TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41521 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Jun 23, 2010 11:35 pm

Bem, isso é claro.

jumentodonordeste
Sênior
Sênior
Agradeceu: 46 vezes
Agradeceram: 218 vezes

#41522 Mensagem por jumentodonordeste » Qua Jun 23, 2010 11:36 pm

Algumas coisas seriam boas com o Serra. Outras seriam muito ruins.

Eu adoraria ver um centro-direita colocar a corja de "trabalhadores" do MST em seus devidos lugares.
Gostaria bastante de ver como se dariam relações Brasil-Venezuela.

Odiaria ver o entreguismo em cada encontro internacional. Odiaria ver diplomacia de 4. Odiaria ver nossas FA jogadas ao trapo e todos os planos construídos jogados na lata do lixo.

Eu coloco tudo isso na balança e tenho uma opinião, e ela é rubra, cor do sangue dos heróis.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6308 vezes
Agradeceram: 6657 vezes
Contato:

#41523 Mensagem por Túlio » Qua Jun 23, 2010 11:43 pm

Sempre detestei essa analogia entre sangue e glória. Para mim o sangue mancha a glória. Claro, isso sou eu (e ser Moderador não é - DE JEITO NENHUM - ser DITADOR) e no DB a soberania da opinião é SAGRADA. ADORO isso! Nunca tentem nos tomar isso, arranjarão um inimigo aqui... :twisted: 8-]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
jumentodonordeste
Sênior
Sênior
Agradeceu: 46 vezes
Agradeceram: 218 vezes

#41524 Mensagem por jumentodonordeste » Qui Jun 24, 2010 1:07 am

Túlio escreveu:Sempre detestei essa analogia entre sangue e glória. Para mim o sangue mancha a glória. Claro, isso sou eu (e ser Moderador não é - DE JEITO NENHUM - ser DITADOR) e no DB a soberania da opinião é SAGRADA. ADORO isso! Nunca tentem nos tomar isso, arranjarão um inimigo aqui... :twisted: 8-]

Jura pelo seu sangue?

:mrgreen:

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#41525 Mensagem por Bolovo » Qui Jun 24, 2010 1:10 am

jumentodonordeste escreveu:Algumas coisas seriam boas com o Serra. Outras seriam muito ruins.

Eu adoraria ver um centro-direita colocar a corja de "trabalhadores" do MST em seus devidos lugares.

Odiaria ver o entreguismo em cada encontro internacional. Odiaria ver diplomacia de 4. Odiaria ver nossas FA jogadas ao trapo e todos os planos construídos jogados na lata do lixo.

Eu coloco tudo isso na balança e tenho uma opinião, e ela é rubra, cor do sangue dos heróis.
Para de ter aula com o Ilya.

Vamos de Serra. Porque todos sabemos que o Brasil pode mais!

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Wardog
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 8 vezes

#41526 Mensagem por Wardog » Qui Jun 24, 2010 2:46 am

Bolovo escreveu:
jumentodonordeste escreveu:Algumas coisas seriam boas com o Serra. Outras seriam muito ruins.

Para de ter aula com o Ilya.

Vamos de Serra. Porque todos sabemos que o Brasil pode mais!
GESUISSSSS!!! :shock: :shock: :shock:

Pasmei agora.

neovirtual
Novato
Novato

#41527 Mensagem por neovirtual » Qui Jun 24, 2010 4:27 am

Só minha opinião mas, o Serra me dá calafrios. Não tenho a mínima confiança nele. Ele pode até ser inteligente mas depende como e para quem você a usa. Lembrando que isso é o meu ponto de vista. Ah, vi a matéria da Chevalier Paul...nuss...tá brilhando o briquedinho...da até inveja...xD...abraço

soultrain
Sênior
Sênior

#41528 Mensagem por soultrain » Qui Jun 24, 2010 5:37 am

A Dilma passou por cá, gostei. Não me parece que tenha o carisma do Lula, mas gostei.

[[]]'s

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
henriquejr
Sênior
Sênior
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#41529 Mensagem por henriquejr » Qui Jun 24, 2010 7:21 am

Num sei quem é o pior dos dois! :(

.
Renato Grilo
Avançado
Avançado
Agradeceram: 8 vezes

#41530 Mensagem por Renato Grilo » Qui Jun 24, 2010 7:57 am

Eu ainda fico com o Serra...

E o entreguismo é relativo... lembrem da briga que ele comprou pela quebra de patente dos medicamentos....

acho que não dá pra formar a opinião sobre o Serra, baseado no que foi o FHC... assim como não dá pra formar opinião sobre a Dilma, baseado no que o Lula fez...

O Lula é o Lula... e a Dilma... Deus me livre....

Mas essa é minha opinião... e política é muito mais complexa que o candidato sozinho... precisamos levar em conta, quem poderá compor a equipe.

Brasil Acima de Tudo
Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#41531 Mensagem por Marino » Qui Jun 24, 2010 9:29 am

PORTAL ADMINISTRADORES.COM.BR

Defesa escolhe o Rafale e decisão final será do presidente

Depois de muitas especulações, o ministério da Defesa decidiu escolher o caça Rafale, de fabricação francesa, para integrar a Defesa Aérea brasileira. A decisão foi tomada com base apenas em questões técnicas. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá convocar o Conselho de Defesa Nacional para discutir o assunto.

Uma exposição de motivos de cerca de 40 páginas que será assinada pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, e os comandantes da Aeronáutica, Brigadeiro Juniti Saito, e da Marinha, Almirante Moura Neto, confirma a escolha. O documento está dividido entre os pontos positivos e negativos de cada um dos três aviões finalistas – Rafale (Dassault), Gripen NG (Saab) e F-18 (Boeing).

Cada parágrafo remete a documentos elaborados pela Força Aérea e pela Marinha. A Marinha foi consultada visando os porta-aviões de 50 toneladas (50.000 ton, ou o avião pousaria em um caminhão cegonha :lol: ) que serão incorporados no futuro. Também foi assegurada a participação da Embraer em todas as etapas do projeto. Além disso, a empresa negocia com a França o desenvolvimento e a venda do cargueiro militar KC-390.

Em dezembro do ano passado, a Força Aérea entregou um relatório que colocaria o F-18 como vencedor e não o Gripen, como se chegou a especular. Nelson Jobim mandou a FAB refazer o documento para adequar a pontuação à Estratégia Nacional de Defesa (END).

A FAB teria utilizado os mesmos critérios do FX1, que foi cancelado no início do primeiro mandato de Lula em 2003. Na época, o custo de manutenção, o preço unitário do avião e o pacote de contrapartidas comerciais eram os itens que mais pontuavam. Desta vez, a transferência de tecnologia valeu 40 de 100 pontos. Ao final do governo Fernando Henrique, valia apenas 9 pontos em 100. O Gripen NG teve a melhor avaliação quanto à transferência de tecnologia, mas perdeu muitos pontos em outros itens e foi considerado um projeto de alto risco. Na prática, o avião sueco só teve boa avaliação no início do processo. O Rafale, por sua vez, só foi mal no quesito preço. A hora vôo do Gripen está calculada entre US$ 7 e US$ 8 mil. A Saab prometeu que ficaria em US$ 3 mil. Confirmada a decisão, a Saab estará em maus lençóis, pois o Gripen NG é o único projeto da empresa junto com a modernização das versões C e D do mesmo avião.

A própria Suécia não adquiriu o avião e só o fará se o negócio com o Brasil sair. Já o Rafale tem mais de 100 unidades entregues e outras 180 encomendas. O modelo está bem avaliado nos Emirados Árabes Unidos e na Suíça. O F-18 Super Hornet, da Boeing, está bem cotado na Índia.

Editado pela última vez por Marino em Qui Jun 24, 2010 9:39 am, em um total de 3 vezes.
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Marino
Sênior
Sênior

#41532 Mensagem por Marino » Qui Jun 24, 2010 9:36 am

Análise da Notícia

Marcelo Rech

O fato de o ministério da Defesa ter optado pelo Rafale não significa que o processo está concluído ou que será confirmado pelo presidente Lula :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: . Há uma eleição no horizonte próximo e não seria nenhuma surpresa que a decisão ficasse para a próxima administração. A escolha foi técnica. O governo acredita poder compensar, no âmbito da aliança estratégica com a França, o fato de o Rafale ser o mais caro entre os três finalistas.

A Embraer também ganha, e muito. Eleito o Gripen, ela apenas participaria do projeto. Com o Rafale, estará liderando o processo. A empresa também envolve o desenvolvimento e a comercialização do cargueiro KC-390 no negócio. Os Estados Unidos não poderiam, por lei, fechar um negócio de compra do Super Tucano em troca da venda do F-18, como se especulou recentemente.

Jobim pediu mudanças porque não aceita uma compra de prateleira, como disse várias vezes em audiências públicas realizadas no Congresso. Ele quer a industrialização da Defesa e o domínio da tecnologia pelo Brasil. E acredita que isso será possível com a eleição do Rafale.

Barão do Rio Branco
alex
Sênior
Sênior
Agradeceu: 10 vezes
Agradeceram: 79 vezes

#41533 Mensagem por alex » Qui Jun 24, 2010 9:42 am

Enquanto não assinarem nada.... nem preciso completar.
E no final é o que falta: uma assinatura em um papel chamado contrato.

Marino
Sênior
Sênior

#41534 Mensagem por Marino » Qui Jun 24, 2010 9:44 am

alex escreveu:Enquanto não assinarem nada.... nem preciso completar.
E no final é o que falta: uma assinatura em um papel chamado contrato.
Que é o próximo passo após a convocação do CDN.
Basta esperar.

Barão do Rio Branco
czarccc
Sênior
Sênior

#41535 Mensagem por czarccc » Qui Jun 24, 2010 9:46 am

A exposição de motivos já está na mão dos membros do CDN?

Imagem
Responder