TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
delmar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 206 vezes
Agradeceram: 504 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42241 Mensagem por delmar » Dom Jul 04, 2010 8:00 pm

Para alguns foristas é crime lesa pátria ter opiniões contrárias aquelas que eles defendem. Mas a realidade está contra eles. Antes das eleições não sairá nada e depois é o próximo presidente que vai decidir. Estou quase apostando que não será o Rafale. Se era para ser o Rafale ele já teria sido anunciado com toda pompa e circunstância.
Porque toda esta animosidade contra o GRIPEN se ele está descartado? Porque bater num cachorro morto? Há algo mais no ar que os lobistas do Rafale estão sabendo e eu não sei. (Ora, se existem lobistas do Gripen devem existir também lobistas do Rafale, disfarçados é claro :roll: )

Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Pepê Rezende
Sênior
Sênior

#42242 Mensagem por Pepê Rezende » Dom Jul 04, 2010 8:01 pm

Santiago escreveu:Prezado Pepê,

Por curiosidade, o COPAC classificou os caças, foi isso? Escolheu o Gripen? E o Comando da Aeronáutica preferiu o SH?
O que vazou na FSP foi então a avaliação do COPAC?
Exatamente isso. É o relatório de dezembro, devolvido pelo Jobim porque o ítem "transferência de tecnologia" valia pena 9 pontos em 100.
Santiago escreveu:A propósito, o que disseram do radar RBE2 AESA do Rafale?
Gostaram do desempenho, apesar de ter um alcance menor que o do F/A-18E/F, trata o dobro de alvos simultaneamente. A propósito, em algumas configurações, como carga máxima, a assinatura do caça norte-americano é 100 vezes maior que a do Rafale.

Pepê

Pepê Rezende
Sênior
Sênior

#42243 Mensagem por Pepê Rezende » Dom Jul 04, 2010 8:02 pm

Bolovo escreveu:Que papo é esse de Gripen bimotor que eu não estou sabendo... :?:
Deve estar se referindo ao "Gripen Stealth", que de Gripen nada terá, que será bimotor...

Pepê

DELTA22
Sênior
Sênior

#42244 Mensagem por DELTA22 » Dom Jul 04, 2010 8:03 pm

Túlio escreveu:
DELTA22 escreveu:Por isso que eu não sou nem moderador, nem administrador, nem nada...

Não me lembro de ter sido desrespeitoso quando escrevi contra a palhaçada que se transformou o fórum tempos atrás. Aliás, não fui só eu que disse isso à época, muitos alertaram e outros fizeram-se de surdos. A verdadeira credibilidade do FDB perdeu-se muito com aqueles episódios. Talvez poucos perceberam isso, mas tudo bem... Não serei eu a boia salvadora da ações tomadas e/ou omitidas. Chorar o leite derramado é doloroso e o "muro" talvez sirva de melhor consolo nestas horas. :wink:

[]'s.

Mas num tá mole. Hôme véio, como entendes o termo CREDIBILIDADE no contexto de um Fórum de Debates? Certamente não somos um jornal ou revista, né? O Site ainda vai mas O FÓRUM? Assim, ninguém é obrigado ou sequer convidado a acreditar em nada do que lê aqui e nem esperamos isso. O que esperamos, e como entendemos o DB, é justamente como um espaço para expor uma opinião e vê-la apoiada por isso e/ou posta em dúvida por aquilo. Colher informações, trazidas de tudo quanto é fonte por nossos colegas e debatê-las, acrescentar-lhes novos dados se for o caso. A única forma de CREDIBILIDADE que eu posso ver é em nossa seriedade no sentido de proporcionar as melhores condições possíveis para que se possa DEBATER. É para isso que existe o DB! :wink:

E em momento algum te disse que estavas sendo desrespeitoso, talvez não me tenhas entendido. Apenas mencionei que o RESPEITO se estende a todos, incluindo lobistas, só isso.

Por fim, ainda vou entender, se Deus ajudar, qual é a graça de debater com alguém que está apenas vendendo seu peixe porque é pago para isso. Como ninguém me paga, debato com quem eu quero e sobre o que eu quero. Considero chato imaginar que o sujeito que ardorosamente tenta me convencer de que tale caça é uma maravilha possa chegar em casa cansado, olhar pra nêga véia e dizer:

- POWS, mais um dia tentando convencer aquele pentelho de que aquela tranqueira que me mandaram vender é a última bolacha do pacote. É sodas. Ah, querida, o cara da FINCANTIERI ligou? Pode ser que me dêem algo melhor pra fazer lobby se eu conseguir o contrato...

E eu vou perder tempo e fritar neurônio com alguém assim? Qualews, sou ENTUSIASTA e prefiro debater com meus iguais.

O que NÃO É o caso de...lobistas...

Eles que vendam seu peixe para quem quiser comprar. No meu caso, me limito a respeitosamente IGNORÁ-LOS. :wink:
Deixo as críticas e as autocríticas para quem é de direito, Índio (não o do Serra!) véio, sendo que para mim também é válida e está sob avaliação... :wink: :wink:

[]'s.

"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
kirk
Sênior
Sênior
Agradeceu: 391 vezes
Agradeceram: 245 vezes

#42245 Mensagem por kirk » Dom Jul 04, 2010 8:10 pm

Pepê Rezende escreveu:A 37ª célula vale para o Gripen também, sabia? Pior, a montagem no Brasil é só a partir da 10ª célula, no Rafale é a partir da oitava.

Pepê

A propósito, ao contrário de vc, que se alimentava com a turma que ia discutir finanças consigo, eu LI a PORRA da Exposição de Motivos e chequei os relatórios anexos. O Gripen NÃO será construído no Brasil desde a primeira célula. É totalmente inverídica a conversa entre o Saito e o presidente da República citada aqui. Apenas uma firma, a Boeing, sugeriu fabricar partes do avião aqui desde a primeira célula, mesmo assim a montagem seria feita em Saint Louis para as quatro primeiras unidades, para ver se os gabaritos batem e outros detalhes semelhantes, como certificação. O que me impressiona é sua capacidade de espalhar mentiras por onde anda, para justificar o injustificável. Não existe nenhuma autorização paralela para negociação.

Pepê
Olá Sr. Pepê,

Em quem devemos acreditar ?

- na "a PORRA da Exposição de Motivos" ... que vc diz que leu ?

ou

- no CEO da Saab Åke Svensson,
- o Secretário de Estado da Defesa Håkan Jevrell,
- o Tenente General Mats Nilsson, Chefe do Departamento de Assuntos Militares,
- e o Diretor-Geral da Saab para o Brasil, Bengt Janér.
[b]A proposta da Saab para o F-X2[/b]

Material divulgado hoje na coletiva de imprensa com a presença do Secretário de Estado da Defesa da Suécia, Håkan Jevrell, e do diretor geral da Gripen/ Saab no Brasil, Bengt Janér

Somos os únicos que podem oferecer ao Brasil a oportunidade única de participação em um programa de desenvolvimento de uma caça supersônico, possibilidade impossível para os nossos concorrentes. Esta parceria com a Embraer está incluída na oferta do Gripen NG para o Brasil. Nossa proposta inclui a instalação de uma linha de montagem do Gripen NG na Embraer, sem qualquer custo adicional. O primeiro Gripen NG brasileiro será construido no Brasil.

Esta é realmente nossa proposta e não apenas a subcontratação e montagem parcial, como por exemplo, os concorrentes tem oficialmente declarado.
http://www.aereo.jor.br/2009/09/17/a-pr ... ra-o-fx-2/
Exclusivo: DB entrevista Bengt Janér, Diretor da Saab no Brasil

“O Gripen NG Brasil será uma aeronave brasileira. Desenvolvida, ensaiada, homologada e produzida no Brasil, sob os requisitos operacionais da FAB”, ...

A proposta da SAAB prevê que a fabricação e montagem das 36 aeronaves Gripen NG Brasil serão feitas no Brasil. A produção no Brasil está prevista no processo de desenvolvimento da aeronave, com os custos dessa instalação já incluídos no valor da oferta apresentada.http://www.defesabrasil.com/site/notici ... brasil.php
Gripen NG Brasil será mais nacional do que o AMX, diz Saab

A proposta que nós entregamos hoje (2/10) é uma proposta revisada da primeira e o que nós oferecemos é uma solução completa para a FAB. Nós propomos que o Gripen NG seja produzido no Brasil, para o Brasil e para o mercado mundial.

Para o Diretor da Saab no Brasil, Bengt Janér, a oferta final da empresa permite que o Gripen NG Brasil seja desenvolvido, ensaiado, homologado e produzido no Brasil, sob os requisitos operacionais da FAB.

http://www.defesabrasil.com/site/notici ... brasil.php
Particularmente fico com a 2ª opção.

ESSE PAPO DE 37ª CÉLULA E "UNICAMENTE" FRANCÊS.

Sds
kirk

Em tempo, se o Brasil não quizer correr riscos, JAMAIS fabricará um caça supersônico de última geração ... se não quer risco compra Super-Hornet de prateleira.

[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
alcmartin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#42246 Mensagem por alcmartin » Dom Jul 04, 2010 8:19 pm

Tulio
Por fim, ainda vou entender, se Deus ajudar, qual é a graça de debater com alguém que está apenas vendendo seu peixe porque é pago para isso. Como ninguém me paga, debato com quem eu quero e sobre o que eu quero. Considero chato imaginar que o sujeito que ardorosamente tenta me convencer de que tale caça é uma maravilha possa chegar em casa cansado, olhar pra nêga véia e dizer:

- POWS, mais um dia tentando convencer aquele pentelho de que aquela tranqueira que me mandaram vender é a última bolacha do pacote. É sodas. Ah, querida, o cara da FINCANTIERI ligou? Pode ser que me dêem algo melhor pra fazer lobby se eu conseguir o contrato...
Matou a pau, Túlio... :)

PRick

#42247 Mensagem por PRick » Dom Jul 04, 2010 8:23 pm

delmar escreveu:Para alguns foristas é crime lesa pátria ter opiniões contrárias aquelas que eles defendem. Mas a realidade está contra eles. Antes das eleições não sairá nada e depois é o próximo presidente que vai decidir. Estou quase apostando que não será o Rafale. Se era para ser o Rafale ele já teria sido anunciado com toda pompa e circunstância.
Porque toda esta animosidade contra o GRIPEN se ele está descartado? Porque bater num cachorro morto? Há algo mais no ar que os lobistas do Rafale estão sabendo e eu não sei. (Ora, se existem lobistas do Gripen devem existir também lobistas do Rafale, disfarçados é claro :roll: )
A "animosidade" contra o Gripen é derivada de um simples fato, a quantidade enorme de fakes espalhados pela propaganda dele. Nada contra o caça, mas falar em Sea Gripen, furtivo, bimotor, etc.. É dose.

Quanto ao resto já cansei de falar, estou esperando pelo anúncio.

[]´s

Carlos Mathias

#42248 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Jul 04, 2010 8:39 pm

Nossa proposta inclui a instalação de uma linha de montagem do Gripen NG na Embraer, sem qualquer custo adicional. O primeiro Gripen NG brasileiro será construido no Brasil.
O custo, pequena parte dele, está incluído no valor unitário projetado, 70 milhões de dólares por caça pelado.

Pô, se é gripen brasileiro, tem que ser feito onde? Onde? No....... Brasil!!!!!!!
Se fosse na Argentina seria...... Argentino!!!!!!
Na Bolívia...... Boliviano!!!!!!!
Mas os iniciais, de que não se fala, serão suecos.
A proposta da SAAB prevê que a fabricação e montagem das 36 aeronaves Gripen NG Brasil serão feitas no Brasil
Outra vez, os Gripen brasileiros serão feitos no Brasil, se não não seriam brasileiros. Mas os iniciais, de que não se fala...
A proposta que nós entregamos hoje (2/10) é uma proposta revisada da primeira e o que nós oferecemos é uma solução completa para a FAB. Nós propomos que o Gripen NG seja produzido no Brasil
Ahã...
Para o Diretor da Saab no Brasil, Bengt Janér, a oferta final da empresa permite que o Gripen NG Brasil seja desenvolvido, ensaiado, homologado e produzido no Brasil, sob os requisitos operacionais da FAB.
Mas quando é que vocês vão se decidir afinal?
Tá pronto, tá desenvolvendo, vai ser E/F, vai srr NG, vai ser MLU dos A/B...
E se ainda vão fazer isso tudo, vai demorar muuuuuito prá ficar pronto, pois se nem o NG sueco tem sequer um(1) protótipo ainda, imagina fazer um DEMO Brasil, depois um protótipo de Gripen-NGBrasil, testar, ensaiar, homologar, começar a fabricar, entregar, fazer a introdução em serviço... Vai ficar pronto lá prá 2020, com muita sorte.
Particularmente fico com a 2ª opção.

ESSE PAPO DE 37ª CÉLULA E "UNICAMENTE" FRANCÊS.

Sds
kirk
Mas isso é óbvio sr. Spock/Kirk.
E "PAPO", pelo que transparece, não é bem os franceses que estão jogando não. Até a FAB sacou.
Em tempo, se o Brasil não quizer correr riscos, JAMAIS fabricará um caça supersônico de última geração ... se não quer risco compra Super-Hornet de prateleira.
Bem, pelo menos já estão assumindo o risco inerente à proposta.
Mas uma coisa é "correr riscos", outra coisa é fazer roleta sueca com seis cartuchos no tambor. Cinco cartuchos, pronto.
A MB já fez com torpedos e estourou a cabeça.
E o torpedo não era NG, estava pronto.

soultrain
Sênior
Sênior

#42249 Mensagem por soultrain » Dom Jul 04, 2010 8:45 pm

Os lobistas que participam activamente nos fóruns públicos deviam ser presos por burrice aguda.

Burrice, por que em vez de trabalhar onde devem, perdem tempo precioso em sítios onde não se decide nada.

Burrice porque são burros mesmo.

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#42250 Mensagem por Penguin » Dom Jul 04, 2010 8:46 pm

PRick escreveu:
delmar escreveu:Para alguns foristas é crime lesa pátria ter opiniões contrárias aquelas que eles defendem. Mas a realidade está contra eles. Antes das eleições não sairá nada e depois é o próximo presidente que vai decidir. Estou quase apostando que não será o Rafale. Se era para ser o Rafale ele já teria sido anunciado com toda pompa e circunstância.
A "animosidade" contra o Gripen é derivada de um simples fato, a quantidade enorme de fakes espalhados pela propaganda dele. Nada contra o caça, mas falar em Sea Gripen, furtivo, bimotor, etc.. É dose.

Quanto ao resto já cansei de falar, estou esperando pelo anúncio.

[]´s
'

Que mal há em ter projetos?! Adquire-os quem quiser! Ninguém é obrigado.
É possível um Sea Gripen pós-2020 como se disse se alguém quiser co-desenvolver o projeto? Me parece que sim. É bom para o país A, B, C? Essa é outra história. Cada um avalia suas necessidades, custos e benefícios.
O fato de ter uma versão naval pronta, não me parece ter sido o critério essencial do F-X2? Ou foi? Se foi, o F-X2 realmente começou 100% errado.
O galho é quando se começa a torcer os requesitos, os fornecedores também começam a torcer as propostas.

Estamos todos esperando o anúncio desde o segundo semestre do ano passado. Ôh parto!

[]s

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlos Mathias

#42251 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Jul 04, 2010 8:50 pm

O fato de ter uma versão naval pronta, não me parece ter sido o critério essencial do F-X2? Ou foi? Se foi, o F-X2 realmente começou 100% errado.
Quando o FX-2 começou não havia sido submetido à END.
Mas isso você sabe bem.
O galho é quando se começa a torcer os requesitos, os fornecedores também começam a torcer as propostas.
"Os" fornecedores não senhor, O fornecedor, só um.

Zepa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 75 vezes

#42252 Mensagem por Zepa » Dom Jul 04, 2010 8:53 pm

soultrain escreveu:Os lobistas que participam activamente nos fóruns públicos deviam ser presos por burrice aguda.

Burrice, por que em vez de trabalhar onde devem, perdem tempo precioso em sítios onde não se decide nada.

[018] [018] [018] [018]

Imagem
Carlos Mathias

#42253 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Jul 04, 2010 8:54 pm

Pois é Soultrain, é a mais pura verdade.
A menos que o DB seja fonte consultiva de gente graúda.

Booz
Sênior
Sênior

#42254 Mensagem por Booz » Dom Jul 04, 2010 8:55 pm

Bender véio, o mestre Orestes pegou pesado no Castelo de Camelot, (HA), Templo de Salomão (THA).
Cabôclo |Orestes, cabôclo bom e mandingueiro, dêem-lhe passagem!

Imagem
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#42255 Mensagem por Penguin » Dom Jul 04, 2010 8:58 pm

soultrain escreveu:Os lobistas que participam activamente nos fóruns públicos deviam ser presos por burrice aguda.

Ou porque não são lobistas. Simples. São antes de tudo aficcionados com outro qualquer.

Hoje os repórteres que cobrem os temas de defesa divulgam e-mails. Um lobista pode enviar o material que quiser diretamente para os formadores de opinião e políticos. Podem realizar coletivas, podem enviar material impresso, podem convidar para viagens, festas, jantares e podem inserir matérias pagas. Creio que se são pagos, há muito trabalho a fazer. Caso contrário, muito provavelmente não passam de aficcionados.

[]s

Editado pela última vez por Penguin em Dom Jul 04, 2010 9:03 pm, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Responder