TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43171 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Jul 24, 2010 12:43 am

Te garanto que o USAntiago escolheu esse texto na mais pura inocência :roll: , sem jamais tentar associar a escolha do Rafale, que a torcida azul supõem/espalha/pensa/ etc ser apenas política e no seu pior sentido e por alguma dívida impagável com a França(Costa e Silva), ao revés heróico em favor do M-III e à "escolha apenas e somente técnica" (Médice).

Ele certamente não teve nenhuma intenção de associação, né USAntiago? :roll: :lol:

Depois o Bolovo & Cia faz a pergunta "inocente":

- Porque vocês malvadões ficam pegando no pé do pobre USAntiago ????? :roll: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43172 Mensagem por Bolovo » Sáb Jul 24, 2010 1:03 am

Porque vocês malvadões ficam pegando no pé do pobre USAntiago ?????




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43173 Mensagem por Penguin » Sáb Jul 24, 2010 1:09 am

Carlos Mathias escreveu:Te garanto que o USAntiago escolheu esse texto na mais pura inocência :roll: , sem jamais tentar associar a escolha do Rafale, que a torcida azul supõem/espalha/pensa/ etc ser apenas política e no seu pior sentido e por alguma dívida impagável com a França(Costa e Silva), ao revés heróico em favor do M-III e à "escolha apenas e somente técnica" (Médice).

Ele certamente não teve nenhuma intenção de associação, né USAntiago? :roll: :lol:

Depois o Bolovo & Cia faz a pergunta "inocente":

- Porque vocês malvadões ficam pegando no pé do pobre USAntiago ????? :roll: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
E qual o problema do texto? Ele é contra o Rafale ou a favor do Gripen?
Até a história dos processos de aquisição da FAB, contada por quem dele participou, causa melindres?!

Eu já havia postado esse texto aqui e é muito interessante saber como aquele FX ocorreu.

A IMPLANTAÇÃO DA DEFESA AÉREA : ORGANIZAÇÃO E MEIOS
http://www.abra-pc.com.br/estoria05.html

Autor:
Maj. Brig. RR. L.N. Menezes
Presidente ABRA-PC

Trecho:
A CEPAI estruturou seus trabalhos em Projetos: Projeto USA, Projeto França, Projeto Inglaterra, Projeto Itália e Projeto Suécia. A idéia era avaliar, respectivamente, as aeronaves F-5A/B, MIRAGE III, LIGHTNING MK55, F-104 e SAAB DRAKEN. Para tanto, consultas formais, a nível de Governo, foram iniciadas com vistas a enviar equipes de avaliação a esses países.
Surpreendentemente, o Governo norte americano se colocou contrário à avaliação de aeronaves supersônicas por parte do Brasil já que, em sua concepção, aeronaves dessa perfomance estariam vetadas aos países latino-americanos, por desequilibrar "o balanço do poder ao Sul do Rio Grande"...
Isto posto, a avaliação do F-5A/B foi eliminada e a CEPAI fez organizar seu roteiro de avaliações incorporando, para isso, alguns Pilotos de Caça das Unidades Aéreas para compor seus times. Dessa forma, os Projetos tiveram a seguinte constituição:

França:

Ten. Cel. Av. MENEZES, LN
Maj. Eng. OSIRES, S

Inglaterra:

Ten. Cel. Av. MENEZES, LN
Maj. Av. BARROS, AFS
Maj. Av. FROTA, IM
Maj. Eng. ROBERTO

Itália;

Ten. Cel. Av. DELVAUX,
Maj. Av. FROTA, IM

Suécia;

Ten. Cel. Av. DELVAUX,
Maj. Av. FROTA, IM

Cada um dos times cumpriu sua tarefa de avaliar um interceptador para guarnecer o recém-criado COMDA e produziu seus relatórios.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Booz
Sênior
Sênior
Mensagens: 2495
Registrado em: Seg Ago 15, 2005 3:36 am

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43174 Mensagem por Booz » Sáb Jul 24, 2010 1:16 am

Sai um pouco e quando volto sou acometido de um ataque apoplético de tanto rir.
Bolovo
Zepa
Bender véio
Orestes
Até o Prick
Túlio (eese não tem mais jeito, nem eletrochoque da mais jeito)
desculpem se esqueci algué, mas é pq estou tendo uma visão oracular que o FX vai bombar :mrgreen:
Vocês alegram meu FDS

Uma (parte dos versos da letra) musiquinha para o FX

Há muito tempo que eu já dizia
Toda essa chinfra não te garante
Você não sabe arte de saber andar
Nem de salto alto, nem de escada rolante

Sua vida não tem muito sentido
Sempre em dia com o seu atraso
Mas e daí ela se acha tão chic
Troca seu destino por qualquer acaso

E perdeu a pose ...

Decadence avec elegance
Decadence avec elegance
Ou ou ou ou ou ou ou ou ou... (x2)
(..........)
Autor: Lobão

Imagem




Imagem
PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43175 Mensagem por PRick » Sáb Jul 24, 2010 2:19 am

Santiago escreveu:A diferença entre escolha política e escolha técnica
23 de julho de 2010
http://www.aereo.jor.br/2010/07/23/a-di ... a-tecnica/



- “Onde estiver escrito Mirage nesse relatório, APAGA e põe Lightning”. O que, a contragosto, foi cumprido. E o relatório BRAINGLA (Brasil-Inglaterra) recebeu o aprovo por escrito do Presidente Costa e Silva, que dias depois adoeceu, vindo a falecer.[/b]



FONTE: Estória Informal da Aviação de Caça – Crônicas e Causos… – Associação Brasileira de Pilotos de Caça – 2003

Isso chama-se adulteração de documento, não é escolha nem técnica, nem política é escolha a bangu!!!! :twisted: :twisted:

Pior que essa só mesmo a escolha do Xavante, esse é escolha hilária! :mrgreen: :mrgreen:

[]´s




Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43176 Mensagem por Bender » Sáb Jul 24, 2010 2:23 am

Eu deixei um post com uma foto do Xavante aqui,e sai para jantar,baco me assoprou ao ouvido e a consciência,e antes de me entregar aos braços de Morfeu, vou deixar algumas palavras enibriadas e temperadas pelo sabor do vinho,e da companhia desta noite.

Um mea culpa necessário,sem qualquer tipo de patrulhamento aos colegas que brincam como eu,mesmo porque eu dou risada mesmo vai fazer oque? Mas os pigos tem de ir ao “i” também,do lado de lá,ou seja: do nosso lado!.

Sem dúvida existe um clima de amargura em muitas das palavras ditas aqui,e vou comentar as da minha parte,talvez o significado de mostrar um Xavante e repetir o que todos sabem que já estão operacionais a 50 anos,pareça mais um daqueles posts que visam detratar a Fab,denegrir,ou simplesmente ridicularizar com o uso do deboche,mas não entendam assim,mesmo porque não é do meu feitio debochar das Faz,criticar é mais do meu feitio,mas criticar também deve levar em conta,mais do que a insatisfação e amargura inevitável de anos de promessas não realizadas,deve levar em conta também,de que cada um tem que assumir o seu quinhão de responsabilidade,pelas coisas terem ficado e chegado ao termo em que chegaram.

O quanto será de insatisfação e amargura que se acumularam em todos estes anos de abandono, nas FAs? O quanto será de inconformismo que se acumulou na Fab em todos estes anos? Eles gostam de estar assim?É por birra?

O colega Soultrain deu um post esta semana,que tinha também o tom da amargura e da insatisfação,muitos dirão:é um estrangeiro! Eu diria alem de Portuguêses,são irmãos de sangue,e portanto com sentimentos tão legítimos quanto os nossos,e estão do outro lado do Atlântico! E tem na alma, amargura como nós,com essas questões,este post me fez enxergar a cena descrita por ele ,e eu ri, pois achei possível a ficção proposta por ele,e sabe por que se acha possível aquela picardia bem humorada? Porque as coisas chegaram ao ponto estão.

É preciso um sinal que estabeleça um novo começo para a força aérea,no mais amplo sentido de uma orgulhosa e temida força de guerra e não de transporte ou coisa que o valha,ela espera este sinal a mais de uma década.

Mas e nós? A sociedade? Desde que os governos civis assumiram o comando do país,nós sempre estivemos na primeira fila,para cobrar dos militares uma postura democrática,não intervencionista,apartada da política,subserviente ao poder civil,enfiamos um Ministério da Defesa na guela deles,e eles nos responderam honradamente,profissionalmente mesmo diante do descaso,da imensa defasagem tecnológica a que foram submetidos,que praticamente inviabiliza qualquer atitude crível para a defesa da pátria,que não sejam seus próprios braços e pernas.

Eles acreditaram que a sociedade teria a responsabilidade de cobrar os governantes em seu nome,já que se colocaram na posição legalista de não fazê-lo,ao eleger pessoas comprometidas com o sentido de nação,nós elegemos esses representantes. Que nota os senhores meus 4.200 amigos que assim como eu são preocupados com as questões da defesa nacional,dariam para o comprometimento dos representantes que nós! a sociedade elegeu nesses diversos governos civis que se sucederam,quando o assunto é a defesa da nação?

A minha nota é zero,para os representantes eleitos e para nós mesmos,nós falhamos e não fizemos a nossa parte,a sociedade abandonou as FAs,elas ainda não nos abandonaram.

Nós é que decidimos o que devemos empenhar de recursos para nossas FAs,elas dependem exclusivamente da sociedade que elege o poder civil,se as coisas chegaram ao ponto do disparate que chegaram foi porque nós deixamos que chegassem,pois deixamos pessoas ineptas nos representar, tratar e cuidar destes assuntos por nós.

Sim,nós vamos aqui continuar cobrando profissionalismo e modernidade das nossas FAs,pois quem ama, critica e cuida como se faz com os nossos filhos,mas temos também que nós envergonhar e acordar, e começarmos a dar o exemplo e proporcionarmos instrumentos reais para que eles assim como nossos filhos possam evoluir,crescer e progredir,é nossa responsabilidade,mas está na hora de cobrarmos mais quem assina o cheque e nos representa,os próximos governos tem que firmar um compromisso de responsabilidade com as FAs.

A questão dos caças,chegou a um ponto em que o fato que continua criticável na minha opinião,de que a Fab por seus próprios dogmas,e de tanto ser barrigada, talvez tenha tornado algo que poderia ser mais fácil,mais uma vez difícil,passa a ser desprezível,dado o tanto de sacanagens que os políticos que nós colocamos lá,e portanto a sociedade,já fizeram com ela nessa questão a mais de uma dezena de anos,e com as outras duas forças também.

O fato é que os militares, já, mais que provaram que tem vergonha de sobra na cara,e nós mais do que nunca ainda estamos precisando provar,pois somos cúmplices dessa vergonha,nós e mais uns poucos brasileiros podemos dizer com orgulho, que nos preocupamos e cobramos a melhora das FAS,numa analogia:nós não somos assassinos,mas fumando um inocente cigarrinho estamos a caminho do Umbral da mesma maneira.

SDS>




jfpfernandes
Novato
Novato
Mensagens: 5
Registrado em: Sáb Ago 15, 2009 5:24 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43177 Mensagem por jfpfernandes » Sáb Jul 24, 2010 2:35 am

saiu na revista Exame o seguinte:

Título: Decepção de Lula com Sarkozy atrasa compra de caças da FAB

de onde retirei o seguinte trecho - "Finalmente, o terceiro motivo tem a ver com o alto índice de componentes americanos no caça francês, além do sistema americano de navegação GPS."

ou no site:http://www.defesanet.com.br/01_lz/fx2/1 ... epcao.html

então por que comprar um caça que tem componentes americanos como Gripen e é muito mais caro, tanto na aquisiçao e como na manutençao!!!!! Agora sou mais Gripen......!!!!!!

Se o Brasil quiser ter independencia da tecnologia americana só há uma opção : OS RUSSOS




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43178 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Jul 24, 2010 3:39 am

Bender...

[100] [009]

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
jumentodonordeste
Sênior
Sênior
Mensagens: 3225
Registrado em: Sex Mai 01, 2009 9:01 pm
Localização: SP
Agradeceu: 46 vezes
Agradeceram: 218 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43179 Mensagem por jumentodonordeste » Sáb Jul 24, 2010 3:46 am

Nesses tempos de incerteza temos que lembrar que existe vida fora do FX.

Imagem




Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6182
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43180 Mensagem por Matheus » Sáb Jul 24, 2010 5:58 am

Pra mim, essa lenga-lenga está tão xarope que por mim pegava aqueles 36 Mirages do EAU, modernizava estes 12 da FAB para o mesmo padrão, comprava um lote de Mica, integrava o A-DARTER e as bombas da Britinite, quando chegasse todos os Mirages, aposentava os F-5 deixando os F no CATRE pra conversão operacional e o restante como peça de reposição, colocava 16 em cada base (CO, AN e MN); mantinha 36 A-1 modernizados integrados com A-DARTER, SMKB, MAR-1, Lithenig e Opher/Lizzard, HMD, todos na base de SC, com o restante para peças de reposição. Transformava SM em uma base de C-SAR e base dos VANT/UCAV. Matinha pelo menos 180 hs/ano por piloto. Gastava com isso uns U$ 2 bi. O restante da grana do FX investiria no desenvolvimento conjunto do PAK e assumia um compromisso de governo 9PAC do PAK :D) para 120 aeronaves até 2025, colocando 24 em cada base (AN, CO, MN, SC e CATRE - os bipostos). Investia pesadamente nisso e no desenvolvimento de armamento nacional e em conjunto com outros países. Encomendaria 10 KC-390 da Embraer e a partir de 2020 encomendaria 10 "R-100" (SIGINT, ELINT AEW baseado no C-390). A partir de 2025 a FAB ficaria assim:

120 PAK
24 LIFT
100 ALX
80 T- aluma coisa substituindo os T-25)
48 C-390 (carga, CI³, reabastecimento)
20/9 P99 (10 FL/10 no Nordeste)/ P-3
28 CN-295
50 C-100 (um substituto para o C-95)
24 Black Hawk
24 EC-775
36 EC-135
8 MI26
12 MI-35
6 C-17
demais aviões VIP

armamento: -A-DARTER 2.1, um derivado do R-77 RAM JET, bombas guiadas, MAR 2.1, MAN 2.1, torpedos nacionais.

Abraço




Largomoco
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 170
Registrado em: Seg Jul 05, 2010 6:09 am

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43181 Mensagem por Largomoco » Sáb Jul 24, 2010 6:14 am

jfpfernandes escreveu:saiu na revista Exame o seguinte:

Título: Decepção de Lula com Sarkozy atrasa compra de caças da FAB

de onde retirei o seguinte trecho - "Finalmente, o terceiro motivo tem a ver com o alto índice de componentes americanos no caça francês, além do sistema americano de navegação GPS."

ou no site:http://www.defesanet.com.br/01_lz/fx2/1 ... epcao.html

então por que comprar um caça que tem componentes americanos como Gripen e é muito mais caro, tanto na aquisiçao e como na manutençao!!!!! Agora sou mais Gripen......!!!!!!

Se o Brasil quiser ter independencia da tecnologia americana só há uma opção : OS RUSSOS

don't get jokes over this, navigation systems of the rafale are build by Sagem, and i don't think that france will sell paveway II gided bombs to brazil, they used to fill the gap till AASM sagem bombs..




Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43182 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Jul 24, 2010 11:36 am

Esse texto da Exame serve para alguma pessoa bastante por fora das coisas, digamos assim. Não resiste à menor análise mais profunda.

--------X------------

Bender, mais uma vez, parabéns pelas sábias palavras! :D




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61477
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6308 vezes
Agradeceram: 6657 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43183 Mensagem por Túlio » Sáb Jul 24, 2010 12:10 pm

Ilya Ehrenburg escreveu:
Caro Santiago...
A piada está no fato de onde foi pinçada a matéria: um blog que defende com unhas e dentes um caça que só existe no papel, e que mesmo sendo concreto um dia, não seria páreo para o Rafale.
Então...


Aos colegas: já postei NA ÍNTEGRA os textos referentes à excêntrica maneira como a TAB quase foi de Lightning, e tudo por uma ponte. O texto do USAntiago ( :mrgreen: ) é pura verdade, foram dois textos quilométricos que postei e ambos do punho (e assinados) dos principais envolvidos no processo de escolha (o que o colega postou foi apenas um excerto mas corretíssimo). Aliás, postei mais de uma vez, inclusive num tópico que criei que se chamava algo como 'Causos de Aviação' ou kôza que valha, além deste próprio FX-2. Se ninguém quis ler - ou se 'alguém' achou melhor passar por cima por não condizer com sua IDEOLOGICE ou RELIGIÃO - não é culpa minha nem do colega. Oferecemos as infos, aceitem-nas ou não mas...desfazer delas, pisotear Documentos Históricos? Vem cá, tem gente aqui querendo devolver o canhão aos Paraguaios, o Acre aos Bolivianos? POWS!!!

Taí a grande mania de josta do Povo Brasileiro: História é para ser ESQUECIDA! Ao menos quando CONVÉM. :roll: 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
amx2000
Avançado
Avançado
Mensagens: 628
Registrado em: Sex Dez 08, 2006 3:33 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43184 Mensagem por amx2000 » Sáb Jul 24, 2010 12:13 pm

Matheus escreveu:Pra mim, essa lenga-lenga está tão xarope que por mim pegava aqueles 36 Mirages do EAU, modernizava estes 12 da FAB para o mesmo padrão, comprava um lote de Mica, integrava o A-DARTER e as bombas da Britinite, quando chegasse todos os Mirages, aposentava os F-5 deixando os F no CATRE pra conversão operacional e o restante como peça de reposição, colocava 16 em cada base (CO, AN e MN); mantinha 36 A-1 modernizados integrados com A-DARTER, SMKB, MAR-1, Lithenig e Opher/Lizzard, HMD, todos na base de SC, com o restante para peças de reposição. Transformava SM em uma base de C-SAR e base dos VANT/UCAV. Matinha pelo menos 180 hs/ano por piloto. Gastava com isso uns U$ 2 bi. O restante da grana do FX investiria no desenvolvimento conjunto do PAK e assumia um compromisso de governo 9PAC do PAK :D) para 120 aeronaves até 2025, colocando 24 em cada base (AN, CO, MN, SC e CATRE - os bipostos). Investia pesadamente nisso e no desenvolvimento de armamento nacional e em conjunto com outros países. Encomendaria 10 KC-390 da Embraer e a partir de 2020 encomendaria 10 "R-100" (SIGINT, ELINT AEW baseado no C-390). A partir de 2025 a FAB ficaria assim:

120 PAK
24 LIFT
100 ALX
80 T- aluma coisa substituindo os T-25)
48 C-390 (carga, CI³, reabastecimento)
20/9 P99 (10 FL/10 no Nordeste)/ P-3
28 CN-295
50 C-100 (um substituto para o C-95)
24 Black Hawk
24 EC-775
36 EC-135
8 MI26
12 MI-35
6 C-17
demais aviões VIP

armamento: -A-DARTER 2.1, um derivado do R-77 RAM JET, bombas guiadas, MAR 2.1, MAN 2.1, torpedos nacionais.

Abraço
Concordo com o colega,voto com o relator.

[]s

Amx2000




Imagem
PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43185 Mensagem por PRick » Sáb Jul 24, 2010 1:21 pm

Túlio escreveu:
Ilya Ehrenburg escreveu:
Caro Santiago...
A piada está no fato de onde foi pinçada a matéria: um blog que defende com unhas e dentes um caça que só existe no papel, e que mesmo sendo concreto um dia, não seria páreo para o Rafale.
Então...


Aos colegas: já postei NA ÍNTEGRA os textos referentes à excêntrica maneira como a TAB quase foi de Lightning, e tudo por uma ponte. O texto do USAntiago ( :mrgreen: ) é pura verdade, foram dois textos quilométricos que postei e ambos do punho (e assinados) dos principais envolvidos no processo de escolha (o que o colega postou foi apenas um excerto mas corretíssimo). Aliás, postei mais de uma vez, inclusive num tópico que criei que se chamava algo como 'Causos de Aviação' ou kôza que valha, além deste próprio FX-2. Se ninguém quis ler - ou se 'alguém' achou melhor passar por cima por não condizer com sua IDEOLOGICE ou RELIGIÃO - não é culpa minha nem do colega. Oferecemos as infos, aceitem-nas ou não mas...desfazer delas, pisotear Documentos Históricos? Vem cá, tem gente aqui querendo devolver o canhão aos Paraguaios, o Acre aos Bolivianos? POWS!!!

Taí a grande mania de josta do Povo Brasileiro: História é para ser ESQUECIDA! Ao menos quando CONVÉM. :roll: 8-]
Tulio,

A manipulação não está no texto, mas na MANCHETE, um recurso muito comum no PIG, a manchete diz uma coisa que nada tem haver com o texto, o modo como foi feita a escolha do M-3, pode ser descrito como um processo obscuro, não temos a menor idéia como foram os critérios adotados. Assim, nem de longe podemos encontrar no texto, a verdade que a manchete tenta dizer, alí em momento nenhum podemos falar em decisão técnica.

Porém, essa parte final do texto histórico, aponta para aquilo que alguns quiseram acusar o NJ de fazer, quer dizer adulterar documento para adequar a decisão final numa direção.

O texto indica uma decisão política do princípio ao fim, com uma avaliação técnica, que não era o fator decisivo, dada a nosso dificuladade de obter divisas em moeda forte, o fator decisivo na época era a parte financeira do pacote, além, é claro, o veto dos EUA aos caças mais avançados deles, porque caso contrário, o modelo escolhido teria sido made in USA.

[]´s




Responder