Cada Força Aérea faz calculos para determinar a taxa de disponibilidade das suas aeronaves.
Ela depende de muitos fatores e só para citar 2 exemplos, muitos usuários do F-16 tiveram problemas para comprar peças desse algum tempo atrás porque toda a programação de consumo de determinados itens foi para o espaço por conta das Guerras Iraque/Afeganistão e os conflitos no Líbano.
Sendo assim países como EUA/Israel/Holanda e se eu não me engano Noruega ou Dinamarca arrasaram com estoques locais de vários componentes e o mesmo ocorreu no caso dos fabricantes (não necessariamente a LM).
Outro problema foi quando depois do 11 de Setembro e toda a política "Bushiana"
causou o mesmo problema com F-15s que tinham uma programação de número de horas a serem voadas e estavam em muitos casos voando 5x mais... isso deixou os setores logísticos da USAF doidos e consequentemente aumentou $$$$$$$$ de vôo dessas aeronaves.
Olhem a Inglaterra... cortou Tornado F3/Sea Harrier e vai cortar ainda mais e sabem qual um dos grandes motivos? A Guerra arrasou com a logística e para manter a disponibilidade das aeronaves que estão na linha de frente, $$$$$$$ está sendo desviado desativando aeronaves que não são "tão" importantes, e nessa lista vão Tucanos/Nimrods, etc.
Enfim, outros aspectos incluindo a crise economica tem/tiveram um peso enorme também nessa história toda, mas o ponto da questão é, existem disponibilidades (ou falta de) programadas e existem as forçadas e as circunstâncias em que isso pode acontecer podem ser muitas
.
O Brasil por conta de problemas sérios relacionados ao investimento do Governo no passado, passou pela disponibilidade "forçada" e isso ninguém quer...
Agora "programada" está tranquilo
porque todo mundo sabe o que está fazendo.
Olha por exemplo no gráfico da USAF o quanto baixa foi a disponibilidade dos Bombardeiros da USAF... o motivo é, foram muito usados nos anos anteriores, agora o negócio é manter as garças no mínimo necessário para que os estoques fiquem em dia e o $$$ seja desviado para áreas que precisam mais.
Enfim, esse na verdade é um debate muitissimo interessante na minha opnião e acho que levando um pouco mais a sério e tentando deixar as torcidas de lado dá para aprender bastante
Honestamente é uma área que particularmente muito me interessa porque é uma grande dica para "entender" uma determinada F. Aérea
[]s
CB_Lima