TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Pelo jeito se tivermos que ter um caça novo ele será o gripen mesmo. Tudo por causa dessa tal Transferencia de tecnologia.
Se não fosse isso a única opção que teriamos barata e sem tecnologia americana, (a Russia), não teria sido descartado.
Hoje teriamos opções na mesa com gostinho de 5ª geração a vista.
Se não fosse isso a única opção que teriamos barata e sem tecnologia americana, (a Russia), não teria sido descartado.
Hoje teriamos opções na mesa com gostinho de 5ª geração a vista.
- jumentodonordeste
- Sênior
- Mensagens: 3225
- Registrado em: Sex Mai 01, 2009 9:01 pm
- Localização: SP
- Agradeceu: 46 vezes
- Agradeceram: 218 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Gripen não leva.
vai dar rafale mesmo.
Se melar, Rússia coloca todo mundo no bolso e ganha questa porca miseria.
vai dar rafale mesmo.
Se melar, Rússia coloca todo mundo no bolso e ganha questa porca miseria.
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
É duro ter que ler essas reporcagens, enquanto essa novela não termina.ELSONDUARTE escreveu:Compra de caças continua incerta
O Estadão de ontem informou que o governo francês seria avisado, em breve, de que o caça Rafale seria escolhido. Em Brasília, a notícia foi entendida com reservas já que muitas questões estão em aberto.
Se não bastasse a espera do anúncio sair, ainda temos que ler essas besteiras baseadas em outras besteiras!
A própria escolha em um momento eleitoral é vista com cautela já que irá desagradar. Em especial, se o caça francês for escolhido. Tempos atrás, o favoritismo era inconteste. Hoje nem tanto. A lista de razões que atrapalham a escolha cresce a cada dia. Vamos a ela:Essa abobrinha nós já conhecemos.
1) Questão do Irã. O governo brasileiro se sentiu traído em sua boa-fé com a atitude da França em não apoiar as negociações do Brasil e Turquia com o Irã. O presidente Lula ficou especialmente ofendido e considerou uma deslealdade com um parceiro que se anunciava estratégico.Nada haver, já desmentido pelo NJ, isso é lobie contra.
2) O Preço do Rafale. Continua elevadíssimo. Tanto na compra quanto na hora voada. É mais do o triplo do custo voado do Gripen.Mais mentiras, a variação é em torno de 1/3, o que é normal, dado que são caças de classes diferentes.
3) Rafale tem componente americanos. Surpresa total. Apos alardear ter componente 100% franceses, descobre-se que o Rafale também tem componentes americanos;Mentira, essa repetida por aí pelos lobistas do Gripen NG, a propaganda é que o Rafale tem 100% tecnologia francesa, ToT´s. Não componentes, nenhum caça oferecido para o FX-2 tinha 100% de compenentes de apenas um país.
4) Posição de Mangabeira Unger. Ferrenho defensor da opção francesa, Unger reviu seu posicionamento e já não acredita que o Rafale seja a melhor opção. O presidente Lula teria sido comunicado do fato.Quanta baboseira, o MU nunca declarou ser a favor do Rafale, quem fez isso foi o NJ.
5) O apoio dos metalúrgicos. Com a promessa de fabricar partes de peças em São Bernardo e montagem final em Gavião Peixoto, o Gripen ganhou o apoio de Luiz Marinho, prefeito de São Bernardo, e dos metalúrgicos de São Paulo. Isso é apenas lobie, nada mais.
6) Apoio da FIESP. O apoio dos metalúrgicos reforçou o apoio já existente da FIESP e da indústria aeroespacial brasileira que não considera o Rafale a melhor opção tecnológicaNa verdade, trata-se de uma empresa, e não a FIESP.
7) A FAB foi obrigada a “engolir” um “relatório” feito no Ministério da Defesa justificando o Gripen. Os militares se sentirem desprestigiados e aumentaram, ainda mais, a resistência.Isso é mais outra besteira lobista, que já foi desmentidas várias vezes.
8) A condução do processo. Vários setores do governo se mostram surpresos com a complicada condução do processo o que leva a levantar suspeitas se as regras estabelecidas pela FAB tenham sido adequadamente seguidas.Aqui é a junção das baboseiras acima, esse parece ser só mais um teleguiado de lobie.
Com tudo isso, o cenário continua nebuloso e, possivelmente, a compra só vai ser definida no segundo semestre após as eleições. Por outro lado, mesmo que o resultado seja anunciado logo, o contrato só deverá ser assinado pelo futuro presidente.Mais uma coisa que esse neófito leu por aí, mas não tem idéia do que está falando.
Fonte: http://www.emtemporeal.com.br/index.asp ... icia=97529
[]´s
-
- Sênior
- Mensagens: 2627
- Registrado em: Dom Ago 02, 2009 1:16 pm
- Agradeceu: 203 vezes
- Agradeceram: 147 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Russia Gets Su-35S by Year-end, Libya to Follow
Jul 23, 2010
By Maxim Pyadushkin, Michael A. Taverna mike_taverna@aviationweek.com
The Russian air force will take delivery of its first Su-35S fighter by the end of 2010, with a Libyan deal for the aircraft also anticipated to be concluded in the same time-frame
Sukhoi CEO Mikhail Pogosyan, speaking at the Farnborough International Airshow, confirms that the air force would begin to receive the latest upgrade of the Su-27 Flanker before the year is out. The Su-35S, sometime also known as the Su-27M2, matches the Flanker airframe with more powerful 117S engines, thrust vector control and new avionics and systems.
Sukhoi executives say the aircraft’s radar signature has been reduced through the use of radar absorbent coatings as well as reducing the number of protruding sensors.
Preliminary testing of Su-35 has now been concluded according to the company. The initial flight test program was completed using two rather than the planned three aircraft after the third was lost as a result of a fire following a problem during taxi trials. So far 270 flights have been made totaling 350 flight-hours.
A further focus during the initial trials was at the fighter’s onboard equipment. The Su-35 is equipped with the NIIP Tikhomirov Irbis passive phased-array radar. The radar is intended to be able to track 30 airborne targets and engage 8 of them while at the same time tracking 4 and engaging 2 ground targets. According to Pogosyan, during the trials the radar showed a maximum detection range against the airborne targets of 400 km.
The Su-35’s infra-red search and track was able to detect and simultaneously track several targets at ranges in excess of more than 80 km.
The reported service life of the new aircraft is 6,000 flight hours, with a planned operational life of 30 years. The intended service life of NPO Saturn 117S engines is 4,000 hours, say the designers.
Suhkoi is now moving into joint evaluation trials with the Russian Air Force, pilots from the latter are already participating in the test program.
The Russian air force presently has an order for 48 Su-35S aircraft to be delivered by 2015. The aircraft was initially promoted to the Russian military as an interim platform until the fifth generation fighter being developed by the Sukhoi enters in service in 2016. Now Pogosyan is sure the air force will continue the procurement of Su-35 beyond this date – a second batch for the same number is anticipated in the latter half of the decade. The T-50 fifth-generation prototype is now in the early stages of flight testing.
Tripoli will likely be the launch export customer. Alexander Mikheev, deputy head of Rosoboronexport, Russia’s state-owned arms export agency, confirmed at Farnborough that the contract for delivery of undisclosed number of aircraft to Libya, one of the traditional recipients of Soviet armaments, is expected to be signed this year. The first export production slots are available from 2012.
Pogosyan says he has “no knowledge” of a purported 40-60 aircraft government-to-government Indian deal for the Su-35 that could be proposed if the aircraft does not make the short list for India’s medium fighter competition, expected to be decided at year’s end. In addition to the Su-35, the Su-30 also has “good export prospects,” he says, mainly from existing customers.
Pogosyan says the T-50 will make its public debut at the upcoming Moscow Air Show in August. He expects that ultimately the PAK FA will be available to export customers at a price that is higher than fourth-generation models but still “affordable” compared to competing Western fighters. “Russian fighters have always been competitive on the global market,” he notes, “and the PAK FA will not be an exception.”
The absence of Russian combat aircraft here, he says, was dictated by a pure business decision to display the aircraft only at shows that have a reasonable chance of generating sales, rather than for reasons of prestige. Legal issues involving a Swiss creditor, which have kept fighters away from Farnborough in past years, played “absolutely no role this year,” he says.
However, a broad palette of combat aircraft will be shown at the upcoming Moscow Air Show, including the T-50. Pogosyan admits that Russia will be faced with an increasing challenge from China, which practices even lower pricing.
He agrees that China’s Shenyang J-15 is a “copy” of the Su-33 and that this raises intellectual property issues. However, he insists that lower pricing will be offset by poorer performance. “We’re not afraid of competition, even when it’s unfair. Learning how to integrate complex advanced fighter technology takes time.”
http://www.aviationweek.com/aw/generic/ ... o%20Follow
Parece FX2.
Jul 23, 2010
By Maxim Pyadushkin, Michael A. Taverna mike_taverna@aviationweek.com
The Russian air force will take delivery of its first Su-35S fighter by the end of 2010, with a Libyan deal for the aircraft also anticipated to be concluded in the same time-frame
Sukhoi CEO Mikhail Pogosyan, speaking at the Farnborough International Airshow, confirms that the air force would begin to receive the latest upgrade of the Su-27 Flanker before the year is out. The Su-35S, sometime also known as the Su-27M2, matches the Flanker airframe with more powerful 117S engines, thrust vector control and new avionics and systems.
Sukhoi executives say the aircraft’s radar signature has been reduced through the use of radar absorbent coatings as well as reducing the number of protruding sensors.
Preliminary testing of Su-35 has now been concluded according to the company. The initial flight test program was completed using two rather than the planned three aircraft after the third was lost as a result of a fire following a problem during taxi trials. So far 270 flights have been made totaling 350 flight-hours.
A further focus during the initial trials was at the fighter’s onboard equipment. The Su-35 is equipped with the NIIP Tikhomirov Irbis passive phased-array radar. The radar is intended to be able to track 30 airborne targets and engage 8 of them while at the same time tracking 4 and engaging 2 ground targets. According to Pogosyan, during the trials the radar showed a maximum detection range against the airborne targets of 400 km.
The Su-35’s infra-red search and track was able to detect and simultaneously track several targets at ranges in excess of more than 80 km.
The reported service life of the new aircraft is 6,000 flight hours, with a planned operational life of 30 years. The intended service life of NPO Saturn 117S engines is 4,000 hours, say the designers.
Suhkoi is now moving into joint evaluation trials with the Russian Air Force, pilots from the latter are already participating in the test program.
The Russian air force presently has an order for 48 Su-35S aircraft to be delivered by 2015. The aircraft was initially promoted to the Russian military as an interim platform until the fifth generation fighter being developed by the Sukhoi enters in service in 2016. Now Pogosyan is sure the air force will continue the procurement of Su-35 beyond this date – a second batch for the same number is anticipated in the latter half of the decade. The T-50 fifth-generation prototype is now in the early stages of flight testing.
Tripoli will likely be the launch export customer. Alexander Mikheev, deputy head of Rosoboronexport, Russia’s state-owned arms export agency, confirmed at Farnborough that the contract for delivery of undisclosed number of aircraft to Libya, one of the traditional recipients of Soviet armaments, is expected to be signed this year. The first export production slots are available from 2012.
Pogosyan says he has “no knowledge” of a purported 40-60 aircraft government-to-government Indian deal for the Su-35 that could be proposed if the aircraft does not make the short list for India’s medium fighter competition, expected to be decided at year’s end. In addition to the Su-35, the Su-30 also has “good export prospects,” he says, mainly from existing customers.
Pogosyan says the T-50 will make its public debut at the upcoming Moscow Air Show in August. He expects that ultimately the PAK FA will be available to export customers at a price that is higher than fourth-generation models but still “affordable” compared to competing Western fighters. “Russian fighters have always been competitive on the global market,” he notes, “and the PAK FA will not be an exception.”
The absence of Russian combat aircraft here, he says, was dictated by a pure business decision to display the aircraft only at shows that have a reasonable chance of generating sales, rather than for reasons of prestige. Legal issues involving a Swiss creditor, which have kept fighters away from Farnborough in past years, played “absolutely no role this year,” he says.
However, a broad palette of combat aircraft will be shown at the upcoming Moscow Air Show, including the T-50. Pogosyan admits that Russia will be faced with an increasing challenge from China, which practices even lower pricing.
He agrees that China’s Shenyang J-15 is a “copy” of the Su-33 and that this raises intellectual property issues. However, he insists that lower pricing will be offset by poorer performance. “We’re not afraid of competition, even when it’s unfair. Learning how to integrate complex advanced fighter technology takes time.”
http://www.aviationweek.com/aw/generic/ ... o%20Follow
Parece FX2.
Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
- Alitson
- Sênior
- Mensagens: 4327
- Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:35 pm
- Agradeceu: 12 vezes
- Agradeceram: 20 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Até o Su-35 depois de 10 anos vai vender e o Rafale, NADA!!!!!
A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
-
- Sênior
- Mensagens: 7163
- Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
A Líbia anda dizendo que vai comprar os dois e eles têm mesmo tradição em operar caças russos e franceses.Alitson escreveu:Até o Su-35 depois de 10 anos vai vender e o Rafale, NADA!!!!!
[]'s
Alberto -
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Pois é, né?
Só que estamos numa sinuca de bico Alitson, pois segundo suas fontes, "caça russo na FAB, JAMAIS!".
A força não quer nada deles, nem pintado de ouro ou de graça, como seriam entregues os SU-27SKM tampões.
Logo, a opção que resta é o Rafale, e só.
Gripen? Impossível pelos motivos sobejamente conhecidos de risco, dependência de tecnologia de terceiros, custo altíssimo para um monomotor (70 milhões a unidade pelada e U$D 10.000,00/H de vôo) e etc, etc, etc, etc ...
F-18E, esse então nem passa na porta!
A menos que nosso governo abaixe a calça e bote a bunda na janela de vez, como quer uma boa parcela de brasileiros.
Mas isso não vai acontecer, nem num Governo Lula, nem num governo Dilma.
Portanto, ou a FAB implora pelos caças franceses, ou ajoelha e implora pelos caças russos, é o que restou, se é que restou.
A opção é alguma lixeira e mais F-5M até 2020, and beyond, dependendo do sucessor de Dilma caso ela ganhe.
Então é isso no meu ver, ou os EUA e a FAB (segundo suas infos) investem pesadíssimo na campanha presidencial e tentam eleger Serra, e aí há alguma chance de ter caça made-in-USA aqui.
Ou nenhum, porque segundo ele mesmo declarou, caso eleito vai rever toda essa coisa de END, compras e etc.
É isso, ou Rafale, ou nada (pelas opções dos participantes), ou melhor/pior, F-5M forever and ever.
Abraços!!!!
Só que estamos numa sinuca de bico Alitson, pois segundo suas fontes, "caça russo na FAB, JAMAIS!".
A força não quer nada deles, nem pintado de ouro ou de graça, como seriam entregues os SU-27SKM tampões.
Logo, a opção que resta é o Rafale, e só.
Gripen? Impossível pelos motivos sobejamente conhecidos de risco, dependência de tecnologia de terceiros, custo altíssimo para um monomotor (70 milhões a unidade pelada e U$D 10.000,00/H de vôo) e etc, etc, etc, etc ...
F-18E, esse então nem passa na porta!
A menos que nosso governo abaixe a calça e bote a bunda na janela de vez, como quer uma boa parcela de brasileiros.
Mas isso não vai acontecer, nem num Governo Lula, nem num governo Dilma.
Portanto, ou a FAB implora pelos caças franceses, ou ajoelha e implora pelos caças russos, é o que restou, se é que restou.
A opção é alguma lixeira e mais F-5M até 2020, and beyond, dependendo do sucessor de Dilma caso ela ganhe.
Então é isso no meu ver, ou os EUA e a FAB (segundo suas infos) investem pesadíssimo na campanha presidencial e tentam eleger Serra, e aí há alguma chance de ter caça made-in-USA aqui.
Ou nenhum, porque segundo ele mesmo declarou, caso eleito vai rever toda essa coisa de END, compras e etc.
É isso, ou Rafale, ou nada (pelas opções dos participantes), ou melhor/pior, F-5M forever and ever.
Abraços!!!!
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Quanto a parte do F-5 Forever ever... venho dizendo isso a algum tempo...Carlos Mathias escreveu:Pois é, né?
Só que estamos numa sinuca de bico Alitson, pois segundo suas fontes, "caça russo na FAB, JAMAIS!".
A força não quer nada deles, nem pintado de ouro ou de graça, como seriam entregues os SU-27SKM tampões.
Logo, a opção que resta é o Rafale, e só.
Gripen? Impossível pelos motivos sobejamente conhecidos de risco, dependência de tecnologia de terceiros, custo altíssimo para um monomotor (70 milhões a unidade pelada e U$D 10.000,00/H de vôo) e etc, etc, etc, etc ...
F-18E, esse então nem passa na porta!
A menos que nosso governo abaixe a calça e bote a bunda na janela de vez, como quer uma boa parcela de brasileiros.
Mas isso não vai acontecer, nem num Governo Lula, nem num governo Dilma.
Portanto, ou a FAB implora pelos caças franceses, ou ajoelha e implora pelos caças russos, é o que restou, se é que restou.
A opção é alguma lixeira e mais F-5M até 2020, and beyond, dependendo do sucessor de Dilma caso ela ganhe.
Então é isso no meu ver, ou os EUA e a FAB (segundo suas infos) investem pesadíssimo na campanha presidencial e tentam eleger Serra, e aí há alguma chance de ter caça made-in-USA aqui.
Ou nenhum, porque segundo ele mesmo declarou, caso eleito vai rever toda essa coisa de END, compras e etc.
É isso, ou Rafale, ou nada (pelas opções dos participantes), ou melhor/pior, F-5M forever and ever.
Abraços!!!!
Mas me disseram para ser otimista...
Tô tentando... tô tentando...
Enquanto isso... se os EUA não são confiáveis e a Suécia a procura de alguém que interessado nessa aventura...
Eita "short-list" do contra essa hein?!
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- caixeiro
- Sênior
- Mensagens: 814
- Registrado em: Dom Abr 20, 2008 10:34 pm
- Agradeceu: 8 vezes
- Agradeceram: 5 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
cb_lima escreveu:
Quanto a parte do F-5 Forever ever... venho dizendo isso a algum tempo...
Mas me disseram para ser otimista...
Tô tentando... tô tentando...
Enquanto isso... se os EUA não são confiáveis e a Suécia a procura de alguém que interessado nessa aventura...
Eita "short-list" do contra essa hein?!
Essa Short List e a cara da FAB, divididaaaa, cobra de duas cabecas....
[]s
CB_Lima
---------------------------------------------------------------------------------
"There's More Than One of Everything"
"There's More Than One of Everything"
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
ELSONDUARTE escreveu:Compra de caças continua incerta
O Estadão de ontem informou que o governo francês seria avisado, em breve, de que o caça Rafale seria escolhido. Em Brasília, a notícia foi entendida com reservas já que muitas questões estão em aberto.
A própria escolha em um momento eleitoral é vista com cautela já que irá desagradar. Em especial, se o caça francês for escolhido. Tempos atrás, o favoritismo era inconteste. Hoje nem tanto. A lista de razões que atrapalham a escolha cresce a cada dia. Vamos a ela:
1) Questão do Irã. O governo brasileiro se sentiu traído em sua boa-fé com a atitude da França em não apoiar as negociações do Brasil e Turquia com o Irã. O presidente Lula ficou especialmente ofendido e considerou uma deslealdade com um parceiro que se anunciava estratégico.
2) O Preço do Rafale. Continua elevadíssimo. Tanto na compra quanto na hora voada. É mais do o triplo do custo voado do Gripen.
3) Rafale tem componente americanos. Surpresa total. Apos alardear ter componente 100% franceses, descobre-se que o Rafale também tem componentes americanos;
4) Posição de Mangabeira Unger. Ferrenho defensor da opção francesa, Unger reviu seu posicionamento e já não acredita que o Rafale seja a melhor opção. O presidente Lula teria sido comunicado do fato.
5) O apoio dos metalúrgicos. Com a promessa de fabricar partes de peças em São Bernardo e montagem final em Gavião Peixoto, o Gripen ganhou o apoio de Luiz Marinho, prefeito de São Bernardo, e dos metalúrgicos de São Paulo.
6) Apoio da FIESP. O apoio dos metalúrgicos reforçou o apoio já existente da FIESP e da indústria aeroespacial brasileira que não considera o Rafale a melhor opção tecnológica
7) A FAB foi obrigada a “engolir” um “relatório” feito no Ministério da Defesa justificando o Gripen. Os militares se sentirem desprestigiados e aumentaram, ainda mais, a resistência.
8) A condução do processo. Vários setores do governo se mostram surpresos com a complicada condução do processo o que leva a levantar suspeitas se as regras estabelecidas pela FAB tenham sido adequadamente seguidas.
Com tudo isso, o cenário continua nebuloso e, possivelmente, a compra só vai ser definida no segundo semestre após as eleições. Por outro lado, mesmo que o resultado seja anunciado logo, o contrato só deverá ser assinado pelo futuro presidente.
Fonte: http://www.emtemporeal.com.br/index.asp ... icia=97529
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Olha CM... é nessas horas que eu realmente quero acreditar que não sei de nada mesmo e sou só um jockey de Internet (peraí... é o que eu sou ... )Carlos Mathias escreveu:Pois é CB, pois é.
Porque amigo... se nós e essas conversas que temos tiverem "um pingo" de razão... ...
Eu sei que estamos errados nas nossas torcidas... só pode ser... mas putz... 10 anos para escolher 36 caças????
Ninguém honestamente pode abrir a boca para criticar os chilenos ou os Venezuelanos, porque eles foram lá e fizeram e pronto...
Bem ou mal ou com ou sem politicagem...
Mas peraí porque criticar as compras dos caras dizendo que são "politicias" bla bla bla.. se no fim a nossa também é política e é por isso que está a coisa aí toda emperrada...
E vou te contar... essa história de ficar fazendo "Xepa" de Rafale para ganhar desconto até conseguir comprar o avião... caramba... parece até que estamos implorando para eles venderem Powssss (By Tulio) !!
Eu não entendo muito de "business", mas lá no tempo de vovô garoto quando o "vendedor" ficava fazendo "Xtreme" C... Doce" ... nós apontavamos para a porta da rua e ... bye bye...
E eles sabem que tomam um Marrocos 2.0 ... vai pegar mal x20000! E sabe porque? Porque todo mundo sabe que essa concorrência "é" do Rafale assim como a Coreana foi do F-15K... e se ainda assim não levar, vai fazer muitaaaaaaaaaaaaaa gente boa se questionar o que o Omnirole tem realmente a oferecer...
E estou dizendo isso sendo eu um cara que acha o Rafale é (da lista dos 3) a melhor opção...
Sei lá... prometir ser mais otimista...
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61482
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6309 vezes
- Agradeceram: 6658 vezes
- Contato:
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Bem que dava para a gente fazer F-5M aqui, na EMBRAER, todo mundo ia ficar contente e ninguém magoado, afinal, a tchurma do Gripen não ia ter o desgosto de ver Rafale nos nossos céus, a do Rafale não ia ver nem Gripen nem F-18 e, principalmente, ninguém teria uma síncope cardíaca ao ver um elemento de Flankers com a estrela verde-amarela sobrevoando sua casa nem mecânico da TAB tendo que aprender a lidar com aqueles parafusos invertidos, fora os pilotos e engenheiros tendo que aprender a ler manual em cirílico.
Ademais, conhecemos tanto de F-5 que a nacionalização certamente seria extraordinária e a hora de voo baratim baratim (com aquelas turbininhas). Quero ainda frisar o ponto de que NINGUÉM FICARIA MAGOADO, nem França, nem Suécia, nem EUA e nem mesmo a Rússia, afinal, veriam em nossos céus o que têm visto há DÉCADAS and on and on and on...
Ademais, conhecemos tanto de F-5 que a nacionalização certamente seria extraordinária e a hora de voo baratim baratim (com aquelas turbininhas). Quero ainda frisar o ponto de que NINGUÉM FICARIA MAGOADO, nem França, nem Suécia, nem EUA e nem mesmo a Rússia, afinal, veriam em nossos céus o que têm visto há DÉCADAS and on and on and on...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- J.Ricardo
- Sênior
- Mensagens: 7582
- Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
- Agradeceu: 2533 vezes
- Agradeceram: 1020 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Pow Túlio, se for pra chutar o balde, manda a Embraer chorar mais alto e vê se os gringo dão de brinde o projeto Tigershark! Ou quem saber os franceses ficam de saco de cheio e vendem uns F-1 NG!!!
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!