TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41461 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jun 22, 2010 3:48 pm

Exato... "continuidade"! é a chave!

:)

[100] [009]

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41462 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jun 22, 2010 4:26 pm

CM...

Rampa só na Russia :) ... 99% das Marinhas foi boa!
Quer fazer contas?
Catapulta = EUA e França.
Rampa = 7.
Você esqueceu da índia e da China, dois países sem importância diante da Tailândia, eu sei.

Mas você está certo, não são 99% das marinhas que operam, na verdade =~75%.
No caso de Espanha, Itália, Inglaterra, Tailândia eles usam aeronaves VSTOL...
E deixa de ser PA por isso?
Os aviões deixam de jogar bomba na cabeça alheia por isso?
Outra coisa meu amigo!! :lol:
Isso é óbvio, mas está muito longe de ser nada ou ineficaz, de acordo com:

""Solução meia sola não funciona :)""

O Brasil não quer esse tipo de "meia sola não funciona" e vai operar PA com A-4M ? Ahã...
Mas no fim das coisas eu te entendo... quer ter PA... tem que pagar por isso $$$$$$$$ ...
Mas se pode-se pagar menos, diminuir dependência (quem fornece catapultas?) e ter 80~90% da capacidade de um PA convencional, porque não?

Se por outro lado é melhor esperar até 2040 prá ter algo que não seja "Solução meia sola", então que seja.

Mas eu acho que seria muito mais fácil, barato e quase tão efetivo quanto, um PA com as nojentas rampas.
Eu prefiro adaptar um PA hoje e operar com rampa full, do que esperar 2040 prá ter um kitiróqui nacional.

Mas isso sou eu, mera opinião de leigo.




Avatar do usuário
Andre Correa
Sênior
Sênior
Mensagens: 4891
Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
Agradeceu: 890 vezes
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41463 Mensagem por Andre Correa » Ter Jun 22, 2010 4:37 pm

Quais são os 7 com rampa?




Audaces Fortuna Iuvat
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41464 Mensagem por Skyway » Ter Jun 22, 2010 4:55 pm

São 6 com rampa. Acho que o CM esqueceu de colocar o Brasil junto com os EUA e França e acabou somando ao resto.

Um abraço!




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41465 Mensagem por Skyway » Ter Jun 22, 2010 5:10 pm

A conta seria: 9 países utilizam PA.

Total de 21 PAs

13 de catapulta e 8 de rampa.

Desses 13 de catapulta, 11 são americanos, 1 francês e 1 brasileiro. Todos operam caças pesados*.

Dos 8 de rampa, 1 é russo, 1 é espanhol, 1 é indiano, 1 é tailandês, 2 Italianos e 2 Ingleses.
Desses acima, só o Russo opera aeronaves pesadas e possui cabos de parada.

Ta certo isso?

Um abraço.

*Pesado no sentido de caças que utilizam gancho de parada para pouso.




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5448
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 432 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41466 Mensagem por henriquejr » Ter Jun 22, 2010 5:11 pm

Continuo dizendo que a melhor opção para operar no A-12 é o F/A-18C/D! Já foram feitos testes de compatibilidade pela marinha francesa e quase foram comprados, no fim optaram por uma solução caseira (S Entendard).




.
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41467 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jun 22, 2010 6:00 pm

Carlos Mathias escreveu:
CM...

Rampa só na Russia :) ... 99% das Marinhas foi boa!
Quer fazer contas?
Catapulta = EUA e França.
Rampa = 7.
Você esqueceu da índia e da China, dois países sem importância diante da Tailândia, eu sei.

Mas você está certo, não são 99% das marinhas que operam, na verdade =~75%.
No caso de Espanha, Itália, Inglaterra, Tailândia eles usam aeronaves VSTOL...
E deixa de ser PA por isso?
Os aviões deixam de jogar bomba na cabeça alheia por isso?
Outra coisa meu amigo!! :lol:
Isso é óbvio, mas está muito longe de ser nada ou ineficaz, de acordo com:

""Solução meia sola não funciona :)""

O Brasil não quer esse tipo de "meia sola não funciona" e vai operar PA com A-4M ? Ahã...
Mas no fim das coisas eu te entendo... quer ter PA... tem que pagar por isso $$$$$$$$ ...
Mas se pode-se pagar menos, diminuir dependência (quem fornece catapultas?) e ter 80~90% da capacidade de um PA convencional, porque não?

Se por outro lado é melhor esperar até 2040 prá ter algo que não seja "Solução meia sola", então que seja.

Mas eu acho que seria muito mais fácil, barato e quase tão efetivo quanto, um PA com as nojentas rampas.
Eu prefiro adaptar um PA hoje e operar com rampa full, do que esperar 2040 prá ter um kitiróqui nacional.

Mas isso sou eu, mera opinião de leigo.
CM...

Entendo meu amigo... mas adaptar o SP com rampa...

Sei não cara... o que ocorre é o seguinte... "hoje" o SP é pequeno para aeronaves "grandes" (o Mig-29k já entra nessa categoria).

Colocar rampa no SP nos dias de hoje significa 2 opções:

F-35 ou Harrier.

Só isso.

Ou seja... se dá o trabalho de parar o SP por mais 5 anos para colocar uma rampa e os devidos reforços no piso do PA para operar aeronaves VSTOL.

Sei não cara... melhor construir um PA novo que de acordo com o plano "Brasil 2022" (está lá nas palestras) o Brasil gostaria de 2 novos PAs.

Prefiro essa solução e ir vivendo e "aprendendo" a ter PA com os A-4 por enquanto.

Outra coisa... a sua conta é meio "arrumada" porque aeronaves convencionais somente India (ainda vai acontecer) e atualmente só a Rússia. O resto é VSTOL que me desculpe é uma outra história.

Mas é tudo uma questão de ponto de vista.

Daqui a 5 anos a situação será diferente com Índia, China, Rússia... mas hoje... ainda não :D

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41468 Mensagem por Marino » Ter Jun 22, 2010 6:07 pm

Leia no relatório que enviamos ao MD em abril. Tá tudo lá...
Lynx, eu vi dois documentos: o de assessoria ao Comte da Marinha, e o que ele assinou, onde também tinha espaço para o Brig. Saito, para os 4 Estrelas do MD e para o NJ.
Também vi o piloto naval que assinou como perito pela MB.
Gostei MUITO do que li. :wink: :wink: :wink:




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41469 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jun 22, 2010 6:33 pm

[100] [009]

Marino e Lynx felizes... :) Muito bom mesmo!

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6182
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41470 Mensagem por Matheus » Ter Jun 22, 2010 6:40 pm

Minha opinião: se o Brasil tem certeza que quer operar PA, investe na construção de um novo com nova ala aérea. Ficar adaptando avião meia sola num PA meia sola, tende a não ser eficaz. Continua de A-2, S-2AEW e vai formando doutrina, voem bastante, participem de vários exercícios, lançem armamentos, enfim, consigam ter um PA e aeronaves operacionais. Quando deixarem de ser moleques (gverno e sociedade) incorporem um PA novo.




Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41471 Mensagem por Paisano » Ter Jun 22, 2010 6:46 pm

Prezados,

Existe um tópico sobre o "A-12" e um outro sobre "Porta-Aviões", na seção "Navais".

Portanto, peço a todos o retrorno do debate ao objeto deste tópico, qual seja, o infindável "FX-2".

Um abraço.




Avatar do usuário
ELSONDUARTE
Avançado
Avançado
Mensagens: 474
Registrado em: Qua Ago 12, 2009 7:12 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 9 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41472 Mensagem por ELSONDUARTE » Ter Jun 22, 2010 7:38 pm

Défense
Le Rafale portera des missiles nucléaires dès le 1er juillet

Le 22 juin 2010 par Remy Maucourt

Imagem

La mise en service opérationnel du missile ASMPA sur l'escadron 1/91 Gascogne marquera les débuts du Rafale dans la dissuasion nucléaire.

Le Rafale va progressivement remplacer les Mirage 2000N utilisés par l'armée de l'Air pour la dissuasion nucléaire. Le premier juillet le premier escadron combinant le Rafale et le missile ASMPA sera mis en service.

Cette nouvelle fonction intervient dans un contexte de montée en puissance du Rafale dans l'armée française. A terme, il sera le seul chasseur de la marine et de l'armée de l'air. Le Mirage F1, par exemple, aura disparu dans les trois ans. Les militaires cherchent à exploiter la polyvalence du nouvel appareil de Dassault.

L'armée de l'Air utilise déjà le Rafale pour des missions de défense Air-Air et Air-Sol. Le 1er juillet il prendra en charge des fonctions de dissuasion, et dans l'été des missions de reconnaissance. Il sera alors opérationnel sur l'ensemble du champ d'action de l'armée de l'air.

Dans la Marine, la culture de la maison est différente: les flottilles de l'aéronautique navale sont multi-missions. L'Etat-Major de la Marine ne communique pas sur la dissuasion nucléaire, mais tient à préciser qu'elle est techniquement possible. Le Rafale marine est également conçu pour porter un missile ASMPA, et les pilotes ont suivi la formation nécessaire.

D'ici à 2015, les trois flottilles du porte-avion Charles de Gaulle seront composées de Rafale, qui aura définitivement remplacé le Super Etandard.

Malgré la généralisation du chasseur de Dassault, la force de frappe nucléaire française continuera de reposer sur les sous-marins lanceurs d'engins. Selon l'observatoire des armements, la France dispose de 50 têtes nucléaires pour son aviation, et de 240 têtes pour ses sous-marins.


http://www.usinenouvelle.com/article/le ... et.N134180




Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41473 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jun 22, 2010 7:50 pm

A conta seria: 9 países utilizam PA.

Total de 21 PAs

13 de catapulta e 8 de rampa.

Desses 13 de catapulta, 11 são americanos, 1 francês e 1 brasileiro. Todos operam caças pesados*.

Dos 8 de rampa, 1 é russo, 1 é espanhol, 1 é indiano, 1 é tailandês, 2 Italianos e 2 Ingleses.
Desses acima, só o Russo opera aeronaves pesadas e possui cabos de parada.

Ta certo isso?

Um abraço.

*Pesado no sentido de caças que utilizam gancho de parada para pouso.
Gostei dessa conta, ao invés do nº de países, joga o nº de equipamentos. :roll:

E CB, tá bom então.




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41474 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jun 22, 2010 7:54 pm

CM... [100] [009]

:)

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#41475 Mensagem por AlbertoRJ » Ter Jun 22, 2010 8:07 pm

Quantos navios aeródromos usam o sistema STOBAR? Acho que apenas um.
Ter rampa é meio genérico.

[]'s




Alberto -
Responder