Projeto VANT

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8741
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 399 vezes

Re: Projeto VANT

#361 Mensagem por prp » Qua Jul 21, 2010 12:07 am

Excelente post Thor. tirou muitas dúvidas.




Carlos Mathias

Re: Projeto VANT

#362 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Jul 21, 2010 12:09 am

Como sempre, aliás. :)




Avatar do usuário
Thor
Sênior
Sênior
Mensagens: 1558
Registrado em: Dom Set 23, 2007 10:17 pm
Agradeceram: 185 vezes

Re: Projeto VANT

#363 Mensagem por Thor » Qua Jul 21, 2010 12:30 am

Carlos Mathias escreveu:
7- Desconheço o porque do Minsitério da Defesa e, em última instância, do Comandante da Aeronáutica, não se pronunciarem em relação a esse assunto tão mediocremente explorado por esse jornalista;
Pois é Thor, é aí que eu e outros achamos que mora o pecado, entende?
Você pode ter razão em algumas situações.
Quando sobre o suposto vazamento do relatório, houve uma ordem expressa do Jobim para que a FAB se calasse.
Neste exemplo de agora, o nome do Jobim foi exposto algumas vezes na matéria. Imagine você trabalhando numa organização extremamente hierarquizada, onde seu chefe foi posto a prova juntamente contigo, a quem cabe responder à altura?
Você que já trabalhou em um ambiente semelhante a esse, porém não tão rígido quanto o militarismo, imagine uma situação onde alguém fale uma calúnia sobre o desempenho do comandante da aeronave e coloque que o comissário Carlos também falou que blá-blá-blá... experimente fazer uma declaração formal protestando sem o aval do comandante da aeronave.
Logo, imagino que algo virá. Acho que o Ministro já voltou de férias essa semana, nesse momento tranquilo de (in)decisão do F-X.
Confesso que não leio muito as notas oficiais da MB, e só me lembro de uma que falou sobre operacionalidade do NAE São Paulo. Preciso ler mais para poder reparar na gritante diferença apontada por todos do forum.
Abraços




Brasil acima de tudo!!!
Carlos Mathias

Re: Projeto VANT

#364 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Jul 21, 2010 1:09 am

Thor, entendo seu ponto de vista e acho que ambos, MinDef e FAB, deveriam rebater TODAS as coisas erradas que saem na mídia como forma de não dar espaço para especulações e etc.

A MB matou a fofoca na raiz, pois a cada "notícia" saia uma nota oficial com uma longa e detalhada explicação sobre o assunto, não deixando margem para dúvidas e, consequentemente, afundando o jornalista e suas "notícias".

Quem não se lembra da "notícia" de que o Brasil pagaria dez vezes mais pelos mesmos subs?
E a suspeita de roubalheira no novo estaleiro?

Eu acho que se a MB não tivesse agido assim, seus programas teriam destino igual ao FX no que tange a suspeitas sobre todos os envolvidos.
Quando sobre o suposto vazamento do relatório, houve uma ordem expressa do Jobim para que a FAB se calasse.
Thor, em termos de disciplina e hierarquia, quem vazou isso, se é que vazou, está sujeito a quê no regulamento disciplinar da FAB?
Vamos supor que tenha vazado mesmo, caberia punição?




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Projeto VANT

#365 Mensagem por Carlos Lima » Qua Jul 21, 2010 2:50 am

Obrigado pelos esclarecimentos Thor [100]

Pois é... assim como o CM, tenho essas dúvidas também, porque eu sei lá esclarecer não doi nada e coloca (na minha opnião) a Força em uma posição diferente dessa "aparente" passividade que deixa dúvidas e abre espaço para os oportunistas e especuladores.

Só isso.

Informar porque informar é preciso :)

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Thor
Sênior
Sênior
Mensagens: 1558
Registrado em: Dom Set 23, 2007 10:17 pm
Agradeceram: 185 vezes

Re: Projeto VANT

#366 Mensagem por Thor » Qua Jul 21, 2010 8:46 am

Carlos Mathias escreveu:
Quando sobre o suposto vazamento do relatório, houve uma ordem expressa do Jobim para que a FAB se calasse.
Thor, em termos de disciplina e hierarquia, quem vazou isso, se é que vazou, está sujeito a quê no regulamento disciplinar da FAB?
Vamos supor que tenha vazado mesmo, caberia punição?
Não sou expert em direito penal militar, mas um processo desses possui acordos de confidencialidade com as empresas, pois são assuntos sensíveis para vários países e para a própria empresa. Dentro da FAB é tratado como secreto e o vazamento de qualquer informação confidencial para quem não possui credencial de segurança é, em alguns casos, mais que transgressão disciplinar, podendo ser considerado crime se houver prejuízo à segurança da Nação.
Mas, como vemos aqui, algumas informações ditas "secretas" e que impactam na decisão de um Estado, quando à disposição de outros órgãos públicos com enfoque político (MD, por exemplo), são lidas por pessoas que não teriam autorização para isso e até divulgadas por aí...
Isso é o Brasil...




Brasil acima de tudo!!!
Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8741
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 399 vezes

Re: Projeto VANT

#367 Mensagem por prp » Qua Jul 21, 2010 10:14 am

É acho que aí fica difícil, então quem vazou não foi militar? Pode ser que sim, pode ser que não. Vai saber.




Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: Projeto VANT

#368 Mensagem por Marino » Qua Jul 21, 2010 10:29 am

Thor escreveu:
Carlos Mathias escreveu: Pois é Thor, é aí que eu e outros achamos que mora o pecado, entende?
Você pode ter razão em algumas situações.
Quando sobre o suposto vazamento do relatório, houve uma ordem expressa do Jobim para que a FAB se calasse.
Neste exemplo de agora, o nome do Jobim foi exposto algumas vezes na matéria. Imagine você trabalhando numa organização extremamente hierarquizada, onde seu chefe foi posto a prova juntamente contigo, a quem cabe responder à altura?
Você que já trabalhou em um ambiente semelhante a esse, porém não tão rígido quanto o militarismo, imagine uma situação onde alguém fale uma calúnia sobre o desempenho do comandante da aeronave e coloque que o comissário Carlos também falou que blá-blá-blá... experimente fazer uma declaração formal protestando sem o aval do comandante da aeronave.
Logo, imagino que algo virá. Acho que o Ministro já voltou de férias essa semana, nesse momento tranquilo de (in)decisão do F-X.
Confesso que não leio muito as notas oficiais da MB, e só me lembro de uma que falou sobre operacionalidade do NAE São Paulo. Preciso ler mais para poder reparar na gritante diferença apontada por todos do forum.
Abraços
Veja aqui, nas seções "Respostas à Imprensa" e "Esclarecimento à Imprensa":
http://www.mar.mil.br/hotsites/sala_imprensa/index.html
Abraço




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Carlos Mathias

Re: Projeto VANT

#369 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Jul 21, 2010 12:25 pm

Thor, veja bem.
A classe política tem uma credibilidade semelhante a lixo, escória, resatos, trapos, entulho, bagaço, enfim, é o final da linha étiva no Brasil, basta ver a campanha presidencial e o que se fala de um ou outro.

Porém, o que me estranha é que supostamente se aceite que integrantes de uma FA hajam da mesma maneira, se é que agiram vazando relatórios confidenciais, porque os políticos o fazem.
Se for esse o pensamento, então paramos o debate aqui mesmo, porque se está querendo nivelar uma força conceituada, renomada e coberta de glórias ao que de pior existe na humanidade, a classe política.
Antes que falem, isso não é nem nunca vai ser exclusividade brasileira, é igual no mundo todo.

Existe uma lei militar, uma pedra fundamental de toda a estrutura de comando militar, que responde por "disciplina e hierarquia".
Durante a revolução de 64, um dos pontos mais odiados pelos militares naquele momento, além do movimento comunista, era a tentativa de solapar a hierarquia militar, sublevando praças, incitando o conflito e a desobediência destes em relação aos oficiais, que eram a burguesia e blá, blá, blá.

Onde quero chegar?
Quero chegar que defender quem vazou, se é que vazou, porque os políticos fazem A ou B, seria como arrastar a FAB para o esgoto moral da vida política brasileira.
Esse papel de chafurdar na lama cabe aos políticos, são mestres nisso, e creio que lhes caberia a função de poupar as FAs de miscuírem-se nessa seara tão fedida.

Toda vez que vejo Fulano ou Cicrano dizer que um elemento da Força X vazou isso ou aquilo pelo bem da Força, me soa como se essa pessoa na verdade quisesse a desmoralização dessa mesma Força, ante a minha visão de organização militar, seja ela qual for, diante da sociedade.

Talvez se alguém assim agiu, deva tê-lo feito com a melhor das intenções, mas militar cumpre ordens, pelo menos é assim que eu sempre escutei meu pai, sargento velho do EB, dizer.
Não sendo uma ordem absurda, e desde que esse militar posso posteriormente provar o absurdo da ordem, ele deve cumprir sem questionar.

Mas essa é a idéia que EU tenho de disciplina e hierarquia militares. Pode ser que os tempos tenham mudado, que se tenha um grau de democracia nas FAs, ou numa dada Força, e que esse grau permita dúvidas e etc.

Então, juntando-se (na minha cabeça) esse silêncio sepulcral da FAB diante do mar de ti ti tis que assombrou o FX, DESDE O COMEÇO, e essa coisa de vazamentos, temos um quadro no mínimo estranho.

Veja que no final da linha o que eu defendo é que se preserve a Força de misturar-se com lobis, política, interesses escusos ou não, forças alheias à FAB em si, e etc.

Sei lá Thor, sei lá... :|

Captou minhas reticências e receios quanto a vazamentos, silêncio e etc?




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Projeto VANT

#370 Mensagem por Carlos Lima » Qua Jul 21, 2010 12:50 pm

CM... [100]
x999999999999999999999999999999999999999!

Concordo com você CM... !

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Carlos Mathias

Re: Projeto VANT

#371 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Jul 21, 2010 1:40 pm

Obrigado CB, eu só gostaria de deixar claro que quando faço críticas, faço na intenção de preservar a Força, nem que seja dos seus próprios integrantes "aloprados".

Não acho que criticar seja necessariamente estar contra, entende?
Eu jamais torceria contra a FAB, jamais. Mas isso não me insenta de ser crítico quando achar que cabe uma crítica.

Abraços!




Avatar do usuário
Thor
Sênior
Sênior
Mensagens: 1558
Registrado em: Dom Set 23, 2007 10:17 pm
Agradeceram: 185 vezes

Re: Projeto VANT

#372 Mensagem por Thor » Qua Jul 21, 2010 2:49 pm

Carlos Mathias escreveu: ...
Então, juntando-se (na minha cabeça) esse silêncio sepulcral da FAB diante do mar de ti ti tis que assombrou o FX, DESDE O COMEÇO, e essa coisa de vazamentos, temos um quadro no mínimo estranho.

Veja que no final da linha o que eu defendo é que se preserve a Força de misturar-se com lobis, política, interesses escusos ou não, forças alheias à FAB em si, e etc.

Sei lá Thor, sei lá... :|
Perfeito, concordo 100% contigo no trecho que disse.
Quanto à política de Comunicação Social da FAB, só posso dizer que ela vem da cabeça do Comandante da Aeronáutica, e se o TB Saito prefere não rebater ou contra-atacar a imprensa medíocre, que assim seja. Eu não sou capaz de dizer se assim é melhor para a força. Talvez se eu (ou o CM, ou o CB) estivesse em seu lugar pensaria diferente, entraria numa briga com esses reporteres que poderia servir para cultivar inimigos, em algumas situações. E quando o assunto é pífio, logo cai no esquecimento.
Voltando ao tópico, que eu saiba o CECOMSAER foi avisado desta matéria desse jornalista (famoso por escrever assuntos polemicos envolvendo as FFAA) antes da publicação e escreveu a Revista Isto É recomendando e esclarecendo o assunto. Ele ignorou e publicou assim mesmo, devendo ter algum interesse obscuro no meio disso tudo.
O que importa é que nada há de animosidade entre as instituições MD, FAB e DPF. E a coisa continua seguindo seu curso normal.
Abraços




Brasil acima de tudo!!!
Carlos Mathias

Re: Projeto VANT

#373 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Jul 21, 2010 2:59 pm

Talvez se eu (ou o CM, ou o CB) estivesse em seu lugar pensaria diferente, entraria numa briga com esses reporteres que poderia servir para cultivar inimigos, em algumas situações. E quando o assunto é pífio, logo cai no esquecimento.
Creio que o problema é que se abriu um precedente de "impunidade" na divulgação de informações erradas ou falsas como forma de se fazer política e lobi.
E outra, as infos não são esquecidas, são repetidas toda vez que algum interesse julga lhe ser necessário, descartes a imagem da FAB.
Também acho que a FAB não precisa cultivar inimigos tendo amigos dessa natureza. Os amigos leais e verdadeiros sempre vão preferir a verdade, sempre.

Da soma de várias "notícias pífias" sobre o FX, criou-se um clima ruim, e agora o cmte Saito aparentemente falou lá na feira de aviação que o FX vai babar.
Pode e não deve ter sido A Causa, mas que colaborou, colaborou!

Abraços!




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Projeto VANT

#374 Mensagem por Carlos Lima » Qua Jul 21, 2010 3:24 pm

Carlos Mathias escreveu:
Talvez se eu (ou o CM, ou o CB) estivesse em seu lugar pensaria diferente, entraria numa briga com esses reporteres que poderia servir para cultivar inimigos, em algumas situações. E quando o assunto é pífio, logo cai no esquecimento.
Creio que o problema é que se abriu um precedente de "impunidade" na divulgação de informações erradas ou falsas como forma de se fazer política e lobi.
E outra, as infos não são esquecidas, são repetidas toda vez que algum interesse julga lhe ser necessário, descartes a imagem da FAB.
Também acho que a FAB não precisa cultivar inimigos tendo amigos dessa natureza. Os amigos leais e verdadeiros sempre vão preferir a verdade, sempre.

Da soma de várias "notícias pífias" sobre o FX, criou-se um clima ruim, e agora o cmte Saito aparentemente falou lá na feira de aviação que o FX vai babar.
Pode e não deve ter sido A Causa, mas que colaborou, colaborou!

Abraços!
x 2!

Resumiu bem CM! [100]

[009]

Acho que eu ou o CM no lugar do Saito já tinhamos esclarecido essa história e principalmente os tais vazamentos e coisas afins que só deram "combustível" para toda essa confusão.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Carlos Mathias

Re: Projeto VANT

#375 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Jul 21, 2010 3:28 pm

Pois é CB, a coisa já não é boa, se deixar rolar frouxa, degringola de vez mesmo. :|

Qual será a lista do FX-3?
Nosso querido vai estar nela? 8-]




Responder