TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41641 Mensagem por talharim » Sex Jun 25, 2010 9:11 am

Quer dizer.....................a MB precisou intervir para que a decisão fosse tomada...................tem que rir pra não chorar mesmo essa TAB é uma piada hehehehehehhee

Parabéns a MB pela escolha do Rafale o que seria da defesa dos nosso céus sem a MB. :D




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41642 Mensagem por Bender » Sex Jun 25, 2010 10:03 am

cb_lima escreveu:
Bender escreveu:O Rafale já demonstrou potência para se lançar e pousar no Foch,se carga fake ou não é outra istória.

Poderia sim, antecipar a doutrina de operação que se espera no futuro,hoje.

O problema sempre será o tamanho(comprimento) da catapulta e por consequência do convés de lançamento,(palavras de PRick que infelizmente se afastou do FDB,espero que retorne a tempo de uma Broma com uns e outros),que no CDG é maior e portanto feito de acordo para ele operar Full,que será possivelmente o modelo do nosso futuro NAe,não se esqueçam da Base Nordeste!!!!!!!!.

MÁS... sempre tem um MÁS... 8-]

Sds.
MAS :)...

Para antecipar qualquer doutrina de operação meu amigo não precisamos do Rafale...

Mas ... :) ... para o novo PA... sem dúvida está no planos e estava lá no slide deck do Comandante da Marinha...

Mas, infelizmente apesar da solução criativa do CM na página anterior.... [018] No SP não seria uma boa.

:)

[]s
CB_Lima

Olá Lima! [009] Eu infelizmente estava sendo bem mais abrangente,quando falava em "doutrina"e esta abrangência é para se pensar. :roll:

A diferença de tamanho,peso e potência do A4 para os Rafale é gritante,portanto para que tenha a destreza e eficiência,para que se pouse e decole a ave,demandará anos,fora as questões importantes também,mas puramente operacionais com o novo avião,troca e carregamento de munições,manipulação de convés,diagnósticos e manutenção,em terra e no mar,são muitos itens,e eu estou sendo simplista,sendo que todos sabem que as operações embarcadas são as mais delicadas e perigosas por natureza,e tem que ter irremediavelmente um nível de acerto não menor do que 100% e devem ser feitas por osmose,e isso demanda tempo,será um outro mundo a se acostumar e se adaptar e isto não é fácil,nem acontece da noite para dia,muito pelo contrário.

As vezes eu penso até o que o Rafale,um caça de maior porte e peso do que a maioria dos caças operados pela FAB,que perto dele são caças léves,vão trazer de impacto e dificuldades em todos os níveis para que se adapte ao dia a dia da força,dentro desta abrangência.

Talvez leve mais de dois anos para que as coisas comecem a parecer normais.

Abraços companheiro,se são eles que deverão ser os caças navais da MB,quanto antes vierem para MB melhor,nem que seja só para pousar e decolar e carregar,armas arxar,quando forem operar no novo Nae,muitos obstáculos já terão sido ultrapassados. :wink:




Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41643 Mensagem por Bender » Sex Jun 25, 2010 10:14 am

DELTA22 escreveu:
orestespf escreveu:Não entendi, falava do Bender, de sua ausência ou pouco posts recentemente. :wink:
Acho que está fugindo do frio do Sudeste, e dos ultimos dias "frios e sombrios" antes das "novidades" no FDB...

http://www.soest.hawaii.edu/marlin/hochberg/Bender_drinking_3.gif

Orestes, seu "faca-nos-dentes-full-power-mode" tá d+!!! [100]

[]'s.
Minha patroa me proibiu de ser muito prolixo e postar mais do que 15 linhas aqui no tópico FX,e de usar a palavra IDEOLOGIA,portanto estou passando por um período de estudos de temas técnicos,para poder participar de alguma discussão,aviso que está difícil,cabeça de lata e véia não consegue aprender muita coisa mais.


Abraços,Delta véio e Orestes!




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41644 Mensagem por Penguin » Sex Jun 25, 2010 12:01 pm

cb_lima escreveu:Cada Força Aérea faz calculos para determinar a taxa de disponibilidade das suas aeronaves.

Ela depende de muitos fatores e só para citar 2 exemplos, muitos usuários do F-16 tiveram problemas para comprar peças desse algum tempo atrás porque toda a programação de consumo de determinados itens foi para o espaço por conta das Guerras Iraque/Afeganistão e os conflitos no Líbano.

Sendo assim países como EUA/Israel/Holanda e se eu não me engano Noruega ou Dinamarca arrasaram com estoques locais de vários componentes e o mesmo ocorreu no caso dos fabricantes (não necessariamente a LM).

Outro problema foi quando depois do 11 de Setembro e toda a política "Bushiana" :lol: causou o mesmo problema com F-15s que tinham uma programação de número de horas a serem voadas e estavam em muitos casos voando 5x mais... isso deixou os setores logísticos da USAF doidos e consequentemente aumentou $$$$$$$$ de vôo dessas aeronaves.

Olhem a Inglaterra... cortou Tornado F3/Sea Harrier e vai cortar ainda mais e sabem qual um dos grandes motivos? A Guerra arrasou com a logística e para manter a disponibilidade das aeronaves que estão na linha de frente, $$$$$$$ está sendo desviado desativando aeronaves que não são "tão" importantes, e nessa lista vão Tucanos/Nimrods, etc.

Enfim, outros aspectos incluindo a crise economica tem/tiveram um peso enorme também nessa história toda, mas o ponto da questão é, existem disponibilidades (ou falta de) programadas e existem as forçadas e as circunstâncias em que isso pode acontecer podem ser muitas :) .

O Brasil por conta de problemas sérios relacionados ao investimento do Governo no passado, passou pela disponibilidade "forçada" e isso ninguém quer...

Agora "programada" está tranquilo :) [100] porque todo mundo sabe o que está fazendo.

Olha por exemplo no gráfico da USAF o quanto baixa foi a disponibilidade dos Bombardeiros da USAF... o motivo é, foram muito usados nos anos anteriores, agora o negócio é manter as garças no mínimo necessário para que os estoques fiquem em dia e o $$$ seja desviado para áreas que precisam mais.

Enfim, esse na verdade é um debate muitissimo interessante na minha opnião e acho que levando um pouco mais a sério e tentando deixar as torcidas de lado dá para aprender bastante :)

Honestamente é uma área que particularmente muito me interessa porque é uma grande dica para "entender" uma determinada F. Aérea :)

[]s
CB_Lima
x2




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41645 Mensagem por Lord Nauta » Sex Jun 25, 2010 1:07 pm

Bender escreveu:
cb_lima escreveu: MAS :)...

Para antecipar qualquer doutrina de operação meu amigo não precisamos do Rafale...

Mas ... :) ... para o novo PA... sem dúvida está no planos e estava lá no slide deck do Comandante da Marinha...

Mas, infelizmente apesar da solução criativa do CM na página anterior.... [018] No SP não seria uma boa.

:)

[]s
CB_Lima

Olá Lima! [009] Eu infelizmente estava sendo bem mais abrangente,quando falava em "doutrina"e esta abrangência é para se pensar. :roll:

A diferença de tamanho,peso e potência do A4 para os Rafale é gritante,portanto para que tenha a destreza e eficiência,para que se pouse e decole a ave,demandará anos,fora as questões importantes também,mas puramente operacionais com o novo avião,troca e carregamento de munições,manipulação de convés,diagnósticos e manutenção,em terra e no mar,são muitos itens,e eu estou sendo simplista,sendo que todos sabem que as operações embarcadas são as mais delicadas e perigosas por natureza,e tem que ter irremediavelmente um nível de acerto não menor do que 100% e devem ser feitas por osmose,e isso demanda tempo,será um outro mundo a se acostumar e se adaptar e isto não é fácil,nem acontece da noite para dia,muito pelo contrário.

As vezes eu penso até o que o Rafale,um caça de maior porte e peso do que a maioria dos caças operados pela FAB,que perto dele são caças léves,vão trazer de impacto e dificuldades em todos os níveis para que se adapte ao dia a dia da força,dentro desta abrangência.

Talvez leve mais de dois anos para que as coisas comecem a parecer normais.

Abraços companheiro,se são eles que deverão ser os caças navais da MB,quanto antes vierem para MB melhor,nem que seja só para pousar e decolar e carregar,armas arxar,quando forem operar no novo Nae,muitos obstáculos já terão sido ultrapassados. :wink:


Amigo Bender

Em relação ao RAFALE embarcado o seu texto e perfeito.

Um Bravo Zulu

X2

:D :D :D :D :D

Sds

Lord Nauta




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41646 Mensagem por Carlos Lima » Sex Jun 25, 2010 1:17 pm

Obrigado pela resposta Bender :)

[100]

Eu só não concordo totalmente por achar que no fim das contas operar uma aeronave mais pesada, mais cara, e não poder usufruir isso tudo, em um ambiente que realmente não será o ambiente operacional dela (porque vamos ficar brincando de operar no bingo e touch and go) não ensina muito, e gasta-se muito $$$ e tempo e cria risco que ao meu ver são desnecessários.

No meu ponto de vista conservador, gastamos os A-4 até o osso, jogamos bomba, disparamos missil, operamos dia/tarde/noite, e com isso moldamos os requisitos para op. em um novo PA e assim como no caso da Índia quando esse estiver sendo construído.. aí sim, compramos os novos caças (nesse caso o Rafale) e fazemos tudo aquilo que você citou no ambiente mais "real" de uso dessa aeronave.

Mas como disse é a minha maneira de ver as coisas... respeito o seu ponto de vista... :)

É que eu sou conservador mesmo (eu acho :) ).

[]s e bola para frente [009]
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
saullo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2924
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
Agradeceram: 181 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41647 Mensagem por saullo » Sex Jun 25, 2010 2:18 pm

talharim escreveu:Quer dizer.....................a MB precisou intervir para que a decisão fosse tomada...................tem que rir pra não chorar mesmo essa TAB é uma piada hehehehehehhee

Parabéns a MB pela escolha do Rafale o que seria da defesa dos nosso céus sem a MB. :D
[003] [003] [003]

Abraços




Oziris
Sênior
Sênior
Mensagens: 1053
Registrado em: Seg Mai 05, 2008 10:14 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41648 Mensagem por Oziris » Sex Jun 25, 2010 2:24 pm

saullo escreveu:
talharim escreveu:Quer dizer.....................a MB precisou intervir para que a decisão fosse tomada...................tem que rir pra não chorar mesmo essa TAB é uma piada hehehehehehhee

Parabéns a MB pela escolha do Rafale o que seria da defesa dos nosso céus sem a MB. :D
[003] [003] [003]

Abraços

Talha menos, o lance foi outro.

[]'s




-------------------------------

Si vis pacem, para bellum.


"Não sei com que armas a III Guerra Mundial será lutada. Mas a IV Guerra Mundial será lutada com paus e pedras."
Albert Einstein
Avatar do usuário
AMX
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 149
Registrado em: Qui Ago 04, 2005 1:01 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41649 Mensagem por AMX » Sex Jun 25, 2010 2:49 pm

Paisano escreveu:
AMX escreveu: Caixa dois... A França financia a campanha e o Brasil compra o caça da França.
AMX, a Moderação está aguardando a apresentação das provas de tal acusação.
A Dilma me falou e o Lula confirmou. Podem perguntar a eles!




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61282
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6576 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41650 Mensagem por Túlio » Sex Jun 25, 2010 2:55 pm

:roll:

Segue o debate. 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Franz Luiz
Sênior
Sênior
Mensagens: 811
Registrado em: Qui Jan 17, 2008 1:18 pm
Localização: Serra da Mantiqueira-MG
Agradeceram: 5 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41651 Mensagem por Franz Luiz » Sex Jun 25, 2010 2:56 pm

Penso que, caso realmente confirmem-se nas urnas a preferência das pesquisas,
e levando em consideração o projeto existente e a velocidade com que se está fazendo sua implantação,
o PA sairá mais rápido do que imaginamos. Sendo assim, adiquirir o Rafale agora faria todo o sentido
para aceleração da experiência de utilização na Marinha.
Franz




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61282
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6576 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41652 Mensagem por Túlio » Sex Jun 25, 2010 3:04 pm

Verdade. Não dá para tirar toda a razão do Talha véio, com competente agressividade a MB fez seu lobby e emplacou seus subs, um dos quais já está até sendo feito; agora começou a charla das escoltas, transportes e NPs, bobear e assinam também este ano; quem duvida que os NAes também não apareçam logo?

Assim, eu não duvidaria que a MB recebesse Rafales até ANTES da FAB, seria surreal... 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
AMX
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 149
Registrado em: Qui Ago 04, 2005 1:01 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41653 Mensagem por AMX » Sex Jun 25, 2010 3:10 pm

DELTA22 escreveu:
AMX escreveu: Caixa dois... A França financia a campanha e o Brasil compra o caça da França.
E você precisa saber que mesmo por trás de um nick, pode ser processado judicialmente quando levanta acusações sem provas. Em um processo legal, seu numero de IP pode ser fornecido e você será identificado. Cuidado com as palavras, a não ser que possa arcar com as consequências das mesmas...
Lula, Serra, Dilma, Sarkozy são pessoas públicas políticas. Há uma diferença muito grande entre chamar um político de ladrão e acusar um forista, que não é pessoa pública, de criminoso. Neste caso, há crime. Naquele, exercício do direito de expressão. Vários portais da internet publicam comentários impublicáveis sobre agentes políticos... Você já viu alguém ser processado ou preso? Jamais vi alguém ventilar tal baboseira fora deste fórum.

Muito obrigado por se preocupar comigo, mas você está errado. Trabalho com as leis e as conheço bem.




Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41654 Mensagem por DELTA22 » Sex Jun 25, 2010 3:21 pm

[068] :roll:




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61282
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6576 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41655 Mensagem por Túlio » Sex Jun 25, 2010 3:22 pm

AMX escreveu:
Você já viu alguém ser processado ou preso?
Não queremos ser os primeiros. :wink:
AMX escreveu:Trabalho com as leis e as conheço bem.
Mesmo? Que tri. Aproveites para conhecer também o nosso REGULAMENTO. 8-]


E vamos acabar com esse offtopic, sim? O assunto estava ótimo, estás estragando. Se tens reclamações a fazer, uses os canais competentes (constam do Regulamento também).




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Responder