat before any possible war, so the requirements to the reserve strength of its armed forces need not be as stringent as before. The country will have long enough to mobilize, which means that there is no longer a need to maintain the skeleton-strength formations in peace time. In the event of mobilization there will be plenty of time to assemble and deploy additional military formations.
To the adherents of the old dogmas, and those who still discern the need to prepare for a large-scale conventional military conflict with the West in the best traditions of World War II, the Serdyukov reform is a demolition of the country’s core defense infrastructure. But the main reason why the reform is unpopular among the military is, of course, the redundancies. No wonder then that its proponents have been taking so much flak. Minister Serdyukov and the top brass therefore well deserve credit for steering the course of the reform so firmly throughout 2009, despite all the criticism and resistance, as well as the difficult economic situation following the world financial crisis.
Nevertheless, all the changes implemented in 2009 are only the first and relatively easy stage of the coming radical transformation. So far, the reform has been limited mostly to administrative reorganization. Each new military formation (the commands, brigades and airbases) is essentially just a structural shell with a new table of organization. Each will now have to be filled with the actual content and then brought fully to life to become an effective and well-coordinated fighting force. That task is compounded by the need to start training the personnel in the use of the new hardware, now that it has finally begun to arrive. Add to that the overall goal of having military units and formations always prepared for action, ready to deploy within a few hours of receiving their marching orders, and the whole undertaking becomes rather daunting. Essentially Minister Serdyukov and his team now have to prove over the course of 2010 that the massive reorganization of the army in 2009 was the right thing to do, and that the “new-look” armed forces have really become more capable and effective than the “old-style” army. The year 2010 will truly make or break the Serdyukov reform.
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Re: O REGRESSO DA GRANDE RÚSSIA?
Ex-repúblicas soviéticas apresentam plano para travar confrontos étnicos no Quirguistão
Por Redacção
A Organização do Tratado de Segurança Colectiva reuniu em Moscovo, esta segunda-feira, e decidiu elaborar uma proposta para ajudar as autoridades do Quirguistão a travar os confrontos étnicos no país. A medida deve passar pelo envio equipamento militar.
«As autoridades do Quirguistão têm hoje soldados suficientes, mas falta-lhes equipamento, helicópteros, transportes terrestres e até combustível», adiantou o secretário-geral da OTSC, Nikolai Bordyuzha, de acordo com a Renascença.
A proposta – que tem que ser aprovada pelos Chefes de Estado deste grupo de seis ex-repúblicas da União Soviética (Rússia, Arménia, Bielorrússia, Cazaquistão, Tajiquistão e Quirguistão) – inclui ajuda para levar perante a justiça os responsáveis pelos tumultos.
Os confrontos étnicos no sul do Quirguistão, entre os quirguizes e a minoria uzbeque, já fizeram pelo menos 124 mortos e cerca de 1.600 feridos. Há milhares de refugiados que se deslocam para o Uzbequistão.
09:44 - 15-06-2010
http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=210049
Por Redacção
A Organização do Tratado de Segurança Colectiva reuniu em Moscovo, esta segunda-feira, e decidiu elaborar uma proposta para ajudar as autoridades do Quirguistão a travar os confrontos étnicos no país. A medida deve passar pelo envio equipamento militar.
«As autoridades do Quirguistão têm hoje soldados suficientes, mas falta-lhes equipamento, helicópteros, transportes terrestres e até combustível», adiantou o secretário-geral da OTSC, Nikolai Bordyuzha, de acordo com a Renascença.
A proposta – que tem que ser aprovada pelos Chefes de Estado deste grupo de seis ex-repúblicas da União Soviética (Rússia, Arménia, Bielorrússia, Cazaquistão, Tajiquistão e Quirguistão) – inclui ajuda para levar perante a justiça os responsáveis pelos tumultos.
Os confrontos étnicos no sul do Quirguistão, entre os quirguizes e a minoria uzbeque, já fizeram pelo menos 124 mortos e cerca de 1.600 feridos. Há milhares de refugiados que se deslocam para o Uzbequistão.
09:44 - 15-06-2010
http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=210049
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Re: O REGRESSO DA GRANDE RÚSSIA?
E o Urso vence
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Terra.com.br
Ucrânia renuncia adesão à Otan
01 de julho de 2010
O Parlamento ucraniano adotou na noite desta quinta-feira a lei que permite impedir a adesão desta ex-república soviética à Otan e confirma seu estatuto de país "não alinhado".
A medida foi apresentada por iniciativa do novo presidente ucraniano, Víktor Yanukovich, que desde sua eleição, em fevereiro passado, aplica uma política de reaproximação com a Rússia.
O projeto foi aprovado por 259 dos 450 deputados.
A lei estabelece os "principios básicos" da política nacional, especialmente "a manutenção de uma política de não alinhamento pela Ucrânia, o que implica a não participação em alianças político-militares", incluindo a Otan.
A lei prevê "uma colaboração construtiva com a Otan", mas sem adesão.
Yanukovich é favorável à entrada da Ucrânia na União Europeia, "objetivo" mencionado na nova lei como uma prioridade de Kiev.
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Ucrânia renuncia adesão à Otan
01 de julho de 2010
O Parlamento ucraniano adotou na noite desta quinta-feira a lei que permite impedir a adesão desta ex-república soviética à Otan e confirma seu estatuto de país "não alinhado".
A medida foi apresentada por iniciativa do novo presidente ucraniano, Víktor Yanukovich, que desde sua eleição, em fevereiro passado, aplica uma política de reaproximação com a Rússia.
O projeto foi aprovado por 259 dos 450 deputados.
A lei estabelece os "principios básicos" da política nacional, especialmente "a manutenção de uma política de não alinhamento pela Ucrânia, o que implica a não participação em alianças político-militares", incluindo a Otan.
A lei prevê "uma colaboração construtiva com a Otan", mas sem adesão.
Yanukovich é favorável à entrada da Ucrânia na União Europeia, "objetivo" mencionado na nova lei como uma prioridade de Kiev.
"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
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Re: O REGRESSO DA GRANDE RÚSSIA?
terra.com.br
Rússia e Belarus chegam a acordo sobre preço do gás
02 de julho de 2010
O gigante russo Gazprom e a companhia pública bielorrusa Beltrangaz assinaram um adendo a seu contrato sobre o preço do trânsito de gás russo através do território bielorruso, que deve solucionar a crise entre Moscou e Minsk ocorrida no final de junho, segundo a Interfaz.
"As partes assinaram os documentos necessários que fixam o preço da distribuição em 2010 a US$ 1,88 por 1 mil metros cúbicos por 100 km", declarou o diretor-geral de Beltrangaz, Vladimir Mayorov.
Até agora, a Gazprom pagava 1,45 dólar por 1 mil metros cúbicos de gás que passava pela Belarus com direção à Europa. Na semana pasada, uma crise explodiu entre os dois países, quando a Gazprom reduziu o fornecimento de gás à Belarus, reclamando o pagamento de uma dívida.
A Belarus finalmente pagou a fatura, mas, por outro lado, exigiu que a Rússia pagasse o que devia pela passagem de gás por seu território.
Rússia e Belarus chegam a acordo sobre preço do gás
02 de julho de 2010
O gigante russo Gazprom e a companhia pública bielorrusa Beltrangaz assinaram um adendo a seu contrato sobre o preço do trânsito de gás russo através do território bielorruso, que deve solucionar a crise entre Moscou e Minsk ocorrida no final de junho, segundo a Interfaz.
"As partes assinaram os documentos necessários que fixam o preço da distribuição em 2010 a US$ 1,88 por 1 mil metros cúbicos por 100 km", declarou o diretor-geral de Beltrangaz, Vladimir Mayorov.
Até agora, a Gazprom pagava 1,45 dólar por 1 mil metros cúbicos de gás que passava pela Belarus com direção à Europa. Na semana pasada, uma crise explodiu entre os dois países, quando a Gazprom reduziu o fornecimento de gás à Belarus, reclamando o pagamento de uma dívida.
A Belarus finalmente pagou a fatura, mas, por outro lado, exigiu que a Rússia pagasse o que devia pela passagem de gás por seu território.
"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
Re: O REGRESSO DA GRANDE RÚSSIA?
02/07/2010 - 09h16 / Atualizada 02/07/2010 - 09h27
Hillary Clinton: a porta da Otan continua aberta para a Ucrânia
KIEV, 2 Jul 2010 (AFP) -A porta da Otan continua abert para a Ucrânia, afirmou nesta sexta-feira, em Kiev, a secretária de Estado americana Hillary Clinton, apesar de o governo ucraniano ter abandonado o projeto de aderir à Aliança Atlântica.
"A Ucrânia é um país soberano e independente, que tem o direito de escolher suas alianças, e a porta da Otan continua aberta", afirmou Clinton no encontro com seu colega ucraniano, Kostiantin Grischenko.
O Parlamento ucraniano adotou na noite de quinta-feira a lei que permite impedir a adesão desta ex-república soviética à Otan e confirma seu estatuto de país "não alinhado".
A medida foi apresentada por iniciativa do novo presidente ucraniano, Víktor Yanukovich, que desde sua eleição, em fevereiro passado, aplica uma política de reaproximação com a Rússia.
O projeto foi aprovado por 259 dos 450 deputados.
A lei estabelece os "principios básicos" da política nacional, especialmente "a manutenção de uma política de não alinhamento pela Ucrânia, o que implica a não participação em alianças político-militares", incluindo a Otan.
A lei prevê "uma colaboração construtiva com a Otan", mas sem adesão.
Yanukovich é favorável à entrada da Ucrânia na União Europeia, "objetivo" mencionado na nova lei como uma prioridade de Kiev.
Hillary Clinton chegou nesta sexta-feira à Ucrânia, primeira etapa de uma viagem que a levará à Polônia e ao Cáucaso.
Esta é a primeira visita de Hillary a Kiev desde a eleição, em fevereiro passado, do presidente Viktor Yanukovich.
Hillary Clinton deve abordar, especialmente, a questão dos direitos humanos e das liberdades fundamentais durante sua breve visita à Ucrânia, em um momento de preocupação com a censura aos meios de comunicação.
A secretária de Estado conversará com Yanukovich, com o chanceler Konstantin Grichenko, e com a líder da oposição Yulia Timochenko.
Na manhã de sábado, Hillary Clinton voará para Cracóvia (Polônia), antes de terminar sua viagem no Cáucaso, com etapas em Baku, Erevan e Tiblisi, para regressar a Washington na terça-feira.
http://noticias.uol.com.br/ultimas-noti ... rania.jhtm
Hillary Clinton: a porta da Otan continua aberta para a Ucrânia
KIEV, 2 Jul 2010 (AFP) -A porta da Otan continua abert para a Ucrânia, afirmou nesta sexta-feira, em Kiev, a secretária de Estado americana Hillary Clinton, apesar de o governo ucraniano ter abandonado o projeto de aderir à Aliança Atlântica.
"A Ucrânia é um país soberano e independente, que tem o direito de escolher suas alianças, e a porta da Otan continua aberta", afirmou Clinton no encontro com seu colega ucraniano, Kostiantin Grischenko.
O Parlamento ucraniano adotou na noite de quinta-feira a lei que permite impedir a adesão desta ex-república soviética à Otan e confirma seu estatuto de país "não alinhado".
A medida foi apresentada por iniciativa do novo presidente ucraniano, Víktor Yanukovich, que desde sua eleição, em fevereiro passado, aplica uma política de reaproximação com a Rússia.
O projeto foi aprovado por 259 dos 450 deputados.
A lei estabelece os "principios básicos" da política nacional, especialmente "a manutenção de uma política de não alinhamento pela Ucrânia, o que implica a não participação em alianças político-militares", incluindo a Otan.
A lei prevê "uma colaboração construtiva com a Otan", mas sem adesão.
Yanukovich é favorável à entrada da Ucrânia na União Europeia, "objetivo" mencionado na nova lei como uma prioridade de Kiev.
Hillary Clinton chegou nesta sexta-feira à Ucrânia, primeira etapa de uma viagem que a levará à Polônia e ao Cáucaso.
Esta é a primeira visita de Hillary a Kiev desde a eleição, em fevereiro passado, do presidente Viktor Yanukovich.
Hillary Clinton deve abordar, especialmente, a questão dos direitos humanos e das liberdades fundamentais durante sua breve visita à Ucrânia, em um momento de preocupação com a censura aos meios de comunicação.
A secretária de Estado conversará com Yanukovich, com o chanceler Konstantin Grichenko, e com a líder da oposição Yulia Timochenko.
Na manhã de sábado, Hillary Clinton voará para Cracóvia (Polônia), antes de terminar sua viagem no Cáucaso, com etapas em Baku, Erevan e Tiblisi, para regressar a Washington na terça-feira.
http://noticias.uol.com.br/ultimas-noti ... rania.jhtm
Re: O REGRESSO DA GRANDE RÚSSIA?
06/07/2010 - 16h20 / Atualizada 06/07/2010 - 16h37
Rússia congela confirmação do Start à espera do Senado dos EUA
Moscou, 6 jul (EFE).- A Duma, a Câmara dos Deputados russa, decidiu hoje congelar o processo de ratificação do novo tratado de desarmamento nuclear com os Estados Unidos até que tenha a certeza de que será aprovado pelo Senado em Washington.
O anúncio foi feito por Konstantin Kosachov, chefe do Comitê de Assuntos Internacionais da Duma. A Câmara fez hoje uma primeira audiência sobre o tratado, assinado pelos presidentes russo, Dmitri Medvedev, e americano, Barack Obama, em abril, em Praga.
"Não teremos pressa com a confirmação do tratado até que fique claro quais são as perspectivas de que nossos colegas americanos façam o mesmo", declarou o deputado ao canal de TV "Russia Today", que transmite em inglês.
Kosachov ressaltou que, entre os legisladores republicanos americanos, há vários contra o novo acordo de desarmamento com a Rússia, cuja ratificação nos dois países Obama e Medvedev prometeram sincronizar.
"A situação lá continua sendo incerta e imprevisível", afirmou.
Após a audiência de hoje, a Duma só dará outro passo para a ratificação, ainda que pequeno, na próxima quinta-feira, quando o comitê presidido por Kosachov terá uma sessão especial dedicada ao documento russo-americano.
"Depois disso, faremos uma pausa e não daremos nenhum passo até que tenhamos claro o que ocorre no Senado dos EUA", explicou.
Apesar da protelação, o deputado deixou claro, no entanto, que o tratado atende igualmente os interesses de EUA e Rússia e que não há razão para que não seja confirmado pelos Legislativos de ambos.
O novo tratado, que substituiu o Start (1991), obriga as duas potências a acabar com 1.550 ogivas nucleares de suas forças estratégicas ofensivas e limita a 800 os vetores para lançamento.
Além disso, limita para cada parte a 700 o número de mísseis balísticos intercontinentais, mísseis balísticos estratégicos em submarinos e em bombardeiros estratégicos equipados com armamento nuclear.
http://noticias.uol.com.br/ultimas-noti ... s-eua.jhtm
Rússia congela confirmação do Start à espera do Senado dos EUA
Moscou, 6 jul (EFE).- A Duma, a Câmara dos Deputados russa, decidiu hoje congelar o processo de ratificação do novo tratado de desarmamento nuclear com os Estados Unidos até que tenha a certeza de que será aprovado pelo Senado em Washington.
O anúncio foi feito por Konstantin Kosachov, chefe do Comitê de Assuntos Internacionais da Duma. A Câmara fez hoje uma primeira audiência sobre o tratado, assinado pelos presidentes russo, Dmitri Medvedev, e americano, Barack Obama, em abril, em Praga.
"Não teremos pressa com a confirmação do tratado até que fique claro quais são as perspectivas de que nossos colegas americanos façam o mesmo", declarou o deputado ao canal de TV "Russia Today", que transmite em inglês.
Kosachov ressaltou que, entre os legisladores republicanos americanos, há vários contra o novo acordo de desarmamento com a Rússia, cuja ratificação nos dois países Obama e Medvedev prometeram sincronizar.
"A situação lá continua sendo incerta e imprevisível", afirmou.
Após a audiência de hoje, a Duma só dará outro passo para a ratificação, ainda que pequeno, na próxima quinta-feira, quando o comitê presidido por Kosachov terá uma sessão especial dedicada ao documento russo-americano.
"Depois disso, faremos uma pausa e não daremos nenhum passo até que tenhamos claro o que ocorre no Senado dos EUA", explicou.
Apesar da protelação, o deputado deixou claro, no entanto, que o tratado atende igualmente os interesses de EUA e Rússia e que não há razão para que não seja confirmado pelos Legislativos de ambos.
O novo tratado, que substituiu o Start (1991), obriga as duas potências a acabar com 1.550 ogivas nucleares de suas forças estratégicas ofensivas e limita a 800 os vetores para lançamento.
Além disso, limita para cada parte a 700 o número de mísseis balísticos intercontinentais, mísseis balísticos estratégicos em submarinos e em bombardeiros estratégicos equipados com armamento nuclear.
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Re: O REGRESSO DA GRANDE RÚSSIA?
19/07/2010 - 10h22
Moscou coloca em operação míssil estratégico intercontinental RS-24
MOSCOU, 19 Jul 2010 (AFP) -A Rússia pôs em operação seus RS-24, mísseis intercontinentais de ogivas múltiplas de última geração, anunciou nesta segunda-feira o vice-ministro da Defesa Vladimir Popovkine, citado pelas agências russas.
"Adotamos e colocamos em operação o RS-24 'Iars' (...) o primeiro grupo já está instalado", declarou o ministro durante um salão aeronáutico em Farnborough (Grã-Bretanha).
Este novo míssil intercontinental de ogivas múltiplas foi testado pela primeira vez em maio de 2007. De acordo com as forças estratégicas, deve substituir os RS-18 (SS-19 Stiletto, segundo a terminologia da Otan) e os RS-20 (SS-18 Satan) de fabricação soviética.
Moscou coloca em operação míssil estratégico intercontinental RS-24
MOSCOU, 19 Jul 2010 (AFP) -A Rússia pôs em operação seus RS-24, mísseis intercontinentais de ogivas múltiplas de última geração, anunciou nesta segunda-feira o vice-ministro da Defesa Vladimir Popovkine, citado pelas agências russas.
"Adotamos e colocamos em operação o RS-24 'Iars' (...) o primeiro grupo já está instalado", declarou o ministro durante um salão aeronáutico em Farnborough (Grã-Bretanha).
Este novo míssil intercontinental de ogivas múltiplas foi testado pela primeira vez em maio de 2007. De acordo com as forças estratégicas, deve substituir os RS-18 (SS-19 Stiletto, segundo a terminologia da Otan) e os RS-20 (SS-18 Satan) de fabricação soviética.
Re: O REGRESSO DA GRANDE RÚSSIA?
21/07/2010 - 11h34
Terroristas matam duas pessoas e explodem hidrelétrica russa
DA EFE
As explosões desta quarta-feira na central hidroelétrica de Baksan, no sudoeste da Rússia, foram causadas por um comando terrorista, que matou dois guardas, confirmou a Procuradoria Geral da Rússia.
"Os bandidos que entraram na central Baksan mataram dois guardas e bateram em dois operadores da sala de maquinas da central. Em seguida, colocaram as cargas explosivas", declarou à agência "Interfax" um porta-voz do Comitê de Investigação da Procuradoria.
Segundo dados preliminares, os terroristas instalaram quatro cargas explosivas, das quais detonaram três, enquanto a quarta foi desativada por membros dos serviços de segurança.
As explosões, que aconteceram entre 5h20 e 6h locais (22h20 e 23h de terça em Brasília), destruíram três geradores e outros equipamentos da usina, segundo comunicado do CNA (Comitê Nacional Antiterrorista).
O ataque terrorista não afetou a represa da central, de 25 megawatts de potência e que foi construída entre 1930 e 1936.
O Ministério para Situações de Emergência da Rússia declarou que a população das zonas próximas à represa não corre riscos.
O CNA, que anunciou o reforço das medidas de segurança em todas as hidroelétricas no sul do país, declarou que "foi estabelecido o círculo de suspeitos" do ataque à central.
Os grupos armados islamitas que atuam na região do Cáucaso Norte (onde fica Baksan) tinham ameaçado em várias ocasiões lançar ataques contra infraestruturas estratégicas russas, incluindo as centrais hidroelétricas.
http://www1.folha.uol.com.br/multimidia ... gens.shtml
Terroristas matam duas pessoas e explodem hidrelétrica russa
DA EFE
As explosões desta quarta-feira na central hidroelétrica de Baksan, no sudoeste da Rússia, foram causadas por um comando terrorista, que matou dois guardas, confirmou a Procuradoria Geral da Rússia.
"Os bandidos que entraram na central Baksan mataram dois guardas e bateram em dois operadores da sala de maquinas da central. Em seguida, colocaram as cargas explosivas", declarou à agência "Interfax" um porta-voz do Comitê de Investigação da Procuradoria.
Segundo dados preliminares, os terroristas instalaram quatro cargas explosivas, das quais detonaram três, enquanto a quarta foi desativada por membros dos serviços de segurança.
As explosões, que aconteceram entre 5h20 e 6h locais (22h20 e 23h de terça em Brasília), destruíram três geradores e outros equipamentos da usina, segundo comunicado do CNA (Comitê Nacional Antiterrorista).
O ataque terrorista não afetou a represa da central, de 25 megawatts de potência e que foi construída entre 1930 e 1936.
O Ministério para Situações de Emergência da Rússia declarou que a população das zonas próximas à represa não corre riscos.
O CNA, que anunciou o reforço das medidas de segurança em todas as hidroelétricas no sul do país, declarou que "foi estabelecido o círculo de suspeitos" do ataque à central.
Os grupos armados islamitas que atuam na região do Cáucaso Norte (onde fica Baksan) tinham ameaçado em várias ocasiões lançar ataques contra infraestruturas estratégicas russas, incluindo as centrais hidroelétricas.
http://www1.folha.uol.com.br/multimidia ... gens.shtml
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Re: O REGRESSO DA GRANDE RÚSSIA?
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Rússia disse ter recebido espiões com antiga canção da KGB
26 de julho de 2010
O primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, disse ter recepcionado os espiões expulsos dos Estados Unidos cantando um hino da KGB (antiga polícia secreta soviética). O líder russo afirmou também que prometeu a eles bons empregos e um futuro brilhante em sua terra natal, segundo informações do site The Huffington Post.
Putin afirmou no sábado ter se encontrado recentemente com 10 espiões, mas não revelou suas identidades. Os agentes foram deportados dos Estados Unidos no começo do mês no maior escândalo do gênero desde o fim da Guerra Fria. "Nós falamos sobre a vida", disse Putin a repórteres na Ucrânia. "Nós cantamos What Motherland Begins With e outras músicas.
What Motherland Begins With é uma música de uma séria de TV de 1968 sobre espiões russos na Alemanha nazista. A canção é conhecida como um hino informal dos agentes secretos soviéticos.
Putin, que foi um oficial da KGB durante os anos 1980, falou sobre a vida difícil que os agentes tinham nos Estados Unidos. "Eles tiveram um destino difícil. Aceitaram a tarefa para beneficiar sua terra natal por muitos anos sem qualquer apoio diplomático, colocando suas vidas e a de pessoas próximas em risco", afirmou o premiê.
Rússia disse ter recebido espiões com antiga canção da KGB
26 de julho de 2010
O primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, disse ter recepcionado os espiões expulsos dos Estados Unidos cantando um hino da KGB (antiga polícia secreta soviética). O líder russo afirmou também que prometeu a eles bons empregos e um futuro brilhante em sua terra natal, segundo informações do site The Huffington Post.
Putin afirmou no sábado ter se encontrado recentemente com 10 espiões, mas não revelou suas identidades. Os agentes foram deportados dos Estados Unidos no começo do mês no maior escândalo do gênero desde o fim da Guerra Fria. "Nós falamos sobre a vida", disse Putin a repórteres na Ucrânia. "Nós cantamos What Motherland Begins With e outras músicas.
What Motherland Begins With é uma música de uma séria de TV de 1968 sobre espiões russos na Alemanha nazista. A canção é conhecida como um hino informal dos agentes secretos soviéticos.
Putin, que foi um oficial da KGB durante os anos 1980, falou sobre a vida difícil que os agentes tinham nos Estados Unidos. "Eles tiveram um destino difícil. Aceitaram a tarefa para beneficiar sua terra natal por muitos anos sem qualquer apoio diplomático, colocando suas vidas e a de pessoas próximas em risco", afirmou o premiê.
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Re: O REGRESSO DA GRANDE RÚSSIA?
Gastos de defesa da Rússia deverá aumentar em 60% até 2013
Os gastos de defesa da Rússia vão aumentar em 60 por cento, de 66.300 milhões de dólares americanos para mais de 42 bilhões em 2013 de acordo com à RIA Novosti.
O governo russo tomou a decisão durante um encontro na quinta-feira. O maior crescimento está previsto para 2013, quando o valor subirá 16,6 milhões.
Konstantin Makiyenko do Centro Russo para Análise de Estratégias e Tecnologias (CAST) disse ao jornal que o governo deverá gastar mais com a Marinha, assim como as indústrias aeronáutica e espacial.
A construção de submarinos avançados, incluindo os submarinos da classe Borei e mísseis balísticos Bulava, bem como a construção de três novas fragatas da classe Talwar, três submarinos da classe Kilo melhorada e outras embarcações para a Marinha russa devem ser a maior parte da despesa prevista, Makiyenko disse.
Deve-se considerar os gastos com a construção dos dois primeiros navios da classe Mistral, embarcações de assalto anfíbio negociados junto a França. Um acordo bilionário e sem precedentes na Rússia, que visa modernizar sua marinha e industria naval com a aquisição de 2 embarcações na França e outras duas a serem construidas sob licença na Rússia.
Além disso, a Rússia está planejando investir em 60 caças Sukhoy a partir de 2010, e a compra de 26 MiG-29K Fulcrum-D (versão naval), com o contrato estimado em cerca de 25 bilhões. Os planos também incluem a compra de 32 Su-35 Flanker.
Fonte: Defence & Professionals tradução: Angelo D. Nicolaci - Geopolítica Brasil.
Os gastos de defesa da Rússia vão aumentar em 60 por cento, de 66.300 milhões de dólares americanos para mais de 42 bilhões em 2013 de acordo com à RIA Novosti.
O governo russo tomou a decisão durante um encontro na quinta-feira. O maior crescimento está previsto para 2013, quando o valor subirá 16,6 milhões.
Konstantin Makiyenko do Centro Russo para Análise de Estratégias e Tecnologias (CAST) disse ao jornal que o governo deverá gastar mais com a Marinha, assim como as indústrias aeronáutica e espacial.
A construção de submarinos avançados, incluindo os submarinos da classe Borei e mísseis balísticos Bulava, bem como a construção de três novas fragatas da classe Talwar, três submarinos da classe Kilo melhorada e outras embarcações para a Marinha russa devem ser a maior parte da despesa prevista, Makiyenko disse.
Deve-se considerar os gastos com a construção dos dois primeiros navios da classe Mistral, embarcações de assalto anfíbio negociados junto a França. Um acordo bilionário e sem precedentes na Rússia, que visa modernizar sua marinha e industria naval com a aquisição de 2 embarcações na França e outras duas a serem construidas sob licença na Rússia.
Além disso, a Rússia está planejando investir em 60 caças Sukhoy a partir de 2010, e a compra de 26 MiG-29K Fulcrum-D (versão naval), com o contrato estimado em cerca de 25 bilhões. Os planos também incluem a compra de 32 Su-35 Flanker.
Fonte: Defence & Professionals tradução: Angelo D. Nicolaci - Geopolítica Brasil.