Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#496 Mensagem por Skyway » Ter Jul 20, 2010 11:39 am

Mísseis, motores, vruuuuuuuuuuuum, atira, voa, pirueta, pugachev, pousa, decola, ieeeeeeeeeeeeuuuuuummmmm, BOOOM, mais míssil, voa, corre, atira, radar, alcance.... :(




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Alitson
Sênior
Sênior
Mensagens: 4327
Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:35 pm
Agradeceram: 20 vezes

Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#497 Mensagem por Alitson » Ter Jul 20, 2010 11:47 am

é por isso que é melhor, ler, rir e ficar quieto... :wink:




A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Carlos Mathias

Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#498 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jul 20, 2010 11:55 am

E você coloca todos de um lado phodões, e os outros do outro lado idiotizados, cada um com sua fantasia. :roll:

Você quer circunstantizar (na falta da palavra certa, vai essa coisa aí mesmo :mrgreen: ) o debate sobre se um caça é melhor que outro colocando na equação hipóteses e mais hipóteses, baseado, no que se diz por aí, coisas que podem ou não ser verdade.
Assim se pode ter qualquer resultado.

Eu posso por exemplo dizer que, assim como o Chile "esconde" seus mísseis prá ninguém saber o que se tem lá, como vocês afirmam categoricamente; posso também por outro lado dizer que as notícias que se tem sobre os SU-30MKV estarem todos no chão, que os pilotos venezuelanos não sabem nada de nada, que os mísseis testados caíram todos na água, que ao contrário de outras FAer os venezuelanos levarão cem anos para aprender a combater, diria que isso tudo é contra-informação venezuelana (e de outras freguesias nem tão distantes) para enganar os inimigos em potencial, até porque são infos mais fáceis de serem digamos, estranhas, do que serem verdade, já que é necessário mais imaginação para imaginar como as armas russas (sempre e somente as russas) sempre falham quando lançadas, os SU-30 com todo o suporte russo não voam, e etc, etc, etc.

A miraculosamente FAV esqueceu todo o Know How de operar caças com mísseis anti navio, off boresight, caças de alto desempenho equipados com RWR e etc...
Enfim, deram descarga no cérebro do pessoal da FAV.

Fácil é dizer que, por nunca terem apresentado sequer uma imagem de seus AIM-120C5, o Chile está amoitando prá fazer segredo. :roll:

E Sky, seja mais explícito, ficar daí dizendo que todo mundo é bobinho e só você vê a luz é dureza. :lol:
Acende essa lamparina na cara da gente, os lesados do super-trunfo, please!!!!! 8-]

Abraços!

Ah, Alitson, pode colaborar também prá nos enriquecer de informações, até da sua fonte de nome trocado.




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#499 Mensagem por Skyway » Ter Jul 20, 2010 11:58 am

Carlos Mathias escreveu:E você coloca todos de um lado phodões, e os outros do outro lado idiotizados, cada um com sua fantasia. :roll:

Você quer circunstantizar (na falta da palavra certa, vai essa coisa aí mesmo :mrgreen: ) o debate sobre se um caça é melhor que outro colocando na equação hipóteses e mais hipóteses, baseado, no que se diz por aí, coisas que podem ou não ser verdade.
Assim se pode ter qualquer resultado.

Eu posso por exemplo dizer que, assim como o Chile "esconde" seus mísseis prá ninguém saber o que se tem lá, como vocês afirmam categoricamente; posso também por outro lado dizer que as notícias que se tem sobre os SU-30MKV estarem todos no chão, que os pilotos venezuelanos não sabem nada de nada, que os mísseis testados caíram todos na água, que ao contrário de outras FAer os venezuelanos levarão cem anos para aprender a combater, diria que isso tudo é contra-informação venezuelana (e de outras freguesias nem tão distantes) para enganar os inimigos em potencial, até porque são infos mais fáceis de serem digamos, estranhas, do que serem verdade, já que é necessário mais imaginação para imaginar como as armas russas (sempre e somente as russas) sempre falham quando lançadas, os SU-30 com todo o suporte russo não voam, e etc, etc, etc.

A miraculosamente FAV esqueceu todo o Know How de operar caças com mísseis anti navio, off boresight, caças de alto desempenho equipados com RWR e etc...
Enfim, deram descarga no cérebro do pessoal da FAV.

Fácil é dizer que, por nunca terem apresentado sequer uma imagem de seus AIM-120C5, o Chile está amoitando prá fazer segredo. :roll:

E Sky, seja mais explícito, ficar daí dizendo que todo mundo é bobinho e só você vê a luz é dureza. :lol:
Acende essa lamparina na cara da gente, os lesados do super-trunfo, please!!!!! 8-]

Abraços!

Ah, Alitson, pode colaborar também prá nos enriquecer de informações, até da sua fonte de nome trocado.
CM, qual pate do teu post foi para mim? Por favor, explica isso pra eu entender e responder.

Um abraço.




AD ASTRA PER ASPERA
Carlos Mathias

Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#500 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jul 20, 2010 12:02 pm

Se você quer dizer que os moderníssimos Kfir-C10 + derby + P-IV operados pelos excelentes pilotos colombianos, contra os limitados venezuelanos e seus aviões que não saem do chão porque o suporte russo é ruim, pode ser essa parte por exemplo.

Ou que as armas russas testadas pelos venezuelanos caíram no mar... Não é isso Alitson?

Ou que os venezuelanos vão levar mais uns dez anos prá aprender a voar em ambiente BVR...




Avatar do usuário
Alitson
Sênior
Sênior
Mensagens: 4327
Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:35 pm
Agradeceram: 20 vezes

Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#501 Mensagem por Alitson » Ter Jul 20, 2010 12:04 pm

aff!!!!! :roll:




A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#502 Mensagem por Skyway » Ter Jul 20, 2010 12:10 pm

Já não to entendendo mais nada...o CM, você ta discutindo com o Alitson ou comigo? Ou com os dois?

Parece que é pra mim, mas tudo que você cita não são afirmações minhas, então acho que é com o Alitson.

Ajuda aê pows! :lol:




AD ASTRA PER ASPERA
Carlos Mathias

Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#503 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jul 20, 2010 12:12 pm

Então se o Kfir não é melhor no super trunfo, é melhor em que mais especificamente? :roll: :?




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#504 Mensagem por Skyway » Ter Jul 20, 2010 12:30 pm

Bom, vou responder assim mesmo, mesmo sem saber se é pra mim a pergunta.

Respondendo por mim: Quando eu disse que o Kfir era melhor que o Su-30? :lol:

Eu disse e afirmo, são plataformas equivalentes se analisadas dentro do contexto geral da região.

O que é contexto geral da região? Não é plataforma, não é treinamento, não é número de mísseis. É isso tudo somado a algo MAIOR.

Soma-se o cenário, e quando digo cenário, não digo um cenário de combate hipotético, digo cenário no que diz respeito as posições geopolíticas da Colômbia e Venezuela, digo cenário no que diz respeito a qualidade e ao profissionalismo das duas forças aéreas, digo cenário no que diz respeito ao uso dessas aeronaves por essas forças aéreas dentro do mundo real, ou seja, dentro dessa geopolítica e estratégia.

É tão difícil assim enxergar que to literalmente cagando pra quantos mísseis EXATOS um leva, pra quantos mísseis EXATOS tem em estoque, quantos KM EXATOS um ou outro voa?

Esses dados são dados menores e irrelevantes, são dados para quem quer discutir, aí sim, combates hipotéticos em cenários hipotéticos, coisa que não sugeri e nem debati em momento algum!!!

Quer um exemplo não muito fiel mas que aponta para o tipo de raciocínio que emprego? Você consideraria um AMX italiano equivalente a um F-117 como plataforma? Um é mono, outro é biturbina...um é furtivo, outro não...

Agora pegue as duas plataformas, esqueça esses dados e insira elas no contexto da guerra do Kosovo. Quantas missões as duas executaram? Que tipo de missão? Quantas foram bem sucedidas? Quantos foram abatidos?

Não vê um nível de igualdade entre os dois? Não vê uma equivalência? Equivalência não quer dizer que ambos sejam iguais, ou que um não possui vantagens sobre outro. Mas quer dizer que fazem basicamente a mesma coisa, e tem as mesmas chances de serem bem sucedidos quando encaixados em algo maior, seja um ao lado do outro ou um contra o outro.

Essa é a luz. :lol:

Se não entender agora, desisto.




AD ASTRA PER ASPERA
Carlos Mathias

Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#505 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jul 20, 2010 12:33 pm

Você vê equivalência baseado em quais informações?
Vou almoçar. :)




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#506 Mensagem por Skyway » Ter Jul 20, 2010 12:37 pm

Agora, algo que me sinto no direito de esclarecer.

Em momento algum botei em cheque o treinamento dos pilotos venezuelanos ou a operação do Su-30MKV na venezuela.

Muito pelo contrário:
Presume-se que são dois países experientes em eletrônica embarcada e sabem usar o que tem a disposição, assim como sabem evitar o que está a disposição do inimigo.

Presume-se também que ambos são bem treinados em manobras, estratégias e táticas de ataque, defesa, e emboscada.[/b]
Então é errado me apontar e me acusar de algo que não fiz. Posso irritar por não ser cegamente apaixonado pela família flanker, mas não sou injusto, não sou contra ao ponto de contaminar minhas opiniões abertas e meus debates com isso. Não gosto mas tenho que manter o pé no chão, no mundo real.

Um abraço.




AD ASTRA PER ASPERA
PRick

Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#507 Mensagem por PRick » Ter Jul 20, 2010 12:45 pm

Carlos Mathias escreveu:O fontado é aquele que vai mudar de nome, segundo promessa própria? :roll:

E olha, se formos moldar a situação, qualquer caça vence qualquer caça, até o ST vence o F-22 em todos os combates, eu posso montar uma situação onde isso acontece 100% das vezes.

Apenas um pequeno comentário, sem inteferir na briga entre azuis e vermelhos! :mrgreen: :mrgreen:

Prick, tá fazendo propaganda do Gripen-C/D na FAB ? :roll: Oras 08 mísseis em Gripen? Onde ia colocar eles mais os 50 tanques subalares? :twisted: :twisted:
Essa conta de pobre, de que se vai prá guerra só com dois mísseis porque é caro e tem que gastar bem pouquinho, isso é coisa de operador de F-5 e Gripen.Mas você mesmo falou que o Chavito só comprou 100 R-77! Como é que fica então?
E Prick, o Su-30 não precisa levar sequer um tanque externo, nenhum, nada, só armas.
Essa coisa de "armas=degradação extrema" é coisa de cacinha perna curta que tem que trocar armas por tanques prá ir na esquina, coisa de muquirana.Ela sempre existe, não só da capacidade de combate, como os mísseis tem vida útil quando instalados para missão, sofrem danos aerodinâmicos, tem que ser recalibrados, o Chavito faz isso nos R-77?

O Chaveco, o maluco e burro, comprou 100 R-77 e mais um tanto de R-27 (que ninguém sabe que versões são), fora os R-73.Isso é muito pouco se vamos colocar 08 em cada Su-30.

E isso porque ele é burro, maluco, tapado, comunista e blá, blá, blá.

Agora vão começar a falar que os pilotos venezuelanos não sabem voar (quando só voavam F-16 sabiam :lol: ), não sabem formar, não sabem lançar armas, não sabem de nada enfim, e que os SU-30MKV que vemos voando são como o Gripen-NG, produto de photochópi e computação gráfica.

O Chile nunca apresentou sequer uma foto dos seus AIM-120C5 mega fudereitor, mas é phodaaaaaaa.

O maluquete mostrou e atirou com os deles, mas é burro e a pilotada de lá é tudo idiotizada. :roll: :lol:

Porra, assim eu ganho qualquer guerra contra qualquer um. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#508 Mensagem por Skyway » Ter Jul 20, 2010 12:56 pm

Carlos Mathias escreveu:Você vê equivalência baseado em quais informações?
Vou almoçar. :)
Meu deus CM, ta explicado acima! São aeronaves com eletrônica moderna, ambos com capacidades Ar-Ar muito boas! PONTO, o resto é informação irrelevante, o resto já é estreitar a visão do debate, sair da amplitude.

Em um combate entre os dois países, absolutamente nada impede que as duas aeronaves fossem empregadas e atingissem o mesmo número de sucesso e perdas.

O problema é que quando eu digo isso, eu estou sugerindo que um Kfir possa derrubar um Su-30MKV, e aí querem entrar nessa discussão, deixando pra trás todo o resto das informações, toda a amplitude.

Querem entrar nessa discussão por que para alguns, é impossível imaginar um Kfir derrubando um Su-30MKV. Mas não é impossível, e nem difícil...o que não quer dizer que não exista vantagem pra um ou para outro.

É impossível para alguns por que só pensam no estreito espectro de informações como essas que estão sendo colocadas aqui...mísseis, alcance, radar... Esquecem que MUITA coisa alem disso deve ser levada em consideração, e que são informações muito mais importantes e decisivas. Táticas, manobras, treinamentos, inteligência...e antes que digam alguma coisa, isso tudo deve ser analisado para AMBOS os lados.

Mas claro, se alguem bota um Su-30MKV no mesmo patar que uma aeronave de 4ª geração, vai ser impossível debater isso. A pessoa não vai aceitar porque seria como aceitar que um Kfir seja equivalente a um Rafale ou a um Typhoon, o que claramente não é.

Um abraço.




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8757
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 399 vezes

Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#509 Mensagem por prp » Ter Jul 20, 2010 2:01 pm

"Táticas, manobras, treinamentos, inteligência...e antes que digam alguma coisa, isso tudo deve ser analisado para AMBOS os lados"
Como voce mesmo falou, ambos os lados são equivalentes nestes quesitos, portanto o qua vai prevalecer é a plataforma superior. Pelo menos é minha opinião.
Agora os colombianos podem ter melhorado nestes quesitos com o apoio americano, ai a pequena diferença dos Venezuelanos é anulada, ficando assim uma relação equilibrada, caso contrário os Venezuelanos tem vantagens.




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#510 Mensagem por Skyway » Ter Jul 20, 2010 2:16 pm

prp escreveu:"Táticas, manobras, treinamentos, inteligência...e antes que digam alguma coisa, isso tudo deve ser analisado para AMBOS os lados"
Como voce mesmo falou, ambos os lados são equivalentes nestes quesitos, portanto o qua vai prevalecer é a plataforma superior. Pelo menos é minha opinião.
Agora os colombianos podem ter melhorado nestes quesitos com o apoio americano, ai a pequena diferença dos Venezuelanos é anulada, ficando assim uma relação equilibrada, caso contrário os Venezuelanos tem vantagens.
Perceba a parte em negrito que tomei a liberdade de grifar em teu post.

A plataforma vai prevalecer em que? Em um combate? Que combate? Onde? Como? Quais as condições? Ninguém está discutindo isso, ninguém está debatendo um combate hipotético, então a plataforma vai prevalecer em que? Não tem onde ela prevalecer. O que pode-se afirmar seguindo esse raciocínio seu mais voltado a um combate hipotético é que o Su-30 tem vantagens sobre o Kfir. Mas prevalecer? não.

Entendeu? Essa linha de raciocínio que segue, é diferente que sugiro e debato nesse tópico.

Um abraço!




AD ASTRA PER ASPERA
Responder