É a visão que um estranho tem de fora, mas assemelha-se à realidade?Bender escreveu:Soultrain! Se tava lá?
Calma galera que os 48 FX2 vão ser anunciados!
Abraços!
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Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
É a visão que um estranho tem de fora, mas assemelha-se à realidade?Bender escreveu:Soultrain! Se tava lá?
Calma galera que os 48 FX2 vão ser anunciados!
Abraços!
Quando esse F-X2 foi lançado, o arcabouço da END já estava pronto. O F-X2 não era um programa invisível. Era um dos principais programa de aquisição em curso no Governo.Carlos Mathias escreveu:Porra, é um show de sacanagem mesmo.
Quando eu aprendi, isso significava uma possibilidade, não uma certeza.Saito also said the F-X fighter decision would be delayed until after elections in Brazil in October
Mas veja que na chamada se fala em certeza, fato consumado.
Só se a END tivesse sido criada a 15 anos atrás.Imagino se o MD estivesse "mais atento" ao F-X2 desde o início do processo, uma das maiores aquisições do Governo em curso, e interferisse nos pesos dos critérios de avaliação. Não haveria necessidade de modificações posteriores nos relatórios e muito provavelmente não haveriam os consequentes atrasos.
O erro não foi exatamente a mudança de pesos (e não de critérios).
Eu não sei como foi na realidade,mas que sua versão conseguiu até criar os personagens na minha mente,não duvide Fora as risadas é óbviosoultrain escreveu:É a visão que um estranho tem de fora, mas assemelha-se à realidade?Bender escreveu:Soultrain! Se tava lá?
Calma galera que os 48 FX2 vão ser anunciados!
Abraços!
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No Congresso.Santiago escreveu:Onde atua o poderoso lobby da Saab que paralisa o governo?! Faz meses que não sai uma único artigo sobre o F-X2 na grande imprensa. Aliás, os únicos que saem falam que a França está confiante, que espera logo um desfecho, etc. etc.
O grande público não tem a mínima idéia do que seja o F-X2.
Em várias matérias publicadas pela grande imprensa e nos sites patrocinados pela SAAB que, afirma, oficialmente, que a hora/vôo do NG seria de US$ 4 mil. Cada vez que um executivo sueco fala isso, oficiais brasileiros, holandeses, indianos e noruegueses morrem de rir. A hora/vôo constatada sob condições rígidas de avaliação variam de US$ 8 mil (FAB, que não teve acesso ao custo operacional real da F414 especial para o NG) a US$ 10 mil (Holanda e Noruega).Santiago escreveu:Onde foi que saiu hora de vôo de US$ 3000?
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No congresso todos fazem. Todos patrocinaram viagens para congressistas. Todos contrataram ex-militares como consultores. Todos patrocinaram viagens para jornalistas. Todos contrataram assessores de comunicação, marketing e RP.Pepê Rezende escreveu:Vc está certo... A Marina já anunciou publicamente que respeitará "os contratos externos" firmados pelo governo. O que falta ao MinDef é coragem para mostrar a papelada para acabar de vez com os lobbies. Hora-vôo do Gripen NG a US$ 3 mil, por exemplo (igual a um Super Tucano)... Foi a FAB que manda que rejeitou a proposta sueca, e fica a turma da SAAB mantendo a mentira de que foi o caça selecionado pela Aeronáutica. Não foi, mas o Congresso é sensível à opinião, mesmo quando é manipulada por gente que não conhece o assunto.
Abraços
PepêNo Congresso.Santiago escreveu:Onde atua o poderoso lobby da Saab que paralisa o governo?! Faz meses que não sai uma único artigo sobre o F-X2 na grande imprensa. Aliás, os únicos que saem falam que a França está confiante, que espera logo um desfecho, etc. etc.
O grande público não tem a mínima idéia do que seja o F-X2.
Em várias matérias publicadas pela grande imprensa e nos sites patrocinados pela SAAB que, afirma, oficialmente, que a hora/vôo do NG seria de US$ 4 mil. Cada vez que um executivo sueco fala isso, oficiais brasileiros, holandeses, indianos e noruegueses morrem de rir. A hora/vôo constatada sob condições rígidas de avaliação variam de US$ 8 mil (FAB, que não teve acesso ao custo operacional real da F414 especial para o NG) a US$ 10 mil (Holanda e Noruega).Santiago escreveu:Onde foi que saiu hora de vôo de US$ 3000?
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Abraços
Pepê
http://www.volvoaero.com/volvoaero/glob ... uage=en-gbGE Aviation (GE), a business component of General Electric Company, and Volvo Aero Corporation have a long-term strategic relationship in connection with GE’s F414 engine. Volvo Aero is a risk and revenue sharing partner in the F414 program and manufactures a number of components for the engine.
http://www.volvoaero.com/volvoaero/glob ... /f414.aspxThe F414 engine
We are a partner with GE in the F414 engine for the F/A-18E/F Super Hornet. The F414 has a thrust of 98.0 kN (22,000 lb) with afterburner and 67 kN (14,756 lb) without afterburner.
We produce the mid-frame, fan disc 1 and the compressor case assy. We have design responsibility for these parts regarding future sustaining engineering.
Então cabe a FAB/MD informar os Congressistas adequadamente e não deixá-los a mercê dos lobistas.marcelo l. escreveu:A pressão política não se faz apenas com artigos na grande imprensa, o "lobby" (no bom sentido) além disso necessita de uma presença constante no Congresso com informações para abastecer seus defensores e convencer os indecisos.
Prá você ver como eles não apitam em porra nenhuma mesmo, nem os custos lhes são permitidos saber !Você sabia que a Volvo é sócio de risco da GE no programa F414? E que a Volvo produz parte dessa turbina na Suécia?
Estranho que ela não tenha as informações básicas sobre algo do qual ela participa como sócio de risco (entra com recursos: tecnológicos, financeiros e lucra).
soultrain escreveu:Desculpem, mas de fora parece-me:
MD:Ponham ai o que vocês precisam segundo a END.
MB: 2 PA's, 4LPD's, 18 fragatas 6 mil t, Helis, 48 caças para os Pa's, trozentos NaPa's etc, etc, etc..
MD: Boa, vamos assinar isso, além disso o Brasil precisa de uma 2 base e Frota, como é?
MB: Tamos nessa também, então acrescenta ai....
MD: E ai EB?
EB:Blindados de rodas, MBT, novo fuzil, mss, Artilharia, novo equipamento do soldado, etc, etc.
MD: Vamos assinar isso então.
MD: E ai FAB?
FAB: È nós não temos dinheiro, capacidade, sabe isto está mal, ó vida ó desgraça...
MD: Sei, mas não se preocupe com isso agora, o que precisam?
FAB: bom, se não for muito inconveniente e ficar baratinho, há um projecto da Embraer, o KC-390, uns 4 dá?
MD: Mas quantos precisam? Só de 4?
FAB: Precisar, precisar, a gente precisa de mais, mas sai caro né, olha a hora de voo comparada com o xavante!? 6 então?
MD: Pô, só 6????? Olha a END!!!
FAB: 8 então?....
MD:......???Ok, deixamos para depois, mais?
FAB: Não precisa se preocupar, o resto a gente tá bem!
MD: Mas não precisa de caça novo?????
FAB: É a gente já viu uns da Jordania, baratin.
MD: ???? Eu falei novo? Qual e quantos?
FAB: Novo, isso soa a caro, sabe como é a gente não pode gast...
MD:Para com isso, pô, nós vamos assegurar isso, quantos e quais?
FAB:Bom há um que parece a mistura do F-5 com o AMX,ainda está em projecto e leva pouco combustível, sabe como é na hora da conta... e o jp está uma nota preta...
MD: (murro na mesa e dentes a ranger) escreve aqui o que precisa porra, um numero alto.
FAB: Mas até pode ser bimotor (entre dentes)?
MD:RRRRRRRR
FAB: 12!
MD: Olha a END!!!
FAB: 36?!
MD: vocês acham que um país como o Brasil precisa de só 36 caças??????? No mínimo 200!!!
FAB: Mas isso não fica caro? Vamos ter de despedir algum Brigadeiro?
MD: RRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR, deixa para lá!!!!
FAB: Isso o F-5 ainda dá um caldo!
MD: ???????Assim não dá!!!!
Qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência, não foi baseado em factos reais, a autor recorreu a figuras de estilo, como o exagero para provocar uma coisa chamada humor, em nada se pretendeu ofender ou beliscar ninguém.
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Eu tenho a impressão que isso foi feito.Santiago escreveu:Então cabe a FAB/MD informar os Congressistas adequadamente e não deixá-los a mercê dos lobistas.marcelo l. escreveu:A pressão política não se faz apenas com artigos na grande imprensa, o "lobby" (no bom sentido) além disso necessita de uma presença constante no Congresso com informações para abastecer seus defensores e convencer os indecisos.
Então não há o que temer!AlbertoRJ escreveu:Eu tenho a impressão que isso foi feito.Santiago escreveu: Então cabe a FAB/MD informar os Congressistas adequadamente e não deixá-los a mercê dos lobistas.
Não no nível e na forma como a SAAB está atuando. Quanto a viagem para parlamentares, a Dassault limitou-se a convidar os presidentes das duas Casas do Congresso em 14 de Julho do ano passado. Comecei a trabalhar para o Senado em abril de 2009. Entre esse período e agosto, Boeing e SAAB patrocinaram quatro viagens de parlamentares. Houve, no mínimo, em 18 meses, mais de 18 visitas de representantes da Suécia no Senado. Atuam no sentido de derrubar o processo porque nele há irregularidades...Santiago escreveu: No congresso todos fazem. Todos patrocinaram viagens para congressistas. Todos contrataram ex-militares como consultores. Todos patrocinaram viagens para jornalistas. Todos contrataram assessores de comunicação, marketing e RP.
Uai? Até aí morreu Neves...A COPAC encontrou um valor bem mais alto: US$ 8 mil. Não estou falando que a FAB aceita esses números absurdos. O que escrevi é que a GRANDE IMPRENSA e alguns FORISTAS o fazem.Santiago escreveu:A Saab tem divulgado que o custo da hora de vôo Gripen na Suécia (versões A e C) é da ordem de US$ 3.000. O custo da hora de vôo do NG está estimada em US$ 5.000. Em um processo de avaliação profissional como o realizado pelo COPAC, é óbvio que não é com este tipo de afirmação que se trabalha. De nenhum fabricante. Os parâmetros analisados são outros e detalhados.
Pois é, mesmo assim os suecos não souberam informar o custo operacional da F414G "porque o motor é propriedade intelectual da Marinha dos Estados Unidos que não liberou a informação". Está no relatório preliminar da COPAC, aquele vazado pela Folha de S. Paulo que não se deu ao trabalho de ler a prte referente a riscos...Santiago escreveu:Você sabia que a Volvo é sócio de risco da GE no programa F414? E que a Volvo produz parte dessa turbina na Suécia?
Estranho que ela não tenha as informações básicas sobre algo do qual ela participa como sócio de risco (entra com recursos: tecnológicos, financeiros e lucra).
http://www.volvoaero.com/volvoaero/glob ... uage=en-gbGE Aviation (GE), a business component of General Electric Company, and Volvo Aero Corporation have a long-term strategic relationship in connection with GE’s F414 engine. Volvo Aero is a risk and revenue sharing partner in the F414 program and manufactures a number of components for the engine.
http://www.volvoaero.com/volvoaero/glob ... /f414.aspxThe F414 engine
We are a partner with GE in the F414 engine for the F/A-18E/F Super Hornet. The F414 has a thrust of 98.0 kN (22,000 lb) with afterburner and 67 kN (14,756 lb) without afterburner.
We produce the mid-frame, fan disc 1 and the compressor case assy. We have design responsibility for these parts regarding future sustaining engineering.
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02 Jul 2007
SAAB Selected GE F414G Engine for New Gripen Variant
SAAB selected a new variant of the General Electric F414 engine for its Gripen Aircraft Demonstrator Program. GE Aviation and Volvo Aero Corporation will be working collaboratively on the new F414G fighter engine.
Two F414 Engines are currently being delivered for flight-test and customer demonstration evaluations planned for 2008-2010.
The F414G uses a similar architecture to the popular F414-GE-400 engine powering the F/A-18 Super Hornet, with minor changes to the alternator for added aircraft power, and modified Full Authority Digital Electronic Control (FADEC) software for enhanced single-engine operation. The F414 engine is capable of producing more than 22,000 pounds (96 kN) of thrust.
The Demonstrator programme includes the development of a new test-flying platform, the Gripen Demo, which complements the successful Gripen C/D version currently being delivered to customers worldwide.
Source: Gripen International