alcluiz escreveu:Pois, que se operasse então um Esquadrão de F-15 Stealth em Manaus junto de um esquadrão de Rafales, isso seria mais do que enviar uma clara mensagem em relação a nossa soberania na Amazônia Brasileira, e o outro de F-15 em Anápolis...
Então teríamos o Norte protegido por:
15 Caças de Superioridade Aérea: Boeing F-15 Stealth Eagle
24 Caças Multifunção: Dassault Rafale
12 Caças de Ataque: Embraer A-1M (AMX)
36 Caças de Ataque Leve: Embraer EMB 314 Super Tucano (A-29)
12 Helicópteros de Ataque e Transporte: Mil Mi-35 (Sabres)
2 Aviões AEW&C: 1 Embraer R-99A e 1 Embraer R-99B
Existiria outra maneira de proteger melhor o Norte?
Não seria nada monstruoso operar os F-15, pois já temos boa relação com os EUA no que toca manutenção de aeronaves, e ainda ganharíamos mais confiança com a compra dos mesmos, de forma a equilibrar a balança, pois estamos indo buscar tudo à França, Sub's, Heli's e caças, esquecendo que em muitos outros sistemas, dependemos completamente dos "malditos gringos"... não dizem que devemos ter não apenas os amigos por perto, mas principalmente os inimigos? Então, essa é a resposta pra aqueles que preferem odiar mais os americanos do que amar ao seu país...
Acredito que por causa da defesa da Amazônia um bi-motor é o mais indicado para o Brasil, vide a discussão do Canadá atualmente.
E que seja um vetor como quer a FAB (acho que ela está correta) por que só de pensar em uma base Santa Cruz e outra em Manaus com equipamentos diferentes com as restrições orçamentárias conhecidas é complicado mesmo.
Se o caça for gaulês traz problemas para alguns pelas compras estarem concentradas nesse país, mas se colocarmos na balança, um dos problemas é que tinham duas compras onde naturalmente eram favoritos: submarinos por causa do subnuc e helicopteros (nunca se esqueçam que o governo de MG é sócio da Helibrás, além da firma ter excelentes contatos dentro da Petrobrás, e parte do lobby do caça sueco estava apoiando também essa saída).
Como não vejo agora mudar o short-list e os caças sugeridos até para F-X-2, estamos condenados ou de Rafale ou de F-18, que seja escolhido a meu ver quem dá melhores off-sets, ToTs, ganhos diplomáticos, logística, e superioridade aérea (ia colocar condições de pagamento, mas acredito que no todos terão condições parecidas)...mas, que venha um deles.
Continuando, das escolhas se melar se por acaso de para ser F-15 seria bom, Sukkoi parece ter resistência tanto da Embraer quanto do alto comando da FAB, apesar do meu apreço não vem...Thyphon OK
Acho que mais 12 Helicópteros de Ataque e Transporte Mil Mi-35 (Sabres) é uma necessidade, como ficariam na Amazônia por logística que todos lá (para este fim) sejam de um mesmo fabricante, essa nova base de São Gabriel do SUl que ficaria a maioria dos equipamentos COIN (os caças de superioridade em Manaus) daria ao Brasil mais tranquilidade.
"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant