TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Em cima daquela galha
Bem-te-vi também te viu
Viu, viu, viu
Bem-te-vi também te viu
Bem-te-vi tava cantando
Em cima da ingazeira
Quando ele olhou pra baixo
Avistou a capoeira
Está pássaro formoso
De cantar bem afinado
Vem voando lá de longe
Deixa meu bem do meu lado
Apesar de cantador
Também foi traidor
Jesus Cristo se escondia
Bem-te-vi lhe entregou
Bem-te-vi você agora
Sei que anda arrependido
Cantou em hora errada
Apontando Jesus Cristo
Sds.
Bem-te-vi também te viu
Viu, viu, viu
Bem-te-vi também te viu
Bem-te-vi tava cantando
Em cima da ingazeira
Quando ele olhou pra baixo
Avistou a capoeira
Está pássaro formoso
De cantar bem afinado
Vem voando lá de longe
Deixa meu bem do meu lado
Apesar de cantador
Também foi traidor
Jesus Cristo se escondia
Bem-te-vi lhe entregou
Bem-te-vi você agora
Sei que anda arrependido
Cantou em hora errada
Apontando Jesus Cristo
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Eu fico pensando sobre a história do FX....................daria um excelente filme com requintes de drama,suspense e ação.
Ou uma grande minissérie.
Quem não gostaria disso com certeza seria a TAB pq mostraria as suas fraquezas e limitações.
Ou uma grande minissérie.
Quem não gostaria disso com certeza seria a TAB pq mostraria as suas fraquezas e limitações.
"I would rather have a German division in front of me than a French
one behind me."
General George S. Patton.
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- Penguin
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
De Volta ao Futuro - FX a Saga!talharim escreveu:Eu fico pensando sobre a história do FX....................daria um excelente filme com requintes de drama,suspense e ação.
Ou uma grande minissérie.
Quem não gostaria disso com certeza seria a TAB pq mostraria as suas fraquezas e limitações.
MIRAGE F-103 "LA BÊTE...E SEU POST MORTEM": HISTÓRIA NÃO CONTADA
(Estória 49-3)
A recente desativação do F-103 MIRAGE, após mais de trinta anos de serviço e 65.000 horas voadas, trouxe às páginas de diversos Órgãos da mídia especializada, relatos de sua vivência, percalços das suas “maladies de jeunesse”(8) , desnudou nosso despreparo para operar tão avançada máquina e que nos compeliu (visualizando sua complexidade) a implantar e colocar de uma só vez em operação toda uma infraestrutura e meios capazes de tornar o MIRAGE um elemento verdadeiramente de combate SISTÊMICO: um interceptador (e não, simplesmente, mais um avião na frota da FAB...), compondo toda a parafernália (por trás das cortinas) que o apóia e permite que a máquina voadora venha a ser a cabeça de lança de um SISTEMA completo, complexo e mortal...
Repassando por toda essa matéria impressa que, supostamente (como retrataremos), conta a saga desse período, tendo como fulcro a aeronave MIRAGE, percebo que (como sempre tem ocorrido) há um período de tempo ponderável (1967 a 1972) não abrangido pelos historiadores e pesquisadores em seus relatos.
Surpreende-me, sobremaneira... E nos estimula a “preencher o espaço vago, "noblesse oblige”... para com os homens e para com a causa.
O MIRAGE, na realidade, foi apenas o vetor selecionado como plataforma combatente de um SISTEMA INTEGRADO: sua saga é meritória e já foi relatada detalhadamente até por nós, primeiro piloto brasileiro a voá-lo na Cidade de Dijon (França) e, por outros felizardos, a posteriori...
Entretanto (e essa é a nossa meta) a História que envolve o avião não pode, nem deve ser contada, a partir do sucesso dos "DIJON BOYS" no “Deux-Deux” de Dijon(9) , já que em 1968 o SISTEMA INTEGRADO havia ganhado forma, proveniente dos sonhos de um aviador, acadêmico, "estratego", estudioso, perseverante e visionário Chefe (Ministro Márcio de Souza e Mello). O grande Chefe partia da premissa que “a FORÇA AÉREA BRASILEIRA” somente ascenderia ao pódio da imortalidade e ganharia inquestionabilidade (conquistadas pelos nossos fundadores em 1941), quando fosse capaz de assegurar plenamente o “policiamento e o domínio dos céus da Pátria através da Defesa Aérea” e, ainda, adquirisse a “capacidade de intervenção aeroestratégica” através dos meios aéreos do COMAE (Comando Aéreo Estratégico). O “resto” – dizia ele – era prestação de serviços...
A Defesa Aérea ficou consubstanciada com a ativação do COMDA (Comando de Defesa Aérea) e a missão aeroestratégica do COMAE (Comando Estratégico), não ativado por restrição governamental, já que “uma estrutura puramente ofensiva como o COMAE intranquilizaria os países vizinhos” (palavras do Presidente da República, à época). Os seus encargos foram, então, (Núcleo do COMAE) inseridos no Regulamento do COMCOS (Comando Costeiro) e, como esperado, jamais implementado e eternamente esquecido.
Foi com este pano de fundo que surgiu o Memorando R-001/GM3 de 5 Jan 1968, dando partida ao Sistema de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (SISDACTA) e tão bem relatado em recente matéria da lavra do Ten. Brig. Marcio N.A Moreira na Revista Aeronáutica.
As idéias lúcidas, de grandiosidade, de afirmação de Aviador, de amor à Aviação do Min. Márcio foram imediatamente abraçadas por seus auxiliares, entre eles, o emérito Piloto de Caça (o bravo, em todo os sentidos) Cel. Av. CASSIANO PEREIRA, (normalmente omitido quando se descreve a saga de Anápolis), o Ten. Brig. (então Maj. Av.) Márcio N.A Moreira, o Maj. Brig. (então Maj. Av.) Ruy Messias de Mendonça e este escriba provecto... entre outros.
À essa época, o Gabinete do Ministro continha algumas figuras exemplares de Pilotos de Caça (inclusive o Veterano de Guerra PAULO COSTA) e o Estado-Maior da Aeronáutica era também povoado por bons Caçadores, assim como o Corpo de Instrutores da Escola de Comando e Estado Maior da Aeronáutica - ECEMAR (provenientes da Turma 1945).
Seguramente, o melhor intérprete das idéias do Min. Márcio foi o Chefe da GM-4(10) , Cel. Av. CASSIANO PEREIRA; este sim, foi o pai (se não a parteira) do “bebê”: o caça de interceptação. CASSIANO, com o aval ministerial, criou a CEPAI (Comissão de Estudos para o Avião de Interceptação) e a compôs sob a nossa Chefia e a ela incorporou um time de raça tipo MOREIRA, FROTA, BARROS, OSIRES, DELVAUX. A essa Comissão coube avaliar um interceptador para compor o SISTEMA DA/CTA, idealizado pelo Min. Márcio, com base em Estudo de Estado-Maior (EEM) elaborado pelos então Cel. Av. BINS (Binzão), Moreira Lima (atual Diretor do Instituto Histórico e Cultural da Aeronáutica - INCAER), Paulo Delvaux (Piloto de Caça da T-45 e Engenheiro Eletrônico), Chaves de Miranda (Piloto de Caça da T-45) e JANVROT (Piloto de Caça da T-45 e Engenheiro Eletrônico). A CEPAI avaliou o "MIRAGE' III, "LIGHTNING" MK 55, "DRAKEN", F-104 e os treinadores "MACCHI" 326-G e "BAC" 167. Estávamos em Março de 1969.
Analisados os resultados, a aeronave "MIRAGE" III-E foi sugerida como a preferida pela FAB e o relatório final foi entregue ao Min. Márcio que (com a presença do Pres. da CEPAI) apresentou-o ao Presidente da República Gen. Costa e Silva. Alegando razões de ordem político-conjuntural, o Pres. Costa e Silva inclinou-se pela solução da aeronave inglesa "LIGHTNING" e propôs que a análise fosse refeita. Tecnicamente, o "LIGHTNING" era inviável para operar na infraestrutura de pistas/pátios da FAB, mercê de seu excessivo peso (44.000lb) e pequena área de contato com o solo (52 polegadas quadradas). O relatório foi refeito e pronto para ser apresentado ao Pres. Costa e Silva. Para melhor avaliar os efeitos da decisão presidencial, um Grupo de Trabalho composto pelos Maj. Av. M.N.Moreira, Lélio Viana Lobo, Sérgio Ferolla, viajou para a Grã Bretanha e visitou as Bases de BINBROOK e WARTON para familiarizar-se com os impactos e necessidades operacionais e logísticas do "Lightning".
O Pres. Costa e Silva, logo após adoeceu e faleceu, vindo a ser substituído pelo Pres. Médici. Desta feita, procurado pelo insistente Min. Márcio, liberou a aquisição de 16 aeronaves "MIRAGE" III (12 do modelo "E" e 4 do modelo "D" de dois lugares) ao custo total do Programa de US$ 69 milhões (sendo cada aeronave cotada a US$ 1.150 mil cada, US$ 19 milhões de armamento/ missilistica/munição e o restante em equipamento de apoio, pista, hangar, Esquadrão de Supriemento e Manutenção (ESM) e ainda a TDI (Tabela de Distribuição Inicial) de peças de reposição.
Por contrato, as aeronaves seriam entregues a partir de 1972. Cumpria, pois, acelerar a execução de todos os Projetos vinculados. O mais delicado e limitante era a construção do “ninho das aves” : a sede e a pista da 1a Ala de Defesa Aérea (ALADA). Não se falava em Base Aérea.
O novo Programa trazia ainda em seu bojo, uma reestruturação das Unidades de Combate, (Diretriz de PLanejamento na 6701 – GM7) inovando com o surgimento de uma estrutura operacional no formato de uma "WING" inglesa (ALA), cujo funcionamento é fundamentalmente direcionado para a operacionalidade dos meios, sendo todas as funções no solo exercidas pelos seus próprios Pilotos. O grande advogado da novel estrutura era o Cel. Av. ANTONIO HENRIQUE, a quem coube o mérito de implantar essa inovação, tendo sido seu primeiro Comandante. Que, infelizmente, durou pouco. Na estrutura da ALA, não há lugar para ser ocupado nas funções administrativas nem de vôo, que não sejam os próprios pilotos da Unidade.
Era uma atitude voltada para a segurança da operação já que, à época, era comum Pilotos do efetivo das Bases participarem da escala de vôo das Unidades Aéreas que nela estavam sediadas. Por essa única razão, pessoalmente, não voamos o "MIRAGE" no Brasil, pois pertencíamos ao efetivo do Comando de Defesa Aérea (COMDA) (Chefe do Estado-Maior), com o Brig. PAULO COSTA no Comando e, apesar de termos sido o primeiro piloto brasileiro a voar o "MIRAGE em Dijon (1967), não o fizemos no Brasil por coerência com o conceito. ANTONIO HENRIQUE e MOREIRA (CISDACTA) sabem disso. Com essa medida (para alguns excessivamente acadêmica), certamente ficamos imunes e coibimos os acidentes que advêem por falta (comum) de continuidade da presença dos Piloto da Base/COMDA na Unidade Aérea e no ambiente operacional do Esquadrão: a famosa falta de “intimidade com a máquina e seus entornos”...
Antes de tudo isso, o Min. Márcio havia se defrontado com uma “guerra” interna a respeito de ONDE posicionar a nova Unidade de Defesa Aérea. A tese do Estado-Maior da Aeronáutica era que a mesma devia prover a Defesa Aérea da Capital Federal e, portanto, devia estar posicionada no seu entorno. Tudo bem. Porém, onde sediá-la no entorno do D.F.?
Surgiram soluções do tipo Planaltina, Formosa cada uma com seus percalços. Com a carta do Distrito Federal sob seus olhos, e querendo escapar das diatribes(11) das correntes em atrito, chamou-me e passou-me uma “missão especial pessoal”: analisar a possibilidade de aumentar a pista do aeroclube de Anápolis para lá sediar a recém-concebida ALA de DEFESA AÉREA. A meta (?) era aproveitamento do que ali existia. A bordo do meu próprio fusquinha azul, tendo como co-piloto meu escudeiro fiel e confidente FLEURY (Ajudante de Ordens do Cmt. do 6o Comando Aéreo Reguinal - COMAR), fomos a ANÁPOLIS. Lá, com a ajuda dos cidadãos anapolinos MOUNIR e ABRAHÃO, descobrimos que era “missão impossível”: mexer naquela pista obrigaria a mexer no traçado da estrada de rodagem.
E retornamos a Brasília com a resposta negativa. Apesar disso, MOREIRA e LOBO ainda visitaram Anápolis para incorporar novos elementos ao estudo de locação da Unidade. E, aqui, é bem lembrado o fato que a “curva de ruído” a nível proibitivo passava exatamente sobre as instalações da Prefeitura da Cidade. E o Aeroclube foi esquecido...
Em uma explosão de irritação pela indecisão das autoridades envolvidas, o Min. Márcio, como sempre o fez (autoritariamente) optou pelo terreno atualmente ocupado pela Base. Quem pode melhor contar é o Min. Lobo, então Chefe do 6o Serviço Regional de Engenharia, (e futuro Ministro Aeronáutica) depois, encarregado da supervisão do Projeto da CCBASAN e que contou com o apoio do Ten. Brig. Marcos Herndl (então 1o Ten. Av / Eng. e seu subordinado).
Mas a pré-história do MIRAGE não pára aqui: o processo passava pela imperiosa necessidade (visão do Min. Márcio) da implantação de um SISTEMA INTEGRADO, capaz de exercer a vigilância dos céus, prover os meios de comunicação e controle, para garantir a operacionalidade do Sistema de armas: a aeronave. Era o nascimento do SISDACTA, Sistema Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo. A DEPV (Diretoria de Eletrônica e Proteção ao Vôo) já existia e não pensava dessa mesma forma: cada “macaco no seu galho”, era seu lema...
No mesmo diapasão, foi ativada a CISDACTA, (Comissão de Implantação do Sistema Dacta) com projetos vinculados e convergentes: CCBASAN (Comissão de Construção da Base Aérea de Anápolis e depois ALAN), projeto PESAN (Pessoal para Anápolis), projeto LOGAN (Logística de Anápolis), etc. Sobressai aqui a figura do emérito e antigo caçador PEIXOTÃO (Cel. Av. Jayme da Silveira Peixoto) que, para melhor exercer a missão do Presidente da CCBASAN, passou a residir em Anápolis. Nos bastidores, o Maj. Brig. Milhomem (SEFA) dava cambalhotas orçamentárias para “descolar” os recursos para apoiar empreendimento de tal monta.
E muito questionado pelos “anti-Caça”... a implantação do SISTEMA DACTA já foi descrita com detalhes pelo Ten. Brig. MARCIO MOREIRA, nada mais havendo a acrescentar; apenas recordar que o SISTEMA já estava em plena ebulição na sua implantação ANTES dos MIRAGE estarem cruzando nossos céus. E os “historiadores”(?) não dão a mínima importância para esse fato... inclusive – lá pelas tantas – virou SIVAM e não mais SISDACTA. Mas esta é outra “história não contada”...
Neste ínterim, ativa-se o NÚCLEO da ALA de DEFESA AÉREA (Nu ALADA), designou-se como seu Comandante o Maj. Av . PIRAGIBE FLEURY CURADO, tendo como subordinado o Cap. Av. CANDIOTA. Jovens bandeirantes e desbravadores, também continuadamente omitidos nas histórias dos primórdios de Anápolis. Omissão indesculpável, pois o cumprimento da missão impôs sacrifícios incomensuráveis. Trabalharam na sombra e no silêncio e abriram picadas no cerrado com o pisar destemido de suas botas.
Com um pequeno grupamento de soldados e subalternos, com a Banda da Base Aérea de Brasília (levada de ônibus), a presença do Cmt. do 6o Comando Aéreo Regional (COMAR) e todos os que “trabalhávamos em silêncio” , hasteamos o Pavilhão Nacional, pela primeira vez, ao lado da sede do Comando (casinha de madeira-hoje Histórico da Base), em um “pau de eucalipto” mandado cortar por Fleury, à guisa de mastro da bandeira. Era o nascimento da 1a ALA de DEFESA AÉREA, debaixo da poeira dos tratores das obras, mas com seus atores plenos da alegria por participar na consecução da tarefa pioneira, em caminho acelerado. Os aviões, para alguns historiadores (?) os pivôs da história, ainda estavam sendo produzidos nas usinas da "Dassault"(12) e nem foram partícipes desses eventos.
Meu reencontro com a “bête” MIRAGE, já em solo brasileiro, foi de admiração e carinho. Revê-la, levou-me ao passado: Dijon e seus “escargots”(13) , meus Instrutores Cap. Paillard e Chateau e minha corrida bisônica (após três tentativas)...
A DASSAULT entregou os 16 aviões (via aérea – desmontados dentro de C-130) na pista ainda não concluída e um piloto de recebimento francês (DASSAULT) voou-os em dois dias e os considerou entregues à FAB. A pista somente ficou pronta após a chegada dos "Dijon Boys"(14) e, como o intervalo entre o último vôo na França e o primeiro no Brasil ultrapassara o prazo de qualificação operacional sem voar, nos compeliu a dar vôos de duplo a todos os "Dijon Boys", já em Anápolis. Para isso, trouxemos ao Brasil o famoso e querido Cap. CHATEAU, que havia sido meu Instrutor (e dos "Dijon Boys") no "Deux-Deux"... Àquela época, CHATEAU possuía a invejável marca de 2.000 horas de duplo comando na nacele traseira da “bête”(15) ... E todos re-solaram a máquina em solo e céus pátrios...
Mais de trinta anos se passaram quando cruzei os céus do Sul da França a Mach 2.0(16) : aí nasceu a paixão pela máquina. Nada a estranhar...
Vivi toda a carreira, após esses acontecimentos, com a “carga” de ter sido o “MIRAGE uma invenção do Menezes”. Quem me dera deter tamanho poder. Porém, não o repudio... A total verdade é que a DEFESA AÉREA, ANÁPOLIS e o SISDACTA foram frutos da "cerebração"(17) de homens (entre os quais me incluo) que acreditavam em uma Força Aérea capaz de agir independentemente da batalha de superfície (nosso carma de combatentes) e exercitar as habilidades dos seus pilotos, ao extremo das capacidades de interação homem-máquina. O avião MIRAGE foi o último fruto dessa carinhosamente cultivada árvore e não, como normalmente vem sendo descrito, “a razão do todo”... Nossa devida homenagem aos “esquecidos e laboriosos” combatentes pela mesma tarefa...
Não tive coragem de ver o MIRAGE coberto com a mortalha, em 14 Dez 2005. Para mim, ele ainda vive, e fará sempre parte de meus sonhos de Piloto de Caça e sustentáculo da minha vaidade, pois jamais o dominei: simplesmente, respeitei-o e apaixonei-me por ele, representativo de um desafio para qualquer Piloto de Caça, pela “finesse”(18) que impunha aos seus mestres, e inclusive, por ser a materialização de uma causa: a DEFESA AÉREA e a independência da Força Aérea.
Na realidade, tive medo de chorar, naquele momento final...
“Adieu, mon bon frère: mission très bien accompli!"(19)
À la Chasse!!!
Lauro NeyMenezes
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Carlo M. Cipolla
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
O FX daria é um belo de um dramalhão mexicano, com direito a exibição em horário nobre no SBT e reprise depois de um tempo na rede TVtalharim escreveu:Eu fico pensando sobre a história do FX....................daria um excelente filme com requintes de drama,suspense e ação.
Ou uma grande minissérie.
Quem não gostaria disso com certeza seria a TAB pq mostraria as suas fraquezas e limitações.

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
CM,Carlos Mathias escreveu:Knight7, aqui não é o lugar prá debater a antecipação da short-list.
Nem prá debater que coincidiu com a antecipação prá antes da assinatura do acordo quadro com a Rússia e etc. Quando na verdade a previsão de divulgação era prá depois de assinado esse acordo.
Você tem seus dados, eu tenho os meus.
Existe uma conjuntura de fatos, cada um analisa conforme sua visão.
Eu defendo o NJ (ou qualquer outro) quando acho que ele está certo, JAMAIS incondicionalmente, jamais. Nem ele nem ninguém, pessoa ou instituição.
Segundo o nosso amigo Pepê, a proposta que está engavetada e nem foi olhada, traz mais até do que ToTS.
Costumo acreditar nele quando nos brinda com infos, mesmo que contradigam estórias oficiais.
Aliás, li um artigo muito interessante sobre os Sabres lá em PVO, inclusive que ficam no tempo, fora de abrigos.
Abraços!
O Acordo-Quadro Brasil Russia foi assinado em abril de 2008.
A FAB requereu 12 tecnologias-chave no FX2.
Tanto o Comandante da FAB quanto o o Min. da Defesa declararam que a Russia não passou para a Short List porque os russos não concordaram com transf. de tecnologia.
E o Jobim esse ano, após a entrega da nova proposta dos russos, relatou a mesma coisa (não transferiam tecnologia).
O que não acho louvável é : "aquilo que a pessoa fala e me convém é verdade. O que essa mesma pessoa fala mas não me convém, não é verdade" ...(não estou me referindo a vc, mas estou falando no sentido geral)
Abracos
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Até os russos (Sukhoi) declararam que os off sets tecnológicos pedidos pelo Brasil não eram realistas.knigh7 escreveu:CM,Carlos Mathias escreveu:Knight7, aqui não é o lugar prá debater a antecipação da short-list.
Nem prá debater que coincidiu com a antecipação prá antes da assinatura do acordo quadro com a Rússia e etc. Quando na verdade a previsão de divulgação era prá depois de assinado esse acordo.
Você tem seus dados, eu tenho os meus.
Existe uma conjuntura de fatos, cada um analisa conforme sua visão.
Eu defendo o NJ (ou qualquer outro) quando acho que ele está certo, JAMAIS incondicionalmente, jamais. Nem ele nem ninguém, pessoa ou instituição.
Segundo o nosso amigo Pepê, a proposta que está engavetada e nem foi olhada, traz mais até do que ToTS.
Costumo acreditar nele quando nos brinda com infos, mesmo que contradigam estórias oficiais.
Aliás, li um artigo muito interessante sobre os Sabres lá em PVO, inclusive que ficam no tempo, fora de abrigos.
Abraços!
O Acordo-Quadro Brasil Russia foi assinado em abril de 2008.
A FAB requereu 12 tecnologias-chave no FX2.
Tanto o Comandante da FAB quanto o o Min. da Defesa declararam que a Russia não passou para a Short List porque os russos não concordaram com transf. de tecnologia.
E o Jobim esse ano, após a entrega da nova proposta dos russos, relatou a mesma coisa (não transferiam tecnologia).
O que não acho louvável é : "aquilo que a pessoa fala e me convém é verdade. O que essa mesma pessoa fala mas não me convém, não é verdade" ...(não estou me referindo a vc, mas estou falando no sentido geral)
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Editado pela última vez por Penguin em Sáb Jul 10, 2010 9:20 pm, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Você "distorceu" (claro que foi sem querer, inocentemente, que fique bem claro) meu bom amigo, ninguém falou em "me convém". Vou repetir, literalmente, prá que ninguém mais tenha essa "impressão" que você teve.O que não acho louvável é : "aquilo que a pessoa fala e me convém é verdade. O que essa mesma pessoa fala mas não me convém, não é verdade" ...(não estou me referindo a vc, mas estou falando no sentido geral)
Abracos
Você tem seus dados, eu tenho os meus.
Existe uma conjuntura de fatos, cada um analisa conforme sua visão.
Então, não é questão de convir ou deixar de convir, apenas acontece que eu não sou obrigado a aceitar ou acreditar em tudo que se diz, eu penso, pouco mas penso. Logo, eu posso perfeitamente - dentro das minhas limitações - analisar se certas coisas ditas, SEJA POR QUEM FOR, são ou não, na minha opinião, verdades.Eu defendo o NJ (ou qualquer outro) quando acho que ele está certo, JAMAIS incondicionalmente, jamais. Nem ele nem ninguém, pessoa ou instituição.
Se a SAAB diz o que diz na mídia, eu sou obrigado a acreditar em NG naval, bimotor, fábrica grátis ?
Como eu disse, EU analiso a situação de acordo com minhas convicções e os dados que me chegam, se o que se diz, seja por quem for, é verdade, é cortina de fumaça, é política, é jogo de cena, enfim, eu escolhe o que eu coloco como "verdade".
Mas não de acordo com minha conveniência não, Knight, não mesmo. É de acordo com o meu raciocínio, só isso.
Fazer o quê se eu sou meu burro,né?
Exemplo?
O FX-1 foi cancelado prá dar comidinha prás criancinhas esfomeadas, fome zero.
Foi oficial, confirmado por todas as instância governamentais em notas oficiais e etc.
Mas eu não acredito.
Mas não tem nada que ver com conveniências.
Abraços!
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
"Queimaram" a capa pra escrever só uma (01) página do papinho de sempre dentro???
Putz... Que desperdício!!

Putz... Que desperdício!!
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Acho que é assim, pra certas mídias a capa e o espaço publicitário é do proprietário, já a essência é de quem assina o texto, então existe algum grau de responsabilidade e seriedade. Talvez esteja aí a diferença, talvez; não sei...DELTA22 escreveu:"Queimaram" a capa pra escrever só uma (01) página do papinho de sempre dentro???
Putz... Que desperdício!!![]()
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Em azul, Carlos
AbracosCarlos Mathias escreveu:Você "distorceu" (claro que foi sem querer, inocentemente, que fique bem claro) meu bom amigo, ninguém falou em "me convém". Vou repetir, literalmente, prá que ninguém mais tenha essa "impressão" que você teve.O que não acho louvável é : "aquilo que a pessoa fala e me convém é verdade. O que essa mesma pessoa fala mas não me convém, não é verdade" ...(não estou me referindo a vc, mas estou falando no sentido geral)
Abracos
Não. É porque te convém mesmo. E onde foi dito que os russos concordaram com as trasnf. de tecnologias requeridas pela FAB? Seja o comandante da FAB, seja o Min. da Defesa, seja funcionários da Sukhoi disseram que houve discordancia sobre transf. de tecnologiaVocê tem seus dados, eu tenho os meus.
Existe uma conjuntura de fatos, cada um analisa conforme sua visão.Então, não é questão de convir ou deixar de convir, apenas acontece que eu não sou obrigado a aceitar ou acreditar em tudo que se diz, eu penso, pouco mas penso. Logo, eu posso perfeitamente - dentro das minhas limitações - analisar se certas coisas ditas, SEJA POR QUEM FOR, são ou não, na minha opinião, verdades.Eu defendo o NJ (ou qualquer outro) quando acho que ele está certo, JAMAIS incondicionalmente, jamais. Nem ele nem ninguém, pessoa ou instituição.
Se a SAAB diz o que diz na mídia, eu sou obrigado a acreditar em NG naval, bimotor, fábrica grátis ?
Claro que não. E tanto vc, quanto eu, aliás, aqui não há nenhum ingênuo.
Como eu disse, EU analiso a situação de acordo com minhas convicções e os dados que me chegam, se o que se diz, seja por quem for, é verdade, é cortina de fumaça, é política, é jogo de cena, enfim, eu escolhe o que eu coloco como "verdade".
Mas não de acordo com minha conveniência não, Knight, não mesmo. É de acordo com o meu raciocínio, só isso.
Fazer o quê se eu sou meu burro,né?
Abraços!
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Aí é que está, o bom de se pensar é que se vai além das palavras ditas, como no exemplo do "FX em troca do Fome Zero". Se eu lesse e parasse aí, o FX realmente teria sido trocado por arroz e feijão, e isso tudo assinado em notas da FAB, MinDef, GF, todos corroborando o dito.Não. É porque te convém mesmo. E onde foi dito que os russos concordaram com as trasnf. de tecnologias requeridas pela FAB? Seja o comandante da FAB, seja o Min. da Defesa, seja funcionários da Sukhoi disseram que houve discordancia sobre transf. de tecnologia
Nenhum fabricante jamais disse que a razão era outra, eles também endossaram que o dinheiro ia pro Fome Zero.
Mas isso vai de cada um , talvez tenha a ver com... Sei lá, talvez seja mesmo um mal costume ficar questionando a coisas enquanto as respostas não me sejam suficientemente convincentes.
Mas por outro lado eu posso estar certo nisso, afinal, alguns dos grandes avanços da humanidade se deram porque alguém questionou e insistiu num determinado ponto de vista contrário a versão oficial, esse alguém não se contentou com a resposta de que o Sol gira em torno da Terra, ou que a Terra era plana e o mar acabava num precipício...
Enfim, eu não sigo piamente o que se diz por aí, ainda mais num jogo complicado como esse.
E Knight7, alguma coisa me ser conveniente é porque eu estaria lucrando algo com isso.
Seria assim, conveniente, se eu estivesse tendo algum tipo de vantagem com essa hipótese, e posso te garantir que eu não ganho porra nenhuma com nenhuma das hipóteses.
Mas como te disse e vou repetir, eu sou questionador, gosto de elaborar hipóteses, de ir além, de ver mais adiante, de tentar imaginar o que há por trás das atitudes e fatos.
Abraços!
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
O mesmo time está no CAESAR e promete resultados num prazo bem mais longo. É claro que existe suspeita sobre o RAVEN que, aliás, ainda não está operacional no NG. Está em fase de integração.Santiago escreveu:Pepê,
Que o risco é maior, não há muito o que dizer.
O radar AESA do Gripen está sendo desenvolvido pela Selex (Plessey, GEC, Ferranti, Marconi, FIAR, etc) em conjunto com a Saab Microwave (Ericsson MIcrowave). Ambas possuem uma considerável kilometragem no desenvolvimento e produção de radares AESA. Provavelmente fora dos EUA, tenham sido as pioneiras junto com a Mitsubishi Electric Corporation na fabricação de tais radares.
Acrescentando:Santiago escreveu:O Blog PA apenas reproduziu noticia que saiu em diversos sites internacionais, que os indianos já testaram o Gripen Demo equipado com o radar AESA, realizando mais de 10 voos em Linkoping.
Talvez a cronologia ajude a esclarecer um pouco as coisas:
- Em 27 de outubro de 2009 o Gripen Demo voa equipado com o radar AESA ( http://www.flightglobal.com/articles/20 ... -aesa.html )
- Antes do final de abril de 2010 equipe da IAF esteve em Linkoping testando o Gripen Demo com AESA. Nesta ocasião comenta-se que testaram tb a capacidade de supercruzeiro.
- Em maio de 2010 o Gripen Demo foi enviado à Índia para os testes.
[]s
- Em junho uma comitiva indiana visita o Brasil e deixa escapar que há dúvidas sobre o NG no programa MMRCA...
Abraços
Pepê
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Bender escreveu:Em cima daquela galha
Bem-te-vi também te viu
Viu, viu, viu
Bem-te-vi também te viu
Bem-te-vi tava cantando
Em cima da ingazeira
Quando ele olhou pra baixo
Avistou a capoeira
Está pássaro formoso
De cantar bem afinado
Vem voando lá de longe
Deixa meu bem do meu lado
Apesar de cantador
Também foi traidor
Jesus Cristo se escondia
Bem-te-vi lhe entregou
Bem-te-vi você agora
Sei que anda arrependido
Cantou em hora errada
Apontando Jesus Cristo
Sds.
Não senhores, NÃO! é NÃO!
Isto acima não é do Frank Zappa
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