Thor escreveu:Achei que uma mensagem que eu havia escrito foi apagada, mas vi que criaram um tópico "guerra dos vants" com esse mesmo assunto. Apenas para passar a quem quiser saber, do lado da FAB o que está ocorrendo é normal, desconheço problemas quanto a esse assunto, muito pelo contrário.Marino escreveu:Isso não passa do maior fake que já li ultimamente.
A FAB sempre soube dos VANT da PF, participando do desenvolvimento deles, discussões doutrinárias, palestras em conjunto, visita e acompanhamento dos voos.
A FAB possui Acordo Operacional com a PF para uso na região sul do país, por meio do CINDACTA2 e COMDABRA, tendo sempre um controlador militar para cada voo realizado por seus VANT.
A FAB, por meio do DECEA, já expediu uma AIC que versa sobre o assunto (AIC 29) e em julho deve sair outra mais substancial.
Sobre a PF participar ou não do lançamento do VANT da FAB, isso não tem nada a ver. São coisas distintas, mesmo se eles não tivessem sido convidados, o que eu duvido muito, face nossa parceria com os envolvidos no projeto, não tem ligação uma coisa com a outra.
O EMAER fará um simpósio sobre VANT, já com data marcada, e conta com a PF para palestrante e participante.
A PF já voou o VANT em algumas campanhas, sem problemas e com o controle da FAB, inclusive voaram essa semana, com todo o apoio e tenho certeza que nenhum VANT foi abatido .
A FAB disponibilizou toda a documentação e autorização para a PF, inclusive a parte de telecomunicações foi provida pela FAB, com linhas quente diretamente com o COPM, bem como expedição de NOTAM e reserva de espaço aéreo condicionado na região sul do Brasil.
Por isso e por outras, acho pouquíssimo provável que isso seja verdadeiro. Só se o ruído for muito diferente no MD.
Abraços
Uma pergunta Thor, em caso de conflito estes vants podem ser solicitados pela FAB?
[]s