TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41806 Mensagem por DELTA22 » Dom Jun 27, 2010 4:55 pm

delmar escreveu:
Pode parecer estranho eu estar escrevendo isso aqui, mas como sei que ele vai ler isso, deixo aqui meu recado: PERDEU, MANÉ!!! PERDEU!!!
Já assinaram alguma compra? Não estou sabendo de nada. Onde? Quando? Quem? Por favor companheiro, coloque estas informações que estou na mais completa ignorância deste recentes acontecimentos.
Andas lendo o fórum??? :mrgreen: :mrgreen:

[]'s.




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Avatar do usuário
delmar
Sênior
Sênior
Mensagens: 5251
Registrado em: Qui Jun 16, 2005 10:24 pm
Localização: porto alegre
Agradeceram: 504 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41807 Mensagem por delmar » Dom Jun 27, 2010 5:18 pm

DELTA22 escreveu:
delmar escreveu: Já assinaram alguma compra? Não estou sabendo de nada. Onde? Quando? Quem? Por favor companheiro, coloque estas informações que estou na mais completa ignorância deste recentes acontecimentos.
Andas lendo o fórum??? :mrgreen: :mrgreen:

[]'s.
É um companheiro aqui do forum que vai assinar a compra? :( E eu, na minha santa ignorância, pensei que seria o presidente de república. Estamos grande por aqui no DB, até o vencedor do FX2 já decidimos quem será. Mas de minha parte, e por prudência, vou esperar o nosso amado líder Lula colocar também sua assinatura no contrato. Até lá considero que nada ainda foi sacramentado.




Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41808 Mensagem por DELTA22 » Dom Jun 27, 2010 5:20 pm

"Sacramentado" e "decidido". Duas palavras complementares, neste caso, mas não necessariamente dependentes.
Decide-se sem sacramentar, mas não se sacramenta sem decidir. :wink: :wink:

[]'s.




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Flávio Rocha Vieira
Sênior
Sênior
Mensagens: 1663
Registrado em: Dom Dez 30, 2007 5:49 pm
Localização: Araruama-RJ
Agradeceram: 2 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41809 Mensagem por Flávio Rocha Vieira » Dom Jun 27, 2010 7:15 pm

Esclarecedor esse post do Pepê Rezende, informa e desmistifica muito. Após o anúncio com certeza saberemos de muito mais.

Um fraternal abraço,




.'.
"... E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. ... "

Maria Judith Brito, Presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais).
Flávio Rocha Vieira
Sênior
Sênior
Mensagens: 1663
Registrado em: Dom Dez 30, 2007 5:49 pm
Localização: Araruama-RJ
Agradeceram: 2 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41810 Mensagem por Flávio Rocha Vieira » Dom Jun 27, 2010 7:21 pm

Marino escreveu:Pepê, vc postou este texto no BM?
Caso afirmativo, como estão as trevas e o ranger de dentes? :lol: :lol: :lol:
Já começou... :D

Um fraternal abraço,




.'.
"... E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. ... "

Maria Judith Brito, Presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais).
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41811 Mensagem por soultrain » Dom Jun 27, 2010 8:56 pm

As melhoras Pepe, espero que consiga dar a volta a essa doença.

O Pepe, fez um resumo da opera, já se sabia há algum tempo que era assim. Há pessoas esquizofrénicas no outro lado, ainda bem que já aqui não moram.


[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41812 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Jun 27, 2010 9:06 pm

E a martelação continua alhures...




Rodrigoiano
Sênior
Sênior
Mensagens: 3804
Registrado em: Qua Dez 03, 2008 12:34 am
Localização: Goiânia-GO
Agradeceram: 84 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41813 Mensagem por Rodrigoiano » Dom Jun 27, 2010 9:46 pm

Pronto! Acabei a leitura! Uns dias fora e só posso parabenizar todos os participantes pela verdadeira aula das últimas 10 páginas!

Grande abraço!

P.S.: Pepê, força, fé, dedicação e tratamento correto e persistente na sua batalha!




lynx
Avançado
Avançado
Mensagens: 490
Registrado em: Seg Abr 13, 2009 10:39 pm
Agradeceram: 97 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41814 Mensagem por lynx » Dom Jun 27, 2010 9:49 pm

Marino escreveu:E acaba com um mito ridículo que estava se espalhando nos fóruns, de que o relatório da MB havia sido falsificado/alterado.
Como disse o Pepê, o relatório da MB foi transcrito literalmente, com o documento final assinado pelo Comandante da MB.
Para não voltarmos a discutir em público, digamos que ele foi "acrescido com outros dados para acomodá-lo à necessidade política", ok?




lynx
Avançado
Avançado
Mensagens: 490
Registrado em: Seg Abr 13, 2009 10:39 pm
Agradeceram: 97 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41815 Mensagem por lynx » Dom Jun 27, 2010 9:51 pm

orestespf escreveu:
lynx escreveu: Que quadro? Meu problema é deixar bem claro a todos que o que se imagina fazer com o Rafale no São Paulo não é exequível. Por mais que algum "perito" tenha afirmado isso. A MB deixou isso claro em seu relatório, para o qual contribuiram todas as Diretorias Técnicas envolvidas e as OM operativas afetas. O relatório sobre F-X2 x A-12 foi aprovado pelo DGMM, CON, EMA e CM. Quem tem autoridade para falar contra isso?
Para um futuro NAe de 50.000 ton servem Rafale, F-18E e até o "fantasminha" Sea Gripen. Análise de desempenho dos aviões e das ofertas a MB não fez. Nem poderia, já que não recebeu as BAFO e não possui pessoal qualificado para isso.
Não sou contra o Rafale. Só não quero ver no futuro cobranças sobre a MB por aquilo que ela NÃO falou. E essas cobranças virão dos mesmos que hoje radicalmente defendem essa compra, não duvidem. Querem comprar Rafales para a MB agora? Ótimo, mas saibam que operarão de terra, até que um futuro NAe seja adquirido. E isso não será antes de 2025. Está lá no PAEMB para quem quiser ler.
É preciso algum curso de altíssimos estudos para entender isso?
Lynx, está se expondo a toa e a tira-colo, a própria MB.

Você está "lendo" as coisas ao pé da letra, equivoca-se assim. As escolhas políticas não significam decisões tomadas por políticos (civis), mas dos próprios militares, no caso, da MB. Decisão política é sinônimo de sabedoria e não de decisões tomadas por políticos.

Não consigo compreender porque você escreveu o que sublinhei em seu texto, totalmente contraproducente, ingênuo até. Não se esqueça que o Comandante da MB irá (se já não o fez) assinar o ok definitivo para a compra do FX-2 (junto com o Comandante da FAB); o que você está dizendo é o mesmo que desmentir ou desqualificar o seu próprio Comandante!!! Pense, analise, veja se é interessante expor a MB desta forma.

Muito provavelmente não existe contradição alguma nos fatos e ações, mas muito provavelmente você tenha conhecimento apenas de uma parte (caso contrário, não teríamos esta aparente contradição entre o que você diz e o que está sendo anunciado aos poucos), ou ainda, o que aconteceu (e está acontecendo) da parte relatada por você "pra cima", talvez (insisto, talvez) seja desconhecido pra você (mas por mim com toda certeza, realmente não sei de nada, apenas acho que você está tentando negar o que a realidade tem demonstrado; mas este sou eu, então queira me desculpar se estiver -- eu -- equivocado).

Você está se restringindo a compra do Rafale (mas poderia ser qualquer outro vetor) para operar no SP. Este é um erro primário, não se fala em comprar Rafale (insisto, ou outro caça) para operar no SP, mas sim em comprar um novo caça para a MB; ponto! Não se fala em comprar o caça para agora, se fala em comprar caças novos; quando eles virão ainda não se fala. Se ele terá condições de operar no SP, de forma muito limitada ou não, são outros quinhentos. O importante é que a compra de um caça mais pesado (seja qual for) para a MB sinaliza a determinação de se ter um novo NAe e não só isso, se os caças já estão sendo pensados, então é porque o novo PA será igualmente pensado para operar totalmente em função do novo vetor. Isto por si só já me diz muita coisa, principalmente a determinação técnico-política em levar adiante a reconstrução (e não reaparelhamento) das FFAA brasileiras.

Não se esqueça, a bem pouco tempo atrás não havia certeza se teríamos um novo NAe, aliás trabalhava-se com a hipótese de não ter-se um; agora a realidade se revela ao contrário, então leia tudo isso como um sinal de algo mais amplo e abrangente, jamais como compra de "Rafale para operar no SP".

Quando afirmo que o Rafale pode operar no SP sim significa exatamente isto: dissuasão pelos gestos e atitudes, prévia do que virá, a certeza de um novo NAe que se justifica no anúncio antecipado da compra de um novo caça. Jamais me referia a capacidade real de operacionalidade full do Rafale no SP, não precisa ser um expert para ver que isto não procede, mas como disse, a leitura tem que ser outra.

Gostaria de deixar claro que escrevi este post totalmente desarmado, totalmente sem intenção de atingi-lo ou a qualquer outra pessoa, totalmente calmo e totalmente despretensioso. Se achar que errei na "música", corrija-me, será uma honra; se achar que errei no "tom", queira me desculpar, pois esta não foi a intenção.


Abração.
Que bolão a Alemanha jogou hoje, não foi?
Grande abraço




Avatar do usuário
czarccc
Sênior
Sênior
Mensagens: 758
Registrado em: Qui Set 10, 2009 6:52 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41816 Mensagem por czarccc » Dom Jun 27, 2010 10:28 pm

Carlos Mathias escreveu:?????
CQD é aquele programa da BAND? :roll: :mrgreen:
Como Queira o Demo! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




Imagem
Paulo Pantanal
Júnior
Júnior
Mensagens: 92
Registrado em: Sáb Ago 01, 2009 9:23 pm
Localização: MATO GROSSO DO SUL - BRASIL

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41817 Mensagem por Paulo Pantanal » Dom Jun 27, 2010 10:32 pm

Pepe..

desejo-lhe melhoras

muito boas suas informações...

Não vejo a hora de ir na BACG, e ver os rafas decolando...

Paulo Pantanal




DEUS É TUDO O RESTO É BIJOUTERIA....

VIVA O BRASIL ACIMA DE TUDO OS OUTROS DEPOIS VEREMOS!!!!!
Loki
Sênior
Sênior
Mensagens: 880
Registrado em: Seg Jan 05, 2009 2:19 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41818 Mensagem por Loki » Seg Jun 28, 2010 12:06 am

Pepe, estimo melhoras, diabetes é silenciosa e traiçoeira. Um perigo!

Forte Abraço




rcolistete
Sênior
Sênior
Mensagens: 1537
Registrado em: Sex Mai 20, 2005 6:25 pm
Localização: Vitória - ES - Brasil

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41819 Mensagem por rcolistete » Seg Jun 28, 2010 7:59 am

orestespf escreveu:
Dúvida: um Rafale operando limitado é pior do que um A-4M (insisto, "M") operando full??? :? :? :?

O erro está em olhar apenas o NAe, é preciso olhar para a MB em si, a estrutura como um todo, as três FFAA em conjunto.

:wink: :wink:
Olá Orestes,

Parabéns e você e outros sobre as ponderações sobre o Rafale M (naval) na MB.

Colaboro com o seguinte : evitemos a dicotomia. Ninguém aqui está sugerindo operar o Rafale M no A-12 São Paulo por 20-30 anos, de forma limitada. Mas sim operar no fim da vida útil do A-12, digamos de 5 a menos de 10 anos antes do A-13 Espírito Santo 8-] ficar operacional. Até lá os pilotos navais treinariam decolagem e pouso de Rafale no A-12 e várias missões aéreas partindo de mar (NAe) e terra.

Engraçado, quase nunca via alguém aqui ou em qualquer lugar cobrando operação do AF-1/1A (A-4), F-5E/F, AMX, etc, com carga máxima externa de combate... só com o Rafale que cobram isso...

Abraços,

Roberto




rcolistete
Sênior
Sênior
Mensagens: 1537
Registrado em: Sex Mai 20, 2005 6:25 pm
Localização: Vitória - ES - Brasil

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41820 Mensagem por rcolistete » Seg Jun 28, 2010 8:04 am

Jin Jones escreveu:
Interessante essa AFIRMAÇÃO !
A MB vai fazer oque com um punhado de Rafales ?????? já que o NA SP não tem condições de opera-lo :? , será guardradinho até 2030 até o A-13 virar uma realidade. :lol:

Como vc mesmo disse num post de desabafo sobre a INCOMPETENCIA DOS BRIGADEIROS, a MB poderia decidir o FX mas não quer por nobreza :lol:

Vamos com calma no corporativismo, OK !
Meu caro, o estaleiro e base naval dos submarinos convencionais e nucleares está em fase de terraplanagem. As peças do 1o SBR estão sendo fabricadas na França e mais de uma centena de brasileiros estão lá. Isso é realidade. Submarino nuclear na MB, sendo fabricado no Brasil, seria equivalente a FAB ter contratado o projeto, construção no Brasil e aquisição de caça de 5a geração, em parceria com outro país. A FAB por enquanto fez isso ??? Não. Até lá então aguente críticas.

[]s, Roberto




Responder