TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42256 Mensagem por Bolovo » Dom Jul 04, 2010 8:59 pm

soultrain escreveu:Os lobistas que participam activamente nos fóruns públicos deviam ser presos por burrice aguda.

Burrice, por que em vez de trabalhar onde devem, perdem tempo precioso em sítios onde não se decide nada.

Burrice porque são burros mesmo.
Por isso eu acredito que não são lobbistas. Esse papo de lobbistas é muito louco. O DB é legal, mas não decide porra nenhuma. São apenas xiitas do Gripen, do Rafale...

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
SevanOdran
Novato
Novato

#42257 Mensagem por SevanOdran » Dom Jul 04, 2010 9:01 pm

Depois das eleições pode até ser que reanunciem os Rafales, a depender do vencedor das presidenciais. Tudo tão incerto quanto há 15 anos atrás. É mole??? :(

Não há talento maior do que o de não usar duas palavras quando basta uma
Thomas Jefferson
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#42258 Mensagem por Penguin » Dom Jul 04, 2010 9:03 pm

Carlos Mathias escreveu:
O fato de ter uma versão naval pronta, não me parece ter sido o critério essencial do F-X2? Ou foi? Se foi, o F-X2 realmente começou 100% errado.
Quando o FX-2 começou não havia sido submetido à END.
Mas isso você sabe bem.
O galho é quando se começa a torcer os requesitos, os fornecedores também começam a torcer as propostas.
"Os" fornecedores não senhor, O fornecedor, só um.
Então a FAB não participou da elaboração do END?!!
O MD não acompanhava o que acontecia na principal aquisição de armas em curso no país?!!
A END já estava virtualmente pronta na época da emissão dos RFI. Alguns meses após ela foi aprovada. Os princípios já estavam postos.

Ou vc acredita que ninguém sabia de nada?

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlos Mathias

#42259 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Jul 04, 2010 9:05 pm

Se sabiam, fizeram errado, pois teve que ser refeito à luz da END.

Penguin
Sênior
Sênior

#42260 Mensagem por Penguin » Dom Jul 04, 2010 9:08 pm

Carlos Mathias escreveu:Se sabiam, fizeram errado, pois teve que ser refeito à luz da END.
E o MD se omitiu? Deixou o barco correr solto?

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#42261 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Jul 04, 2010 9:09 pm

Pelos pesos dados a cada categoria no primeiro relatório não parece que atender a END fosse uma prioridade. De qualquer forma, é amplamente desejável para o MD que o caça escolhido para a FAB também possa atender a MB, por motivos óbvios.

[]'s

Alberto -
nveras
Sênior
Sênior
Agradeceu: 203 vezes
Agradeceram: 147 vezes

#42262 Mensagem por nveras » Dom Jul 04, 2010 9:12 pm

Bolovo escreveu:Que papo é esse de Gripen bimotor que eu não estou sabendo... :?:
Vai ser algo parecido com isso, para baratear custos. :twisted: :twisted:
Imagem

Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
Penguin
Sênior
Sênior

#42263 Mensagem por Penguin » Dom Jul 04, 2010 9:13 pm

Pepê Rezende escreveu:
Santiago escreveu:Prezado Pepê,

Por curiosidade, o COPAC classificou os caças, foi isso? Escolheu o Gripen? E o Comando da Aeronáutica preferiu o SH?
O que vazou na FSP foi então a avaliação do COPAC?
Exatamente isso. É o relatório de dezembro, devolvido pelo Jobim porque o ítem "transferência de tecnologia" valia pena 9 pontos em 100.
Santiago escreveu:A propósito, o que disseram do radar RBE2 AESA do Rafale?
Gostaram do desempenho, apesar de ter um alcance menor que o do F/A-18E/F, trata o dobro de alvos simultaneamente. A propósito, em algumas configurações, como carga máxima, a assinatura do caça norte-americano é 100 vezes maior que a do Rafale.
que
Pepê
Que fique registardo nos "anais" do DB que a "merda" realmente vazou e que foi conforme o noticiado pela imprensa na época, e que muito faniquito provocou nessa paragens. :lol:

[]s

Editado pela última vez por Penguin em Dom Jul 04, 2010 9:16 pm, em um total de 1 vez.
Carlo M. Cipolla
Penguin
Sênior
Sênior

#42264 Mensagem por Penguin » Dom Jul 04, 2010 9:15 pm

AlbertoRJ escreveu:Pelos pesos dados a cada categoria no primeiro relatório não parece que atender a END fosse uma prioridade. De qualquer forma, é amplamente desejável para o MD que o caça escolhido para a FAB também possa atender a MB, por motivos óbvios.

[]'s
Se os pesos mudam, o resultado da 1a fase (short list) não poderia ter sido diferente?
Se poderia, me parece que o F-X3 não estaria descartado.

[]s

Editado pela última vez por Penguin em Dom Jul 04, 2010 9:16 pm, em um total de 1 vez.
Carlo M. Cipolla
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#42265 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Jul 04, 2010 9:16 pm

Santiago escreveu:
Pepê Rezende escreveu: Exatamente isso. É o relatório de dezembro, devolvido pelo Jobim porque o ítem "transferência de tecnologia" valia pena 9 pontos em 100.
Gostaram do desempenho, apesar de ter um alcance menor que o do F/A-18E/F, trata o dobro de alvos simultaneamente. A propósito, em algumas configurações, como carga máxima, a assinatura do caça norte-americano é 100 vezes maior que a do Rafale.
que
Pepê
Que fique registardo nos "anais" do DB que que a "merda" realmente vazou e que foi conforme o noticiado pela imprensa na época, e que muito faniquito provocou nessa paragens. :lol:

[]s
Mas que, segundo o Pepê, dava o SH como vencedor. :wink:

[]'s

Alberto -
prp
Sênior
Sênior
Agradeceu: 117 vezes
Agradeceram: 412 vezes

#42266 Mensagem por prp » Dom Jul 04, 2010 9:18 pm

Isso demonstra a irresponsabilidade, insurbodinação, sem vergonhice, safadesa, picaretagem e antipatriotismos dos vagabundos que vasaram este relatorio. Se foi os membros da COPAC deveriam estar todos presos e expulsos da FAB. Bando de sem vergonha.

PRick

#42267 Mensagem por PRick » Dom Jul 04, 2010 9:18 pm

O problema não está em refazer as propostas, eu acho até bom isso, mas não mentir e dizer coisas completamente impossíveis.

Por sinal, eles poderiam ter feito o mesmo que o Sarkozy, oferecer a compra de ALX´s ou KC-390, sem partir para coisa do tipo Sea Gripen e outras coisas mirabolantes.

[ ]´s

AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#42268 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Jul 04, 2010 9:18 pm

Santiago escreveu:
AlbertoRJ escreveu:Pelos pesos dados a cada categoria no primeiro relatório não parece que atender a END fosse uma prioridade. De qualquer forma, é amplamente desejável para o MD que o caça escolhido para a FAB também possa atender a MB, por motivos óbvios.

[]'s
Se os pesos mudam, o resultado da 1a fase (short list) não poderia ter sido diferente?
Se poderia, me parece que o F-X3 não estaria descartado.

[]s
Não sei como definiram essa short list. Ainda não entendi o motivo da escolha do NG e desclassificação do Su-35. Se o quesito foi realmente "transferência de tecnologia" os pesos deveriam ser diferentes.

[]'s

Alberto -
Penguin
Sênior
Sênior

#42269 Mensagem por Penguin » Dom Jul 04, 2010 9:19 pm

AlbertoRJ escreveu:
Santiago escreveu: Que fique registardo nos "anais" do DB que que a "merda" realmente vazou e que foi conforme o noticiado pela imprensa na época, e que muito faniquito provocou nessa paragens. :lol:

[]s
Mas que, segundo o Pepê, dava o SH como vencedor. :wink:

[]'s
------------------

No COPAC não. O COPAC classificou o Gripen em 1o. O CA não aceitou e classificou o SH em 1o.

Editado pela última vez por Penguin em Dom Jul 04, 2010 9:22 pm, em um total de 1 vez.
Carlo M. Cipolla
Penguin
Sênior
Sênior

#42270 Mensagem por Penguin » Dom Jul 04, 2010 9:20 pm

prp escreveu:Isso demonstra a irresponsabilidade, insurbodinação, sem vergonhice, safadesa, picaretagem e antipatriotismos dos vagabundos que vasaram este relatorio. Se foi os membros da COPAC deveriam estar todos presos e expulsos da FAB. Bando de sem vergonha.
E se não foi o COPAC que vazou? O que fazer?

Carlo M. Cipolla
Responder