TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42211 Mensagem por Skyway » Dom Jul 04, 2010 3:44 pm

:lol: :lol:

Ai meu deus...é cada coisa.

Ta bom, o pinto do sueco é maior, ta?

Vou sair agora, logo, não responderei tão cedo a algum comentário a esse meu post. Deixo ele aqui só para pentelhar mesmo.

Afinal, já que se fala de tamanho de pinto, nada mais coerente do que um pentelho.

Editado pela última vez por Skyway em Dom Jul 04, 2010 3:46 pm, em um total de 1 vez.
AD ASTRA PER ASPERA
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#42212 Mensagem por orestespf » Dom Jul 04, 2010 3:45 pm

vplemes escreveu:
AlbertoRJ escreveu:O demonstrador de tecnologia francês serviu ao seu propósito, virou protótipo e um avião real, com versão naval de verdade, bimotor de verdade, um dos melhores do mundo.
E hoje, que é o que importa, é BEM mais que um DEMO.
Será? Para um caça que ao completar 24 anos de projeto, ainda precisa ser escoltado por um M2000 para jogar bombas nos talebans, e ainda não tem quase nada integrado, não acho que esteja podendo se gabar tanto. :roll:
Se este raciocínio estiver correto, o que poderia ser dito a respeito do F-22 e os "tales de bans"? Rigorosamente falando, o F-22 só voa, pows!!! :lol: :lol: :lol: :lol:

O desenvolvimento de um caça não acaba assim que se produz o primeiro de uma série, no fundo ele apenas se inicia. É justamente esta a crítica ao Gripen NG, não tem protótipo ainda, o que existe é um demonstrador que poderá se tornar um protótipo do NG e que realmente iniciará seu desenvolvimento (em definitivo e prático, não teórico) quando tiver seu primeiro exemplar produzido em série; e isto se um dia tiver.

Não será difícil compreender as justificativas que virão, da própria FAB, que em hipótese alguma o Gripen NG teria alguma chance de ser comprado, só se o governo batesse o martelo dizendo que quer porque quer o NG, mas os fatos...

Abração.

saullo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 182 vezes

#42213 Mensagem por saullo » Dom Jul 04, 2010 4:02 pm

Olha, desde que começou esse papo de FX-1, depois FX-2 porque o FX-1 não podia porque tinha que encher barriga dos que tinham fome, segundo o governo que lá está a mais de 7 anos, a gente cansa mesmo.
Com tudo que li agora, só penso que a defesa aérea do Brasil em breve será feita por:
Submarinos nucleares, FREMM e VBTP-MR, provavelmente todos equipados com motores turboélices movidos a etanol. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Abraços

suntsé
Sênior
Sênior
Agradeceu: 232 vezes
Agradeceram: 154 vezes

#42214 Mensagem por suntsé » Dom Jul 04, 2010 4:06 pm

saullo escreveu: Com tudo que li agora, só penso que a defesa aérea do Brasil em breve será feita por:
Submarinos nucleares, FREMM e VBTP-MR, provavelmente todos equipados com motores turboélices movidos a etanol. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Abraços
Esta reclamando do que?

pelo menos nos somos criativos :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#42215 Mensagem por Carlos Lima » Dom Jul 04, 2010 4:08 pm

orestespf escreveu:
vplemes escreveu: Será? Para um caça que ao completar 24 anos de projeto, ainda precisa ser escoltado por um M2000 para jogar bombas nos talebans, e ainda não tem quase nada integrado, não acho que esteja podendo se gabar tanto. :roll:
Se este raciocínio estiver correto, o que poderia ser dito a respeito do F-22 e os "tales de bans"? Rigorosamente falando, o F-22 só voa, pows!!! :lol: :lol: :lol: :lol:

O desenvolvimento de um caça não acaba assim que se produz o primeiro de uma série, no fundo ele apenas se inicia. É justamente esta a crítica ao Gripen NG, não tem protótipo ainda, o que existe é um demonstrador que poderá se tornar um protótipo do NG e que realmente iniciará seu desenvolvimento (em definitivo e prático, não teórico) quando tiver seu primeiro exemplar produzido em série; e isto se um dia tiver.

Não será difícil compreender as justificativas que virão, da própria FAB, que em hipótese alguma o Gripen NG teria alguma chance de ser comprado, só se o governo batesse o martelo dizendo que quer porque quer o NG, mas os fatos...

Abração.
:wink: :D

[100]

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#42216 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Jul 04, 2010 5:07 pm

vplemes escreveu:
AlbertoRJ escreveu:O demonstrador de tecnologia francês serviu ao seu propósito, virou protótipo e um avião real, com versão naval de verdade, bimotor de verdade, um dos melhores do mundo.
E hoje, que é o que importa, é BEM mais que um DEMO.
Será? Para um caça que ao completar 24 anos de projeto, ainda precisa ser escoltado por um M2000 para jogar bombas nos talebans, e ainda não tem quase nada integrado, não acho que esteja podendo se gabar tanto. :roll:
Ih meu amigo, você está desatualizado.
Só para lembrar que no ano que vem vão sair da fábrica os F3+. :wink:

Não é DEMO não.

Pior que um avião levar 24 anos do demonstrador à maturidade é um avião voltar à condição de DEMO após 20 e tanos anos. :roll:

[]'s

Alberto -
vplemes
Sênior
Sênior
Agradeceu: 168 vezes
Agradeceram: 159 vezes

#42217 Mensagem por vplemes » Dom Jul 04, 2010 5:25 pm

AlbertoRJ escreveu:
vplemes escreveu: Será? Para um caça que ao completar 24 anos de projeto, ainda precisa ser escoltado por um M2000 para jogar bombas nos talebans, e ainda não tem quase nada integrado, não acho que esteja podendo se gabar tanto. :roll:
Ih meu amigo, você está desatualizado.

Não é DEMO não.

Pior que um avião levar 24 anos do demonstrador à maturidade é um avião voltar à condição de DEMO após 20 e tanos anos. :roll:

[]'s
Acho que esqueci de mencionar o "motor" do rafake. Depois de 24 anos ainda é um motor anemico. Já o Gripen, ele esta em fase demo, mas é para lançar um super upgrade: Motor novo (GE F-414G, mais potente e economico), novo radar AESA, nova asa e maior capacidade de combustivel, novos aviônicos no estado da arte. E a cereja do bolo: virá com o meteor já integrado (junto com vários outros armamentos), coisa que a jaca não tem, por só utilizar armamento francês. Interessante notar, que a França mesmo sendo dona de parte do consórcio fabricante do meteor, a aeronave que está sendo utilizada para testar e validar o meteor é o Gripen C/D e não o rafake. Por que será? :oops:
Resumindo: O Gripen está passando por um enorme upgrade, por conta da SAAB. Ao contrário do rafake, que os EAU, se quiserem com um motor decente, e um upgrade dos aviônicos que preste, terá que investir pelo menos 2 bilhões de euros. :twisted: :twisted: :twisted:

AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#42218 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Jul 04, 2010 5:33 pm

vplemes escreveu:
AlbertoRJ escreveu: Ih meu amigo, você está desatualizado.

Não é DEMO não.

[]'s
Acho que esqueci de mencionar o "motor" do rafake. Depois de 24 anos ainda é um motor anemico. Já o Gripen, ele esta em fase demo, mas é para lançar um super upgrade: Motor novo (GE F-414G, mais potente e economico), novo radar AESA, nova asa e maior capacidade de combustivel, novos aviônicos no estado da arte. E a cereja do bolo: virá com o meteor já integrado (junto com vários outros armamentos), coisa que a jaca não tem, por só utilizar armamento francês. Interessante notar, que a França mesmo sendo dona de parte do consórcio fabricante do meteor, a aeronave que está sendo utilizada para testar e validar o meteor é o Gripen C/D e não o rafake. Por que será? :oops:
Resumindo: O Gripen está passando por um enorme upgrade, por conta da SAAB. Ao contrário do rafake, que os EAU, se quiserem com um motor decente, e um upgrade dos aviônicos que preste, terá que investir pelo menos 2 bilhões de euros. :twisted: :twisted: :twisted:

É um motor anêmico. :lol:
Mas tudo bem, só que é um motor francês e estes podem até fornecer as especificações de custo dele...
O resto, radar AESA? Me desculpe, não vale nem a pena comentar. Não aqui nesse fórum. :wink:

Mas e aí, 20 e tantos anos e agora têm um demonstrador de tecnologia? Que dureza...

Abraços!

Alberto -
Pepê Rezende
Sênior
Sênior

#42219 Mensagem por Pepê Rezende » Dom Jul 04, 2010 5:52 pm

kirk escreveu:FALAÍ ... CAMBADA DO "DB" ... perdi alguma coisa nesse "tempinho" fora ??? ... ou tudo como dantes ???

Bom !!! ... O NJ continua cheio de malabarismos pra fazer valer a SUA escolha ...

- Proíbe divulgação do vencedor ...
- Proíbe pontuação e ranking ...
- Inventa um critério novo a cada dia ... em benefício da JACA ... claro ...
- Faz relatório paralelo ...
- Ele mesmo faz o relatório, ele mesmo assina (e faz os subordinados assinarem) ...
- Ou seja ... O REI DA MARMELADA ...

E muita gente acha que tá "certinho " essa atitude ... porém ...

Parece que o Lobim errou na dosagem ... e deixou até o Cmte Supremo irritado ...

Acho que o Lula não tá mais tão animado com a proposta gaulesa, que promete "qualquer coisa" para depois da 37ª célula ... enquanto o Gripen será consturído no Brasil desde a 1ª célula ... (o ninja revelou isso ao Comte Supremo) ... e daí além de muito melhor custo, vai gerar infinitamente mais empregos com total transf de tecno ... parece que o Lula deu sinal verde pro ninja negociar pessoalmente com os Vikings ... que bom !

Sds
kirk
A 37ª célula vale para o Gripen também, sabia? Pior, a montagem no Brasil é só a partir da 10ª célula, no Rafale é a partir da oitava.

Pepê

Carlos Mathias

#42220 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Jul 04, 2010 5:53 pm

O resto, me desculpe, não vale nem a pena comentar. Não aqui nesse fórum.
Isso tudo por um caça que nem pronto está e já custa 70 milhões de dólares pelado, sem nada.

Francoorp
Sênior
Sênior
Contato:

#42221 Mensagem por Francoorp » Dom Jul 04, 2010 5:56 pm

HUMM... estou vendo que vamos chegar a 3mil aqui no tópico e nada de FX2 definido pra galera da FAB e do fórum... :lol:

As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
Pepê Rezende
Sênior
Sênior

#42222 Mensagem por Pepê Rezende » Dom Jul 04, 2010 5:58 pm

kirk escreveu:FALAÍ ... CAMBADA DO "DB" ... perdi alguma coisa nesse "tempinho" fora ??? ... ou tudo como dantes ???

Bom !!! ... O NJ continua cheio de malabarismos pra fazer valer a SUA escolha ...

- Proíbe divulgação do vencedor ...
- Proíbe pontuação e ranking ...
- Inventa um critério novo a cada dia ... em benefício da JACA ... claro ...
- Faz relatório paralelo ...
- Ele mesmo faz o relatório, ele mesmo assina (e faz os subordinados assinarem) ...
- Ou seja ... O REI DA MARMELADA ...

E muita gente acha que tá "certinho " essa atitude ... porém ...

Parece que o Lobim errou na dosagem ... e deixou até o Cmte Supremo irritado ...

Acho que o Lula não tá mais tão animado com a proposta gaulesa, que promete "qualquer coisa" para depois da 37ª célula ... enquanto o Gripen será consturído no Brasil desde a 1ª célula ... (o ninja revelou isso ao Comte Supremo) ... e daí além de muito melhor custo, vai gerar infinitamente mais empregos com total transf de tecno ... parece que o Lula deu sinal verde pro ninja negociar pessoalmente com os Vikings ... que bom !

Sds
kirk
A propósito, ao contrário de vc, que se alimentava com a turma que ia discutir finanças consigo, eu LI a PORRA da Exposição de Motivos e chequei os relatórios anexos. O Gripen NÃO será construído no Brasil desde a primeira célula. É totalmente inverídica a conversa entre o Saito e o presidente da República citada aqui. Apenas uma firma, a Boeing, sugeriu fabricar partes do avião aqui desde a primeira célula, mesmo assim a montagem seria feita em Saint Louis para as quatro primeiras unidades, para ver se os gabaritos batem e outros detalhes semelhantes, como certificação. O que me impressiona é sua capacidade de espalhar mentiras por onde anda, para justificar o injustificável. Não existe nenhuma autorização paralela para negociação.

Pepê

Editado pela última vez por Pepê Rezende em Dom Jul 04, 2010 6:11 pm, em um total de 1 vez.
Pepê Rezende
Sênior
Sênior

#42223 Mensagem por Pepê Rezende » Dom Jul 04, 2010 6:09 pm

vplemes escreveu:
AlbertoRJ escreveu:Ih meu amigo, você está desatualizado.

Não é DEMO não.

Pior que um avião levar 24 anos do demonstrador à maturidade é um avião voltar à condição de DEMO após 20 e tanos anos. :roll: s
Os primeiros pods Damocles já foram disponibilizados para o Rafale F3. Basta olhar o site do Senado Francês. Tem gente que para impor seu ponto de vista insiste no repasse de informações falsas...
vplemes escreveu:Acho que esqueci de mencionar o "motor" do rafake. Depois de 24 anos ainda é um motor anemico. Já o Gripen, ele esta em fase demo, mas é para lançar um super upgrade: Motor novo (GE F-414G, mais potente e economico), novo radar AESA, nova asa e maior capacidade de combustivel, novos aviônicos no estado da arte. E a cereja do bolo: virá com o meteor já integrado (junto com vários outros armamentos), coisa que a jaca não tem, por só utilizar armamento francês. Interessante notar, que a França mesmo sendo dona de parte do consórcio fabricante do meteor, a aeronave que está sendo utilizada para testar e validar o meteor é o Gripen C/D e não o rafake. Por que será? :oops:

AlbertoRJ escreveu:É um motor anêmico. :lol:
Mas tudo bem, só que é um motor francês e estes podem até fornecer as especificações de custo dele... O resto, radar AESA? Me desculpe, não vale nem a pena comentar. Não aqui nesse fórum. :wink:

Mas e aí, 20 e tantos anos e agora têm um demonstrador de tecnologia? Que dureza...
Vamos citar a Exposição de Motivos, para ver se alguém se manca: "Há sérias dúvidas de que o radar, ainda em desenvolvimento, irá apresentar o rendimento projetado"; "O Gripen, dentre os três concorrentes, é aquele que apresenta a maior dificuldade de absorver desenvolvimentos em função do pequeno espaço interno da célula e por pouca oferta de energia". A propósito, isto consta do relatório preliminar da COPAC , aquele rejeitado pelo Estado Maior da Aeronáutica, que escolheu o F/A-18-E/F.

Vcs sabem como é feito um upgrade de Gripen A/B para C/D? Descarta-se a fuselagem, constroi-se uma nova com todos os novos itens, inclusive a tubulação para o probe de reabastecimento, e aproveita-se as asas, canards e superfícies verticais. Índice de peças comuns entre o Demo e o NG: 30%...

O Rafale, vai crescer sem grandes problemas. A célula tem espaço e é reforçada para motores mais potentes. No Gripen, precisa jogar cerca de 50% do avião fora para instalar UM PROBE de reabastecimento.

E tem gente que acha isso lógico... Provavelmente, seria reprovada no exame final da Academia Vulcana de Ciências.

A tática da SAAB é espalhar mentiras pelos fóruns. Acho que chegou o tempo de acabar com isso.

Pepê

Editado pela última vez por Pepê Rezende em Dom Jul 04, 2010 7:10 pm, em um total de 1 vez.
Carlos Mathias

#42224 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Jul 04, 2010 6:12 pm

A tática da SAAB é espalhar mentiras pelos fóruns. Acho que chegou o tempo de acabar com isso.
Essa é a palavra.

Hader

#42225 Mensagem por Hader » Dom Jul 04, 2010 6:15 pm

Sabe o que me intriga? O timming com que "certas" coisas acontecem...credo. :lol:

Responder