TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43291 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Jul 29, 2010 6:08 pm

Agora se o cara não quer o F-15 ou algo que seja dos Yankees, odeia mais do que ama o próprio país...
Tem certeza? :roll: Muita gente acha que seria exatamente o oposto.
A questão não está nos aviões em si cara.

Por amar o país é que a MB está fazendo que faz, o EB idem.
Ou você acha que eles também só não escolheram material made-in-USA porque odeiam os EUA e não amam o Brasil como você? :roll:




Avatar do usuário
Francoorp
Sênior
Sênior
Mensagens: 3429
Registrado em: Seg Ago 24, 2009 9:06 am
Localização: Goiania-GO-Brasil, Voltei!!
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43292 Mensagem por Francoorp » Qui Jul 29, 2010 6:08 pm

Não é possível imaginar que os EUA queiram concorrência no seu quintal, eles não são bobos, não mesmo. Tudo o que lhes for possível fazer para que isso não aconteça, será feito.

Esse é o ponto !!!




As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
Avatar do usuário
Francoorp
Sênior
Sênior
Mensagens: 3429
Registrado em: Seg Ago 24, 2009 9:06 am
Localização: Goiania-GO-Brasil, Voltei!!
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43293 Mensagem por Francoorp » Qui Jul 29, 2010 6:15 pm

Carlos Mathias escreveu:
Agora se o cara não quer o F-15 ou algo que seja dos Yankees, odeia mais do que ama o próprio país...
Tem certeza? :roll: Muita gente acha que seria exatamente o oposto.
A questão não está nos aviões em si cara.

Por amar o país é que a MB está fazendo que faz, o EB idem.
Ou você acha que eles também só não escolheram material made-in-USA porque odeiam os EUA e não amam o Brasil como você? :roll:
Pois é, deve ser por ódio profundo contra os Yankees que o Brasil não compra nada dos U.S.A., que massacram, matam e torturam pelo mundo afora, esses comunistas reacionários... e eu que AMO o meu país, quero tudo de Yankee aqui dentro, tudo mesmo, até carrinho de mão, aviãozinho com controle remoto, etc. :lol: :lol:




As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8398
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43294 Mensagem por Glauber Prestes » Qui Jul 29, 2010 6:24 pm

O Brasil compra sim, material militar "yankee". Só não são os materais que vocês (não) querem.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Andre Correa
Sênior
Sênior
Mensagens: 4891
Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43295 Mensagem por Andre Correa » Qui Jul 29, 2010 6:24 pm

por isso eu comentei sobre o F-15 Stealth, mas não dentro do cenário FX-2... eu sei que ele não foi oferecido, pois não se encaixava no que estavamos a pedir (F-15 existente na altura do RFI).
O que os EUA sempre fizeram, fizeram porque podiam... e como ainda não podemos, não podemos ficar apenas sonhando com esse dia... temos que caminhar para tal, mas também estarmos bem equipados até lá... será que alguém aqui entende o que eu quero dizer? Ou estou no meio de talibãs? hehehe




Audaces Fortuna Iuvat
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43296 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Jul 29, 2010 6:32 pm

Parei, abre a porta que eu quero descer! :roll:




Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8744
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 399 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43297 Mensagem por prp » Qui Jul 29, 2010 6:35 pm

glauberprestes escreveu:O Brasil compra sim, material militar "yankee". Só não são os materais que vocês (não) querem.
Compra sim, a FAB está cheia de lata velha voadora, a marinha com carcaça flutuante e o exercito de sinto NA usado e CC ocupando garagem.




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43298 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jul 29, 2010 6:44 pm

Bom... o Brasil está cheio de "latas" velhas por conta em muito da importância do Governo Brasileiro das as suas FAs...

Vamos ser um pouco menos radicais por favor. O sucateamento das nossas FAs foi desde o ínicio uma atitude do Governo Brasileiro, porque ofertas nunca faltaram não...

O Peru tem M2k desde a década de 80, e aí? Não compramos porque? Só disparamos o nosso primeiro "MATRA 530!!!!!!!!!!!!!!!" na década de 90!!!! 10 anos depois das Malvinas... a FAB nunca teve um missil "ar-terra" os AM-X ficavam no bagaço sem trilho de missil operacional e cheio de buracos vazios porque nunca realmente equipamos eles...

A Barroso demorou mais de uma década!! para sair do estaleiro... a FAB "Não Permitia" a MB operar aeronaves de asa fixa, o Osório ou o Tamoio ficaram em algum lugar entre o mundo dos sonhos e das ilusões nacionalistas... e por aí vai...

Fica fácil responsabilizar os outros pela nossa própria incapacidade de definir rumos para o país... fácil mesmo.

Mas enfim... estamos aí... 10 anos de F-X não me deixam mentir... e aí, o que o Brasil quer ser quando crescer mesmo?

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Andre Correa
Sênior
Sênior
Mensagens: 4891
Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43299 Mensagem por Andre Correa » Qui Jul 29, 2010 6:45 pm

O que vamos fazer com o Rafale é desenvolver algo que não possuímos, ou seja, a capacidade de construir e projetar um caça multi-função, mas o que eu quis e quero dizer sobre o F-15 Stealth era a necessidade de se obter um caça de superioridade aérea puro, tanto faz se é F-15 ou SU-35, apenas acho a ideia do F-15 Stealth mais plausível... veja que eles estão a procura de compradores... querem concorrer com o F-35... seria uma boa oportunidade assim que terminássemos o FX-2 completamente... não pra agora... mas com certeza, um país do nosso tamanho, e com as possibilidades de teatros possíveis no futuro, um caça de superioridade aérea é totalmente necessário... a França não possui o seu por não precisar, por estar bem protegida pela NATO, mas nós não...
Vejam se os EUA deixariam de ter um F-22 e trocariam tudo por F/A-18 SH?? Eles acabaram com o projeto, mas já tem mais de uma centena de caças disponíveis...
Enquanto o futuro pra eles é UCAV/UAV, nós ainda estamos em outra era...
Como sabemos, no Brasil tudo leva tempo, e se não sonharmos, nada acontece... afinal, somos o país que levou mais de 10 anos para construir uma simples Corveta...
nosso amigo Lima resumiu exactamente o que eu penso...




Audaces Fortuna Iuvat
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43300 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jul 29, 2010 7:04 pm

Olha amigo,

Só para trazer você um pouco mais perto da realidade dos fatos, a compra do Rafale (36 unidades) não trará em hipótese nenhuma capacidade ao Brasil de construir e projetar um caça multi-função...

Se você ler os objetivos do MD, esse assunto está sendo discutido por um grupo separado do Projeto F-X... ou seja, teoricamente essa compra tem como objetivo a substituição de F-5s (não todos) e M2k...

Quanto ao F-15... ele é carissimo de operar e de manter e não duvido nem um pouco que tal versão SE pelas suas características sejam muito além de qualquer sonho nosso nos próximos anos e só serviria para sugar dinheiro que poderia ser empregado no tal projeto de aeronave de 5 Geração estabelecido pelo MD.

Ou seja, um ralo sem fundo de gastos não necessariamente corretos.

Enfim... só minha opnião :)

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43301 Mensagem por Bender » Qui Jul 29, 2010 8:16 pm

Bom,eu assino embaixo este post,esclarecedor e não é vermelho,nem azul,nem obtuso,nem revachista,é somente esclarecedor,mas cada um aceita as idéias que quiser,eu aceito estas. :wink:
Mr. Carlos Mathias escreveu:

Bom, isso posto...
Luiz, os EUA não precisam de ninguém, para nada.
As encomendas das FAs deles suprem com folga a massa crítica necessária par manter seus principais programas militares, e sobra dinheiro, mesmo com os cortes que surgem no horizonte americano.
Não precisam de nós estrategicamente, não necessariamente. Eles já possuem os pés aqui na América do Sul, através de bases colombianas, paraguaias, laços carnais com o Chile, e etc, etc, etc.

Seria bom ? Sim, seria, mas eles jamais vão confrontar a política externa deles em favor de uma aliança com um país que para eles ainda não alcançou o status de um Inglaterra, que mesmo assim está tendo problemas com o F-35.
As ofertas no FX são prova de que nada mudou na visão deles em relação à nós, e eles não querem em absoluto um concorrente, querem um subordinado. E estão certíssimos, pois cada um defende o seu interesse da maneira que achar melhor, e nisso eles são mestres, temos que tirar o chapéu.

Eu, e acredito outros do fórum, não odiamos os EUA, muitíssimo ao contrário. Tenha isso em ente ao escrever/debater comigo.

Creio que deveríamos, isso sim, copiar a política de defesa deles, sempre e absolutamente sempre privilegiando os produtos nacionais em detrimento dos fabricados fora, mesmo que estes sejam melhores, vide o caso do KCs.

Por outro lado, após ler e estudar sobre defesa por uns trinta anos, eu aprendi alguma coisa sobre a maneira deles agirem, aliás, como age qualquer potência hegemônica e absoluta numa região esquecida pelo mundo, como a América do Sul.

Mas eu não posso aceitar que sejamos eternamente sujeitos aos ditames dos interesses DELES. Esse é o preço que se paga por ter F-15 e outros equipamentos TOP.
Sob essas condições, eu jamais gostaria que o Brasil fosse um Japão, uma Coréia do Sul, uma Arábia Sudita...

Cara, eles defendem os interesses deles e a nós cabe-nos defender os nossos, e se para isso temos que fazer coisas que não os grade, paciência.
Se temos que procurar nossa defesa (em termos os mais abrangentes) em outro parceiro, que seja, já que eles ainda não precisam de nós a ponto de alterar uma política que é lei lá.

Veja você que eles estiveram e estão participando de todas as concorrências que querem aqui, o caminho é aberto e chances mil foram dadas à Boeing por exemplo, mas é o jeito do escorpião, entende?

O Brasil nunca vai virar as costas aos EUA e vice versa, mas estamos começando a tomar as rédeas do nosso futuro como potência regional e quiçá mundial, em nossas próprias mãos.

Não é possível imaginar que os EUA queiram concorrência no seu quintal, eles não são bobos, não mesmo. Tudo o que lhes for possível fazer para que isso não aconteça, será feito.

Mais uma vez, eles estão certíssimos, afinal, defendem os interesses DELES, e a nós cabe-nos defender os NOSSOS.

E sem nada de ódio e etc, só que eles são irredutíveis, só isso.

Abraços!
Lima disse a verdade,ela doi:

Bom... o Brasil está cheio de "latas" velhas por conta em muito da importância do Governo Brasileiro das as suas FAs...

Vamos ser um pouco menos radicais por favor. O sucateamento das nossas FAs foi desde o ínicio uma atitude do Governo Brasileiro, porque ofertas nunca faltaram não...

O Peru tem M2k desde a década de 80, e aí? Não compramos porque? Só disparamos o nosso primeiro "MATRA 530!!!!!!!!!!!!!!!" na década de 90!!!! 10 anos depois das Malvinas... a FAB nunca teve um missil "ar-terra" os AM-X ficavam no bagaço sem trilho de missil operacional e cheio de buracos vazios porque nunca realmente equipamos eles...

A Barroso demorou mais de uma década!! para sair do estaleiro... a FAB "Não Permitia" a MB operar aeronaves de asa fixa, o Osório ou o Tamoio ficaram em algum lugar entre o mundo dos sonhos e das ilusões nacionalistas... e por aí vai...

Fica fácil responsabilizar os outros pela nossa própria incapacidade de definir rumos para o país... fácil mesmo.

Mas enfim... estamos aí... 10 anos de F-X não me deixam mentir... e aí, o que o Brasil quer ser quando crescer mesmo?

[]s
CB_Lima
Nós precisamos eleger pessoas comprometidas com as questões de defesa e cobrar, a responsabilidade pela situação das FAs é da sociedade que não tem conciência da sua importância para a manutenção da segurança da nação,elas estão neste estado de penúria,por que os governos as ignoram em nosso nome,nós demos o poder de decidir sobre os mecanismos de defesa da nação a pessoas incompetentes e descompromissadas com as FAs. Em um estado democrático a culpa é nossa,precisamos acordar e cobrar.

Sds




Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43302 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Jul 29, 2010 8:57 pm

Muito infelizmente as vezes me vem à cabeça que faltou uma guerra das brabas por aqui, pro povo dar o devido valor às suas riquezas. :|

As coisas aqui sempre acontecem muito na base da vaselina,e a índole do povo se molda nesse ritmo.

Veja que depois de nos phodermos com a inflação e caos econômico por décadas, só de pois de muito ralar, agora o povo dá valor à estabilidade, controle de gatos e etc.

Precisava haver um super racionamento de combustíveis, de matéria plástica, ou qualquer coisa importante do dia a dia pro povo ver o que é Defesa numa sociedade.

Sei lá, as vezes eu acho isso... :|




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43303 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jul 29, 2010 9:06 pm

Carlos Mathias escreveu:Muito infelizmente as vezes me vem à cabeça que faltou uma guerra das brabas por aqui, pro povo dar o devido valor às suas riquezas. :|

As coisas aqui sempre acontecem muito na base da vaselina,e a índole do povo se molda nesse ritmo.

Veja que depois de nos phodermos com a inflação e caos econômico por décadas, só de pois de muito ralar, agora o povo dá valor à estabilidade, controle de gatos e etc.

Precisava haver um super racionamento de combustíveis, de matéria plástica, ou qualquer coisa importante do dia a dia pro povo ver o que é Defesa numa sociedade.

Sei lá, as vezes eu acho isso... :|
Pois é amigo... são aqueles pensamentos que vem à cabeça de vez em quando ... principalmente diante do descaso sobre o tema.

Mas veja bem... existem países como por exemplo (só um exemplo) a Espanha que não estão em Guerra com ninguém a um bom tempo e o troço lá é levado à sério e toda hora sai uma coisa nova daquele forno e estamos anos luz daquilo em termos de planejamento e objetivos conquistados...

Existem planos (finalmente) do nosso lado... agora vamos vero que vai ocorrer em termos de execução...

Ou seja... no fim das contas é uma questão de percepção e mentalidade... além de investimentos... e vou te contar... somos pobres nisso... bemmmmm pobres.

É a realidade... está mudando... mas vai demorar pelo visto.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Andre Correa
Sênior
Sênior
Mensagens: 4891
Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43304 Mensagem por Andre Correa » Qui Jul 29, 2010 9:50 pm

cb_lima escreveu:Olha amigo,

Só para trazer você um pouco mais perto da realidade dos fatos, a compra do Rafale (36 unidades) não trará em hipótese nenhuma capacidade ao Brasil de construir e projetar um caça multi-função...

Se você ler os objetivos do MD, esse assunto está sendo discutido por um grupo separado do Projeto F-X... ou seja, teoricamente essa compra tem como objetivo a substituição de F-5s (não todos) e M2k...
não estou longe da realidade não... estamos comprando o Rafale por conta da confiança no ToT, que vai permitir-nos desenvolver um vetor local, possivelmente de 5ª geração... mas será multi-função com certeza absoluta... porque substituir por substituir, tem muito M2K e F-16 por aí...
cb_lima escreveu:Quanto ao F-15... ele é carissimo de operar e de manter e não duvido nem um pouco que tal versão SE pelas suas características sejam muito além de qualquer sonho nosso nos próximos anos e só serviria para sugar dinheiro que poderia ser empregado no tal projeto de aeronave de 5 Geração estabelecido pelo MD.

Ou seja, um ralo sem fundo de gastos não necessariamente corretos.
Deve ser caríssimo mesmo para operar, se não levar em conta o que faz... pelo mesmo caminho, a USAF já teria aposentado prematuramente os mais de 160 F-22, mas já vem pedindo (implorando) ao menos mais 60... Eu acho muito errado escolher apenas por um caça multi-função... devemos pra já sim, comprar os multi, mas não podemos sentar na beira da estrada e sonhar com o futuro...
reconheço que esse é o momento da reerguer-se, pois estamos defasados, por culpa de más administrações políticas, mas isso já é passado...
Entendam, não defendo a compra de Aeronaves de Superioridade Aérea agora, em 2010, mas é algo que, ou vamos desenvolver, como 5ªG, ou vamos comprar em algum lado... SU-35 ou F-15SE... Pois nenhuma Força Aérea é FAer de verdade sem um vetor de Sup.Aer, ainda mais num país do nosso tamanho...
Eu sei que vão dizer que o Rafale chega e basta pras nossas "possíveis" ameaças hoje, mas e amanhã? quem diz que amanhã ou depois não aparece outro doido, explorador, comprando PAK-50 na AL??? o mundo está mudando mais rápido do que podemos criar falsas demagogias...
mesmo assim, Rafale, ou SH, ou ainda Gripen NG é um salto fantástico pra quem está saindo de F-5EM e M2K-C




Audaces Fortuna Iuvat
Avatar do usuário
Booz
Sênior
Sênior
Mensagens: 2495
Registrado em: Seg Ago 15, 2005 3:36 am

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43305 Mensagem por Booz » Sex Jul 30, 2010 12:40 am

Bender escreveu:Independente de qual partido que venha a assumir o poder em 1.o de Janeiro,haverá readequação da política macro-econômica e um ajuste das contas internas. 1 ano? 2 anos?

Então dinheiro mesmo para projetos só Copa do mundo e Olimpíada,ou seja:campos de futebol e infra-estrutura nas cidades que serão sede dos jogos.

Portanto este FX2 que ai está,esqueçam,não sobrevive no próximo governo,ou pela questão do pé no freio econômico puro e simples,como também por prazo de validade vencido da seleção.

Diante disso e como todos os envolvidos e interessados na resolução desse assunto,principalmente a FAB, sabem,que é preciso que se decida a questão, antes do término desse governo,todos estão de mãos e braços dados,GF,FAB e Industria nacional mais importante,para que o negócio se concretize neste espaço temporal que ainda resta até dezembro.

A época de elementos do GF,FAB e industria tentarem fazer prevalecer esta ou aquela opinião ou desejo,já se foi,acabou,trabalham juntos agora para conseguirem um final feliz,qualquer um,a tempo.

Para quem ainda não entendeu:o projeto tem que estar pronto,transferir conhecimentos ,e o caça tem que servir a múltiplos tipos de missão e poder operar em Navios Aeródromos,estas são as condições,projetar uma manutenção unificada e simplificada no futuro das forças com um único modelo,quem não possui as três condições: perdeu.

Eu tenho lido teorias que para mim são “sonhos” de HI-LO hoje, e procedências diversas de modelos e países,respeito quem acredita nisso,eu não acredito,fora da short-List o MIG35 seria o unico a responder a duas das condições,faltaria a transferência de conhecimento ser discutida.

Possíveis e presumidos derrotados são os únicos que tem motivo para trabalhar para que não haja final feliz,só haja falta de decisão,pois então teriam novamente outra chance,daqui a três anos,em um cenário novo,independente de favorável ou não,de retomarem a disputa,a falta de decisão seria um bem para o país e para a FAB?.Para mim não.

Isto já aconteceu em tempos passados

Estes que pensam assim são favoráveis a FAB? São favoráveis ao Brasil? Estão defendendo os interesses nacionais? De que nação? Ou de quais?

Eu ainda acredito que o Pres. Lula decidirá em pró da FAB e do Brasil,o que significa não se omitir e deixar a decisão novamente para um próximo governo,e ainda tem gente que acha que essa decisão é uma maracutaia, lesa pátria,estes que perguntem a FAB se ela também acha isso,ou se não,: se participa também da maracutaia,pois ela é a que mais torce e se esforça para ter a decisão dos novos caças ainda neste governo,e merece, depois de tanta espera e barrigadas.

Sds.


Quando crescer quero ser um robô assim.
Bender véio de visão Hubble [009]
Mano, pode até não ser assim, mas deveria.
Oremos pios e contritos pq a bola passada será, como vc lúcida e lumiarmente explanou, uma batata quente demais para ficar pousada nas mãos de um novel governo. Além do mais é inevitável um freio nas contas internas, pq a mágica não irá mais produzir coelhos da dívida externa em leços saídos da manga e cartola da dívida interna. Durou oito anos esta mágica e a varinha de condão está se partindo.
Ou sai ou o japa se naturaliza no Gabão.




Imagem
Responder