TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42901 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Jul 18, 2010 11:30 pm

Segundo dizem, ela já passou de 50%, e subindo. :wink: 8-]

Tô avisando, se melar, a opção vai ser de rachar os ossos mais azuis de terror. :roll: 8-]




Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42902 Mensagem por Bender » Dom Jul 18, 2010 11:33 pm

Sr. hélio
Vamos pór partes na sua resposta:
Primeiro: O Ministro da Defesa quando vai jantar na casa de um dos competidores, e em plenas férias não há lei que proiba, entretanto sr Bender existe uma coisa chamada ÉTICA. A partir do momento em que pega um avião pago pelo governo frances dentro da França para um jantar, não é de bom tom aceitar um convite destes. Basta ver que a ala esquerda deste forum ficou emputecida com a publicação da noticia, não pelo fato mas sim qunado a imprensa descobriu o jantar.
Segundo: Que fique bem claro, eu pergunto, em que momento quis comparar o atual governo com o governo anterior FHC? Em que momento disse que o atual é pior em matéria de Defesa que o anterior?
Estou afirmando que o atual, ao contrario das loas que voce faz ao atual governo, saiba que não tenho que bater na boca antes de criticar, pelo contrario tenho a obrigação moral de criticar o péssimo governo, que não teve a coragem de regulamentar as diretrizes do END, de regulamentar o tão propalado neste forum a garantia de verbas para as FA, pelo contrario, continua o mesmo contingenciamento de verbas, se no governo FHC os militares faziam meio periodo às sextas-feiras para economizar o rancho, no atual superou em mediocridade, pois foi implantado meio periodo também as segundas-feiras.
O tão anunciado começo da fabricação da pré serie do VBTP-MR foi quase cancelado, não fosse a pressão da IVECO em desistir de tudo, pois enchiam o peito e falavam que ia sair mas grana que é bom necas!
Se vc pensa que para o FX vai ser diferente, infelizmente não vai, e vai ser pior ainda para operacionalizar o vetor. Por que vc acha que faço tanta questão para o modelo de menor custo operacional? Pergunto cadê a verba para toda esta enxurrada de compras? Por que o governo demora tanto para anunciar o contrato com os franceses? Cadê a grana de um país que a cada mes bate recordes de arrecadação?
Voce deve estar feliz pois é muito provável que seja um funcionario publico, com estabilidade e aposentadoria integral. Eu ralo todo dia ,pago mais impostos a cada anos e vejo ainda o suado dinheiro sumir na mão do governo federal.
Como vê Sr Bender isto tem muito a ver com o FX2, com toda a sua megalomania e polemica.

Hélio
Você optou pela segunda verdade,e mesmo sem lhe conhecer pessoalmente,acredito que você é um cidadão correto e honesto e de bem,mas acredito também com todo o respeito, que você não tem vivência, nem curriculum,para querer dar lições de ÉTICA,ao sr. Min. Nelson Jobim.

Espero que não fique “emputecido” por eu ser claro e sincero ao externar esta minha opinião.

Pelo jeito voce tem mesmo o hábito de “classificar” as pessoas,assim como aqueles que você critica por fazerem o mesmo com a ala “direita”,isto se chama hipocrisia meu caro,a direita é a sua ala possivelmente,e se continuar neste caminho estará quase a beira do facismo.

E também gosta de me “diminuir”,pois não é a primeira vez que você usa expressões para me “desqualificar” aqui neste fórum,podia usar de argumentos críveis em vez de discursos políticos raivosos,antiquados e vazios,lamento que minha figura e minhas palavras,provoquem este tipo de sentimento “ruim” na sua pessoa,com relação a minha,de: “prolixo que engana e ilude” para “megalômano polêmico”,aqui neste fórum,ninguém me elogia com tanta vontade de me desqualificar,como você,eu agradeço a deferência e a importância que voce me atribui,eu não mereço.

Realmente você nunca vai poder dizer que este governo de comunaZ é pior do que o anterior dos teus confrades para a área da Defesa,e os militares então nem se fala,pois hoje eles tem um caminho possível e um horizonte,onde antes havia o vazio.

Eu realmente devo confessar a você que sou uma pessoa feliz,que paga impostos também contribuindo para maior igualdade social e distribuição da riqueza nacional,e espero que ao afirmar isto não lhe cause mais incômodo ainda ou despeito,e quanto a estabilidade continue ralando e suando honestamente que você chega lá.

Grande Abraço!




Avatar do usuário
Booz
Sênior
Sênior
Mensagens: 2495
Registrado em: Seg Ago 15, 2005 3:36 am

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42903 Mensagem por Booz » Dom Jul 18, 2010 11:41 pm

Lembrando:
- Não há licitação.
O processo é centrado nos estudos e avaliações procedido pela FAB que apresenta suas sugestões à decisão do governo
- A escolha é política.
Ela aloca-se em patamar superior até mesmo a sugestões indicativas (caso existam).
Isto posto, não vejo ilicitude (S.M.J.), nem mesmo em supostos ferimentos à ética. O encontro do ministro com um grande fabricantes de armamentos, ainda que este esteja na short list e ainda que isto faça parte da negociação, não é aético e muito menos crime. Mesmo porque é extamente isto: negociação. Qual seria o problema se o ministro se deslocasse à Boieng ou à SAAB? Nenhum!
"Favorecimento" (sempre ilícito) implica duas formas para sua recepção: por pecúnia (concussão - corrupção / cr atinentes a funcionários públicos), ou por correspondência pessoal do agente, em razão de amizade, emoção, favores etc. Para todos os pressupostos exige-se a antijuricidade e a tipicidade. E onde elas residiriam no caso concreto?

Se levarmos para às normas que regulam licitações públicas estaríamos envoltos na mesma anemia de argumentos fácticos, pois o processo não é licitatório.
Se avançarmos no campo da ética vamos adensar interpretações pessoais sem respaldo em lei alguma, pois o ministro pode estar negociando com o já escolhido fornecedor. Identificar e anunciar qual escolhido é assunto de governo, é uma decisão administrativa que não acolhe qualquer outra interpretação. Somente se houvesse indícios de corrupção - concussão - é que poderíamos estrilar. E isto poderia ser apontado contra o senhor prefeito Luis Marinho (SAAB), ou qualquer congressista ou adepto, favoráveis ao F-18 que tenha (tenha) sido coptado pela Boeing (isto é apenas uma ilação).
Acho que não é por aí.
Mas, como sempre, não passa de minha muar opinião.




Editado pela última vez por Booz em Seg Jul 19, 2010 5:18 am, em um total de 1 vez.
Imagem
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42904 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Jul 18, 2010 11:50 pm

Mais uma vez, uma ótima lição de direito.
8-] 8-] 8-] 8-]

E realmente,se formos ver como querem os capitalistas (oposto de comunistas), o prefeito, o diretor da EMBRAER, os caras da FAB que vazaram "o relatório", enfim, esse povo todo estaria na mesma panela suja.

E aí? Cuméquefica?




AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42905 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Jul 18, 2010 11:55 pm

Agora discutem a lisura do processo que é extremamente visível na mídia e a honestidade do ministro com o currículo do NJ porque este aceitou jantar com os Dassault?
Não aceite jantares ministro, porque não existe "free lunch"!!!

Ridículo.




Alberto -
Avatar do usuário
suntsé
Sênior
Sênior
Mensagens: 3167
Registrado em: Sáb Mar 27, 2004 9:58 pm
Agradeceram: 154 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42906 Mensagem por suntsé » Seg Jul 19, 2010 1:32 am

De todos os Ministros da defesa que o Brasil teve desde o fim da ditadura militar, o ministro Nelson Jobim foi o que mais traballhou em prol das forças armadas. O resto a gente nem sabia porque estava no governo.




Pepê Rezende
Sênior
Sênior
Mensagens: 2790
Registrado em: Dom Dez 10, 2006 4:42 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42907 Mensagem por Pepê Rezende » Seg Jul 19, 2010 2:10 am

suntsé escreveu:De todos os Ministros da defesa que o Brasil teve desde o fim da ditadura militar, o ministro Nelson Jobim foi o que mais traballhou em prol das forças armadas. O resto a gente nem sabia porque estava no governo.
O Viegas foi um grande ministro, mas foi sabotado por seus comandados.

Pepê




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42908 Mensagem por Skyway » Seg Jul 19, 2010 2:20 am

Pepê Rezende escreveu:
Marino escreveu:Kirk, vc deseja que todos os passos de uma visita, ou de uma negociação, sejam explicitados em uma agenda.
Imagino que vc gostaria que até os momentos de ida ao banheiro lá estivessem.
Não é assim que funciona.
Se vc acha que houve má fé, crime, ou algo parececido, denuncie!
Faça a sua parte: denuncie ao orgão competente!
kirk escreveu:Certamente não precisa relatar "idas ao banheiro" ... porém esquecer de relatar uma visita ao Chateau Dassault, propriedade da família que controla o fabricante do caça Rafale ... no meio de uma concorrência ... deixa pra lá !

Sds
kirk
Ele também realizou visitas e jantou com os CEO da SAAB e do Grupo Investor que controla a empresa sueca. Ou seja, houve favorecimento ou mera cortesia? Também almoçou com a turma da Boeing...

Vamos ser sérios!

Pepê
Gostaria de ler os comentários do Kirk. :lol:

Que aliais, está ainda me devendo uma resposta lá atras. Vou seguir cobrando.

Um abraço!




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42909 Mensagem por Carlos Lima » Seg Jul 19, 2010 2:32 am

jp escreveu:Lembrando:
- Não há licitação.
O processo é centrado nos estudos e avaliações pela FAB que apresenta suas sugestões à decisão do governo
- A escolha é política.
Ela aloca-se em patamar superior até mesmo a sugestões indicativas (caso existam).
Isto posto, não vejo ilicitude (S.M.J.), nem mesmo em supostos ferimentos à ética. O encontro do ministro com um grande fabricantes de armamentos, ainda que este esteja na short list e ainda que isto faça parte da negociação, não é aético e muito menos crime. Mesmo porque é extamente isto: negociação. Qual seria o problema se o ministro se deslocasse à Boieng ou à SAAB? Nenhum!
"Favorecimento" (sempre ilícito) implica duas formas para sua recepção: por pecúnia (concussão - corrupção / cr atinentes a funcionários públicos), por correspondência pessoal do agente, em razão de amizade, emoção, favores etc. Para todos exige-se a antijuricidade e a tipicidade. E onde elas residiriam no caso concreto?

Se levarmos para às normas que regulam licitações públicas estaríamos envoltos na mesma anemia de argumentos fácticos, pois o processo não é licitatório.
Se avançarmos no campo da ética vamos adensar interpretação pessoais sem respaldo em lei alguma, pois o ministro pode estar negociando com o já escolhido fornecedor. Identificar e anunciar qual escolhido é assunto de governo, é uma decisão administrativa que não acolhe qualquer outra interpretação. Somente se houvesse indícios de corrupção - concussão é que poderíamos estrilar. E isto poderia ser apontado contra o senhor prefeito Luis Marinho ou qualquer congressista ou adepto, sendo funcionário público, do F-18 que tenha (tenha) sido coptado pela Boeing (isto é apenas uma ilação).
Acho que não é por aí.
Mas, como sempre, não passa de minha muar opinião.
Estou fazendo...

[100] [009] de propósito para mostrar esse post mais uma vez...

[100] [009]

:) Arrebentou!

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
marcelo bahia
Sênior
Sênior
Mensagens: 1708
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 1:18 am
Localização: Calábria-Itália
Agradeceram: 16 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42910 Mensagem por marcelo bahia » Seg Jul 19, 2010 2:46 am

Carlos Mathias escreveu:Segundo dizem, ela já passou de 50%, e subindo. :wink: 8-]

Tô avisando, se melar, a opção vai ser de rachar os ossos mais azuis de terror. :roll: 8-]
Se tudo der certo, Dilma ganhará logo no 1° turno! :D

O pior é ver e escutar José Serra na CBN autoentitular-se de "esquerda" e fazer um discurso "progressista" e "nacionalista" :shock: ! Falou mal de algumas privatizações :shock: (concordei), reclamou da selic do BC :shock: (concordei), se disse contra as privatizações do BB e da Petrobras :shock: (concordei), afirmou ser a favor de um estado musculoso :shock: (concordei), a favor do bolsa família :shock: (concordei), da criação de empresas nacionais fortes :shock: (concordei), a favor do piso para o magistério :shock: (concordei), etc, etc... e que o presidente Lula o vê como um bom canditato! Mas ele não deveria estar preocupado se FHC o acha um bom canditato?? :? O que ele estava fazendo num governo que não fez nada disso?

Nada daquilo era ele e como ele realmente pensa! Parecia um "novo" PSDB/DEM ressurgindo perante os meus olhos, mas era apenas um blefe, um mentiroso, um neoliberalista de carteirinha (olhe que sou a favor de alguns poucos paradigmas neoliberais) querendo enganar os otários com sua lábia! Um nojo! :evil:

É brincadeira! Quem quiser que caia nessa conversa pra boi dormir!!!




Diplomata Alemão: "- Como o senhor receberá as tropas estrangeiras que apoiam os federalistas se elas desembarcarem no Brasil??"

Floriano Peixoto: "- Com balas!!!"
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55169
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2406 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42911 Mensagem por P44 » Seg Jul 19, 2010 5:36 am

soultrain escreveu:Pois é Pepê,

Estranho é que algumas pessoas, escolham publicar só um lado... Isso é que é seriedade? Por lama em cima, só porque interesses financeiros pessoais estão em jogo é sério?

Viva o lobby da lama!!!!!!

Enfim...

x2


sinceramente a campanha gripada dá vómitos

este tópico já devia vir acompanhado daqueles sacos que têm nos aviões para quando o pessoal se sente indisposto.

é que descem tão baixo, mas tão baixo, disparam para todas as direcções, estão tão desesperados que dá pena.




Triste sina ter nascido português 👎
helio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2074
Registrado em: Ter Nov 23, 2004 1:56 pm
Localização: São Paulo / SP
Agradeceram: 25 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42912 Mensagem por helio » Seg Jul 19, 2010 11:13 am

Bender escreveu:Sr. hélio
Vamos pór partes na sua resposta:
Primeiro: O Ministro da Defesa quando vai jantar na casa de um dos competidores, e em plenas férias não há lei que proiba, entretanto sr Bender existe uma coisa chamada ÉTICA. A partir do momento em que pega um avião pago pelo governo frances dentro da França para um jantar, não é de bom tom aceitar um convite destes. Basta ver que a ala esquerda deste forum ficou emputecida com a publicação da noticia, não pelo fato mas sim qunado a imprensa descobriu o jantar.
Segundo: Que fique bem claro, eu pergunto, em que momento quis comparar o atual governo com o governo anterior FHC? Em que momento disse que o atual é pior em matéria de Defesa que o anterior?
Estou afirmando que o atual, ao contrario das loas que voce faz ao atual governo, saiba que não tenho que bater na boca antes de criticar, pelo contrario tenho a obrigação moral de criticar o péssimo governo, que não teve a coragem de regulamentar as diretrizes do END, de regulamentar o tão propalado neste forum a garantia de verbas para as FA, pelo contrario, continua o mesmo contingenciamento de verbas, se no governo FHC os militares faziam meio periodo às sextas-feiras para economizar o rancho, no atual superou em mediocridade, pois foi implantado meio periodo também as segundas-feiras.
O tão anunciado começo da fabricação da pré serie do VBTP-MR foi quase cancelado, não fosse a pressão da IVECO em desistir de tudo, pois enchiam o peito e falavam que ia sair mas grana que é bom necas!
Se vc pensa que para o FX vai ser diferente, infelizmente não vai, e vai ser pior ainda para operacionalizar o vetor. Por que vc acha que faço tanta questão para o modelo de menor custo operacional? Pergunto cadê a verba para toda esta enxurrada de compras? Por que o governo demora tanto para anunciar o contrato com os franceses? Cadê a grana de um país que a cada mes bate recordes de arrecadação?
Voce deve estar feliz pois é muito provável que seja um funcionario publico, com estabilidade e aposentadoria integral. Eu ralo todo dia ,pago mais impostos a cada anos e vejo ainda o suado dinheiro sumir na mão do governo federal.
Como vê Sr Bender isto tem muito a ver com o FX2, com toda a sua megalomania e polemica.

Hélio
Você optou pela segunda verdade,e mesmo sem lhe conhecer pessoalmente,acredito que você é um cidadão correto e honesto e de bem,mas acredito também com todo o respeito, que você não tem vivência, nem curriculum,para querer dar lições de ÉTICA,ao sr. Min. Nelson Jobim.

Espero que não fique “emputecido” por eu ser claro e sincero ao externar esta minha opinião.

Pelo jeito voce tem mesmo o hábito de “classificar” as pessoas,assim como aqueles que você critica por fazerem o mesmo com a ala “direita”,isto se chama hipocrisia meu caro,a direita é a sua ala possivelmente,e se continuar neste caminho estará quase a beira do facismo.

E também gosta de me “diminuir”,pois não é a primeira vez que você usa expressões para me “desqualificar” aqui neste fórum,podia usar de argumentos críveis em vez de discursos políticos raivosos,antiquados e vazios,lamento que minha figura e minhas palavras,provoquem este tipo de sentimento “ruim” na sua pessoa,com relação a minha,de: “prolixo que engana e ilude” para “megalômano polêmico”,aqui neste fórum,ninguém me elogia com tanta vontade de me desqualificar,como você,eu agradeço a deferência e a importância que voce me atribui,eu não mereço.

Realmente você nunca vai poder dizer que este governo de comunaZ é pior do que o anterior dos teus confrades para a área da Defesa,e os militares então nem se fala,pois hoje eles tem um caminho possível e um horizonte,onde antes havia o vazio.

Eu realmente devo confessar a você que sou uma pessoa feliz,que paga impostos também contribuindo para maior igualdade social e distribuição da riqueza nacional,e espero que ao afirmar isto não lhe cause mais incômodo ainda ou despeito,e quanto a estabilidade continue ralando e suando honestamente que você chega lá.

Grande Abraço!
Bender
Estou percebendo que a sua resposta tem uma conotação pessoal. Para não polemizar o tema enviei uma mensagem privada
Um abraço
Hélio




Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42913 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Jul 19, 2010 12:51 pm

Gostaria de ler os comentários do Kirk. :lol:

Que aliais, está ainda me devendo uma resposta lá atras. Vou seguir cobrando.

Um abraço!
Faça isso, cobre mesmo, porque certas coisas não podem ficar sem resposta. :)
Gostaria de ver os comentários sobre a visita do MinDef à SAAB. :?




Avatar do usuário
Luiz Bastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 1842
Registrado em: Qui Out 06, 2005 12:40 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 25 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42914 Mensagem por Luiz Bastos » Seg Jul 19, 2010 2:26 pm

Agora q tava ficando interessante :mrgreen:




ninjanki
Avançado
Avançado
Mensagens: 612
Registrado em: Sex Dez 19, 2008 6:31 pm
Agradeceram: 7 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42915 Mensagem por ninjanki » Seg Jul 19, 2010 4:19 pm

Concordo com o Delmar e com o Hélio: O PT segue querendo amordaçar a imprensa livre. Ë fato, eles não sabem conviver em democracia. Só se discute oque eles querem, como eles querem, e quando eles querem. Uma visão oposta ou negativa é sempre "neoliberal", Azul, PIG, vendida, americanizada, etc, etc, etc...

Ao contrário doque você falou, Prick, num ambiente democrático, todos os pontos de vista são permissíveis. A acusação direta de crime, é claro, tem de ser baseada em provas ou pelo menos indícios claros. Isso quer dizer que se uma publicação quiser ser tendenciosa, como a Carta Capital, ela tem esse direito. Pode omitir à vontade, ou criticar, ou usar uma perspectiva bem negativa ou distorcida, mas é direito deles. A coisa interessante da democracia e da imprensa livre é que todo mundo pode dizer oque quiser, e cada um tem de ter discernimento para aceitar ou não oque é dito. Isso aqui não é uma ditadura, com a "verdade absoluta" apresentada pelo Estado/Partido.

Quanto ao Jobim, concordo que ele não deveria ter jantares ou encontros escondidos com a Dassault, mas até aí, não sei o objetivo do tal jantar. Se for para tratar de negociação de caças, ou de outra coisa qualquer, e não para acertar algum tipo de propina ou ilicitude, faz parte do trabalho dele, e eu quero que o faça bem feito. É direito da imprensa apresentar o fato com uma conotação dúbia, até porque não foi uma atividade anunciada abertamente. Segredos levam à diferentes interpretações...

Allan




Responder