cb_lima escreveu:Olha amigo,
Só para trazer você um pouco mais perto da realidade dos fatos, a compra do Rafale (36 unidades) não trará em hipótese nenhuma capacidade ao Brasil de construir e projetar um caça multi-função...
Se você ler os objetivos do MD, esse assunto está sendo discutido por um grupo separado do Projeto F-X... ou seja, teoricamente essa compra tem como objetivo a substituição de F-5s (não todos) e M2k...
não estou longe da realidade não... estamos comprando o Rafale por conta da confiança no ToT, que vai permitir-nos desenvolver um vetor local, possivelmente de 5ª geração... mas será multi-função com certeza absoluta... porque substituir por substituir, tem muito M2K e F-16 por aí...
cb_lima escreveu:Quanto ao F-15... ele é carissimo de operar e de manter e não duvido nem um pouco que tal versão SE pelas suas características sejam muito além de qualquer sonho nosso nos próximos anos e só serviria para sugar dinheiro que poderia ser empregado no tal projeto de aeronave de 5 Geração estabelecido pelo MD.
Ou seja, um ralo sem fundo de gastos não necessariamente corretos.
Deve ser caríssimo mesmo para operar, se não levar em conta o que faz... pelo mesmo caminho, a USAF já teria aposentado prematuramente os mais de 160 F-22, mas já vem pedindo (implorando) ao menos mais 60... Eu acho muito errado escolher apenas por um caça multi-função... devemos pra já sim, comprar os multi, mas não podemos sentar na beira da estrada e sonhar com o futuro...
reconheço que esse é o momento da reerguer-se, pois estamos defasados, por culpa de más administrações políticas, mas isso já é passado...
Entendam, não defendo a compra de Aeronaves de Superioridade Aérea agora, em 2010, mas é algo que, ou vamos desenvolver, como 5ªG, ou vamos comprar em algum lado... SU-35 ou F-15SE... Pois nenhuma Força Aérea é FAer de verdade sem um vetor de Sup.Aer, ainda mais num país do nosso tamanho...
Eu sei que vão dizer que o Rafale chega e basta pras nossas "possíveis" ameaças hoje, mas e amanhã? quem diz que amanhã ou depois não aparece outro doido, explorador, comprando PAK-50 na AL??? o mundo está mudando mais rápido do que podemos criar falsas demagogias...
mesmo assim, Rafale, ou SH, ou ainda Gripen NG é um salto fantástico pra quem está saindo de F-5EM e M2K-C