A-12

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
b.verde
Avançado
Avançado
Mensagens: 525
Registrado em: Sáb Jan 17, 2004 4:24 pm

Re: A-12

#8146 Mensagem por b.verde » Sex Jul 16, 2010 12:12 pm

Lembrando, essa configuração de ala aérea seria para tempos de paz. Em caso de Guerra, certamente seria auterada. Com a palavra, os marinheiros do DB.




Saudações a todos.


"Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles."
(Mateus 18:20)




GustavoB
Sênior
Sênior
Mensagens: 2835
Registrado em: Qua Abr 23, 2008 10:05 am
Agradeceram: 68 vezes

Re: A-12

#8147 Mensagem por GustavoB » Sex Jul 16, 2010 1:39 pm

Osprey AEW ecziste?




Avatar do usuário
alexmabastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 809
Registrado em: Qua Out 18, 2006 10:59 am
Agradeceram: 7 vezes

Re: A-12

#8148 Mensagem por alexmabastos » Sex Jul 16, 2010 1:43 pm

ciclope escreveu:Só 6 é muito pouco prá justificar a reforma e operação do PA!
E por essas e outras que eu sou contra a operação de PA pela marinha do Brasil. Deveriamos investir pesado nos sub-nuc, + de 1 unidade é em escoltas modernas para navios multifunção modernos.
Se é pra ter PA meia boca e preferivel não ter. Mesmo que sendo só prá treinar.
Treinar meia boca não dá!
ciclope,

Vc já deu uma passada no tópico Estrategias Navais e Porta Aviões? Lá tem bastante coisa sobre as atribuições de uma Marinha.
Não basta ser forte, tem que mostrar se forte. Lembre também da "diplomacia militar".

Abs




Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: A-12

#8149 Mensagem por Lord Nauta » Sex Jul 16, 2010 4:20 pm

tflash escreveu:
Lord Nauta escreveu:

Acredito que seria uma boa alternativa no futuro para a MB. Existe uma alternativa ao Osprey que um modelo em desenvolvimento pela Agusta Westland.

Sds

Lord Nauta
É este ou já existe algo mais avançado?



Prezado Amigo

O modelo citado e o apresentado no video do YOUTUBE. Este avião já sofreu varias modificações importantes. Penso que seria uma solução para os futuros NAe's e até LPH da MB.


Sds

Lord Nauta




Bender

Re: A-12

#8150 Mensagem por Bender » Sex Jul 16, 2010 4:55 pm

Alcantara escreveu:Por mim, lotação MÁXIMA no São Paulo... operação a FULL...
Se é pra ciar doutrina, então que se opere com convés cheio, operação de carga, vertrep, armamento, manutenção em hagar cheio, etc. Tudo como seria se fosse "à Vera" (de verdade). Logo, pra mim tinha que ser 24 A-4 "BR", 4 S-2 AEW, 2 C-1, Super Cougars, etc.
Eu concordo contigo Alcantara,e acredito que este seja o objetivo da MB,pois se não fosse não haveria razão para tanto esforço.

A plantél de aeronaves talvez não seja exatamente este,mas deverá ser algo próximo disso,abrangendo todas as "funções possíveis e necessárias" a operação de um Nae e sua importância dentro de uma FT.

Mas eu acho também que nós sempre nos preocupamos demais e nos fixamos demais na questão do "hardware" em si,quando deveríamos nos concentrar em como é "possível" realizar uma tarefa e cumprir uma "função" ou missão,independente deste hardware ser o ultimo tipo ou modelo lançado no mercado,a ultima bolacha do pacote da tecnologia atual.

Mesmo porque temos que trabalhar não só com as limitações fisicas do nosso Nae,quanto com as limitações a capacidade financeira para mantê-lo "bem" operativo.

Eu tenho lido por ai muita bordoada em cima da vontade da MB em operar os Trackers,mas a questão não é de vontade,a questão é de "necessidade somada a possibilidade", em função do Nae e de custo beneficio do uso dos recursos,então essas bordoadas do tipo:"que deveriam estar em um museu ou coisa parecida" na minha visão simplesmente perdem o sentido se a missão ou função para qual são necessários a bordo,forem cumpridas a contento.

http://www.sige.ita.br/VIII_SIGE/GE/GE030.pdf

Abraços!




Avatar do usuário
lobo_guara
Sênior
Sênior
Mensagens: 1131
Registrado em: Sex Ago 24, 2007 1:49 pm
Localização: Brasil
Agradeceram: 19 vezes

Re: A-12

#8151 Mensagem por lobo_guara » Sex Jul 16, 2010 4:58 pm

Sempre achei que 12 unidades modernizadas seria muito pouco para o SP, mas aí começou a ser criada a expectativa de novos caças Rafales F1 ou F-18 A/B... Sempre fico a lamentar que a MB não tenha demonstrado nenhum interesse naqueles AF-4 neozelandeses ou ainda na aquisição de um lote de Super Entard franceses, o que seria muito plausível haja vista todas as facilidades de integração dessas aeronaves ao SP e do negócio em sí, sobretudo no que se refere a custos.




Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
Bender

Re: A-12

#8152 Mensagem por Bender » Sex Jul 16, 2010 5:23 pm

Bom lobo,se a lotação máxima possível é 24 e só decidiram modernizar 12!!

a)Ou é porque só tinham verba disponível para modernizar 12.

b)Ou porque estes doze foram considerados os unicos aptos a receber a modernização dada a idade.

c)Ou porque decidiram trabalhar só com estes doze por um determinado período para avaliar o real beneficio da modernização nas operações reais.

d)OU porque deixaram espaço para virem mais doze de um outro modelo.

e)Todas as anteriores estão erradas.

f)Todas as anteriores estão certas

g)Pra que Nae,de elefante branco já chega os novos estádios para 2014.

h)Meu vóto é no Felipão.

i)Bourne daria para um bom moderador,eu apoio.

SDS.




ciclope
Sênior
Sênior
Mensagens: 1328
Registrado em: Qua Set 10, 2008 9:51 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: A-12

#8153 Mensagem por ciclope » Sex Jul 16, 2010 5:41 pm

Alex eu itendo o seu raciocinio e é por causa dele que eu reclamo. Como mostraremos força com 6 caças velhos,( porém modernizados) abordo de um PA velho,(porém modernizado)?
E não me venham com história de dotação de paz não, por que reforçar o grupo aéreo de 6 com mais 6 é sacanegem, sacanagem!
Sem falar que epoca de paz é por assim dizer; sempre. Operar um PA que tem capacidade de levar 39 aéronaves só com 24 é um desperdicio de dinheiro que não é infelismente abundante na area de defesa do nosso país.
A única economia seria da redução de combustivel dos caças bordo. Porém gastaremos o mesmo com o combústivel do navio, manutenção de maquinário e etc,etc,etc.




RenaN
Sênior
Sênior
Mensagens: 1384
Registrado em: Sex Nov 11, 2005 12:32 pm
Localização: Minas Gerais

Re: A-12

#8154 Mensagem por RenaN » Sex Jul 16, 2010 6:49 pm

Concordo com o ciclope.
Toda essa modernização (demorada) do SP para 6 AF-1? Chega a ser s@canagem mesmo!
Essa história de ter uma Marinha equilibrada e capaz de projetar poder tem que ser, infelizmente, pra quem pode.
Por mais humilhante e errado que isso seja, provavelmente não teremos $$ pra isso por falta de vontade política.




[<o>]
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: A-12

#8155 Mensagem por Carlos Lima » Sex Jul 16, 2010 7:32 pm

Entendo os Srs,

Mas existe o aspecto pioneirismo versus dia-a-dia de tal iniciativa.

Explico:

Apesar do desejo, a MB não tem experiência significativa com esse tipo de operação, sendo assim, ter 24 ou 20 ou 18 aeronaves de repente em função de onde a MB se encontra ainda formando a sua aviação naval de asa fixa pode ser um número que vai somente "pedir" mais $$$$, mas sem um benefício final tão grande assim.

Creio que por conta disso, temos aí o número 12 que de fato em termos de dotação máxima de A-4s no A-12 será de 9 aeronaves porque das 12 Modernizadas 3 são Biplace e elas não operarão a partir do A-12.

As vezes "baby steps" são necessários para consolidar a doutrina e "requerimentos" :wink: para o futuro.

Eu sei que para nós (fãs :) ), isso pode parecer pouco, mas pode ser somente uma questão de pragmatismo.

Exemplos:

Quantos Harrier a Espanha e a Itália operam cada uma? :wink:

Quantos SUE a ARA possue? :wink:

A resposta é mais ou menos aonde a MB se encontrará com os A-4M daqui a algum tempo... sendo assim... não estaremos tãaaaao mal assim não Srs... :)

Só uma maneira mais "simples" de ver a coisa :)

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
alexmabastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 809
Registrado em: Qua Out 18, 2006 10:59 am
Agradeceram: 7 vezes

Re: A-12

#8156 Mensagem por alexmabastos » Sex Jul 16, 2010 7:44 pm

ciclope escreveu:Alex eu itendo o seu raciocinio e é por causa dele que eu reclamo. Como mostraremos força com 6 caças velhos,( porém modernizados) abordo de um PA velho,(porém modernizado)?
E não me venham com história de dotação de paz não, por que reforçar o grupo aéreo de 6 com mais 6 é sacanegem, sacanagem!
Sem falar que epoca de paz é por assim dizer; sempre. Operar um PA que tem capacidade de levar 39 aéronaves só com 24 é um desperdicio de dinheiro que não é infelismente abundante na area de defesa do nosso país.
A única economia seria da redução de combustivel dos caças bordo. Porém gastaremos o mesmo com o combústivel do navio, manutenção de maquinário e etc,etc,etc.
Concordo totalmente.
O problema então é agregar valor militar ao NAe e não eliminar o próprio NAe da MB.
Sobre os 12 A4BR, contra quem usaríamos? Quem seria o inimigo? Já ví muito o Marino fazer esse pergunta e ela tem razão de ser levantada. Contra quem? Sem pensar muito chegamos na resposta que, para aqueles TO´s que 12 A4 não derem para o serviço, nem 120 dariam.
A MB quer ter o mínimo de dissuasão aérea para sua frota em TO`s de média/baixa e baixa intensidade. Isso é fácil de ver. Cria doutrina para o futuro.
Tanto faz 12 ou 24...ou 120.
Dissuasão mesmo só lá na frente com o que se pensa ter e de forma bem equilibrada.

Abs




ciclope
Sênior
Sênior
Mensagens: 1328
Registrado em: Qua Set 10, 2008 9:51 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: A-12

#8157 Mensagem por ciclope » Sáb Jul 17, 2010 2:49 pm

Se itendi bem o seu raciocinio então deveremos usar o SP em misões de paz no Sudão,Somália, mossambique e etc nê?
Ai eu é que pergunto por quê queremos PA prá operar nesses lugares em que um navio multipropósito do tipo mistral poderia faser até melhor?
As missões tipicas nesses ambientes são infiltração de forças especiais em missões de reconhecimento, capitura, sabotagem e resgate de civis. Além de desembarque de tropas, que nesses locais não necessitam de cobertura aérea pois o oponente não tem como realisar ataques aéreos sem a cobertura de fogo garantida pela artilharia naval se for o caso.




Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9346
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 507 vezes

Re: A-12

#8158 Mensagem por Brasileiro » Sáb Jul 17, 2010 3:49 pm

Bender escreveu:Bom lobo,se a lotação máxima possível é 24 e só decidiram modernizar 12!!

a)Ou é porque só tinham verba disponível para modernizar 12.

b)Ou porque estes doze foram considerados os unicos aptos a receber a modernização dada a idade.

c)Ou porque decidiram trabalhar só com estes doze por um determinado período para avaliar o real beneficio da modernização nas operações reais.

d)OU porque deixaram espaço para virem mais doze de um outro modelo.

e)Todas as anteriores estão erradas.

f)Todas as anteriores estão certas

g)Pra que Nae,de elefante branco já chega os novos estádios para 2014.

h)Meu vóto é no Felipão.

i)Bourne daria para um bom moderador,eu apoio.

SDS.
Sobre a quantidade (12) de AF-1 a serem modernizados, eu penso o seguinte:
-Deveriam modernizar ao menos mais 3 da versão monoposto, a que opera no porta-aviões;
-Comprarem mais 2 ou 3 da versão biposto e modernizá-los.


abraços]




----------------
amor fati
Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: A-12

#8159 Mensagem por gaitero » Sáb Jul 17, 2010 5:33 pm

Naval escreveu:
gaitero escreveu: O A-12 deverá operar com 6 AF-1 + 6 SH-70 + 6 EC-725 + 3 S-2T + 3 C-1 = 24
Acredito que seja pouco a quantidade de AF-1.
Deveriam ser 03 esquadrilhas = 12 unidades (no mínimo).

Abraços.
O A-12 mesmo sendo um navio de projeção de poder, será utilizado pela MB na função de COC da Força.

Como o papel principal da MB será o de negar o uso do mar, e não o de projetar poder, a principal função do A-12, ao lado das escoltas, será o de luta anti-navio e luta anti-submarina.

Neste contexto, o A-12 será dotado de 12 avançados Helicópteros, com modernos misseis anti-navio e anti-submarino, assim creio eu que a principal função dos AF-1 será o de garantir a superioridade aérea, contra helicópteros inimigos, que é o mais obvio, e outros caças também, assim o AF-1M, cujo radar será o mesmo do F-5, poderá utilizar misseis Ar-Ar, no total de 4, para tal função.

Com a presença dos S-2T na função AEW, a Frota terá uma maior cobertura de radar, assim saberemos com antecedência o que nos espera, e podemos nos preparar. Do mesmo modo a utilização de tal vetor ao lado dos AF-1M, aumentará consideravelmente suas capacidades.




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Avatar do usuário
Valdemort
Sênior
Sênior
Mensagens: 1319
Registrado em: Ter Jan 15, 2008 11:13 am
Agradeceram: 20 vezes

Re: A-12

#8160 Mensagem por Valdemort » Sáb Jul 17, 2010 5:53 pm

RenaN escreveu:Concordo com o ciclope.
Toda essa modernização (demorada) do SP para 6 AF-1? Chega a ser s@canagem mesmo!
Essa história de ter uma Marinha equilibrada e capaz de projetar poder tem que ser, infelizmente, pra quem pode.
Por mais humilhante e errado que isso seja, provavelmente não teremos $$ pra isso por falta de vontade política.

Quem sabe se nao vem uns SUE tb ...




"O comunismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja. Sua virtude inerente é a distribuição equitativa da miséria".
Winston Churchill
Responder