Dilma chega a Paris em busca de legitimidade internacional
Criado em 2010-06-15 11:07
RFI
PRESIDENCIAIS/BRASIL
0
Até domingo, a candidata do PT à presidência, Dilma Rousseff, vai encontrar vários líderes europeus em busca de legitimidade internacional para sua candidatura à presidência.
Dilma será recebida por Nicolas Sarkozy na quarta-feira. Hoje, a candidata assiste ao jogo do Brasil e da Coreia do Norte com a comunidade brasileira de Paris.
A assessoria de Dilma explica que apesar de a candidata já ter encontrado várias vezes líderes como o presidente francês, Nicolas Sarkozy, o giro europeu iniciado nesta terça-feira tem o objetivo de estabelecer um diálogo da candidata com os chefes de governo e de Estado de países com os quais o Brasil mantém "excelentes relações". A viagem começa por Paris, onde Dilma assiste hoje ao jogo de estreia do Brasil na Copa do Mundo contra a Coreia do Norte junto de membros da comunidade brasileira local. Dilma tem audiência marcada com o presidente francês na quarta-feira e deve se encontrar com outras lideranças políticas locais, como a secretária-geral do Partido Socialista, Martine Aubry.
Na quinta-feira, Dilma vai a Bruxelas, onde tem reunião com o presidente da Comissão Europeia, o português José Manuel Durão Barroso. Na sexta-feira, a candidata do PT vai a Madri encontrar-se com o premiê espanhol, José Luiz Rodriguez Zapatero e, no sábado, será recebida em Lisboa pelo primeiro-ministro português, José Sócrates.
Cientistas políticos ouvidos pela RFI acham que Dilma procura, nessa viagem, mostrar ao eleitor brasileiro que é capaz de representar o país no exterior. O professor de Ciências Políticas Stéphane Montclaire, da Sorbonne, afirma que a imagem de Dilma no exterior é a mesma que ela havia no Brasil, antes da campanha. "Ela aparece como uma pessoa escolhida pelo Lula, mas sem legitimidade eleitoral e sem popularidade”, analisa Monclaire. Sobre o principal adversário de Dilma nas presidenciais, José Serra, do PSDB, Monclaire estima que Serra é um pouco mais conhecido, por já ter sido candidato à presidência em 2002 e um ministro da Saúde de destaque no governo de Fernando Henrique Cardoso.
Para Gaspar Estrada, do Observatório da América Latina e do Caribe do Instituto de Estudos Políticos de Paris, a imagem de Dilma no exterior é a de herdeira do presidente Lula. O fato de a candidata ter feito várias viagens ao lado do presidente, nos últimos anos, deu a Dilma contatos na comunidade internacional.
João Alencar, em colaboração da RFI
http://www.portugues.rfi.fr/brasil/2010 ... ernacional
.........
e o Serrinha, já está em Estocolmo?
![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)