Presidente de Honduras é derrubado por golpe militar

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Francoorp
Sênior
Sênior
Mensagens: 3429
Registrado em: Seg Ago 24, 2009 9:06 am
Localização: Goiania-GO-Brasil, Voltei!!
Contato:

Re: Presidente de Honduras é derrubado por golpe militar

#1936 Mensagem por Francoorp » Seg Jun 07, 2010 11:29 pm

ASSEMBLEIA DA OEA NEGA INCLUIR HONDURAS NA AGENDA

Imagem

LIMA, 7 JUN (ANSA) – A 40ª Assembleia Geral da Organização de Estados Americanos (OEA) rechaçou o pedido de incluir a readmissão de Honduras ao organismo em sua agenda, aprovada na manhã de hoje, pois o caso será discutido em encontros informais.

A proposta havia sido formulada por Nicarágua e Guatemala, tendo recebido o respaldo da Venezuela.

A ministra das Relações Exteriores do México, Patricia Espinosa, assegurou que “não nos parecia conveniente abrir um debate” sobre o tema, devido ao fato de que “vamos coordenar os chanceleres” em reuniões não agendadas.

O chefe da diplomacia do Peru e anfitrião do evento, José Antonio García Belaunde, preside os trabalhos.

Estima-se que apesar de Honduras não ser o principal assunto do encontro, boa parte da cúpula dê destaque ao golpe de Estado de junho de 2009, que retirou o então presidente Manuel Zelaya do poder.

A nação centro-americana foi suspensa da OEA logo depois da instalação do governo de facto que substituiu o mandatário. (ANSA)

Fonte:Ansa via Plano Brasil.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

E a Hillary pediu de pés juntos para readmitir Honduras na OEA... os Yankees já não são mais os mesmo poderosos de antes... Finalmente !! [000]




As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
kurgan
Sênior
Sênior
Mensagens: 1610
Registrado em: Ter Jun 17, 2008 7:10 pm

Re: Presidente de Honduras é derrubado por golpe militar

#1937 Mensagem por kurgan » Ter Jun 08, 2010 8:18 am

07/06/2010 - 23h47 / Atualizada 07/06/2010 - 23h47
Brasil e EUA discordam sobre Honduras na OEA

LIMA, 7 Jun 2010 (AFP) -O tema da readmissão de Honduras na Organização dos Estados Americanos confrontou novamente Brasil e Estados Unidos, durante a Assembleia Anual da OEA em Lima, nesta segunda-feira.

Em uma reunião na qual o governo peruano [004] propôs a limitação das armas no continente, a secretária americana de Estado, Hillary Clinton, defendeu o retorno de Honduras à OEA, contrariando a posição do Brasil.

Clinton estimou que é preciso readmitir Honduras na OEA, de onde o país foi expulso após o golpe de Estado que derrubou o presidente Manuel Zelaya.

"Este é o momento para o hemisfério avançar como um todo e dar as boas-vindas ao retorno de Honduras à comunidade interamericana", disse Clinton aos delegados dos 33 países membros da Organização dos Estados Americanos reunidos em sua 40ª Assembleia Geral.

Brasil, que deu abrigo a Zelaya em sua embaixada quando o presidente deposto voltou a Honduras meses após o golpe, estimou que "a volta de Honduras à OEA deve estar associada a medidas específicas para a redemocratização e o estabelecimento dos direitos e garantias fundamentais".

O secretário-geral da chancelaria brasileira, Antonio de Aguilar Patriota, disse ainda que "é essencial criar condições para a plena participação do ex-presidente Manuel Zelaya na vida política de Honduras". [009]

Este novo confronto entre Brasil e EUA ocorre após a divergência bilateral em torno do tema nuclear iraniano.

No mês passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu o direito do Irã à energia nuclear, indo contra a posição dos EUA, que querem sanções sobre esse país que se recusa a interromper seu programa atômico.

Apesar da questão de Honduras não estar na agenda, o tema será abordado em sessão privada pelos chefes das delegações em Lima.

As Nações sul-americanas - exceto Peru e Colômbia - questionam a eleição do presidente hondurenho, Porfirio Lobo, em novembro passado, devido ao fato de que foi organizada pelos que apoiaram o golpe de Estado que derrubou Zelaya.

Em seu discurso, Clinton destacou que a região deve apreciar que Lobo foi escolhido em "eleições livres e justas", e que o novo presidente "cumpre com as obrigações previstas nos acordos Tegucigalpa-San José", que incluíam a formação de um governo de reconciliação nacional e de uma Comissão da Verdade para investigar o golpe.

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noti ... a-oea.jhtm




Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55257
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2752 vezes
Agradeceram: 2433 vezes

Re: Presidente de Honduras é derrubado por golpe militar

#1938 Mensagem por P44 » Ter Jun 08, 2010 8:35 am

Túlio escreveu:
kurgan escreveu:
Lobo "demonstrou um compromisso consistente e forte com um governo democrático", afirmou a secretária de Estado.

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noti ... zacao.jhtm


Isso! Tá no caminho certo! Se estudar direitinho na cartilha do sinhô vai ser uma Arábia Saudita quando crescer...só que sem petróleo...mas também, não se pode querer TUDO, POWS!!! :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll:
então mas tu gostavas tanto do Lobo...




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Francoorp
Sênior
Sênior
Mensagens: 3429
Registrado em: Seg Ago 24, 2009 9:06 am
Localização: Goiania-GO-Brasil, Voltei!!
Contato:

Re: Presidente de Honduras é derrubado por golpe militar

#1939 Mensagem por Francoorp » Ter Jun 08, 2010 11:16 am

Pois é, agora que a OEA recusou o que os Yankees queriam, o retorno de Honduras na organização, eles(USA) dizem que esta instituição deve ser reformada... reformada para obedecer aos interesses deles obviamente, que seja igualzinho a ONU, mas neste caso são os outros povos do mundo que pedem reforma !!

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Hillary pede reforma da OEA e readmissão de Honduras

Imagem


LIMA (Reuters) – A secretária norte-americana de Estado, Hillary Clinton, defendeu nesta segunda-feira reformas administrativas na Organização dos Estados Americanos (OEA) e a readmissão de Honduras na entidade.

Em uma reunião no Peru, ela disse que a OEA sofreu uma “proliferação de prioridades e mandatos que dilui seus esforços, drenam seu orçamento e diminuem sua capacidade.” Segundo ela, a organização de 35 países precisaria voltar a ter foco em tarefas básicas, como monitoramento eleitoral.

“Todos sabemos que a OEA nem sempre cumpriu seus ideais fundadores. Todos sabemos que há um trabalho sério a ser feito para fortalecer a instituição”, acrescentou ela.

Como exemplo negativo das divisões internas ela citou a suspensão de Honduras, em 2009, por causa de um golpe de Estado. Os EUA são favoráveis à readmissão do país, enquanto o Brasil e outros governos latino-americanos se opõem.

Segundo Hillary, o atual governo hondurenho, resultante de uma eleição realizada após o golpe, tem demonstrado um suficiente compromisso com a democracia.

“É hora de o hemisfério como um todo ir adiante e saudar Honduras de volta à comunidade interamericana. Ao mesmo tempo, precisamos encontrar formas de lidar com condições como a que levou ao golpe em Honduras, antes que se transformem em crises.”

Hillary também fez um alerta sobre a situação financeira da OEA, que segundo ela precisa ser corrigida antes que o próximo orçamento comece a ser discutido, em setembro.

“Precisamos trabalhar juntos para reformar o orçamento da OEA e assumir a responsabilidade. O atual caminho é fiscalmente insustentável e ameaça a viabilidade da própria organização.”

Os EUA contribuem com quase 60 por cento do orçamento da OEA, de cerca de 100 milhões de dólares. Hillary disse que o presidente Barack Obama pediu ao Congresso um aumento de 3 por cento neste ano, e que outros países deveriam fazer o mesmo.

O governo Obama enfrenta críticas na América Latina por causa da suposta demora em cumprir a reaproximação dos EUA com a região, que ele prometeu no começo do seu mandato.

Em fevereiro, o Grupo do Rio, que reúne gigantes regionais como México e Brasil, decidiu formar um novo grupo, espécie de OEA sem os EUA, o que tenderia a reduzir a influência de Washington no subcontinente.

Fonte:Reuters via Plano Brasil.




As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55257
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2752 vezes
Agradeceram: 2433 vezes

Re: Presidente de Honduras é derrubado por golpe militar

#1940 Mensagem por P44 » Ter Jun 08, 2010 1:14 pm

a Hillary nem sabe quando é que a rainha de inglaterra faz anos...




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
marcelo l.
Sênior
Sênior
Mensagens: 6097
Registrado em: Qui Out 15, 2009 12:22 am
Agradeceu: 138 vezes
Agradeceram: 66 vezes

Re: Presidente de Honduras é derrubado por golpe militar

#1941 Mensagem por marcelo l. » Ter Jun 29, 2010 10:12 am

Deutsche Welle

O ex-presidente Manuel Zelaya foi deposto por militares e nunca mais conseguiu retornar. Mesmo com a eleição, pais continua sofrendo com violações dos direitos humanos e tem economia frágil. Mas também há otimismo.

Um ano depois do golpe de Estado, Honduras ainda se encontra mergulhada no caos. Foi na manhã de 28 de junho de 2009 que militares armados tiraram o então presidente Manuel Zelaya da cama e o deportaram ainda de pijama para a Costa Rica.

A pequena e abastada elite de Honduras, em colaboração com políticos de direita, com a Justiça por eles dominada e com o Exército, conduziu o golpe, o primeiro do século na América Latina. Apesar da pressão internacional, inclusive dos Estados Unidos e da União Europeia, Zelaya não conseguiu reassumir o cargo. Até hoje, Honduras se encontra isolada, e segue violando os direitos humanos.

"A economia sofreu um colapso, o conflito social continua. Desde o fim da ditadura em 1980, nenhum governo combateu os graves problemas do país. Em consequência, 1,5 milhão de hondurenhos vivem no exterior, num exílio econômico. E a amarga ironia é o fato de as transferências de dinheiro que esses pobres fazem de fora equivalem a 25% do PIB", revela o analista Yllescas Oliva.

Violações camufladas

Honduras permanece em estado de choque. O regime golpista logrou se manter no poder até a eleição de novembro último. Embora planejada com antecedência, de democrática ela teve pouco: a censura de imprensa, dias de toque de recolher e a violação dos direitos humanos não permitiram a realização de uma campanha eleitoral justa. O presidente eleito, o empresário Porfirio Lobo, foi reconhecido apenas por poucos países.

Desde o começo do ano, o Comitê de Familiares de Detidos e Desaparecidos em Honduras (Cofadeh) registrou 314 casos graves de violação dos direitos humanos: tortura, prisões ilegais e buscas domiciliárias, assassinatos. Oito jornalistas foram mortos e nenhum dos casos foi esclarecido. A diretora da organização, Bertha Oliva, ela própria vítima de ameaças de morte, não vê mudanças desde que o novo presidente assumiu.

"A única diferença é que os políticos e os golpistas são ainda mais cínicos que antes. Hoje está ainda mais perigoso do que nos primeiros dias após o golpe. Porque as violações dos direitos humanos são sistemáticas e escolhidas. Se antes militares usavam da violência em praça pública e havia ruas bloqueadas em todo lugar e toque de recolher, agora as ações militares são camufladas como meras ações de combate ao crime. Eles querem nos convencer de que essas medidas de repressão são contra a criminalidade", explica Oliva.

De fato, crimes violentos, corrupção e gangues de jovem dominam a sociedade hondurenha – o que dificulta sua distinção de assassinatos por motivos políticos. Praticamente não há esclarecimento por parte da Justiça, e os criminosos seguem impunes.

Bildunterschrift: Manifestação na capital Tegucigalpa, em 29 de junho de 2009Resistência

O movimento de resistência se reúne nas instalações de um sindicato. Sua principal reivindicação é a formação de uma Assembleia Constituinte, a fim de que toda a sociedade possa ter participação política, não apenas as dez famílias mais ricas do país. Rafael Alegria é, desde o começo, um dos líderes do movimento que não conseguiu fazer com que Zelaya retornasse ao poder.

"Optamos por uma luta social pacífica. Conseguimos fazer com que a oligarquia golpista se envolvesse em contradições internas com o presidente Lobo, enquanto o povo hondurenho permanece unido", avalia Alegria.

Miriam Miranda, que representa a população negra, também está otimista. "Não estamos frustrados, pois ficou claro quem detém aqui a força econômica. Em todo o país, desenvolveu-se uma oposição ativa e constante. A mentalidade mudou, também entre as pessoas mais simples. Através do golpe, pudemos identificar com clareza os grupos que atravancam o país e contra os quais precisamos lutar."

Trata-se de criar coragem, um ano após o golpe. Isso, no entanto, não afasta a impressão de que os golpistas atingiram seu objetivo. Eles conseguiram despachar Manuel Zelaya – o presidente da esquerda – e têm agora o poder nas mãos. Pelo menos, por enquanto.

Autor: Michael Castritius (np)
Revisão: Rodrigo Rimon




"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
Avatar do usuário
Francoorp
Sênior
Sênior
Mensagens: 3429
Registrado em: Seg Ago 24, 2009 9:06 am
Localização: Goiania-GO-Brasil, Voltei!!
Contato:

Re: Presidente de Honduras é derrubado por golpe militar

#1942 Mensagem por Francoorp » Ter Jun 29, 2010 6:16 pm

Pois é, isso é que é democracia, os jornalistas assassinados são somente 8 até agora, bem um ano depois do golpe... viram quão baixa é a repressão em Honduras? quase nada de repressão... liberdade para as oligarquias, que o povo tenha o que sobrar da janta dos grandes, viva a democracia de Honduras, Viva a todos os que colaboraram e aceitaram para a legitimação desta nova democracia em nosso continente !!




As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
Avatar do usuário
Ilya Ehrenburg
Sênior
Sênior
Mensagens: 2449
Registrado em: Ter Set 08, 2009 5:47 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Presidente de Honduras é derrubado por golpe militar

#1943 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Qui Jul 01, 2010 12:09 am

A piada é a seguinte: Existe maior liberdade individual e garantias jurídicas na "ditadura cubana", que na decantada "democracia" hondurenha, onde de regra, vivencia-se o terror, diga-se.

Vamos rir!




Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg


Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Quiron
Sênior
Sênior
Mensagens: 1375
Registrado em: Sáb Abr 01, 2006 9:41 pm
Localização: Brasília-DF.
Agradeceu: 28 vezes
Agradeceram: 76 vezes

Re: Presidente de Honduras é derrubado por golpe militar

#1944 Mensagem por Quiron » Qui Jul 01, 2010 10:57 am

Ilya Ehrenburg escreveu:A piada é a seguinte: Existe maior liberdade individual e garantias jurídicas na "ditadura cubana",
:lol: :lol: :lol:




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61474
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6306 vezes
Agradeceram: 6657 vezes
Contato:

Re: Presidente de Honduras é derrubado por golpe militar

#1945 Mensagem por Túlio » Qui Jul 01, 2010 1:01 pm

Quiron escreveu:
Ilya Ehrenburg escreveu:A piada é a seguinte: Existe maior liberdade individual e garantias jurídicas na "ditadura cubana",
:lol: :lol: :lol:

[091] [091] [091] [091]

[082] [082] [082] [082]


:twisted: TINHA que ser o Chávez...errrr...o Ilya... :twisted:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

Re: Presidente de Honduras é derrubado por golpe militar

#1946 Mensagem por rodrigo » Qui Jul 01, 2010 6:50 pm

Tão preocupados com a democracia e liberdade em Honduras, não encontraram tempo para criticar o Lula, que recebeu o sírio Assad essa semana, e todo mundo escondeu.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61474
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6306 vezes
Agradeceram: 6657 vezes
Contato:

Re: Presidente de Honduras é derrubado por golpe militar

#1947 Mensagem por Túlio » Qui Jul 01, 2010 6:57 pm

Aprendas, Rodrigo: há ditaduras DO BEM... [003] [003] [003] [003]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
marcelo l.
Sênior
Sênior
Mensagens: 6097
Registrado em: Qui Out 15, 2009 12:22 am
Agradeceu: 138 vezes
Agradeceram: 66 vezes

Re: Presidente de Honduras é derrubado por golpe militar

#1948 Mensagem por marcelo l. » Qui Jul 01, 2010 8:14 pm

A ditadura que dá dinheiro para nós...e regimes que fraudam eleições também...teve um aliado que até hoje continuam a votação na Flórida :D Foi a única eleição que o menos votada ganhou...nem Stalin conseguiu essa façanha :mrgreen:




"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61474
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6306 vezes
Agradeceram: 6657 vezes
Contato:

Re: Presidente de Honduras é derrubado por golpe militar

#1949 Mensagem por Túlio » Qui Jul 01, 2010 9:46 pm

Vai entender... :roll: :mrgreen:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Francoorp
Sênior
Sênior
Mensagens: 3429
Registrado em: Seg Ago 24, 2009 9:06 am
Localização: Goiania-GO-Brasil, Voltei!!
Contato:

Re: Presidente de Honduras é derrubado por golpe militar

#1950 Mensagem por Francoorp » Qui Ago 05, 2010 10:50 pm

EUA tentam reintegrar Honduras à OEA

Imagem

Agência Brasil

TEGUCIGALPA – À espera do fim da suspensão da Organização dos Estados Americanos (OEA), Honduras intensifica as negociações para ser reintegrada à entidade. O presidente hondurenho, Porfirio Pepe Lobo, reuniu-se ontem com a secretária de Estado para Assuntos Globais e de Democracia dos Estados Unidos, Maria Otero. As informações são do Departamento de Estado norte-americano. Os Estados Unidos mediaram um acordo para encerrar a crise política em Honduras deflagrada em junho de 2009.

Em Washington, o porta-voz do Departamento de Estado, Phillip J Crowley, disse que o objetivo da visita é buscar a normalização das relações políticas entre Honduras e o restante da comunidade internacional. “[A secretária] vai se reunir com altos funcionários governamentais, líderes empresariais e da sociedade civil, em Honduras. Ela acompanha o progresso que Honduras vive, e [atua] para normalizar seus laços com a comunidade internacional.”

Honduras foi suspensa da OEA depois do golpe de Estado de 28 de junho de 2009, que depôs o então presidente Manuel Zelaya. Uma manobra política conduzida por setores das Forças Armadas, do Congresso Nacional e da Suprema Corte retirou Zelaya do poder. Desde então há uma crise política no país.

Recentemente, uma comissão de alto nível da OEA divulgou um relatório informando sobre as condições políticas, jurídicas e sociais do país. No documento, os especialistas sugerem o fim das ações movidas contra Zelaya. O governo Luiz Inácio Lula da Silva também defende a anistia ao presidente deposto como condição prioritária para o reconhecimento do novo governo e a reintegração de Honduras ao órgão internacional.

Integrantes da reunião entre Pepe Lobo e Otero informaram que durante a conversa eles trataram desta questão e de temas sobre direitos humanos. Há denúncias de casos de violação de direitos humanos em Honduras. A secretária norte-americano fica até hoje em Tegucigalpa.

Fonte: Agencia Brasil via Plano Brasil.

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Quando pararem de matar jornalista(8 até agora) deixarem o povo se manifestar livremente nas ruas sem o risco de prisões sumárias e torturas, quando deixarem de ocupar e fechar as rádios TV e jornais, ou ainda quando libertarem os presos políticos de somente aclamavam o líder que elegeram(Zelaya) ai quem sabe a A.L. aceitará o retorno do país à organização OEA.
Mais uma ditadura aceita e protegida pelos Yankees democratas…. e nós aqui temos sempre que abaixar a cabeça né?




As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
Responder