Parabéns a MB pela escolha do Rafale o que seria da defesa dos nosso céus sem a MB.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
cb_lima escreveu:MASBender escreveu:O Rafale já demonstrou potência para se lançar e pousar no Foch,se carga fake ou não é outra istória.
Poderia sim, antecipar a doutrina de operação que se espera no futuro,hoje.
O problema sempre será o tamanho(comprimento) da catapulta e por consequência do convés de lançamento,(palavras de PRick que infelizmente se afastou do FDB,espero que retorne a tempo de uma Broma com uns e outros),que no CDG é maior e portanto feito de acordo para ele operar Full,que será possivelmente o modelo do nosso futuro NAe,não se esqueçam da Base Nordeste!!!!!!!!.
MÁS... sempre tem um MÁS...![]()
Sds....
Para antecipar qualquer doutrina de operação meu amigo não precisamos do Rafale...
Mas ...... para o novo PA... sem dúvida está no planos e estava lá no slide deck do Comandante da Marinha...
Mas, infelizmente apesar da solução criativa do CM na página anterior....No SP não seria uma boa.
[]s
CB_Lima
Minha patroa me proibiu de ser muito prolixo e postar mais do que 15 linhas aqui no tópico FX,e de usar a palavra IDEOLOGIA,portanto estou passando por um período de estudos de temas técnicos,para poder participar de alguma discussão,aviso que está difícil,cabeça de lata e véia não consegue aprender muita coisa mais.
x2cb_lima escreveu:Cada Força Aérea faz calculos para determinar a taxa de disponibilidade das suas aeronaves.
Ela depende de muitos fatores e só para citar 2 exemplos, muitos usuários do F-16 tiveram problemas para comprar peças desse algum tempo atrás porque toda a programação de consumo de determinados itens foi para o espaço por conta das Guerras Iraque/Afeganistão e os conflitos no Líbano.
Sendo assim países como EUA/Israel/Holanda e se eu não me engano Noruega ou Dinamarca arrasaram com estoques locais de vários componentes e o mesmo ocorreu no caso dos fabricantes (não necessariamente a LM).
Outro problema foi quando depois do 11 de Setembro e toda a política "Bushiana"causou o mesmo problema com F-15s que tinham uma programação de número de horas a serem voadas e estavam em muitos casos voando 5x mais... isso deixou os setores logísticos da USAF doidos e consequentemente aumentou $$$$$$$$ de vôo dessas aeronaves.
Olhem a Inglaterra... cortou Tornado F3/Sea Harrier e vai cortar ainda mais e sabem qual um dos grandes motivos? A Guerra arrasou com a logística e para manter a disponibilidade das aeronaves que estão na linha de frente, $$$$$$$ está sendo desviado desativando aeronaves que não são "tão" importantes, e nessa lista vão Tucanos/Nimrods, etc.
Enfim, outros aspectos incluindo a crise economica tem/tiveram um peso enorme também nessa história toda, mas o ponto da questão é, existem disponibilidades (ou falta de) programadas e existem as forçadas e as circunstâncias em que isso pode acontecer podem ser muitas.
O Brasil por conta de problemas sérios relacionados ao investimento do Governo no passado, passou pela disponibilidade "forçada" e isso ninguém quer...
Agora "programada" está tranquilo![]()
porque todo mundo sabe o que está fazendo.
Olha por exemplo no gráfico da USAF o quanto baixa foi a disponibilidade dos Bombardeiros da USAF... o motivo é, foram muito usados nos anos anteriores, agora o negócio é manter as garças no mínimo necessário para que os estoques fiquem em dia e o $$$ seja desviado para áreas que precisam mais.
Enfim, esse na verdade é um debate muitissimo interessante na minha opnião e acho que levando um pouco mais a sério e tentando deixar as torcidas de lado dá para aprender bastante
Honestamente é uma área que particularmente muito me interessa porque é uma grande dica para "entender" uma determinada F. Aérea
[]s
CB_Lima
Bender escreveu:cb_lima escreveu: MAS...
Para antecipar qualquer doutrina de operação meu amigo não precisamos do Rafale...
Mas ...... para o novo PA... sem dúvida está no planos e estava lá no slide deck do Comandante da Marinha...
Mas, infelizmente apesar da solução criativa do CM na página anterior....No SP não seria uma boa.
[]s
CB_Lima
Olá Lima!Eu infelizmente estava sendo bem mais abrangente,quando falava em "doutrina"e esta abrangência é para se pensar.
![]()
A diferença de tamanho,peso e potência do A4 para os Rafale é gritante,portanto para que tenha a destreza e eficiência,para que se pouse e decole a ave,demandará anos,fora as questões importantes também,mas puramente operacionais com o novo avião,troca e carregamento de munições,manipulação de convés,diagnósticos e manutenção,em terra e no mar,são muitos itens,e eu estou sendo simplista,sendo que todos sabem que as operações embarcadas são as mais delicadas e perigosas por natureza,e tem que ter irremediavelmente um nível de acerto não menor do que 100% e devem ser feitas por osmose,e isso demanda tempo,será um outro mundo a se acostumar e se adaptar e isto não é fácil,nem acontece da noite para dia,muito pelo contrário.
As vezes eu penso até o que o Rafale,um caça de maior porte e peso do que a maioria dos caças operados pela FAB,que perto dele são caças léves,vão trazer de impacto e dificuldades em todos os níveis para que se adapte ao dia a dia da força,dentro desta abrangência.
Talvez leve mais de dois anos para que as coisas comecem a parecer normais.
Abraços companheiro,se são eles que deverão ser os caças navais da MB,quanto antes vierem para MB melhor,nem que seja só para pousar e decolar e carregar,armas arxar,quando forem operar no novo Nae,muitos obstáculos já terão sido ultrapassados.
talharim escreveu:Quer dizer.....................a MB precisou intervir para que a decisão fosse tomada...................tem que rir pra não chorar mesmo essa TAB é uma piada hehehehehehhee
Parabéns a MB pela escolha do Rafale o que seria da defesa dos nosso céus sem a MB.
saullo escreveu:talharim escreveu:Quer dizer.....................a MB precisou intervir para que a decisão fosse tomada...................tem que rir pra não chorar mesmo essa TAB é uma piada hehehehehehhee
Parabéns a MB pela escolha do Rafale o que seria da defesa dos nosso céus sem a MB.![]()
![]()
![]()
Abraços
A Dilma me falou e o Lula confirmou. Podem perguntar a eles!Paisano escreveu:AMX, a Moderação está aguardando a apresentação das provas de tal acusação.AMX escreveu: Caixa dois... A França financia a campanha e o Brasil compra o caça da França.
Lula, Serra, Dilma, Sarkozy são pessoas públicas políticas. Há uma diferença muito grande entre chamar um político de ladrão e acusar um forista, que não é pessoa pública, de criminoso. Neste caso, há crime. Naquele, exercício do direito de expressão. Vários portais da internet publicam comentários impublicáveis sobre agentes políticos... Você já viu alguém ser processado ou preso? Jamais vi alguém ventilar tal baboseira fora deste fórum.DELTA22 escreveu:E você precisa saber que mesmo por trás de um nick, pode ser processado judicialmente quando levanta acusações sem provas. Em um processo legal, seu numero de IP pode ser fornecido e você será identificado. Cuidado com as palavras, a não ser que possa arcar com as consequências das mesmas...AMX escreveu: Caixa dois... A França financia a campanha e o Brasil compra o caça da França.
Não queremos ser os primeiros.AMX escreveu:
Você já viu alguém ser processado ou preso?
Mesmo? Que tri. Aproveites para conhecer também o nosso REGULAMENTO.AMX escreveu:Trabalho com as leis e as conheço bem.