Vale a Pena?

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Don Pascual
Sênior
Sênior
Mensagens: 814
Registrado em: Qui Mar 10, 2005 1:19 am
Localização: Paranavaí-PR

Vale a Pena?

#1 Mensagem por Don Pascual » Qui Jul 07, 2005 4:23 pm

Vale a pena ser militar hoje em dia?
Pergunto isso por que meu sonho é ser militar. esse ano vou prestar concurso pra EsSA pela segunda vez, e tambem pra EsPCEx e para Fuzileiro Naval.
Se hoje vc pudesse voltar atras, vc escolheria ser militar novamente? Por que?
Quais as principais dificuldades da vida militar (não vale aquele texto que tem na pagina do EB!)? E as vantagens?
E, por ultimo, algum "bizu", tipo, o que fazer la dentro, o que NÃO fazer, que serviço tentar pegar lá, enfim, qualquer coisa que possa me ajudar (ou evitar que eu ganhe algumas alterações)?
Ah sim: é sonhar demais eu querer me formar na sSA, depois ficar uns 10, 15 anos numa unidade de elite (FE se minhas condições fisicas e psicologicas permitirem, senão, pode ser na Brigada Paraquedista, na Selva ou até mesmo na Aeromovel), depois tentar pegar uma OM mais tranquila aqui no PR ou RS, e atingir o Oficialato ante de me reformar? Desculpe se parece ingenuidade, mas esse é meu sonho :oops:

Obrigado.




Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8921
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 500 vezes

#2 Mensagem por Pablo Maica » Qui Jul 07, 2005 5:24 pm

E ae Don Pascual td tranquilo!? Cara eu tbm vou fazer exames para a EsPCEx e ESA esse ano, tu fai fazer pra combatente?

Um abraço e t+ :D




Avatar do usuário
Guilherme
Sênior
Sênior
Mensagens: 3153
Registrado em: Qua Set 03, 2003 5:06 pm
Localização: Florianópolis - Santa Catarina
Agradeceram: 58 vezes

#3 Mensagem por Guilherme » Qui Jul 07, 2005 5:42 pm

Se eu pudesse, eu entraria para a AMAN, AFA ou para a Escola Naval.




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#4 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Jul 07, 2005 6:13 pm

A dica é: se puder, tente ingressar como oficial. Sendo oficial as coisas se encaminham mais fáceis. Das três opções que você falou, a melhor é a EsPCEx, porque de lá você vai pra AMAN.

Não há concurso direto pra AMAN, então, sugiro que você tente: AFA, Escola Naval ou EsPCEx.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Don Pascual
Sênior
Sênior
Mensagens: 814
Registrado em: Qui Mar 10, 2005 1:19 am
Localização: Paranavaí-PR

#5 Mensagem por Don Pascual » Qui Jul 07, 2005 6:15 pm

E ai Pablo. Tranquilo não ta, ainda tenho muita coisa pra estudar, falatam 50 paginas de minha apostila de português, umas 20 da de matematica, e toda a apostila de redação (outras 20). Mas felizmente agora to de ferias da faculdade e tenho mais tempo e disposição pra estudar!
E vou fazer pra combatente. Espero conseguir ser Infante!
E Guilherme, por que vc não pode mais? Passou da idade?
O problema é que não sou uma pessoa muito estudiosa, sou muito "lento", não conseguiria aprender tudo aquilo de quimica, fisica, matematica e português que tem que saber pra passar na especex... sem contar que esse é o ultimo ano que posso prestar :cry: Sem contar que ter que fazer o 3o ano denovo la na especex é foda.




Avatar do usuário
Guilherme
Sênior
Sênior
Mensagens: 3153
Registrado em: Qua Set 03, 2003 5:06 pm
Localização: Florianópolis - Santa Catarina
Agradeceram: 58 vezes

#6 Mensagem por Guilherme » Qui Jul 07, 2005 6:26 pm

Don Pascual escreveu:E Guilherme, por que vc não pode mais? Passou da idade?


Exatamente. Tenho 26 anos de idade.




Avatar do usuário
thicogo
Sênior
Sênior
Mensagens: 808
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 2:32 pm
Localização: RIO DE JANEIRO
Agradeceram: 17 vezes

#7 Mensagem por thicogo » Qui Jul 07, 2005 7:00 pm

PESSOAL, QUAL A IDADE MAXIMA,EU TAMBEM QUERO FAZER ESSES CONCURSOS.




Don Pascual
Sênior
Sênior
Mensagens: 814
Registrado em: Qui Mar 10, 2005 1:19 am
Localização: Paranavaí-PR

#8 Mensagem por Don Pascual » Qui Jul 07, 2005 7:18 pm

EsPCEx: maximo de 19 anos no ano da inscrição.
EsSA: maximo de 24 anos no ano da inscrição.
EsAEx: maximo de 36 anos no ano da inscrição.
Soldado Fuzileiro Naval: maximo de 21 anos no ano da inscrição.
AFA e Escola Naval: Não tenho certeza, mas acho que é 21




Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8921
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 500 vezes

#9 Mensagem por Pablo Maica » Qui Jul 07, 2005 9:45 pm

Don Pascual aqui a coisa ta russa tbm, é um mar de conteudos pra revisar, mas indo com calma dah tranquilo, eu tbm quero entrar na infantaria, acho meio dificil eu passar na EsPCEx mas vamos ver, quem sabe a gente não vira colega de turma lah na ESA? :wink: Thicogo na EsPCEx AFA e Escola Naval vc pode fazer coincurso até os 20 (não pode completar 21 no ano da prova) pra sargento além da ESA existe tbm a EEAR para sargentos da FAB e a EAGS pra que ja tem curso técnico entrar como sargento na FAB (são só 4 meses de escola) e estes são até 24 anos.


Um abraço e t+ :D




Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#10 Mensagem por Sniper » Qui Jul 07, 2005 11:01 pm

Pessoal, acho que ESA é o mais "fácil" de vc conseguie :D

Um amigo meu de infância fez e passou, ele ja fez o curso e hoje esta servindo em Feira de Santana na Bahia. Ele nunca foi CDF, pelo contrario, matava aula pra jogar bola na rua com a gente, fez o concurso por fazer e passou.

Este ano ainda não posso fazer pq tenho 17 anos, mas vou fazer EsPeCex Também, até agora nem peguei no livro... Tô trabalhando demais, até 21:00 ! :shock: Não tô tendo tempo para estudar, acho que não tenho chances! :cry: Mas Boa Sorte a todos os amigos! :D




Imagem
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

#11 Mensagem por Guerra » Sex Jul 08, 2005 10:42 am

Vale a pena ser militar hoje em dia?

Infelizmente não vale a pena (nunca valeu a pena, isso é histórico)

Pergunto isso por que meu sonho é ser militar. esse ano vou prestar concurso pra EsSA pela segunda vez, e tambem pra EsPCEx e para Fuzileiro Naval.

Se voce passar na ESA, aconselho a continuar estudando e ficar sempre pronto para prestar outro concurso.

Se hoje vc pudesse voltar atras, vc escolheria ser militar novamente? Por que?
Eu costumo dizer sempre ao meu filho de 7 anos que ele não vai ser militar em hipotese nenhuma. Ele encontrou uma saida pratica para o problema, ele me disse que vai vai servir a marinha dos EUA.
Se eu voltasse ao tempo, eu ainda escolheria a carreira militar.

Quais as principais dificuldades da vida militar (não vale aquele texto que tem na pagina do EB!)? E as vantagens?
E, por ultimo, algum "bizu", tipo, o que fazer la dentro, o que NÃO fazer, que serviço tentar pegar lá, enfim, qualquer coisa que possa me ajudar (ou evitar que eu ganhe algumas alterações)?
Ah sim: é sonhar demais eu querer me formar na sSA, depois ficar uns 10, 15 anos numa unidade de elite (FE se minhas condições fisicas e psicologicas permitirem, senão, pode ser na Brigada Paraquedista, na Selva ou até mesmo na Aeromovel), depois tentar pegar uma OM mais tranquila aqui no PR ou RS, e atingir o Oficialato ante de me reformar? Desculpe se parece ingenuidade, mas esse é meu sonho

As dificuldades aparecem quando voce resolve constituir uma familia, antes é uma festa. Quanto a “bizu”, isso voce aprende no dia a dia, logo voce se adapta. Só faça o que esta previsto no regulamento que esta de bom tamanho. Um sargento me deu um conselho quando eu estava na ESA que eu não esqueci nunca mais: “corra sempre atrás do conhecimento, é a unica forma de você se impor em todas as direções”.
É possivel realizar seu sonho, mas como o sonho é seu, veja isso como uma realização pessoal. No sistema atual, é muito dificil alguém que segue a linha operacional conseguir manter sua posição dentro da sua própria turma de formação. Eu tenho amigos que se aproximaram muito desse seu sonho, e hoje estão na “rabeira” da turma e jamais vão ser oficiais. Isso não é uma regra, o que quero dizer que estar no topo da linha operacional do EB não trás nenhuma vantagem e a possibilidade de ser deixado para trás é bem maior. Resumindo, o unico curso que o EB da valor é o de Estado-Maior.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

#12 Mensagem por Luís Henrique » Sex Jul 08, 2005 6:07 pm

A última vez que vi era o seguinte:

AMAN precisa passar na Expecex. Máximo 20 anos até final do ano do exame.

AFA - Exame direto = Máximo de 21 anos até final do ano do exame.
Pode tentar pela Epcar (Barbacena), semelhante a Expecex de Campinas.

Escola Naval = Máximo de 23 anos até final do ano do exame.

Eu também queria ir para a AMAN, mas não da mais.




sgt alex
Júnior
Júnior
Mensagens: 119
Registrado em: Ter Set 07, 2004 2:39 pm
Localização: Caxias do Sul - RS

#13 Mensagem por sgt alex » Ter Jul 12, 2005 8:58 am

Também digo que não quero os meus filhos nas forças armadas (qualquer uma).
Não digo isso desmerecendo as FAs.
Existe uma frase em um quadro na Seção de Alvos Aéreos aqui do 3º GAAAe, que vale a pena refletir, ela diz o seguinte: "Procure fazer uma coisa de que você gosta, assim nunca precisará trabalhar".
Agora quanto a que tipo de concurso prestar, pelo lado profissional, hoje eu escolheria os Fuzileiros Navais.




Don Pascual
Sênior
Sênior
Mensagens: 814
Registrado em: Qui Mar 10, 2005 1:19 am
Localização: Paranavaí-PR

#14 Mensagem por Don Pascual » Ter Jul 12, 2005 12:42 pm

Por que os fuzileiros, Sgt Alex? La a gente tem que começar de baixo... no EB ja da pra começar como Sargento...




sgt alex
Júnior
Júnior
Mensagens: 119
Registrado em: Ter Set 07, 2004 2:39 pm
Localização: Caxias do Sul - RS

#15 Mensagem por sgt alex » Ter Jul 12, 2005 2:15 pm

Don Pascual escreveu:Por que os fuzileiros, Sgt Alex? La a gente tem que começar de baixo... no EB ja da pra começar como Sargento...


Como eu disse é pelo lado profissional.

Agora se você quiser uma remuneração melhor, aconselho a ser Bispo de alguma igreja qualquer e viajar de jatinho com 7 malas de dinheiro.




Responder