Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
FOXTROT
Sênior
Sênior
Agradeceu: 278 vezes
Agradeceram: 113 vezes

Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#436 Mensagem por FOXTROT » Sáb Jul 17, 2010 11:26 am

Fico pensando, um combate entre o Kfir com seus P4/5 e o SU-30 com os R73 e R77 que tem alcance maior que os mísseis do Kfir.

Não considero super trunfos e tal, apenas que aquela Força Aérea que possui um equipamento caça/radar/míssil onde deverá ser considerada autonomia e o alcance de radar e mísseis terá vantagem sobre a outra.

Saudações

"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
saullo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 587 vezes
Agradeceram: 194 vezes

#437 Mensagem por saullo » Sáb Jul 17, 2010 11:26 am

Caro Sky, você já explicou seu ponto de vista e eu entendi desde o começo, e me fez lembrar um pouco a situação dos confrontos dos caças argentinos contra os britânicos na Guerra das Malvinas, em que os então poderosos Mirages e Daggers dançaram enfrentando os limitados e subsônicos Sea Harrier. É aí que entram na equação a doutrina, o treinamento e demais condicionantes que fizeram os bissônicos levarem a pior nos confrontos.

Abraços

Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#438 Mensagem por Skyway » Sáb Jul 17, 2010 11:47 am

FOXTROT escreveu:Fico pensando, um combate entre o Kfir com seus P4/5 e o SU-30 com os R73 e R77 que tem alcance maior que os mísseis do Kfir.

Não considero super trunfos e tal, apenas que aquela Força Aérea que possui um equipamento caça/radar/míssil onde deverá ser considerada autonomia e o alcance de radar e mísseis terá vantagem sobre a outra.

Saudações
Mas acaba sendo super-trunfo, pois apóia todo um combate em uma arma.

Vamos fazer algumas perguntas e responder de forma fria, sem paixão :wink:

Quem tem mais caça no que tange a desempenho? Não sei, ambos são muito bons, rápidos e manobráveis. ("Ah, mas tem o alcance!", dado extremamente relativo devida a variedade de cenários(situação, não local) em que um combate pode ocorrer.)

Quem tem mais caça no que tange a sistemas? Não sei, ambos tem sistemas modernos e com alcance parecido.

Quem tem melhores armas? Já sei que a resposta vai ser "o Su-30! indiscutívelmente!", mas não é assim. Também é um dado relativo, pois cada tipo de arma pede um tipo de combate. E o que determina o tipo de combate é a estratégia. Um P-4/5 pode acabar sendo infinitamente mais útil que um R-77, depende da estratégia.

Considerar sempre as armas de maior alcance como melhores é comum nos dias de hoje onde todos pensam em BVR. Mas os combates aéreos não são só BVR, e muitas vezes nem chegam a ocorrer em BVR.

O que conta em um combate moderno, seja BVR ou WVR, é a capacidade de enxergar, e a capacidade de se posicionar de forma favorável após enxergar. Quem enxerga primeiro tem clara vantagem, e se tiver condições de aproveitar essa vantagem em poucos segundos, então tem grandes chances de sucesso. O caçador tem a missão de abater o inimigo, e vai tentar faze-lo de acordo com suas armas. E para isso ele vai, sempre que possível, adaptar sua estratégia a situação que encontrar, nem que pra isso ele tenha que puxar o inimigo para um combate WVR.

O que quero dizer com isso? Que a arma é importante, mas não é fator para se julgar e apontar que esse é melhor que aquele. Não possui peso suficiente para tirar o equilíbrio de duas plataformas similares.

Um abraço!

AD ASTRA PER ASPERA
Skyway
Sênior
Sênior

#439 Mensagem por Skyway » Sáb Jul 17, 2010 11:49 am

saullo escreveu:Caro Sky, você já explicou seu ponto de vista e eu entendi desde o começo, e me fez lembrar um pouco a situação dos confrontos dos caças argentinos contra os britânicos na Guerra das Malvinas, em que os então poderosos Mirages e Daggers dançaram enfrentando os limitados e subsônicos Sea Harrier. É aí que entram na equação a doutrina, o treinamento e demais condicionantes que fizeram os bissônicos levarem a pior nos confrontos.

Abraços
Perfeito!

E fazendo outro paralelo nem tão fiel e honroso quanto esse exemplo das Malvinas, podemos lembrar que nossos F-5EM tiverem um desempenho na RED FLAG melhor ou equivalente que os F-15 que vieram da base americana na inglaterra, se não me engano.

Um abraço!

AD ASTRA PER ASPERA
Cougar_PH
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 34 vezes
Contato:

#440 Mensagem por Cougar_PH » Sáb Jul 17, 2010 11:59 am

Vamos Lá!!!!!!!!

Kfir x Su-30

primeiramente o ambiente: selva, alta umidade, clima tropical.
armamentos :
kfir: aam IR, BVR ?
Su-30: aam IR e BVR
quantidade de caças leia-se 12 de cada, até o momento do combate (super trunfo)
táticas básicas:
Su-30 CAPs 35 mil pés,2 elementos (ocidental), russo (Radar AG- não existe então, 1 elemento)
Kfir CAPs 40 mil pés, 1 elemento, contudo inserção ao espaço inimigo hi-lo-hi, fadiga extrema.
resumindo, será entrar chutar(tentar acertar) e sair

Dogfights
cada um no seu espaço, vantagem do su-30 alcançe do radar.
kfir menor RCS.
manobrabilidade recuperação melhor do kfir quando doppler notch em curva...

super trunfo END.

EDITADO POR PAISANO!!!
FOXTROT
Sênior
Sênior

#441 Mensagem por FOXTROT » Sáb Jul 17, 2010 12:10 pm

Skyway tudo é relativo nessa vida :mrgreen: , mas vamos por partes, ambos os países não possuem Alerta Aéreo Antecipado, os Kfir podem compensar sua limitada autonomia frente aos SUs decolando de bases mais próximas a fronteira, mas no ar, quem vê 1º?

O Kfir nada mais é que um Mirage vitaminado :mrgreen: , que com a eletronica e mísseis sionista o alavanca para enfrentar os desafios atuais, mas e o SU-30? Me parece um caça mais capaz do inicio ao fim, foi concebido como um caçamultifuncional, mas que deveria dominar a arena ar-ar, correto?

O Filhote de Leão que queriam no empurrar, não me parece capaz de desbancar caças como Su-30 e F-16.

Saudações

Skyway
Sênior
Sênior

#442 Mensagem por Skyway » Sáb Jul 17, 2010 12:34 pm

FOXTROT escreveu:Skyway tudo é relativo nessa vida :mrgreen: , mas vamos por partes, ambos os países não possuem Alerta Aéreo Antecipado, os Kfir podem compensar sua limitada autonomia frente aos SUs decolando de bases mais próximas a fronteira, mas no ar, quem vê 1º?

O Kfir nada mais é que um Mirage vitaminado :mrgreen: , que com a eletronica e mísseis sionista o alavanca para enfrentar os desafios atuais, mas e o SU-30? Me parece um caça mais capaz do inicio ao fim, foi concebido como um caçamultifuncional, mas que deveria dominar a arena ar-ar, correto?

O Filhote de Leão que queriam no empurrar, não me parece capaz de desbancar caças como Su-30 e F-16.

Saudações
Por partes? ok

Quem vê primeiro? Qual o alcance ar-ar do radar do Su-30MKV? E o alcance do radar do Kfir C.10?

Não lembro o nome do radar do Su-30MKV, mas sei que é o que até o CM chama de pé de boi. Ou seja, o básico para a familia Flanker. Sabemos que o Su-30MKV é dedicado a missões Ar-terra, ou seja, faz todo o sentido ele ter um radar que não privilegie o combate Ar-Ar.

O radar do Kfir C.10 é o EL/M-2032, em média possui 140km de alcance.

Então, quem vê primeiro?

Quanto ao Su-30 ser melhor do inicio ao fim e tudo mais que disse. Isso não é verdade, nenhum caça é tão bom quanto as pessoas apaixonadas pela família flanker gostam de acreditar que o Su-30/35 seja.

E é exatamente por isso que não discuto super trunfo onde uma das partes é um caça da família flanker, porque as capacidades dele são tão infladas nas opiniões de quem gosta dele que fica impossível ter uma discussão que acrescente algo.

Me diga, se o Kfir foi alavancado para "enfrentar os desafios atuais", por que não o Su-30? Ele não é atual? É algo mais?? :lol:

É disso que falo.

Enquanto se pensar que o Su-30, ou pior, o Su-30 venezuelano pensado em Ar-terra e com sistemas básicos, é tão bom quanto um Rafale, Typhoon ou SH, é impossível se discutir sobre esse avião com os pés na realidade.

Um abraço!

AD ASTRA PER ASPERA
FOXTROT
Sênior
Sênior

#443 Mensagem por FOXTROT » Sáb Jul 17, 2010 12:48 pm

Sky, o Kfir foi modernizado assim como os nossos F-5, mas isso não faz deles, caças aptos a enfrentar aviões de outras categorias como o SU-30 e outros.

Lembre-se, não sou apaixonado pelo Su-30, mas sim pelo MIG-25, o papa caças/transportes e etc Yanques :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Ainda vou conseguir que a Revista Asas faça uma edição com ele na capa e uma matéria de 25 paginas :mrgreen:

Saudações

Skyway
Sênior
Sênior

#444 Mensagem por Skyway » Sáb Jul 17, 2010 12:53 pm

FOXTROT escreveu:Sky, o Kfir foi modernizado assim como os nossos F-5, mas isso não faz deles, caças aptos a enfrentar aviões de outras categorias como o SU-30 e outros.
O Su-30 foi modernizado assim como nossos F-5, assim como o Kfir...

Porque não enfrentaria? Sistemas equivalentes e desempenhos equivalentes.

Pode me explicar?

AD ASTRA PER ASPERA
Alitson
Sênior
Sênior
Agradeceu: 12 vezes
Agradeceram: 20 vezes

#445 Mensagem por Alitson » Sáb Jul 17, 2010 1:03 pm

Só um lembrete, os Kfir da Colombia são os mais modernos até o momento e estão sim integrados ao Derby 4, Python 5, Litening III e outros afins. :wink:
Mas aqui vale colocar que os turcos modernizaram seus F-4s com sistemas e radares judeus e optaram por uma versão do 2032 com antena maior, ao qual foi denominado 2035 e os resultados foram ótimos.
O kill-rate dos F-5 na Red Flag de 14 X 10 contra F-15 mostra o quanto um radar e armas modernas em um ambiente de aeronaves "normais" faz a diferença, porém alguns ainda acreditam que a plataforma ainda é superior a eletrônica.
Cada um no seu quadrado.

[]s

A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
crubens
Sênior
Sênior
Agradeceu: 50 vezes
Agradeceram: 9 vezes

#446 Mensagem por crubens » Sáb Jul 17, 2010 1:11 pm

O SU-30 nada mais é que a modernização do SU-27, que se passou a chamar na Rússia de Su-27PU que posteriormente foi renomeado para Su-30.
Sua variante de exportação passou-se a chamar Su-30MK, a sigla "MK" designa "Modernizirovannyi Kommercheskiy" (Comercialização Modernizada). Então ele é tão novo caça como o Kfir.

"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke

'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King

Imagem
Skyway
Sênior
Sênior

#447 Mensagem por Skyway » Sáb Jul 17, 2010 1:16 pm

Alitson escreveu:Só um lembrete, os Kfir da Colombia são os mais modernos até o momento e estão sim integrados ao Derby 4, Python 5, Litening III e outros afins. :wink:
Mas aqui vale colocar que os turcos modernizaram seus F-4s com sistemas e radares judeus e optaram por uma versão do 2032 com antena maior, ao qual foi denominado 2035 e os resultados foram ótimos.
O kill-rate dos F-5 na Red Flag de 14 X 10 contra F-15 mostra o quanto um radar e armas modernas em um ambiente de aeronaves "normais" faz a diferença, porém alguns ainda acreditam que a plataforma ainda é superior a eletrônica.
Cada um no seu quadrado.

[]s
Exato.

Um abraço!
O SU-30 nada mais é que a modernização do SU-27, que se passou a chamar na Rússia de Su-27PU que posteriormente foi renomeado para Su-30.
Sua variante de exportação passou-se a chamar Su-30MK, a sigla "MK" designa "Modernizirovannyi Kommercheskiy" (Comercialização Modernizada). Então ele é tão novo caça como o Kfir.

Existe uma "nuvem ilusória" que faz as pessoas verem o Su-27 modernizado como ótimo caça e moderno, mas que ao mesmo tempo faz verem outras aeronaves modernizadas da mesma época como incapazes de serem modernas e ótimos caças.

É o mesmo peso para ambas, mas acaba tendo duas medidas.

Um abraço!

AD ASTRA PER ASPERA
crubens
Sênior
Sênior
Agradeceu: 50 vezes
Agradeceram: 9 vezes

#448 Mensagem por crubens » Sáb Jul 17, 2010 1:39 pm

É isso mesmo Sky [009]

"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke

'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King

Imagem
FOXTROT
Sênior
Sênior

#449 Mensagem por FOXTROT » Sáb Jul 17, 2010 1:45 pm

Sky da uma olhada http://www.ecsbdefesa.com.br/defesa/fts/CKFIR.pdf

No mais, só o combate rela poderá dizer quem é quem e eu sou mai so Su-30.

Saudações

Skyway
Sênior
Sênior

#450 Mensagem por Skyway » Sáb Jul 17, 2010 2:00 pm

FOXTROT escreveu:Sky da uma olhada http://www.ecsbdefesa.com.br/defesa/fts/CKFIR.pdf

No mais, só o combate rela poderá dizer quem é quem e eu sou mai so Su-30.

Saudações
Conheco esse artigo. Quer que eu leia o que nele? A parte da opinião pessoal do autor quando fala da superioridade do Su-30? :lol:

Olha, respeito o pessoal dessa universidade, mas certas coisas que já vi, li e ouvi...
Prefiro deixar pra lá.

Um abraço!

AD ASTRA PER ASPERA
Responder